Mas olha que tendo em conta a sua influencia em campo tens razão sim senhor :great:
Outra coisa , na volta vou dizer uma barbaridade … :-[ :-[
Acho que não temos um ponta de lança :inde:
Fredy apesar de ser apontado como goleador não é jogador de área , Slimani é mais neste termo de PL , mas no entanto vemos este ir buscar muito a bola e ajudar , Tanaka o mesmo , ou seja estes 3 jogadores acabam por ser mais avançados que PL , daí dizer que não temos um verdadeiro PL
Por um lado é bom termos estes jogadores " polivalentes " , por outro é mau pois por vezes precisamos de ter alguém na área e estes não estão lá pois já estiveram envolvidos em situações mais recuadas
Não sei se me faço entender :-[
Sim Bruno compreendo , eu falo no sentido que ajudam muito entendes ?
Sim Slimani e Montero têm aquela característica de PL , mas ajudam muito , vemos muito Montero a ajudar o meio campo , a vir buscar bolas , Slimani nem tanto mas lá o vemos por vezes a ajudar ali e tal
Quando falo em PL , falo naquele jogador só mesmo de área , não vamos mais longe , tipo o Jardel ( o brasileiro que passou por nós ) ele era ali que estava e de resto não contavam muito com ele , ele servia para rematar ali , entendes ?
Daí ter-me saído com o não termos um " verdadeiro " PL , temos avançados que são PL entendes ?
Sim Bruno dos 3 também acho que é o mais PL , mas mesmo assim ajuda muito , enquanto o Jardel era esperar pelas bolas se bem te lembras :lol:
Ele qual fintas qual quê , era PL puro , daí dizer o que disse , Puro , puro não temos nenhum , sim temos Montero e Slimani com aquelas características mas não são PL puros
Mas já percebeste o que quis dizer por isso fico descansada , isto porque tens razão e eu tenho no sentido da explicação :-[ :lol:
Olha amigo é torcer por todos porque todos merecem o nosso apoio , somos SPORTING e basta
Tenho fé nos 3 , apoio os 3 venha deus à terra , venha o diabo , os nossos são nossos e acredito neles sempre
E peço desculpa por este " zum zum " mas lá está tenho aquela opinião, mesmo respeitando e vendo veracidades em outras , aquela coisa do PL Puro … :inde:
desculpa e desculpem é o que penso :inde:
Concordo a 100% contigo. Nem Slimani é Deus, nem o Montero é um flop.
Defendo ambos enquanto atletas do clube, tal como o Tanaka.
Vejo qualidade nos tres e acho que estamos bem servidos nessa area. Não escondo no entanto que tenho uma fé extra no Montero pelo que já mostrou conseguir fazer!
Uma das coisas mais importantes, na minha opinião, na definição da posição de um jogador, é a maneira como pensa.
Eu explico, exemplificando. Por exemplo, o João Mário tem qualidade técnica mais do que suficiente para ser um 10. Nem deve ser passível de discussão, na minha opinião. Nem acho que lhe falte “intensidade”(já achei, mas agora penso de forma diferente sobre isso).
Mas pensa de uma determinada forma, que é incompatível com a posição 10. É muito mais jogador para estar fora do bloco, porque não tem aquela agressividade com bola, de jogar a 1/2 toques quando se impõe e, acima de tudo, não é criativo, o que para jogar dentro do bloco é importante. A um 10, pede-se que tome boas decisões, claro, mas pede-se também que consiga descobrir soluções onde elas parecem não existir, de forma rápida(porque dentro do bloco não tem muito tempo para pensar). Um criativo equaciona mais soluções que um jogador que não o seja. Pondo isto em termos práticos e de forma simples, onde o João Mário vê três opções, um jogador criativo vê cinco ou seis. Das três opções que o João vê, ele vai quase sempre escolher a melhor. Porque é inteligente e decide bem. E até pode mesmo ser a melhor opção possível. Mas nem sempre é. E, por isso, o jogo de uma equipa com o João a 10 torna-se previsível, para o bem e… para o mal.
Como 2º médio, neste modelo, acho que se pode dar muito bem(e até a 6, mas isso já é mais traumático para a generalidade das pessoas, não vou por aí). A 10 não, pelo que referi.
Este aparte para passar ao Montero. O Montero é criativo. Tirando o Gauld, do que conheço dele, é mesmo o jogador mais criativo do plantel. O que vê mais alêm, o que equaciona mais opções. Mas não pensa como um médio. Onde se sente realmente bem é como o homem mais avançado, mas com muita liberdade para recuar e contribuir para o jogo ofensivo da equipa. A falta de confiança tem-no feito arriscar menos(o que é mau), mas ele é um gajo que arrisca. Demais para ser o 3º médio. Porque a equipa perde o equilíbrio com bola, e sem bola é um homem a menos. Ao 3º médio do nosso esquema, na minha opinião, pede-se tudo nas doses certas. Ser criativo, sim, arriscar, sim, mas quando se impõe. Ao avançado já é diferente, pode ter outra liberdade para arriscar, mas mesmo assim, tomando boas decisões. Participar na circulação, sim, mas mais para combinar com os médios, ou enquadrar e criar um lance perigoso. Nisso o Montero é muito forte. E um Montero confiante, que faça isto com a qualidade que tem, não precisa de marcar imensos golos. Não é que não os precise de marcar(até porque, marcando, ganha confiança para ser melhor nisto que refiro), mas a qualidade que ele confere à circulação de bola da equipa é muito grande.
Por estas razões, compreendo a utilização do André Martins nessa posição, porque é o jogador mais parecido com essa descrição, sem no entanto, ser onde rende mais. Quem, pelo que conheço dele, parece encaixar ali que nem uma luva, é o Gauld. Espero que se destaque na B, para ver se lhe dão uma oportunidade na equipa principal. É o que ele precisa, para agarrar o lugar.
É isso , mesmo , acreditar nos nossos atletas , se nós não acreditarmos quem acredita ?
Estando no tópico do Montero , apesar de não ter marcado ( pois é o que desejamos ) acredito neste jogador
Acredito pois se já provou que sabe , quem sabe não desprende certo ?
Daí ter ficado espantada quando um forista mencionou " fredy postiga ou algo assim )
Se já se está nesse caminho quer dizer … :inde:
Temos que acreditar em quem já provou que sabe , daí acreditar nos nossos atletas , independentemente do que referi sobre PL , nada a ver , é só uma opinião , mas que acredito nos nossos acredito , e tenho mesmo que o fazer , senão que ando a fazer ?
Acreditar no nosso Amor e isso passa pelo apoio e acreditar nos nossos atletas
Eu percebo muito pouco de tácticas e foi aqui no fórum que aprendi o pouco que sei. As minhas análises valem o que valem neste campo e ainda estou a tentar perceber o que é exactamente um extremo. :mrgreen:
O Montero, jogador de que gosto bastante, há-de ainda dar-nos muitas alegrias. No rendimento dele, não sei onde começa a parte psicológica e onde acaba a parte táctica, isto é o posicionamento de Montero em relação aos outros avançados, bem como as consequências que isto têm para o desempenho do jogador e consequentemente para a equipa. O jogador terá a ter mais rendimento em assistências ou em prender jogadores adversários? É deixou de marcar golos, mas o Sporting continuou a marcá-los.
Temos pois três jogadores que ou já mostraram valor (Montero, Slimani) ou estão a mostrá-lo (Slimani na época passada e Mundial, Tanaka, na pré-época). Por outro lado quando pensamos em PL pensamos (eu penso) em Jardel, mas acho que o Jardel era um jogador demasiado extraterrestre pois tinha a característica de só saber marcar golos e pouco mais. Característica interessante, sem dúvida, mas acho que a equipa não deve girar em torno do PL. Será que abdicar de jogar com PL seria o indicado?
Deste trio Slimani parece ser o único jogador em que, nesta altura, as defesas contrárias mais medo devem ter, isto é, alguém que arraste da equipa contrária um elemento para andar sempre atrás do nosso jogador. Será que Montero pode recuar e ser o tal 10 que se fala que necessitamos, ficando Slimani à frente dele?
Finalizo a dizer que o Tanaka têm-me impressionado muito por ser tão certinho, discreto e… marcar golos. Não seria de jogar com Tanaka e Slimani lá à frente e deixar Montero no banco, para substituir um desses dois a meio das segundas partes?
Mas eu acredito nos três. E acho que Montero, se calhar, está a passar por uma fase. Por vezes, aliás, das crises podem surgir inovações. Pode ser que saia um tipo diferente de avançado, em vez de um PL puro.
Não consigo entender o fetish global aqui no forum com o Gauld só porque vem apelidado de mini Messi.
É que mesmo que se veja qualidade aqui e ali, e ve-se, não dá para fazer uma analise que permita dizer que é o mais criativo da equipa ou que facilmente consiga lugar no onze.
Falta-lhe capacidade fisica e agressividade e isso claramente poderá ganhar na equipa B.
Este é daqueles jogadores que passa de fetish a mal amado se nao crescer com criterio, e para isso tem de ir jogando na B antes de se pensar sequer nahipotese de ser suplente na equipa A.
Eu acho que o Montero dos primeiros meses era um matador nato e não desaprendeu. Falta confiança e essa só vem com golos. Acredito que assim que marque o primeiro tudo se torna mais facil.
Se a ideia é jogarmos com um PL puro, daqueles que pegam na geleira, nos tremoços e na tenda, e montam o acampamento na área durante 90 minutos, então temo que nunca arranjaremos um PL. É que esse tipo de jogador está totalmente ultrapassado e cada vez menos tem lugar no futebol actual (e agora um aparte, deixem de pegar no exemplo do Jardel, que foi só o melhor PL de área que alguma vez vi e que é, basicamente, a excepção que confirma a regra).
Uma coisa é o fetiche global, das massas. Da malta que só conheceu o Gauld quando ele assinou, e foi a correr ao YouTube ver o primeiro vídeo que encontrou dele. Outra coisa é quem já o conhecia e conhece falar dele. Não é à toa nem por adivinhação que se lhe atribuem certas e determinadas características. Quem o conhecia e conhece, sabe que ele é um jogador com uma qualidade acima da média, extremamente criativo e com características únicas no nosso plantel. O único “10” que temos. Sabe também que é um jogador que não precisa de encher, de ganhar massa, agressividade e o diabo a 4. Se há coisa que o Gauld tem é intensidade e agressividade sobre a bola. O trabalho físico, no caso dele, deverá passar sempre por tentar potenciar ao máximo a sua velocidade de execução e agilidade. É por aí que ele faz a diferença.
Acredito que seja o caso de muita gente. Não é o meu. Vi 2 ou 3 jogos dele pelo Dundee, mais uma carrada de resumos, e até vídeos com todas as ações dele em campo.
As comparações com o Messi nunca me fizeram muito sentido. Sempre disse, é muito mais David Silva(falando apenas do estilo). Agressividade e capacidade física? Com bola é muito agressivo. Ataca o espaço sem medo, joga a 1/2 toques quando se impõe, etc.
Fisicamente pode não estar no ponto, mas isso na minha opinião ganha-se com minutos.
Só não percebi porque não lhe deram um jogo a titular, na pré-época. Até o Wallyson, por exemplo, teve essa oportunidade. Mas resta-me confiar na gestão feita pelo Sporting, e acreditar que vai dar os seus frutos.
Tenho de relembrar que o Kmet quando chegou ao Sporting era apelidado na Argentina como um Maradona?
O que dizem de um rapaz de 18 anos que joga na Escócia é mais do que relativo.
No jogo com o Achiles, vi um miudo com potencial, com qualidade de passe e velocidade de execução, mas que se encolhia nas bolas dividias. Não precisa de encher, mas precisa de ganhar capacidade de choque, de contacto, que até o André Martins tem feito por ganhar, daí ser dos melhores jogadores na pressão que temos atualmente.
Dizer que o Gauld pelo que valia na Escócia é o nosso melhor 10 não me parece coerente de todo.
Se o Marco Silva o guardou das luzes da ribalta terá sido por algum motivo e se fosse mesmo assim tão fora de serie parater lugar na equipa não estaria na B.
Tem potencial…para já é só o que conseguimos ver dele, mas quem trabalha com ele diariamente já viu mais e viu por exemplo, que neste momento não tem lugar no plantel!
O problema do Montero está na cabeça (psicológico), isso parece-me mais do que evidente, tal é o talento e classe deste jogador. O problema e o que me preocupa é saber se esse problema é passageiro ou mais do que isso. Maus momentos todos temos, mas esta má fase já vai em quase 9 meses!!! Gosto muito dele, admiro a sua classe e vê-lo jogar é muitas vezes um gosto para os olhos, mas eficácia tem sido pouca e que neste momento não o colocava a titular lá isso não colocava.
Foi precisamente por deixar de ser titular que o jejum vai longo…isso e os arbitros auxiliares de trampa que temos.
Slimani falhou lances mais escandalosos com o Nacional…só que está cheio de crédito aqui em casa.
Não sei como é que os argentinos viam o Kmet. Nem sequer quero saber como é que os escoceses vêem o Gauld. Sei que conheço o Ryan. E já o conhecia antes dele chegar ao Sporting. Sei aquilo que vale. Sei a qualidade, o talento e o potencial que tem. E sei o que pode valer neste momento por cá. Portanto, não tenho problemas nenhuns em afirmar, com toda a propriedade e com conhecimento de causa, que neste momento é o único “10” puro que temos, sim. Quer dizer, também temos o Chaby, mas esse ainda não me parece contar para a equipa A.
O Ryan é o único médio deste plantel que se sente à vontade a jogar em espaços curtos, por dentro do bloco adversário, que está habituado a pisar esses terrenos e que consegue pensar e executar a uma boa velocidade no último terço do terreno. Tem uma qualidade técnica e de passe acima de qualquer dúvida, é super inteligente e tem uma facilidade tremenda na condução de bola em velocidade. Além disso, tem mais experiência de 1ª Liga Europeia que o João Mário, por exemplo, que até é defendido por algumas pessoas como sendo um jogador que tem lugar actualmente no nosso 11.
Percebo perfeitamente que este seja um caso parecido ao do James no Porto. A questão é que eu acho que por lá eles erraram nesse caso. É bom, tem qualidade e pode ajudar a equipa? É para jogar. O resto são desculpas e medos.
Nove meses, com 2 golos mal anulados… Que podiam ter terminado a crise… :inde:
Acerca da continuação da discussão do papel do Montero no modelo de jogo, não podia estar mais de acordo com o Poeira e o André, sendo que ambos se expressam muito melhor do que eu :mrgreen:
Acerca do Gauld, remeto estes comentários sobre a necessidade de aumentar o físico do jogador para aqueles que queriam também que o Messi ganhasse caparro… Para quê, perder os atributos que fazem dele único no mundo (velocidade de execução e agilidade)?