Freitas propôs Scolari para Treinador do Sporting

Hoje o Pasquim dedica a sua primeira página ao Carlos Freitas.
Ao que consta fez ontem 5 anos que ele chegou Sporting.

A minha intenção não é discutir os méritos ou deméritos dele, chamou-me sim à atenção o facto de ele ter chegado acordo com o Scolari para treinar o Sporting após o Euro,e ter proposto o seu nome juntamente com o de Peseiro para Treinador.

Segundo a noticia Scolari pediu 300 mil contos para assinar, numero que foi vetado pelo DC, o que levou o Sporting a apontar baterias ao Peseiro.

A ser verdade esta noticia, prova como é desigual a luta no campeonato, o DC em defesa do rigor, preferiu não fazer um brilharete e manter-se coerente com a sua poltica. Outros, exemplo os Lamps, não se importavam nada de pagar os 300 mil contos, não devem ter pago muito menos pelo trapatonni, agora todos os dias falam no robinho, etc…

Pelos vistos só o Sporting é que está em crise ! Aos outros nasce $$ debaixo das pedras.

Nuno,

No entanto não devias abster-te de comentar mais coisas do artigo, que em meu ver é bem elucidativo (embora seja da Bola).

Fala de muita coisa que eu já tinha referido, e embora suavize alguns pontos sensíveis tem algumas passagens simplesmente engraçadas para não dizer mais, nomeadamente quando surgem ex-colegas de trabalho e ex-directores a falar ou quando é desenhado o “brilhante” percurso deste nosso gestor.

A lista de boas e más contratações tb é elucidativa, embora mal feita pois desde o surgimento de Hugo na lista das boas contratações passando ela inclusão de Jardel (das poucas ou mesmo a única onde não teve a mínima intervenção) mesmo assim é fácil perceber a relação no deve e no haver, pena não virem bem apresentados os custos de cada lista, para melhor se perceber a dimensão da coisa.

Por fim algo surpreendente para alguns mas não para mim: uma pessoa lê o “curriculum” e obra do Freitas e depois lê os comentários de MRT e outros elementos da estrutura e fica a pensar… “mas como é que é possível este rapaz ter entrado em alvalade com esta falta de preparação e colher todos estes elogios?”.

Se repararem as grandes qualidades profissional que lhe é reconhedia é “ter contactos” e “conhecer os jogadores”: absolutamente elucidativo e resposta directa a quem se questiona sobre o porquê de Freitas ser tão conceituado apesar de tudo o que se fala dele e do seu passado: quem não percebe não sabe avaliar, logo gestores vindos da banca com 0 contactos no mundo do futebol e total falta de preparação para avaliar jogadores e mercados obviamente não sabem avaliar a qualidade do trabalho específico de um elemento destes a não ser pelos resultados.

E esses falam por si de há 3 anos para cá.

PS - a parte em que é esclarecida a forma como entrou e quem o sugeriu e a quem ele é associado é tb mto engraçada. Fez-me um sorriso amarelo.

(podem agora iniciar o malhanço :))

Não via essa opção com maus olhos, acho o xô Scolari um bom condutor de homens, bom estratega e muito disciplinador, consegue por os jogadores na linha (veja-se o caso do Maniche).

O pior é que 30 mil “pacos” é muita coisa, o DC teve uma decisão sensata.

cumps,
VCoelho

P.S. Pelo menos com o Scolari, garantia-se que o Baía (el manitas de trapo) nunca viria para o Sporting. :lol:

Penso que o Scolari não ia fazer muito mais do que está a fazer o Peseiro. Não me esqueço das más exibições que Portugal fez durante a preparação para o Euro2004.

eh eh…hoje cometi um pecado que não cometia há muitos anos. Comprei uma coisa. E ainda vou cometer um segundo: vou lê-la.

É que não é todos os dias que vejo um artigo sobre aquela incógnita, muito menos sem ser no jornal dele.

Para já, fico apenas a saber que o homem em 2001 pôs o lugar à disposição sem querer guita adicional. E vejo duas pessoas das quais não tenho dúvidas que querem o melhor para o clube a tecer os maiores elogios.

Voltarei com mais matéria.

A.A.

PS - Fico também a saber que ele e o Maurex estavam de acordo sobre o treinador ideal para o SCP. Ui!

E vejo duas pessoas das quais não tenho dúvidas que querem o melhor para o clube a tecer os maiores elogios.

Quem? Não reparei nisso… Mas tb vez o MRT que imagino que consideres insuspeito (como eu) a tecer elogios, não sei se é por aí. Obviamente que como digo por vezes quem não tem conhecimentos para avaliar é bem enganado (em tudo na vida).

De qualquer forma é interessante ler o artigo pois mostra logo a dicotomia gritante do processo e razões subjectivas (a cunha, bem à portuguesa, oriunda das piores pessoas, as tais do “sistema”) que motivaram a entrada dele no Sporting em contraponto com os tais “critérios objectivos de escolha dos profissionais para o Sporting” que nos foram prometidos estes anos todos.

Até agora estas histórias (o jornalista de “grande carreira”, a “pesca desportiva”, as poucas saudades de alguns colegas, etc) eram histórias de um forista que quer é dizer mal, agora já passaram a artigo de jornal, frontal e passível de processo em tribunal caso tenha alguma mentira.

Vá lá, passei a batata quente :).

PS - Nem me digas nada A.A… Mas eu do Freitas suspeito sempre :). Eu como sportinguista queria o Scolari para meter ordem e fazer um bom trabalho (embora agora esteja menos convicto dele), o Freitas como bom tripalhão concerteza acha o Scolari uma porcaria (como todos os tripas) e queria mete-lo para afundar aquilo e dar mais lenha para a fogueira do PdC, para este “encher a mula” a atacar-nos, nunca se sabe :).

O mais giro no artigo é a sugestão de algo que não podem dizer claramente: “ninguém sabe como ficaria Freitas caso o Sporting goleasse o Porto”. Esta frase é linda lol… não sabe o jornalista, por experiência pp, outra coisa :).

[quote="Mauras
Foi impressão minha ou o artigo não tem a opinião de JEB? Engraçado.

[/quote]

Por acaso têm e tecê-lhe os maiores elogios.

Mas o artigo, que tenta ser imparcial aponta-lhe erros e defeitos, não é um artigo escrito para o endeusar .

Yep Nuno, já tinha topado o comentário do JEB.

Endeusar? não, isso era se fosse no Jogo :).

É semi-explicativo, tenta abordar aspectos controversos mas sem ir mto longe que é para não haver problemas, mas toca nalguns detalhes interessantes, sobretudo permite a todos perceberem a brilhante bagagem e formação deste homem que hoje manda no futebol do Sporting e a forma objectiva e neutral como entrou no clube, nada compatível com a “forma antiga” de fazer as coisas (a cunha), diga-se de passagem.

De qq forma a lista de contratações boas e más é hilariante, surgem hugos e Rui Bentos nas boas, créditos em Jardel que não existem, etc… tudo para pelo menos ficar equilibrado.

A questão Scolari parece-me intencionada… na onda do “se correr mal a culpa foi do patrão”. Sabe mto o freitas :), mas só fala no final de vitórias sofridas na austria. Antes nunca se atravessa…

Destaco ainda esta passagem:

Pela segunda vez — [b]a primeira fora com Mourinho[/b]— Carlos Freitas via um treinador com quem conversara fora das cogitações do Sporting.

Sendo isto verdade, juntando a alguma contratações oportunas de nomes perfeitamente desconhecidos pela maioria, o Carlos Freitas será dos homens que mais percebe de futebol naquele clube.

Quanto muito, conforme é referido no artigo, não será homem com personalidade para dar a cara pela equipa e chegar-se à frente nos momentos difíceis. Mas aí cabe à estrutura directiva encontrar alguém que o faça, deixando para Freitas outro papel.

Gosto do pormenor do “aperto de mão frouxo” lolol…
sobretudo pq já me tinham contado o exacto mesmo pormenor mas quem mo disse jura que não falou com o pasquim :).

Algumas notas “engraçadas”, tendo em conta o enquadramento Freitas = bem colocado em relação à imprensa:

1 - A altura em que sai este profile ambíguo (uma no cravo outra na ferradura) - exactemente na mesma filosofia “corajosa” das únicas declaraçoes do freitas - sai a seguir a uma vitória do camandro e não a semana passada, a seguir à hecatombe.

2 - A história do “scolari”. Num instante colocou-se Peseiro como segunda escolha, e assim o homem já tá ilibado caso alguma coisa corra mal, o culpado é o do costume, o DdC que até já tem conta da casa pra levar porrada. As contas com Peseiro estão saldadas (para quem não sabe as contas das críticas indirectas que Peseiro suscitou, as confissões trasmitidas por Queiroz).

Sendo isto verdade, juntando a alguma contratações oportunas de nomes perfeitamente desconhecidos pela maioria, o Carlos Freitas será dos homens que mais percebe de futebol naquele clube.

.

Gostava que me elegessem um unico jogador comprado pelo CF, que resultasse em mais valia. Basta-me um. Os tais milhões das vendas não é fumo da chaminé do “Antonio Oliveira” dos pelados.

Vamos fazer uma história da carochinha…

Era uma vez um senhor, ou mais do que um senhor. Esse senhor já tinha mandado num clube onde trabalha um gestor de activos que entrou na sua gerência. Esse senhor quer ser presidente do Sporting. Ou porque confia no trabalho do gestor de activos (pq no fundo percebe pouco do metier e é bom ter um gajo que “trata dessa cenas”) ou pq esse gestor até sabe “umas coisas que não devem ser sabidas” quer manter esse gestor até voltar a ser presidente outra vez.

Entretanto esse senhor mete cunhas em jornais semanários bastante espessos, ou em pasquins pouco recomendáveis, onde saem perfis bem gordos sobre essa figura mítica, não muito puxados mas o suficientemente ponderados para não terem um resultado mto negativo. Os perfis, vá-se lá saber porquê, aparentam ser resultado de trabalho de algumas semanas, mas saem sempre no momento certo, quando o trabalho do gestor de activos não está em causa, na fugaz alegria deu m qq resultado positivo. Pelo caminho a responsabilidade em certas coisas é sacudida para terceiros, se calhar para o presidente em exercício e a quem se pode opor ou constituir ameaça

Assim se vai construindo o caminho para aceder ao trono.

Gostava que me elegessem um unico jogador comprado pelo CF, que resultasse em mais valia. Basta-me um. Os tais milhões das vendas não é fumo da chaminé do "Antonio Oliveira" dos pelados.

O que entendes por mais-valia? Torna-se uma mais valia aquando da sua venda? ou uma mais valia para o plantel?

Se for a 2ª hipótese pergunto-te o que dizer do Polga?

Quanto ao timing da entrevista, penso que é um problema da sociedade Portuguesa e do mundo em geral e não do Sporting. Toda a gente tenta escolher os melhores timings.

.

Gostava que me elegessem um unico jogador comprado pelo CF, que resultasse em mais valia. Basta-me um. Os tais milhões das vendas não é fumo da chaminé do “Antonio Oliveira” dos pelados.

Acreditando que por mais valia estás a referir-te ao capítulo desportivo, e baseando-me no que vem escrito no artigo, tens o André Cruz, o Mpenza e o César Prates, todos eles fundamentais na conquista do título esse ano; mais recentemente tens o desconhecido Liedson ou mesmo um Douala em quem poucos apostavam. Tendo em conta que mandam o homem às compras com o porta-moedas quase vazio, acho que o balanço até é positivo.

Confesso que não consigo compreender tanta animosidade para com o Carlos Freitas. Se colocarem o homem no lugar certo, ou seja, na contratação de jogadores de acordo com as necessidades do clube, acho que será uma mais-valia. Prefiro vê-lo no Sporting do que na concorrência.

O próprio facto que citei de ter sido favorável à vinda de Mourinho para o Sporting, numa altura em que pouca gente acreditaria ser uma boa ideia, dá-lhe algum crédito.

Gostava que me elegessem um unico jogador comprado pelo CF, que resultasse em mais valia. Basta-me um. Os tais milhões das vendas não é fumo da chaminé do "Antonio Oliveira" dos pelados.

André Cruz, Polga, Liedson, Roca! :arrow:

Em relacao ao CF apenas gostava de saber como e que o Sporting “delega” a gestao de todo o seu futebol (que e prai 95% da actividade do Clube) a uma pessoa que tem como CV “ter bons contactos” e “movimentar-se bem nos bastidores”.

Ja ser um gestor de activos me faz mta impressao, agora Director da SAD???!!!

Enfim… :roll:

o Carlos Freitas será dos homens que mais percebe de futebol naquele clube.

Involuntariamente, tocaste no cerne do problema… :roll:

O que o Silva quer dizer com mais valia é no sentido de lucro correspondente a vendas desses jogadores, isto pq o “articulado artigo” sugere que desde que o Guru Freitas da pesca desportiva chegou a alvalade “fizemos milhões”…

…das “duas três”…

a) ou Hugo está já negociado para o AC Milan por 20 milhões de euros e a gente não sabe.

b) ou o Freitas descobriu o Quaresma, o Ronaldo, criou-os, lançou-os e vendeu-os e andavamos todos distraídos

c) ou então este artigo é giro pra cacete.

Escolha a sua opção.

Tudo isto pq o Silva tem uma maldosa teoria de que o Freitasman só compra jogadores minimamente estabelecidos nas suas ligas, com risco mínimo, oriundos do menu dos 2,3 empresários com quem “lida com assiduidade”, e que obviamente dificilmente serão alguma vez rentabilizados financeiramente, mesmo os 50% deles (bela taxa) que demonstram qualidade para integrar o plantel de um clube que teoricamente aposta forte na formação e a complementaria (teoricamente mais uma vez) apenas com alguns jogadores exteriores que trouxessem inegável qualidade e complementaridade a essa equipa e/ou pudessem constituir investimentos de rentabilização futura.

Pode-se encarar Pinilla como uma espécie de fuga à regra, mesmo não sendo ppmente uma aposta no escuro como o foram um cherbakov e um balakov e sendo já um jogador com algum nome é mesmo assim a coisa mais próxima, em vários anos, de uma aposta num jogador com esperança de rentabilização no futuro.

Se calhar, isto é uma ideia maluca, ridícula mesmo, era giro ter um Sporting com:

• uma base de jogadores formados no clube e em lançamento.

• uma franja menos significativa numericamente de jogadores adquiridos, apostando menos na quantidade e mais na qualidade, de jogadores que realmente viessem trazer aquele plus a um plantel.

• dessa franja 1,2 jogadores exteriores tb eles jovens que pudessem constituir apostas de futuro, rentabilizáveis, se calhar naturalmente mais disponíveis para procurar a “transferência” mas ocupando o lugar nas vendas dos jogadores da casa (sobretudo os que até gostam do clube) que por cá ficam tão pouco.

Quando se contrata um jogador a intenção é a curto prazo é que faça diferença na equipa e mais valia a medio longo prazo. Na tal reportagem referem " ingénuamente " os milhões que resultaram da venda de jogadores querendo atribuir méritos ao referido Director. Completamente FALSO. Quanto a Polga, Liedson ( Roca não conta) espero que as nossas miseras contas bancárias, possam contar num futuro mais ou menos proximo com os milhões resultante das suas vendas.
Viva o Rain Man ( das listas telefónicas) de Alvalade.

Interessante é que quanto mais malham no homem mais longe ele parece ir. Ele pode naoperceber nada do que faz mas esta a um pequeno passo de se tornar uma figura relevante do Sporting actual. No fundo esta a um pequeno passo de, mantendo-se as circunstancias internas actuais (como tudo parece indicar que sim), tornar-se ate NA figura de proa do Sporting actual… Gostem ou nao dele , parece-me que esta para ficar por muito tempo, tal como o restante elenco directivo, ja que a historia do buraco financeiro, seja ou nao preocupante, aparentemente em vez de destabilizar ,como muitos apregoaram, serviu foi para acalmar as ‘dissidencias’ ao projecto. Se calhar estas historia do freitas e dos buracos sao mesmo encomendadas, acho é que nos nao andamos a acertar em quem as encomenda…