Sem querer ofender ninguém, acho piada quando Vêm com a história do " presidente mais titulado"! O Fidel Castro, Hosni Mubarak e Robert Mugabe, também foram os gajos mais tempo no poder… têm em comum serem ditadores que nunca deixaram, ou ninguém se atreveu a fazer oposição. O pintinho esteve lá este tempo todo pelos mesmos motivos, ditador, repressão, opressão. Se aquilo fosse um sistema “democrático” acho que já lá não estava lá há um ou dois mandatos pelo menos. Mas já agora, espero que continue e avance a bons olhos a degradação daquela agremiação e depois que se degladiem pelos despojos e "arrabentem " com aquela m… toda!
O que interessa mesmo é o número de adeptos global, seja na cidade, no país ou no mundo.
E não é bem verdade a questão da implementação nacional.
Ainda há 2 ou 3 semanas mostraram aí uma sondagem onde se via que o FCP não está tão mal como se diz nisso.
Aparentemente, até têm mais adeptos que nós no Algarve, por exemplo.
O que foi uma coisa que me surpreendeu.
É um facto.
Também é um facto que o Fócul só acumulou todos esses troféus à custa de corrupção. Muita corrupção, intimidação e compadrio. Os títulos nacionais conquistados através da corrupção alavancaram o clube em termos europeus.
Pré Don Bufone (1982) o Fócul tinha 7 títulos nacionais e umas quantas TdP. A partir daí, com fruta para dormir e café com leite, é o que se sabe.
Fui ver Farense-Sporting e Farense-Porto… É do dia para a noite… nada têm haver!
Isso é pura ilusão… eles nem na zona envolvente ao grande porto tem maioria.
SL
Falta aí a fruta para dormir, que ajuda e não é pouco.
Se o Sporting apanha um bom ciclo de campeonatos ganhos e Liga Europa/alguma carreira brilhante na Champions, passa a maior clube português no espaço de 5 anos. Pena que esta direcção de nabos não pense assim.
Com 2/3 bons reforços era possível ganhar Campeonato, Taça, e Liga Europa. Assim não sei, estou a ver que vamos sacrificar a Liga Europa.
Se o Sporting apanha um ciclo de vitórias nacionais e internacionais como aconteceu ao porto neste milénio, em pouco tempo fica ela por ela com os lampiões em massa de adeptos. É uma questão de conquistar o ppl que gosta de futebol sub-25 e sabe muito bem o que é o Tugão e as suas mafias podres.
As pessoas não mudam assim de clube com tanta facilidade isto não é a política. O Sporting é bem exemplo disso com tão poucos títulos que tem conquistado tem uma massa adepta bastante fiel.
Os adeptos apanham-se em pequenos com as equipas vitoriosas, ou por influencia familiar/amigos.
Há muita gente que nasceu dos anos 80 para cá que se tornou Portista devido às vitórias desses.
Eu, tendo a família toda benfiquista, tornei-me Sportinguistas por duas razões, apanhei o ciclo das duas vitórias no campeonato no fim dos anos 70 e inicio de 80’s, e os meus melhores amigos da primária eram sportinguistas.
O meu pai nisso não me influenciou muito, pois apesar de adorar o seu benfica nunca me pressionou.
Mas escolhendo um clube poucos mudam.
Epá… Não podes tirar conclusões sobre o número de adeptos de 2 clubes por 2 jogos este ano na região.
A sondagem que vi que contradiz isso está algures aqui neste fórum.
Não sei onde.
Se acho que podes ter razão também acho que temos de ver o outro lado da moeda. Se o Sporting pode em 50 anos ganhar apenas 6 campeonatos porque é que isso não pode acontecer no Porto? Duvido que o que está a acontecer ao Sporting aconteça o Porto mas não podemos pôr de lado. Primeiro, porque não sabemos se o PdC ganha e, se ganhar, duvido que sejam campeões nesses 4 anos, muito provavelmente continuarão a penar. Segundo, porque não sabemos se o Villa-Boas é competente. O Villas Boas pode muito bem ser o Roquette deles, um gajo que tenha um projeto ambicioso e de renovação do clube mas depois não o saiba executar e saía o tiro pela culatra. Terceiro, porque, se o Villas Boas, for uma pessoa de integridade ganharam sempre menos porque tentarão ganhar sem o apito. Mas pronto lá está isto são tudo suposições, nós não sabemos como vai ser o amanhã. O que nós sabemos é que é não ganharam o ano passado, não vão ganhar este ano e, provavelmente, não ganharão nos dois anos seguintes por incapacidade de investimento e por terem um plantel paupérrimo (tal como aconteceu com o BdC nos primeiros dois anos).
Estou a falar mais das novas gerações sub-25. Uma conquista marcante é uma conquista marcante. Mesmo uma campanha boa na Champions com algumas vitórias memoráveis conta muito na psique de quem começa a gostar de futebol em Portugal.
Há uma certa desvalorização da Liga Europa e acho que isso é errado, porque vencer a Liga Europa está ao alcance de um Sporting bem gerido…e ambicioso. E acho que é por aí que se podem ganhar massas de adeptos nas gerações mais novas.
E isso não aconteceu com o porto porque eles têm uma filosofia de feudo, de nicho do Norte, contra tudo e contra todos, e claro, qualquer adepto do futebol que não seja do porto sabe bem as trafulhices daquele clube.
Eu partilho muito do que escreves. O negócio do futebol moderno não é só ir buscar uns gajos bons à banca de investimento, ter um CFO competente e ter uns power points engraçados com o “projecto”. Tens toda a pertinência quando referes que podem perfeitamente ser o “projecto Roquette” deles, aliás vejo muitas semelhanças. No comportamento, na atitude, nos tios, na conversa fiada, etc, etc, etc.
Não esqueçamos como é que estes gajos foram de um clube menor de uma cidade pequenas, ganharem a Taça dos Campeões e a Champions League. Com muita actividade criminosa mas também tirando partido da conjuntura nacional o “centralismo” e os “clubes do regime” e “o Norte contra o Sul” e por aí fora. Juntou a isso obviamente a inteligência e a sagacidade que um líder da camorra internacional tem de ter e é indiscutível que contratou muitos bons jogadores e treinadores ao longo da história também. Não há apenas UMA razão para o sucesso, e embora esta trupe é uma camada da baderneiros criminosos também se tornaram extremamente competentes no negócio do futebol e perceberam como ninguém todas as nuances fora das 4 linhas e não estou a falar da corrupção.
De qualquer forma, tudo isto foi assente num ligação umbilical com o porto que representa tudo isto. As pessoas compraram isto tudo ao longo das décadas, e o que foi construído, foi para o bem e para o mal, o espelho dessa matriz. O porto é isto, porque antes disto não era este porto. A mudança inevitável que aí vem, não é só meter lá o boneco do AVB e a sua pandilha de tios da Foz e automaticamente transformam a cultura do porto. A mesma cultura que está umbilicalmente ligada à cultura implementada pelo pitico e qu se tornou aquilo que todos estes otários chamam o “ser porto”. Vai ser outro ser porto e as tentativas de manter uma parte deste ser porto e acrescentar outras coisas do novo ser porto, vai ser um desastre. Tudo isto vai ser extremamente difícil de gerir, e se os clubes de Lisboa (ATENÇÃO OTÁRIOS NA DIREÇÃO DO SCP!!!) souberem tirar o devido proveito desportivo e financeiro, isto pode ser mesmo complexo. Não digo voltarem a ser o que eram antes do pitico corrupto, mas passarem a ganhar MUITO MENOS vezes não resta a menor dúvida. O SCP também era o maior clube de Portugal até aos anos 60, depois passou a partilhar esse pódio com os rabolhos e a partir dos anos 80 passou para terceiro, lugar aliás de onde ainda não saiu. E o SCP era um Clube MUITO MAIOR nessa altura do que o fc porto alguma vez será.
Se isto for na direção esperada e lógica, nós temos de saber aproveitar e dar o golpe de misericórdia que eles nos deram a nós e arruma-los de volta para o lugar de onde nunca deveriam ter saído - o último dos grandes.
De 82 aqui.
Família paterna é toda nascida no Minho.
Avós, tias, primos… tudo do contumil, exceto o meu pai.
Esse saiu Sporting não sei bem como mas ainda bem que sim, pois é o maior sportinguista que conheço, irá ser sempre o maior para mim e foi dele que tenho o sangue verde.
Acima de aveiro acredito que sejam alguns … agora abaixo de aveiro são 3 ou 4 guineenses e o Diogo Bataguas.
Estas histórias são espectaculares, no meio de familiares e/ou amigos sobreviver como sportinguista desde sempre. É um orgulho qd crescemos e olhamos para trás.
Em Aveiro há muito rabolho por m², burros que nem uma porta… E eu sou de AVR.
A Sandra Madeira foi apanhada em mensagens de telemóvel a gabar-se de intimidar sócios lá na AG.
Fosse mulher do Zé da esquina e não do macaco e queria ver se ela tinha essa garupa toda…