7 votos contra. Aconselhava todos a não marcarem nada para o dia 30/10, mesmo que não existam notícias da AG. Já se viu que eles podem avisar apenas 24h antes.
O estádio na SAD? Prefiro pensar que o Frede se enganou pelo que, para já, não acredito que essa proposta esteja em cima da mesa no dia 30.
Se estiver enganado então não vejo outro remédio que não seja apresentar uma moção de desconfiança aos actuais dirigentes. Seria inaceitável submeter ao escrutínio dos associados uma proposta com estas implicações sem os devidos esclarecimentos e sem uma prévia discussão pública.
Este momento é decisivo na história do Sporting. O modelo de clube está em discussão. Há passos a dar que são tão importantes como irreversíveis, pelo que penso que propostas deste teor só devem ser submetidas a votação após a realização do congresso de Março. O que me leva a recordar-vos como é importante que o respectivo regulamento, a aprovar na Assembleia Geral de 30 de Outubro, sirva aqueles que devem ser os seus propósitos: identificar com rigor aquilo que os Sportinguistas querem que seja o Sporting nos próximos 50 anos e os meios para o conseguir.
A realização desta assembleia geral devia ser o mais divulgada possível, tal é a importância da mesma. Os sócios deviam ser sensibilizados para o perigo que pode representar a transferência de propriedade do Estádio e Academia, para a esfera da SAD.Não podemos pactuar com isto, e é isso que os sócios menos atentos e indecisos têm de perceber.
Mas algum de vocês acreditam que a SAD do Sporting possa existir sem o Sporting Clube Portugal como base dela?
No dia que a Sporting SAD se dissociar do Sporting Clube Portugal, assina a sua certidão de óbito. O Sporting Clube Portugal será sempre o sustentáculo da Sporting SAD.
A mim não me mete confusão nenhuma o estádio e a academia passarem para os activos da SAD (pelo preço justo é claro). O estádio e a academia são usados quase exclusivamente pelo futebol, por isso até faz sentido ser o futebol através da Sporting SAD gerir esses activos. Aliás mesmo sem saber os numeros envolvidos, com a passagem destes activos para a SAD, o passivo do Sporting Clube Portugal ficará certamente muito reduzido (aumentará significativamente o da SAD).
O Sporting Clube Portugal será sempre a base da Sporting SAD e terá sempre a palavra decisiva (independentemente de não ter a maioria de acções) na estratégia da SAD. Nenhum accionista com bom senso iria afrontar o Sporting Clube Portugal numa decisão fundamental dos destinos da SAD. Ao tentar fazer isso, estava certamente a cavar a sua própria sepultura e da própria SAD, na qual investiu dinheiro para ter lucros.
Mesmo que no futuro se decidisse vender o estádio e a academia (não é isso que eu desejo), não seria o fiim do Sporting SAD. Há clubes com êxito que não têm estádio próprio (Milan) ou academia própria (Porto). O activo mais valioso dum clube desportivo
são os seus adeptos (principalmente os associados e accionistas no caso do futebol), esse é que preocupante estar a diminuir como é o que está acontecer neste momento. Muitos foristas acreditam que se o FSF sair e vier um Abrantes Mendes, a militância aumentará … dos 25% sem dúvidas e do outros 75% o que acontecerá? Falando por mim, seja quem for o presidente a minha militância será a mesma, mas é licito pensar que nos 75% tambem há pessoas que deixarão de ir ao estádio, que deixarão de ser sócios, caso apareça um presidente digamos que se reveja na linguagem e métodos sugeridos por uma corrente significativa deste forum.
Por este tipo de resposta fiquei elucidado do “real” objectivo da AAS. Obrigado pela informação.
Tantum só para as dores de garganta, para o resto não obrigado.
Quanto ao artista, artista és u que estás armado em boas intenções e não passas dum arruaceiro mal disfarçado.
Espero realmente que alguem da direcção da Sporting leia este forum, para que na próxima vez que a AAS solicite alguma coisa dê a resposta devida a associações que tem como mentores gente da tua espécie.
Se o Clube é o sustentáculo da SAD e isto é basicamente tudo a mesma coisa, então para quê passar o Estádio, Academia e sei lá mais quantos Activos do Clube para a SAD?
Por essa lógica: - Para baixar o passivo do clube não é… se clube e sad são a mesmíssima coisa, então o passivo continua o mesmo, só muda é de lugar. - Para aumentar receitas e/ou diminuir os custos também não é… se clube e sad são a mesmíssima coisa, então a receita e despesa do clube é a mesma que a da sad e vice-versa. - Para aumentar a capacidade do futebol também não é… se as receitas e despesas são as mesmas, então o futebol do SCP nada lucra com isso. - Para aumentar a capacidade das modalidades também não é… os activos são sobretudo relativos ao futebol e para as modalidades é igual ao litro. - Para aumentar o número de sóciso e adeptos não é… não vejo como é que passar uma coisa de um clube para uma sad possa potenciar o aumento de adeptos.
Ou seja, se não é para nada disto, consegues então arranjar uma explicacão plausível (uma que seja) que vise beneficiar o Sporting na sua globalidade ao passar as coisas que estão no Clube para a SAD?
Eu não encontro nenhuma que beneficie o Sporting… mas encontro bastantes que beneficiam terceiros que não o Sporting. Ora, imaginando que se “vende” a posicão do Clube na SAD (mantendo este a capacidade de veto em situacões específicas) a outros accionistas, significa isso que futuros negócios com os activos da SAD irão beneficiar em grande medida esses accionistas. Mas se porventura esses futuros negócios tivessem ocorrido com os mesmos activos estando eles no clube, então o principal beneficiado seria o clube e não os accionistas. Esta é, para mim, a grande diferenca entre o estádio, academia, etc estarem no clube e não na SAD.
Pergunta final: perante estas 2 perspectivas, qual é a mais vantajosa para o Sporting Clube de Portugal?.. Encontrem a vossa resposta e têm aí o vosso voto.
A vantagem que eu vejo é na gestão dos próprios activos. Será a entidade que os usa que os vai gerir. Não vejo mal nenhum em que as receitas e despesas que o futebol proporcionam sejam bem identificadas e que seja a SAD como empresa que gere o futebol responsável pela rentabilização desses activos e claro pelas despesas que esses activos proporcionam.
Quanto à hipótese da SAD com estes activos incorporados, ser mais atractivo para eventuais investidores … tenho as minhas dúvidas. O estádio e a academia só por si (não estou a incluir as potenciais vendas de jogadores formados na academia) serão rentáveis? Eu sei que os terrenos são valiosos, mas será que se poderá construir algo diferente do que está em caso de venda desses activos, para já não falar dos custos enormes de deitar abaixo um estádio por exemplo.
A hipotética passagem da academia e do estádio para a SAD, está longe de ser para mim o grande dilema que o Sporting CLube Portugal neste momento atarvessa.
Quanto à má educação, devemos ter conceitos diferentes …
Quanto ao capitão, deve vir da mesma origem do artista, por isso deve ser melhor ignorar o real significado que essa tua referência a capitão pretende atingir.
Ah ok, então quer dizer que consideras esta passagem como uma questão de pormenor… então já agora, por que não esquecermos isso da AG e o FSF escrever um papel em que diz que o que está no Clube passa para a SAD?
Mas agora deixaste-me mais intrigado…
Todos os escalões jovens que são propriedade do Clube Sporting (com excepcão dos júniores) treinam e jogam na Academia, usando as instalacões muito mais que a SAD e o seu futebol profissional. Assim sendo, como justificar o benefício para o Clube decorrente da passagem da Academia para a SAD? :think:
Tirando os direitos de TV da SCS, todas as receitas e despesas do futebol são já canalizadas para SAD. Assim sendo, que benefício existe para o Clube decorrente da passagem do Estádio para a SAD? :think:
Que eu saiba a AG é obrigatória para este hipotético caso, por isso o papel não serve. Tu és muito do 8 ou 80, ou é vital ou é um pormenor. O que eu disse que não é que me preocupa mais neste momento, não lhe tirei importância. Não é para mim vital para o clube, mas tambem não é um pormenor.
Se estivesses mais atento à formação do Sporting, sabias que os escalões mais jovens do clube (escolinhas e infantis) treinam fora da Academia e estes são mesmo muito muitos. Penso que tambem se está a equacionar a passagem dos iniciados e juvenis para a SAD.
Quem paga a manutenção do estádio? Quem recebe os alugueis dos restaurantes? Penso que não é a Sporting SAD …