Fredy Montero [2013-2016]

Tenham calma o Montero por agora pode estar em baixa forma. Quando começar a Can tem de voltar ao antigo Montero :mrgreen:

Substituo por já deu muito e neste momento, podendo dar mais, não deixa de dar. E talvez dê mais noutra posição.

Mas ele não desaprendeu nada, voltou ao que sempre foi.
Um avançado evoluído tecnicamente que é tudo menos matador/goleador.
E se o era assim em campeonatos inferiores, é natural que se acentue em campeonatos como o português.

Concordo em parte Lou, embora também ache que ele não é 8 nem 80.

Pelas suas características muito próprias, para ser útil à equipa (para mim jogar bem e aproximar a equipa do golo, fazer assistências, marcar golos, tudo isso é importante e é jogar bem) tem de ter um contexto muito especial.

A equipa tem de jogar mais pelo chão que pelo ar (coisa que não tem feito, conte-se o número de cruzamentos do Jefferson). Tem que ter gente a aparecer na área.

Não considero o Lima do carnide propriamente um goleador. O exemplo não é o melhor (porque ele até está mais próximo do PL clássico que o Montero), mas a sua mobilidade, capacidade de aparecer nas alas e ocasionalmente (aqui não tanto) recuar e dar linhas de passe é complementada com o aparecimento dos médios (Talisca e Enzo) e dos extremos (Salvio e Gaitán) perto da área.

Ele torna-se útil pelo contexto o enquadrar bem. Não vi o primeiro jogo, mas com o Arouca a equipa jogou um futebol contra-natura para quem tem Montero na frente. Aliás, é sintomático que, não sendo especialmente forte de cabeça, as 2 oportunidades que teve no jogo não foram remates nem desmarcações pelo solo, mas cabeceamentos a responder a cruzamentos.

O poder de explosão e de pressão do Lima não é comparável ao de Montero. É bem mais superior.

O Montero é muito mais jogador, mas falta-lhe o essencial: Querer ganhar e sair do campo com a sensação que deu tudo o que tinha e o que não tinha. E isso, chocando muita gente, não me parece que seja um cartão de visita do colombiano.

Já o disse, gosto tremendamente das capacidades técnicas do jogador, agradeço-lhe por aquela 1ª volta fantástica, não tenho dúvidas que voltará aos golos…mas nunca será o PL que precisamos. E o outro, embora não seja um portento técnico é muito mais jogador e consequentemente PL (falo do argelino).

Não desdenharia em ver o colombiano recuar para a posição 10, hipótese que poderia ser testada perante adversários mais frágeis do nosso campeonato ou nos jogos das taças, dada a impossibilidade de se fazer uma nova pré-época…

Tem predicados úteis à posição: rapidez, repentismo, habilidade, boa condução de bola e boa meia-distância (vide golo à fiorentina ou alguns golos que fez imediatamente antes de vir para o Sporting.) Faltar-lhe-á capacidade de pressão e intensidade contudo, comparando com a quase nula capacidade do André Martins em assumir o jogo e em impulsionar o processo ofensivo da equipa, arrisco a dizer que é a priori mil vezes melhor.

Acredito que o recuo do matador pudesse também significar uma melhoria no seu estado de alma: ao jogar mais longe da baliza, sem a pressão de ter que fazer um ou dois golos de certo que a sua ansiedade seria mitigada.

Seja como for, a possibilidade de colocar Montero ou Nani ou Mané a 10 é reveladora da pobreza do nosso desempenho aí e talvez justificasse uma outra abordagem no período de transferências, dado que este problema não é novo.

Desculpem-me lá mas com a entrega que tenho visto, ao vivo e não em resumos, nos últimos jogos, não tem condições nem para 9 nem para 10 nem para 8…

Eu tenho visto ao vivo e não vejo qualquer problema com a entrega do Montero. Deve ser por não correr como um maluco, mas isso nem quando marcava golos fazia. Mas aí marcava, estava tudo perfeito. O problema é que ele é tão mais que isso, mesmo que a falta de confiança lhe vá tirando um pouco dessas capacidades também.

A questão pode-se centrar precisamente aí: Por as coisas não lhe estarem a sair tão bem, algo tem de mudar: Seja a atitude ou outra coisa qualquer.

É normal um jogador ficar em branco alguns jogos. Até com Liedson dos velhos tempos tal acontecia (e foi o recente maior goleador da história do clube). Mas meses e meses a fio não é uma situação normal (azar há mistura algumas vezes- dou de barato).

Obviamente que quando a eficácia diminui o facto de correr mais ou menos vai ser posto em causa e encaro isso com alguma normalidade. Valorizo jogadores que não virem a cara à luta e que não se resignem com essa situação.

Sei bem que o Montero vale muito mais que isto. Sei igualmente que não é tão bom como aparentemente fazia crer naquela 1ª volta de loucos. Temos de analisar o jogador no meio-termo: Nem 8 nem 80.

Se trocaria o Slimani pelo Montero? Nunca.

Se acho que o Montero vale muito mais que isto? Não tenho as mínimas dúvidas disso. Mas só ele poderá reforçar essa opinião…

Contra o Guimarães houveram lances em que o Montero se desmarcou muito bem e os extremos simplesmente não lhe passaram a bola em condições e a tempo.

Gosto bastante do Montero e continuo a achar que apesar desta seca ainda pode vir a render muitos golos .

SL

Não vou dizer que esta fase do Montero sem golos é normal, obviamente que não. Mas questionar a atitude e o empenho dele é ridículo, se há alguém que quer mudar isto é ele. Mas quando a confiança está lá em baixo, é muito difícil. E, nestas fases, parece que nada entra. No jogo com o Arouca, ele até entrou afirmativo e agressivo dentro da área, mas falha uma, falha duas e vai abaixo a confiança. E nem acho que tenha finalizado mal, especialmente na primeira, simplesmente não entra… A atitude e o empenho dele sempre foram os mesmos, e acho que a crítica nunca poderá ser por aí. Que critiquem a falta de confiança, que leva a uma menor agressividade na área e a erros em posse que ele raramente cometia(mas continua forte nesse aspeto, de qualquer forma), compreendo perfeitamente.

Claro que ele não é a máquina de golos da 1ª metade da época passada, mas tudo o resto é ele, e o Montero normal é capaz de marcar um bom nº de golos. E esse resto é, quanto a mim, muito. Caramba, ele é, a par do Jackson, o melhor PL na construção. De longe. Técnica, inteligência e classe. Precisa de voltar aos índices de confiança, mas claro que dizer é fácil, isso acontecer é pior.

Quanto ao Slimani, pois, eu não o acho assim tão bom. Falta ali muita qualidade técnica, e mesmo a finalizar… De cabeça é top, mas com os pés está longe de ser um grande finalizador. Na Luz, teve muita dificuldade a segurar a bola e a entregar jogável. O Montero não teria, embora, claro, lhe falte a confiança que o Slimani tem em abundância. E depois há o próprio Tanaka, que me parece interessante e, se calhar, até merecia já ter jogado a titular pelo que tinha feito anteriormente.

Mas isto são tudo questões debatíveis, claro, e termos pontos de vista diferentes é perfeitamente natural e até salutar, por que é para isso que um fórum serve. O meu problema é acusarem o Montero de não se esforçar, só por não desatar a correr. Ele nunca foi isso, e não é por não estar a marcar que lhe vou pedir isso.

Quando começar a CAN já temos é que ter um substituto para o Slimani contratado. :mrgreen:

Esperemos que o substituto venha dentro do plantel tanaka, Sakho ou Montero. Temos de evitar ter gastos :great:

Temos é que evitar perder competitividade nessa fase da época. Sakho não é um finalizador, o próprio o admitiu. O Montero é o D Sebastiãodo Sporting, apareceu, teve um arranque extraterrestre e depois desapareceu durante 9 meses, e agora muitos suspiram pelo seu regresso…eu a acredito que ele volte a marcar uns golitos, mas não acredito que volte a um registo de goleador, registo que nunca foi habitual na sua carreira.

Essa ausencia do Slimani representa um problema que deve ser devidamente resolvido.

Regressou hoje aos golos! Embora num particular, marcou na vitória por 5-0 contra o Atlético! :great:

Voltou ao golos num jogo de preparação.
Fonte: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=903148

Futebol, apesar de alguns posts por aqui de certa malta, ainda é um desporto, uma actividade física. O trabalho sem bola e a capacidade física é tão ou mais importante que o tratar bem a bola ou a visão de jogo. É por isso que alguns putos partem tudo na formação, são uns génios, mas quando chegam aos seniores e a intensidade sobe desaparecem os tais grandes craques. Viste o golo na Luz? Se não fosse aquela pressão dos jogadores do Sporting não tinha havido golo. O Montero pura e simplesmente não se anda a esforçar, parece uma mosca morta e inofensiva em campo e também por isso facilmente anulável. Queres comparar o seu trabalho com o que o Slimani faz? Com o que o Liédson ou o Wolfswinkel faziam?

Já agora, o Slimani praticamente não fez a pré-época e o primeiro jogo oficial foi logo num dos mais intensos do campeonato, quando tiver a máquina afinada vai ser dinamite por essas balizas fora, não te preocupes. :twisted:

O trabalho sem bola é importantíssimo, claro. Mas o Montero pressiona. Não é tão cavalo como o Slimani, mas este também não é propriamente inteligente na pressão, é é muito resistente e esforça-se muito fisicamente.

Quem era brutal no trabalho defensivo era o Ricky, que referiste, para além de correr como um cavalo era super inteligente a entender o espaço e pressionava sempre na zona certa. Pena ter de jogar à rabia com 4 jogadores, devido à nossa “organização”. A pressão é um ato coletivo, não individual, pena o Ricky não ter jogado numa equipa que pressionasse(como nestes 2 anos), jogou sim numa equipa que o mandava correr sozinho. Mesmo assim, muito fazia ele.

Posto este aparte, se é verdade que o Montero sem bola defensivamente não é nada demais, em posse é brutal. E não é só com bola. Dá muito bem os apoios frontais, movimenta-se de forma inteligente, enfim, muito bom. Claro que depois dizem “devia estar era na área”, mas, sendo isto uma equipa que funcione como tal, se ele vem criar superioridade numa zona(e bem), tem de haver alguém a ocupar esse espaço na àrea. Muitas vezes, não há. Mas a culpa não é dele.

Espero que tens razão e que seja mesmo dinamite! E que dê mais à equipa em posse também, se assim for não me queixo, mesmo ;D

Em amigáveis marcas tu rapaz… No banco irás ter poucas oportunidades, vê se quando tiveres de novo aproveitas para marcar

eu arriscava e metia o montero no próximo jogo, pode ser que com estes golos volte a acordar (o que seria bastante bom)