É evidente que não é o grande dilema. A prova está na existência de exemplos de sucesso que seguem modelos diametralmente diferentes uns dos outros. O problema reside sobretudo na escolha do melhor modelo para um clube com as características que 102 anos de história foram construindo.
Nunca criticarei um adepto por desejar um Sporting diferente daquele que eu idealizo.
É provável que existam adeptos a quem as modalidades pouco dizem; outros haverá a quem é indiferente ter um estádio em nome do clube ou que não se importam em vender Alcochete para ir construir uma nova academia no Montijo ou em Mafra se isso significar mais valias suficientes para ir buscar uma ou duas trutas para a equipa principal.
Sem esquecer aqueles que só admitem a viabilidade do futebol profissional do Sporting se este recorrer a investidores externos (tendo para isso de os aliciar com alguma coisa). As possibilidades são quase inesgotáveis.
Uma coisa é certa e fácil de provar: o Sporting continuará.
Nesta altura o problema tem mais a ver com a o processo de escolha. Como vão os Sportinguistas escolher? Há que avançar com propostas. Preferencialmente com alternativas. Analisar as várias possibilidades. Traçar vários cenários para perspectivar como será o futuro do Sporting consoante se escolha uma ou outra proposta.
E para isso não pode haver pressas. O Congresso - se seguir um regulamento sensato - pode ser o espaço para essa reflexão. O que me parece inaceitável é que se marquem assembleias gerais em cima da hora - e numa quinta-feira à noite - para pedir aos associados que decidam as próximas décadas do clube. Desejo, realmente, que o post que abre este tópico não se confirme.
Os restaurantes não é o Sporting de certeza, porque o Sporting foi despojado de tudo, com excepcão do Estádio.
Mas a tua teoria é interessante… se tu me alugares uma casa e eu a usar muitas vezes então fico com o direito de a ter para mim porque sou eu que a uso. :think: De facto, é mesmo como no mundo real. :great:
è gente desta espécie que deixa a familia,as mulheres e os filhos em casa,para ir ver o Sporting seja onde for…enquanto quem tem obrigação ainda vem para os media dizer que se o Sporting jogar em Braga a um domingo à noite não mete lá os pés…
Oh Moura,lava essa boca quando falares mal dos arruaceiros…
É que se não forem os arruaceiros a ir ver o Sporting,quem vai!!!e vais ter a prova disso agora em Leiria,estádio deserto…meia duzia de leirienses e a meia duzia de arruaceiros que partem de Lisboa,para ainda serem acusados,porque na realidade,vão ver o Sporting!!E na Ucrania?!?quem vai!!!Vão os "ótarios"que vão pagar 1200 euros,mais os convidados do Sporting,que pagam 0(zero),porque os outros pagam 1200€…mais a meia duzia de arruaceiros que vão gastar do seu,para poder ir ver o Sporting!!!enfim…arruaceiros…se formos a ver bem quem são os arruaceiros,talvez os encontres…mas do teu lado…
Vamos lá ter calma: a próxima AG de dia 30 (ou de data a designar) é para se debater os moldes do Congresso e acho que devem canalizar a vossa energia para tentarem perceber e definir a melhor maneira de não serem postos fora de jogo da entrada desse congresso. Porque os critérios de admissão no Congresso vão ser muito apertados.
Eu se ficar de fora, tentarei entrar pela força!
É uma relacão senhorio-inquilino, porque a SAD paga uma renda (assumida como renda) ao Sporting de 5 M€ / ano pela utilizacão do Estádio de Alvalade. Mais senhorio-inquilino que isto é impossível.
Pegando na tua lógica… se defendes que o AC Milan não tem estádio próprio, isso é idêntico à SAD que não tem estádio “próprio”… e logo, não tens razões para defender que o futebol seja “dono” de um estádio.
Falarei sempre mal dos arruaceiros seja em que circunstâncias for e ficaria extremamente feliz se fossem banidos do clube sejam eles quem sejam.
Quanto à frase do FSF sobre a ida do jogo a Braga, se lesses tudinho até ao fim, talvez tivesses percebido que o objectivo do FSF nessa frase era precisamente defender os adeptos ao mencionar que os horários dos jogos não são a horas decentes em muitos dos casos. Exemplificou o jogo de Braga que era um convite a não ir ao jogo para um adepto que tivesse um compromisso inadiável às 9.00h da manhã em Lisboa. Até parece que isto não é verdade …
Mantenho a mesma afirmação que disse a relação entre o Sporting SAD e o Sporting Clube Portugal não é uma vulgar relação inquilino-senhorio.
Eu afirmei que não desejo que o Sporting venda o estádio ou a academia, só referi que se isso acontecesse não era o fim do clube exemplificando com clubes que têm sucesso nessas condições. Nem nunca ouvi FSF (alias nem me lembro se quer alguem da direcção sugerir isso) a sugerir a venda do estádio ou academia, vocês é que dizem que é essa sua a intenção. Aliás colocarem intenções diabólicas no FSF, é a vossa “especialidade”.
“Arruaceiros”… vá…
No dia em que “banisses” com o Tantum, 24.661, comigo, ou com outro sócio dedicado como nós somos ao Sporting, era sinal que o Sporting já não existia!!
Companheiro,compromissos inadiaveis desse senhor é servir o Sporting e estar com a equipa onde ela estiver,jogue onde jogar!Ou só serve para presidente do Sporting para dizer que está mau!!!Companheiro…esse senhor abre a boca,só diz merd@ e depois vem com as desculpas!É a desculpa de tirar uma hora,é a desculpa das horas dos jogos,tudo serve de desculpa para as asneiras que ao longo dos anos vai dizendo…Para mim,CHEGA!Se te tapa os olhos a ti,isso é lá contigo…
Quanto a essa dos arruaceiros,deves ser algum doutor para pensares que és mais que eu,e se formos a ver o meu registo criminal,está tão limpo quanto o teu,se o teu tiver limpo…e falo pela maioria dos pseudos-arruaceiros!E mais,e volto-te a dizer…se calhar os arruaceiros,estão do teu lado!!E se não percebes,vai à bola e a assembleias gerais e vê com esses olhinhos…
O Sporting já existia muito antes de eu, tu ou qualquer um dos outros que mencionaste existirem e que eu saiba a história do nosso clube não foi feita por arruaceiros, muito pelo contrário.
Nota: Para mim arruaceiro é qualquer um que usa/sugere métodos violentos para impor as suas ideias, se te consideras dentro desse grupo … lamento!
As acções do FSF e da sua escumalha tornam-no diabólico por si só… A nossa única “especialidade” é defender os interesses do SPORTING a 100%… a tua provavelmente será outra… ainda não percebemos foi bem qual.
Devaneios do Moura à parte, creio que a confirmar-se isto, o que nos espera é fazer como os adeptos da Fiorentina fizeram: começar o clube do zero! Entre isto e andarmos a ser um objecto de sanguessuga prefiro claramente que o clube se reconstrua da base… O sentimento seria o mesmo, as pessoas que tem afectividade ao clube seriam as mesmas, a relação seria a mesma!