Fredy Montero [2013-2016]

Completamente de acordo. Slimani é indiscutível neste momento e se algum avançado tiver que entrar no próximo jogo terá que ser o Tanaka. Trata-se de uma questão de justiça na minha óptica.

Três. !

Ora aí está a arte de bem falar :clap:

No próximo jogo apostaria no André Martins a titular e se este estiver a jogar mal, entraria o Montero ao intervalo, cada um faria 45’.

Montero no lugar de Martins obriga a alterações mais profundas do que a mera troca de atletas.

Há um rival que era capaz de lhe chamar “um figo”, se o pudesse ter nas suas fileiras.

Vamos ver o que sai daqui.

Um Montero mais agressivo ofensiva e defensivamente tem tudo para dar certo na posição do AM (não é 10).

Estou em pulgas para ver o João Mário a ter a mais que merecida oportunidade, mas a verdade é que não é cenário ideal deixar um jogador com as qualidades do Montero, no banco. Muito curioso para ver o que sai daqui.
E gosto muito que o MS não tenha medo de fazer estas adaptações, quando é óbvio que a equipa ainda não chegou ao onze ideal. O André Martins tem que sair sempre (apesar de a ideia de o ter no banco me agrada muito, especialmente se o puserem a 8, mais recuado que o habitual), e a ideia de ter Montero e Slimani ao mesmo tempo, mesmo que o primeiro jogue mais recuado, agrada-me muito.
Maldita paragem esta!

Não desdenho a opção, mas os extremos vão precisar de fazer outro trabalho, principalmente o trabalho interior. Teremos meio-campo para aguentar dois avançados? Mesmo que o Montero recue um bocado, não deixa de ser um avançado e pensará a maior parte das vezes assim, como avançado. Poderá resultar, mas sinceramente, preferia então que o modelo mudasse para dois avançados e deixássemos de jogar com um suposto triângulo no meio-campo. Novamente, haverá extremos para isso? É preciso agressividade defensiva dos extremos, não propriamente acompanhar o lateral e está feito o trabalho. Defender principalmente o espaço com intensidade e agressividade porque dois médios não aguentam estar em todo o lado.

A minha preferência seria o Carlos Mané. É um jogador mais equilibrado, que pensa de forma diferente (avançado/extremo), que tem um bocado da mobilidade do Montero, a nível defensivo dá um pouco mais, é mais rápido a reagir, mesmo que a decisão não esteja no ponto da do Montero, é mais criativo e astuto. O miúdo podia crescer imenso a jogar pelo meio, aliás, posição que conhece razoavelmente bem, apenas iria recuar ligeiramente.

Montero no lugar do André MArtins…

Só me lembro daquele jogo na luz o ano passado…
Ofensivamente claramente que irá acrescentar valor, tem outras armas que o André não tem.
Defensivamente é que o caso muda de figura, penso que poderemos perder coesão.
Ainda assim é caso para experimentar e voltar a analisar pois precisamos de alternativas que nos dêem soluções ofensivas.

Veremos…

Tem que aumentar imenso os níveis de intensidade de forma a ser titular.

Quanto à posição 10, apostaria sem duvida no Mané como um vagabundo no apoio ao ponta.

Montero a dez só contra Aroucas desta vida

Acho que pode ser uma solução válida se ganhar intensidade defensiva

E talvez sem a responsabilidade de ser “O” ponta de lança até começe a marcar…

Tanta cerimónia para colocarem o Gauld a 10… mas sim, também acho que o miúdo Mané desempenha melhor essa função

Não me agradam particularmente esquemas com 2 avançados. Mesmo com um mais fixo e outro mais móvel e portanto e em teoria, complementares. Mas é coisa que pode resultar, dependendo da capacidade dos extremos/alas de apoiar o meio sem bola e no desdobramento posterior para o ataque. E da capacidade de um dos médios de aproximar o jogo ao ataque.

Montero é um avançado, certo. Mané também o é. Este último tem outro tipo de disponibilidade fisica e agressividade para clonar as valências defensivas de Martins quando em pressão alta, coisa que o Sporting perderia com Montero por ali. É também mais rápido e móvel e agressivo a atacar o espaço.

Mas se se pretendesse mudar os figurantes naquela posição, dar-lhe outro tipo de soluções ofensivas e preparar a equipa para as poder aproveitar sem que haja impacto negativo quando sem bola, optaria sempre em primeiro lugar por Montero antes de Mané. Porque é ainda mais jogador. Porque é mais experiente. Mas acima de tudo porque tem ainda melhor compreensão do jogo, das movimentações dos colegas, é mais capaz na construção e no passe, tem outra capacidade em participar na circulação de bola e na gestão dos momentos de jogo.

Com os jogadores actuais e sem alterações significativas na dinâmica da equipa, vamos continuar a ter problemas no ataque, pese a esperada e previsivel subida de forma de Nani e a reintegração de Slimani. Principalmente quando defrontarmos equipas de bloco baixo.

Concordo com a análise, excepto com o que está a bold, penso que tanto com o Mané ali quer com Montero perdemos coesão.
Ganhamos qualidade ofensiva mas perdemos defensivamente, creio que na maioria dos jogos é uma boa solução, mas em jogos de maior equilibrio talvez seja melhor apostar na coesão…

SL

Também não concordo com o bold, porque não era isso que queria escrever que me perdi claramente na ideia… :mrgreen:

Sim, perderíamos, “fixando” as outras variáveis, coesão defensiva. Mais com Montero do que com Mané.

Mas não há necessidade, em muitos jogos da liga e caso os extremos deem o apoio necessário, termos um terceiro médio a fazer de atacante quando não tem caracteristicas para isso.

E porque não “testar” o Sacko (se contar para o totobola esta época…) nessa posição? :mrgreen:

Só não estou a ver o Montero a pressionar como o Martins faz…mas não é nada que não se treine. :great:
Ofensivamente ficaríamos a ganhar, sem duvidas.

Bem me pareceu, assim concordo com toda a análise… :great:

Na maioria dos jogos não há essa necessidade e podemos apresentar uma equipa ofensivamente mais forte…
Mas com Nani surge uma nova variável, será que ele vai ser um extremo que ajuda a defender?
Apresentar uma equipa com Montero ou Mané a 10 e ter um extremo que poderá não fechar é perigoso, é que o André ajuda muito a fechar ali no lado direito…
E se fosse o Nani a 10 e o Mané na ala?

Oxalá seja dada uma oportunidade decente ao Montero como 10. Acho que é de longe mesmo a posição certa para ele. Por muito em baixo que ele ande, ele só sabe jogar a bola com qualidade. A bola segura nos pés dele dá-me uma segurança que muito poucos conseguem e mete-a sempre no sitio certo. Oxalá! :pray: :pray:

Ah, e não esquecer que é um jogador com uma boa capacidade a rematar de fora da grande área. Este menino e o adrien a mandarem tiros, algum há de entrar =P