Fredy Montero [2013-2016]

Já só falta isso mesmo, os golos que cada um marca nos treinos :lol:

Sim, tudo bem foi um jogador fulcral para a boa época do Sporting, isto tendo em conta a excelente primeira volta que fez, segunda foi nula, e olha que eu gosto bastante do jogador, ainda hoje me pus a ver videos dele da época passada e deu me saudades de sentir que tínhamos ali um futuro excelente com aquele jogador, mas isso que dizes é mandar areia para os olhos, porque FACTUAL é mesmo o problema que temos em mãos de ter um jogador excelente, mas que está completamente em baixo de forma e não mostra sinais que algo pode mudar.
E a mim irrita-me bastante ver adeptos que querem o Montero a titular só porque sim, porque fez uma boa primeira volta o ano passado, colocando no banco um jogador que acabou a época em excelente forma, valeu-nos pontos essenciais, que se não fosse por ele, a excelente primeira volta do Montero de nada teria servido.

Exactamente. Até começámos bem a pré-época nesse aspecto, com muitas combinações pela zona central e com o envolvimento de mais jogadores no processo ofensivo…mas depois acabamos por voltar às ideias do costume: cruzamentos, cruzamentos, cruzamentos.

Assim não vamos a lado nenhum. Por muita qualidade que tenhamos nos cruzamentos e por muita qualidade que tenha o avançado na área. Não é assim que se ganham jogos de forma regular. Assim seremos totalmente previsíveis. Presas fáceis para certas equipas de 2ª e 3ª linha do nosso campeonato, inclusive, que tenham maior qualidade no jogo aéreo, através dos seus centrais/GR. Não é a cruzar para 2/3 jogadores que vamos criar oportunidades de golo. Tomara eu que todos os nossos adversários nos atacassem só com 2 ou 3 jogadores. Era facílimo anulá-los.

É trabalhando o jogo, circulando a bola, envolvendo toda a gente no jogo, fazendo aparecer o máximo de jogadores possíveis no último terço do terreno. Coisa que nunca conseguiremos enquanto teimarmos em trocar apenas 5/6 passes antes de procurarmos as linhas para tentar cruzar para a área. Ou enquanto tivermos um avançado que apenas joga em 30/35 metros e 2 extremos que se refugiam nos corredores laterais. Ou enquanto os médios não se capacitarem que têm que aparecer de forma regular na área, ou pelo menos, nas suas imediações. Todos eles.

Pelo menos em 2/3 dos jogos do campeonato, não temos desculpa para não colocarmos 5/6/7 jogadores em cada lance de ataque e perto ou dentro da área adversária. O grande somos nós, não são os outros. Cabe-nos a nós demonstrar essa grandeza na forma como jogamos também.

Mai nada :arrow:

Espero que seja o titular no próximo sábado.

Não falo de titularidades de Montero. E não quero saber se alguns adeptos a querem por decreto ou falta dele. O que sei é que é um jogador que já provou muita qualidade, que certamente será muito utilizado e que está a passar por uma terrível crise de confiança por falta de golo.

Considerando isto, não percebo como são os próprios adeptos a espetar mais a faca na ferida aberta. Não marca há 9 meses? Estou farto de ver essa trampa escrita aqui. Não podiam descontar as férias? O período de tempo em que entrou no fim? Fdx, não esquecer que até marcou 2 golos válidos nesse período? Pá , não contaram por erros arbitrais, ele meteu-as lá dentro!

Como é que ficas se Slimani se lesiona ( que nos últimos meses não foi garantia de golos, também )?

Aponta ai se fizeres o favor, vai ser e vai marcar. :mrgreen: :great:

Há uma estranha tendência de alguns sportinguistas em baterem nos atletas quando eles estão no seu momento mais frágil. Agrada-me Montero, agrada-me Slimani, o Marco Silva que escolha um e por mim é um não-assunto. Mas se Montero está há uns meses sem marcar, foi também com ele que jogámos o melhor futebol do Sporting num bom punhado de anos. Slimani tem a enorme mais-valia de fazer um golo a qualquer momento, sem ser preciso um futebol muito elaborado, mas também ele acabou a época em dificuldades, a reboque do mau futebol que a equipa já praticava há alguns meses, mas que se fez sentir mais na recta final.

Montero precisa de apoio, não de quem o deite mais abaixo. E sim, Montero marcou pelo menos 2 golos que foram mal anulados, pelo que a questão dos “n” meses sem marcar golos é algo digno da imprensa escrita que dedica o dia a minar o trabalho do nosso clube, pelo que me custa quando vejo sportinguistas aderirem com tamanha facilidade a rótulos tão simplistas quanto mal-intencionados.

Já eu sinto vergonha alheia por ter no meu clube adeptos com uma cultura amesquinhamento tão excessiva que, comparados com eles, os lampiões chegam a parecer sportinguistas moderados.

Parece-me que está na altura de começar a perder mais tempo neste tópico, que a paciência tem certos limites.

:arrow:

É prejudicado pela equipa, mas também é verdade que não faz muito para mudar o cenário.

Mas quem o deita abaixo? Só se fala dos factos, pronto se não marca a 9 meses, tudo bem, afinal em vez de 9 não marca à 5 meses, isso continua a ser aceitável para um avançado do Sporting?
2 Golos mal Anulados? Ok, o Slimani tem 1 mal anulado que nos valia uma vitória SUPER importante na altura, e se formos a falar de jogadores a entrar a 15 min do fim o Slimani deve ter o mesmo rácio que o Montero, senão o mesmo.
Como referi antes, o que me irrita é muitos a quererem ver o Slimani fora de jogo, para o Montero jogar, quando o mesmo não demonstra neste momento aptencia para tal, e o Slimani demonstrou com um excelente fim de campeonato e um excelente mundial

Claro que sim, mas estando Montero a passar por um momento de enormes dificuldades individuais, é surreal a facilidade com que muitos sportinguistas, em vez de lhe darem a mão, ainda o empurram mais para o buraco onde ele já está.

Lê com calma algumas coisas que têm sido escritas e diz-me se são escritas com boas intenções.

Quanto aos 2 golos anulados, seriam irrelevantes em termos pontuais (salvo erro), que ganhámos esses 2 jogos, mas ajudariam a devolver alguma confiança ao Freddy que, com esses 2 golos, talvez não andasse com a cabeça com que anda, que parece que a bola lhe queima nalgumas situações - até o passe para golo do A Martins (com a Lazio?) parece que foi um gesto técnico mal conseguido, mas que, enfim, a bola lá foi parar ao sítio certo.

Montero precisa de calma. Não acho (não sou teimoso quanto a isso, mas não o acho) que Slimani seja superior, mas neste momento aceito perfeitamente que seja a opção principal, face ao momento actual de um e de outro. O que também não acho é que seja preciso andar a martelar no Freddy para sublinhar o seu mau momento, como se tivessem prazer no acto de sublinhar o seu mau momento, como se ele fosse um Postiga qualquer desta vida. Já nos bastam os lampiões e os artolas do Porto, só falta os sposrtinguistas darem-se a esse trabalho também.

Falando de Slimani, é uma falsa questão que tenha acabado bem o campeonato: quando Montero começou a cair de forma, bem que o Slimani nos salvou e ajudou a conquistar o 2.º lugar. Mas é falso dizer que acabou bem o campeonato, bem pelo contrário, que também teve uma recta final (4/5 jogos?) muito sofrível. No campeonato do Mundo esteve em grande evidência, mas também ficaram bem patentes algumas das fragilidades do seu jogo, que não vão desaparecer por artes mágicas.

Desculpa lá, Juz.
Não estamos a falar de um amigo que ficou no desemprego. Ou que se apanhou nas malhas da droga. Ou que ficou paraplégico.
O Montero continua a ser aplaudido quando entra em campo. Até ver, continua a pingar o ordenado todos os meses na conta.
Do que vejo continua a ter muitsa mensagens de carinho do Instagram\redes sociais. (haverão smp adeptos descontentes).
Continua a ter fotos sorridente e feliz.
Continua a ter (nunca deixou de ter) todas as condições para fazer o seu trabalho. (Pobre coitado se sofresse o que sofreu o Patricio ou Djaló.) E a verdade é que não o faz.
E nem é por manifesto azar.
Adornar e complicar demasiado não é azar, é uma escolha consciente no momento do jogo.

Ou seja, o que se diz aqui, ou por aí fora, pouca interferência terá no jogo do Montero. (não é de todo grave como querem fazer parecer) E compreendo a frustração de muitos adeptos. Claro que não aceito certas opiniões a roçar o insulto.

Já o disse o ano passado e repito, agora que a “desculpa” do Leonardo Jardim e de não ter férias deixou de fazer sentido, sofreu do mesmo que o Capel quando chegou.
A necessidade de se impôr, concedeu ao seu futebol uma objectividade que não fazia parte do seu reportório conhecido.
Ambos foram surpreendentemente objectivos no seu inicio de carreira ao serviço do Sporting. (Capel marcando até golos de cabeça, e o Montero marcando golos de “barriga/anca/picha” ou do meio da rua)
O que interessava era mete-la lá dentro, a bola queimava um pouco e isso tornava-os mais objectivos. Pouco tempo com a bola em sua pose.

Depois foram assentando, relaxando, habituando-se à casa, e retornando ao que sempre foram.
O Capel a antítese da objectividade, e de titular a potencial dispensável. E o Montero de PL surpreendentemente mortífero a PL de infinitos recursos técnicos, mas com pouca apetência para golo.

Cabe a eles (se o Marco não tiver capacidade suficiente) mudar o panorama. Não esperem que a equipa o faça por eles.

:arrow: :arrow: :arrow:

:arrow: :arrow:

Para mim, não é essa a questão.

PL que não marca há tantos jogos como Montero é naturalmente alvo de criticas e de insatisfação. Principalmente nesta fase, em que todos os méritos que se foram reconhecendo além da vertente finalização, vão sendo menos evidentes. Verdade que nas últimas aparições, temos visto um Montero a decidir mal, mesmo na fase de construção… tem sido uma sombra do que foi, não só nos golos. Mas “tem sido” até se reportam a 1 par de jogos na pré época, portanto há que ter algum cuidado.

Montero não tem que estar em nenhuma redoma e não é intocável. Não vejo é o sentido de, numa situação má e desfavorável para o jogador e para a equipa ( e Montero pode perfeitamente ser nuclear esta época, que tem arsenal futebolistico para tal, como o foi no ano passado ), pintar o quadro ainda mais feio do que aquele que já o é.

Posso afirmar que Slimani não marca pelo Sporting há 4 meses. É um facto. Mas não parece estupido afirmá-lo? E mais estupido criar uma onda à conta disso? Primeiro foi um a escrevê-lo, agora são aos magotes.

Como ele, lendo perfeitamente português e conhecendo a blogosfera Sportinguista, viesse aqui ler os incentivos ou não dos adeptos. Ele é acarinhado pelo adepto participante activo e o Sporting dá-lhe as condições correctas para o desenvolvimento da sua actividade. Se ele está onde está não é de todo culpa do adepto comum.

Mau, estás q querer por palavras na minha boca… :naughty:

Eu não disse que temos que ser menos exigentes ou que o Montero não tem responsabilidades para com o Sporting - o Sporting continua a precisar dele e dos golos dele e por cada dia que isso não acontece, o Montero continua a estar em falta. Uma coisa é certa, o Montero chegou, deu provas mais do que cabais do seu valor e depois entrou numa espiral negativa, da qual está com dificuldades em sair. Quando leio comentários de certos sportinguistas, parece que por uma questão de preferência própria (i.e., Slimani) preferem ver Montero ainda mais no buraco do que a marcar um golinho, sair da casota do cão e ser útil à equipa (e um Montero como o de há um ano tem tudo e mais alguma coisa para ser titular do Sporting e um dos melhores do nosso campeonato).

Não disse em momento algum que Montero está a ter o mesmo tratamento que Djaló ou Patrício. Não disse sequer que Montero não merece críticas negativas pela sua performance less than stellar em largos meses, mas quando vejo sportinguistas capazes de ignorar golos marcados de modo regular, apenas para sublinhar a sua seca de golos, alguma coisa está subvertida neste pensamento e não é com o propósito de benficiar o jogador e/ou o clube.

Subscrevo integralmente o post do Lion73: não é tornar Montero imune à crítica, é a voracidade com que alguns querem meter ainda mais sal na ferida que me surpreende. Nunca disse que a culpa da sua má performance é dos adeptos, até porque ela (a má performance) começou quando ele era o elemento “mais” do Sporting, por isso os factores que conduziram à mesma são totalmente intrínsecos ao jogador. Mas não tenho dúvidas que o modo como alguns abordam este problema só fará com que essas dificuldades sejam ainda mais difíceis de superar pelo jogador, ai isso não tenho.