Sabia que era muito dificil o Aves ir roubar pontos ao dragão, ainda mais sabendo que o Olegario era o arbitro e após as inacreditaveis declarações do treinador do Aves (ficou-lhe bem a descida de divisão), mas estava com um “feeling” que iamos ter uma boa surpresa. Infelizmente enganei-me. Tivemos um fim de campeonato espectacular … mas perder por um ponto … tendo em conta a maneira como perdemos pontos. Assim de repente lembro-me do seguinte:
4 pontos perdidos com equipas que desceram de divisão. Com o Aves em casa, com a pior exibição da 2ªa volta e com o Beira-Mar fora, num dia incrivel do Buba e com o golo do empate sofrido nos descontos.
5 pontos perdidos com o Paços. Aquele golo com a mão (decisivo na atribuição do titulo) e o empate em Paços onde o PB falhou rotundamente nas decisões que tomou após estarmos a ganhar…
5 jogos que estivemos a ganhar e nos deixamos empatar:
Porto (casa)
Beira-Mar (fora) - neste caso duas vezes no mesmo jogo
Paços (fora)
Boavista (fora)
Benfica (fora)
Tudo isto me deixa uma enorme fustração!
Claro que sei, se calhar os nossos adversários tambem podem falar em pontos mal perdidos, mas tenho esta sensação que este campeonato devia ter sido nosso. Ao menos que ganhemos a taça!
claro que era nosso, acabei de o comentar noutro tópico.
Não ganhámos porque não quisemos e soubemos, porque na primeira metade faltou no treinador humildade e mais simplicidade. Quis inventar a roda, inventou um segundo classificado imerecido.
Mesmo sem reforços (até quando aquele xupista ali continuará) Bento tinha o que era preciso para passear, num ano em que os rivais começaram coxos (já poucos se lembram). O 11 base veio demasiado tarde. Agora uns choram, eu até não porque temi bastante pior (caso tivessem continuado as rotatividades anormais, os custódios em campo, os yannicks a número 10, etc), acabo com orgulho no que fizemos, mas não perco o sabor amargo de saber que só não foi nosso porque o treinador falhou durante demasiado tempo.
Espero que tenha aprendido a lição e que para o ano, com a CL, não volte a inventar rotatividades radicais que nenhum clube europeu de topo que ganhe alguma coisa usa.
não sei…
hoje fiquei a pensar…
As quotas não retomo, é uma questão de princípio.
A gamebox vou pensar. Por um lado quero cumprir a minha decisão, mas por outro senti um grande orgulho em estar ali naquele final, e em todos os sportinguistas. Não sei se me aguento em não comprar. Depende também bastante do que vai acontecer no Sporting nas próximas semanas. Se for mais um defeso de show Freitas no mercado penso q será mais fácil abdicar.
Estando o Mauras a dizer que nao paga mais quotas, deve de ter alguma coisa a ver com a direccao actual.
Magestade adoras comentar os meus comentários, e nunca é a dizer nada de nada um dia hei-de descobrir pq. Spam?
Sou estou “fustrado” :lol: :lol: pelo facto de estas vitórias “normais” contra equipas pequeneninas só terem aparecido no final do campeonato.
Lembro-me muito bem de jogos nesta epoca que nao foram tao tranquilos.A cada minuto que passava sem estarmos em vantagem a ansiedade e o nervosismo aumentavam.
Nao conseguimos mostrar a superioridade que mostramos actualmente ao longo da época inteira por isso nao merecemos ficar em primeiro lugar.
Fica a certeza que com mais 4 jornadas o Sporting ganhava isto á vontade e a certeza que esta equipa ainda vai melhorar…
não sei...
hoje fiquei a pensar...
As quotas não retomo, é uma questão de princípio.
A gamebox vou pensar. Por um lado quero cumprir a minha decisão, mas por outro senti um grande orgulho em estar ali naquele final, e em todos os sportinguistas. Não sei se me aguento em não comprar. Depende também bastante do que vai acontecer no Sporting nas próximas semanas. Se for mais um defeso de show Freitas no mercado penso q será mais fácil abdicar.
Acabo por estar como tu! Por um lado não ganhámos nada ainda … por outro tenho orgulho no que foi feito …!
Mas por que raio nos havíamos de sentir frustrados? Agora no final da época é fácil arranjar bodes expiatórios… Podem-se culpar aqueles jogos que estivemos quase para ganhar e não ganhámos, os jogos em que fomos prejudicados, o treinador, um erro de um jogador em determinado jogo, a direcção, etc, etc. Mas temos de ter em conta as condicionantes que temos: temos um plantel fraco e com algumas nulidades, temos uma equipa em pleno processo de maturação, um treinador também a dar os seus primeiros passos e a fazer a sua normal aprendizagem. E este tipo de pormenores acabam por ser decisivos. Mas agora não nos podemos pôr a arranjar desculpas em todo o lado. Perdemos e pronto.
Mas a minha esperança é a seguinte: se mantivermos todos aqueles jogadores cruciais (Polga, Caneira, Veloso, Nani, Moutinho, e Liedson essencialmente) ninguém nos segura. Este foi um ano em que o treinador e alguns dos jovens da equipa aprenderam muito e evoluiram bastante. Este ano foi uma espécie de estágio universitário. Essa experiência acumulada este ano, vai ser crucial na próxima época. Tenho a certeza disso!
Tambem tenho orgulho pelo que foi feito especialmente desde a vitoria no Dragão, toda a gente ficou à espera que os putos vacilassem mas eles souberam dar uma grande lição de qualidade e fizeram tremer o FCP.
É amargo perder o campeonato por um ponto. Empatar em casa com o ultimo, estar a ganhar no descontos e acabar empatado, o treinador errar em algumas substituições ou nas opções tácticas para este ou aquele jogo é futebol, faz parte do jogo. Não há equipas ou treinadores infaliveís.
O que não é futebol ou faz parte do jogo é perder com um golo metido com a mão ! E este campeonato fica marcado por esse lance ilegal, que nos tira um ponto, ponto esse que chegava para fazermos a festa.
Situações como esta ou a de Leiria, só acontecem a este clube, é a nossa sina ! Curiosamente em Leiria, a falcatrua foi protagonizada pelo o unico arbitro da historia do futebol Português que se recusou a apitar um jogo nosso, há uns anos atrás em Faro.
Esta temporada termina com o Sporting a ser a defesa menos batida da Europa, não temos uma unica derrora fora, é nosso o melhor marcador do campeonato, em 30 jogos somente 2 derrotas uma delas mentirosa e com 18 jogos consecutivos sem perder, mesmo assim não chegou !
Por isso digo que não chega sermos melhor que os outros, temos de ser muito melhores para ganharmos qualquer coisa, porque nas esquinas do campeonato há sempre um paixão, paraty, benquerença ou costa prontos a pregarem-nos uma rasteira.
Isto não é a conversa do coitadinho é a constação dura de uma realidade que nos persegue à muitos anos !
Tambem tenho orgulho pelo que foi feito especialmente desde a vitoria no Dragão, toda a gente ficou à espera que os putos vacilassem mas eles souberam dar uma grande lição de qualidade e fizeram tremer o FCP.
É amargo perder o campeonato por um ponto. Empatar em casa com o ultimo, estar a ganhar no descontos e acabar empatado, o treinador errar em algumas substituições ou nas opções tácticas para este ou aquele jogo é futebol, faz parte do jogo. Não há equipas ou treinadores infaliveís.
O que não é futebol ou faz parte do jogo é perder com um golo metido com a mão ! E este campeonato fica marcado por esse lance ilegal, que nos tira um ponto, ponto esse que chegava para fazermos a festa.
Situações como esta ou a de Leiria, só acontecem a este clube, é a nossa sina ! Curiosamente em Leiria, a falcatrua foi protagonizada pelo o unico arbitro da historia do futebol Português que se recusou a apitar um jogo nosso, há uns anos atrás em Faro.
Esta temporada termina com o Sporting a ser a defesa menos batida da Europa, não temos uma unica derrora fora, é nosso o melhor marcador do campeonato, em 30 jogos somente 2 derrotas uma delas mentirosa e com 18 jogos consecutivos sem perder, mesmo assim não chegou !
Por isso digo que não chega sermos melhor que os outros, temos de ser muito melhores para ganharmos qualquer coisa, porque nas esquinas do campeonato há sempre um paixão, paraty, benquerença ou costa prontos a pregarem-nos uma rasteira.
Isto não é a conversa do coitadinho é a constação dura de uma realidade que nos presegue à muitos anos !
o maior problema do Sporting este ano foi ter perdido pontos contra os pequenos de forma ingénua, uma caracteristica de uma equipa jovem e com enorme evolução, mas é com estes erros que se aprende. Só podemos dar os parabéns à equipa, parecem-me exagerados os discursos derrotistas, e arranjar desculpas e mais desculpas por termos perdido o campeonato. O Porto esteve 30 jornadas em primeiro, seria um “desastre” na ultima jornada perder pontos com o ultimo classificado, num jogo tão decisivo.
foi um grande mérito termos conseguido recuperar 9 pontos de atraso quando fomos jogar ao Dragão, e há que dar mérito a todos pelo excelente trabalho.
Só me resta desejar que esta equipa se mantenha para o ano, sem grandes mexidas. Está mais do que provado que, em qualquer equipa, a manutenção de um grupo é meio caminho andado para a vitória, para a evolução. Evoluimos do ano anteriror para este, fruto da manutenção do excelente técnico que temos, e do grupo de jogadores que se alterou pouco. Uma equipa não deve ter mais do que 3 ou 4 alterações, fazendo mudanças cirurgicas em pontos chave da equipa.
É despropositado culpar o treinador pela rotatividade ou pelas más decisões, é errado dizer que temos uma grande equipa e grandes jogadores quando ganhamos, e dizer que temos um treinador inexperiente e jogadores fracos quando perdemos. No fundo há que ter o discernimento para ver o valor da equipa e do seu treinador, independentemente dos erros que se cometam, porque ninguém é perfeito.
Foi o sentimento que me aterrorizou ontem nos minutos finais. Podíamos ter ido mais longe neste campeonato, este segundo lugar vai servir de muito para a mentalizar os nossos jogadores que esteve ao alcance deles, disso não tenho dúvidas. Se o Mr. PB falar com eles sobre o que se passou neste campeonato é fácil entender a razão porque não fomos nós os campeões. A ‘derrota’ em casa com o Aves é o expoente máximo. Não pode haver desleixos nos jogos, seja com quem for.
Uma vitória com o Aves e teríamos sido campeões. Vai entrar na cabeça dos jogadores que um ponto a mais era o suficiente. Vão para o ano entrar nos estádios e comer a relva para levarem a vitória para casa.
Aquele grupo de jogadores sabe jogar à bola, facilitam, pouco ou nada saiu mal neste fim de campeonato, deu gosto ver este Sporting matador, espero que ninguém se esqueça do que se passou neste campeonato e que sirva de exemplo para o futuro. Que os erros que se cometeram neste campeonato sirvam de exemplo para toda a equipa técnica e jogadores.
Assim, com estes jovens que espalham a mística Sportinguista em campo e transmitem para as bancadas vamos longe.
Orgulho nos nossos jogadores. Orgulho no nosso treinador que soube reconhecer os erros que por ele foram cometidos. Orgulho na nossa massa associativa que marca qualquer jogador que por lá passa.
Acho que é normal este sentimento de frustação de qualquer adepto, sobretudo porque estivemos tão perto e se o tivéssemos conseguido, creio que seria mais do que justo.
Ontem fiquei abalado, senti-me triste naturalmente, assim como hoje ao chegar ao emprego e ver a festa dos meus colegas que são portistas (sou o único sportinguista na empresa), mas lá fui de t-shirt do centenário vestida tal como tinha prometido e apesar da tristeza, o orgulho está escrito na minha testa.
É altura de sermos superiores a isto tudo, levantar a cabeça e pensar que temos uma taça para vencer e uma festa para se fazer, caso a vitória seja obviamente nossa, sendo que estou claramente convencido que vai ser.
De facto perdemos mt´s pontos, com uma quantidade incrivel de empates, estando nós a vencer(!), mas n consigo parar de pensar que perdemos o campeonato pela 2ª vez em 3 anos, pq fomos á capoeira jogar claramente para o empate. Principalmente quando, nas 2 ocasioes, estavamos na mó de cima, e jogando com toda a garra e vontade tinhamos arrancado a vitória.
Fica tb o sentimento “dejá vu” que para o ano é que é…no entanto, pelo menos desta vez, temos argumentos de facto crediveis para pensarmos podemos fazer 1 grande epoca! 8)
De facto perdemos mt´s pontos, com uma quantidade incrivel de empates, estando nós a vencer(!), mas n consigo parar de pensar que perdemos o campeonato pela 2ª vez em 3 anos, pq fomos á capoeira jogar claramente para o empate. Principalmente quando, nas 2 ocasioes, estavamos na mó de cima, e jogando com toda a garra e vontade tinhamos arrancado a vitória.
Fica tb o sentimento "dejá vu" que para o ano é que é...no entanto, pelo menos desta vez, temos argumentos de facto crediveis para pensarmos podemos fazer 1 grande epoca! 8)
No ano passado já tinhas.
O PB tinha apanhado a equipa a meio da época, e levou-nos a lutar pelo título.
O plantel manteve-se todo, não saindo nenhum titular.
Estando o Mauras a dizer que nao paga mais quotas, deve de ter alguma coisa a ver com a direccao actual.
Magestade adoras comentar os meus comentários, e nunca é a dizer nada de nada um dia hei-de descobrir pq. Spam?