Montero a 10 ? Humm … não sei não … mas pode ser que resulte . As caraterísticas dele enquadram-se com a posição mas estará ele preparado para recuar no terreno ? Só o tempo dirá …
O ano passado jogou algumas vezes a 10 e a coisa não foi famosa, na Luz então foi um descalabro.
Deve-se treinar essa opção táctica porque muitas vezes tem de se mudar o esquema táctico para aumentar o caudal ofensivo, mas começar de início com ele a 10 já não tenho tanta a certeza.
Mas o treinador é que sabe e a verdade é que continuamos com um problema na posição 10 e alguma coisa tem de ser tentada.
Eu lembro-me de um jogador que também era bom de pés.
E que também teve uma época boa.
E que também marcou um golo do meio da rua.
E que também deixou de marcar golos.
E que também lhe anularam golos legais.
E que também disseram “Com aqueles pés vai render a 10 e os golos irão aparecer”
E que também falhava golos por azar.
E que não rendeu nem a PL nem a 10.
Quando o caminho é fácil ( e a ausência de golos facilita o caminho ), opta-se pelo mesmo.
Montero e Postiga não têm nada a ver um com o outro. A não ser a tal falta de golos que Montero padece e que é FALSO que tal tenha sido regra ao longo da carreira. Da mesma forma que nunca tinha feito o que fez no Sporting nos primeiros meses.
Pra mim o problema dele é falta de confiança, e se a malta começar a assobiá-lo as coisas só vão piorar. Continua a ser um belo avançado, não desaprendeu em meio ano de certeza.
Entretanto voltará com naturalidade aos golos, seja num esquema de 1 ou de 2 avançados.
Sinceramente eu até acho que o Postiga tem mais qualidade que o Montero, digam-me lá quando é que foi a última vez que o Montero rematou contra um poste… O Postiga é daqueles craques que nesse aspeto quase nunca falha, tem uma frieza impressionante, um verdadeiro “matador de postes”. Só tenho de agradecer à minha mãe por ter nascido, para ter o privilégio de assistir os jogos desta lenda viva :mrgreen:
Honestly (se bem percebo a tua posição) estou contigo nessa opinião.
Montero foi um (quase) fenómeno que surgiu no Sporting, acabando por criar expectativas bem acima daquilo que ele se poderia esperar perante o seu currículo histórico,
Depois tornou-se o inverso pela negativa.
Ainda se tentou pelo caminho amenizar a situação encaixando-o em posições e esquemas de jogo alternativo que não resultaram (para ele) num acrescento de qualidade e eficácia.
Tenho para mim que Montero é um 9 e nada mais.
É um jogador de área com outro tipo de características de um ponta de lança mais fixo e, de certa forma, a sua carreira confunde-se com a do seu antecessor.
Também Van Wolfswinkel foi alguém que atingiu números bem acima das expectativas mas que depois como que sumiram.
Ambos curiosamente tem características mais móveis no seu estilo de jogo que os retira um pouco da área de acção mas que nem por isso lhe tiraram protagonismo eficaz em determinada altura das suas carreiras.
Logo, aquilo que mais denoto nos seus desempenho é a falta de confiança e nem tanto a sua inadaptabilidade às suas posições.
Não me parece que o futebol do Sporting beneficie significativamente com o recuo de Montero para uma posição que lhe é absolutamente estranha às suas características.
Ao jogador falta-lhe confiança no seu jogo e um verdadeiro “10” (para já nem irmos parar à conversa clássica da falta de qualidade dos extremos) que ofereça condições mais ideais para poder promover o seu jogo e torná-lo mais eficaz.
Enquanto isso, terá sempre que disputar a sua posição com Slimani que neste momento se apresenta como opção principal para aquele lugar.
Além do mais, existe um factor considerável a ter em conta.
Nani quer-se como o principal dinamizador de jogo desta equipa para esta temporada.
É o jogador com mais qualidade na zona ofensiva e dever-se-á proteger as suas características no sentido de lhe conferir as melhores condições para o desempenho colectivo da equipa.
Desse modo, um esquema de jogo que privilegie o 4-3-3 deve ser devidamente trabalhado.
Se até aqui, a falta de qualidade dos nossos extremos faziam-me tender por uma opção em 4-4-2, já com Nani o 4-3-3 será, em minha opinião, a melhor forma de retirar rendimento destes jogadores.
E aí, mais uma vez, Montero sai igualmente beneficiado.
Ele voltará a ter confiança e a demonstrar a sua qualidade de jogo ao mesmo tempo em que o Sporting g comece a apresentar um modelo e uma capacidade de jogo superior, algo que, mais que a falta de eficácia de Montero, o próprio treinador ainda não conseguiu incutir a toda a equipa.
Falta lhe capacidade de pressão para jogar na posição 10, por mim jogava a médio ala a descair para o interior. Mas também aqui com estatuto de suplente.
Lol…a malta quer descobrir uma nova posição só para pôr o Montero a jogar. Que tal banquista esquerdo-interior de forma a pressionar os suplentes da equipa adversária?
Deixem lá o homem…por mim se ele nunca mais jogar e formos campeões, assino já por baixo.
Sim, porque o Fórum onde tu te vieste inscrever chama-se Fórum Montero e estamos todos a falar colombiano.
A malta quer descobrir uma nova posição para o Montero porque é um jogador que apesar de estar a passar por uma péssima fase no que à marcação de golos diz respeito (não sei se tem falta de confiança porque não marca ou se não marca porque tem falta de confiança - se calhar, ambas se aplicam), não deixa de ser um jogador que dá muito à equipa. E tendo em conta vários aspectos (o facto de neste momento haver melhor alternativa ao colombiano no ataque, o facto de vermos no Montero características que até podiam fazer dele um 10 e o facto de neste momento termos o André Martins a servir como 10 - coisa que ele não é), percebe-se que a malta discuta uma eventual colocação do Montero nessa posição.