Sim [member=18084]Gladstone , pelo que o [member=17947]Poeira referiu.
Como médios-centro e médios-centro ofensivos, gosto de um jogador mais próximo do Chaby que do Wallyson. Se falar de um jogador mais posicional, tipo médio-defensivo (pivot defensivo), aí prefiro um jogador mais “estável” e “lançador” como o Wallyson.
Para mim, num 4x3x3 os dois médios de segunda linha têm de ser criativos, desequilibrar ao primeiro toque, surpreender, pensar rápido, descobrir soluções em assistência e último passe que os outros não vêm.
Mas têm, também, de o saber fazer. Não ser burros nem individualistas. Ser médios, portanto, não extremos ou avançados.
Eu adorava jogar com Gauld e Chaby na segunda linha do meio-campo. Mas, com o actual João Mário, isso é impensável. De qualquer forma ficaria com os 3 na próxima época, mantendo 1 dos outros 2 da A que têm jogado (ou Adrien, ou André Martins).
Em relação ao Wallyson, vejo-o muito mais como médio defensivo/posicional.
Há equipas que jogam só com 2 médios (benfica). E o 2o tem sempre velocidade, transporte de bola e desequilíbrio na frente (n é por acaso que Enzo e Pizzi eram ambos médios-ala).
E depois há equipas que jogam com 3 médios. Nessas, para mim, pelo menos 2 têm de ser muito criativos, desequilibradores, capazes tanto de vir buscar a bola ao médio-defensivo e pensar jogo como de receber entrelinhas e jogar rápido a um toque.
Para mim o Wallyson não tem isto. É fortíssimo a tirar a bola das zonas de pressão (é muito difícil a um adversário tirar-lhe a bola). É bom a organizar jogo e a “pausar” (acalmar) o ataque. A circular a bola. A pensar a equipa desde trás.
Recebendo entrelinhas (“zona 10”) não acho que tenha a agilidade, capacidade de jogar a um toque e criatividade para se desembaraçar da pressão e atacar a baliza. Ou para receber e rodar logo.
Não acho que tenha a “dinâmica” necessária para isso. Mas acho-o ultra inteligente, com excelente sentido posicional e muito bom a organizar jogo se não lhe tiverem sempre a “morder os calcanhares”. Como tem feito na B. Acho que a esconder a bola é parecido com o William (muito difícil tirá-la). E a organizar jogo de cabeça levantada com o Matic (que tal como ele também aparece na frente, marca golos, etc).
Em 2/3 anos, quero Wallyson-Gauld-Chaby na A. Só depois de vender William e João Mário. Com Geraldes no banco… e eventualmente o Palhinha (depende de como evoluir em termos de organização ofensiva).
Depois, há outra questão para mim importante… Acho que o Chaby, pelo seu perfil morfológico, teria mais dificuldades em ser bem sucedido num empréstimo a uma Equipa da I Liga que o Wallyson.
Importante, para mim, é serem promovidos 4 jogadores: Esgaio, Iuri, Gauld e depois um entre Wallyson e Chaby. Acho legítimo que cada um tenha as suas preferências.
E essencial também é dizer que, em 2016/2017, quero Chaby, Wallyson e Geraldes, os tr|es juntos no plantel A.
Entre Chaby e Wallyson a escolha era para o Wallyson certamente, parece me estar mais do que preparado e ate por um questao de logica para quem ja sobe gauld e iuri o melhor é subir o Wallyson
Basicamente, [member=18084]Gladstone , para mim um médio de características ofensivas é tipo João Mário, Farley (que pena ter saído), Chaby, Gauld, Geraldes… todos eles jogadores diferentes do Wallyson, que me parece um jogador mais posicional, de passe, de organizar, rodar bola de flanco, pautar jogo, etc.
Entre Wallyson e Palhinha, para mim, teremos dois bons médios-defensivos dentro de uns 2/3 anos para lutar os 2 por um lugar na A juntos… com estilos diferentes, mas qualidade. Com João Mário, Gauld, Chaby e Geraldes… Mané, Iuri, Podence, Gelson e Matheus para as alas… jovens avançados há Rubio, Betinho (ainda não desisti), Ponde… temos tanto talento. E para mim mais do meio-campo para a frente que o contrário.
A questão não é a nossa preferência ou aquilo que achamos que é ou deixa de ser o Iuri em campo (a posição onde rende mais ou poderá render mais). Objectivamente falando, o Iuri foi um dos que “tapou” o Geraldes.
Eu percebo. Só não concordo com a “colagem” do Wallyson a 6 - para mim é um 8. Vi o Wallyson a jogar muitas vezes a 10 nos juniores e com qualidade, mas estamos a falar de juniores…
Sobre a posição mais à frente, tenho a mesma ideia de que tu (em relação aos jogadores), mas a questão é que não se vai ter um plantel com 3 “10”… Penso eu de que.
Mas o João Mário, o Geraldes o Farley são 8 (tb chegaram a jogar a 10, pelo menos na NextGen o JM e o Farley jogaram) e têm aquela ginga, simulação de corpo, “maldade” (lembras-te do cabrito do João Mário ao benfica ou ao liverpool? classe!!), agilidade de fugir à pressão, etc.
O Wallyson para mim joga a uma velocidade diferente, menos progressão com bola, menos transporte e drible, menos “ginga”, mas mais organização, “pausa” no jogo, rodar flanco, etc.
Para mim meio-campo com 3 num grande da Liga Portuguesa… tens que ter 2 jogadores ali com criatividade, agressividade ofensiva, velocidade, irreverência. Mas aceito outras opiniões.
Editado: Basicamente não faço essa distinção entre um 8 e um 10… tão grande assim. Para mim um “10” é um “trequartista”, daqueles à italiana tipo 2o avançado com classe, não médio…
O Sporting B recebe, amanhã, o Atlético em jogo a contar para a 36.ª jornada do Campeonato Nacional da II Liga. Francisco Geraldes, médio ‘leonino’, espera um resultado positivo para os ‘leões’.
“Vai ser um jogo com algumas dificuldades”, começa por referir o atleta ‘verde e branco’. “Contudo, penso que temos boas possibilidades de vencer. A equipa vem de uma série positiva de resultados e quer conquistar os três pontos”, completa.
Na primeira volta do Campeonato, os comandados de João de Deus perderam por 5-0 frente ao Atlético, um resultado que não terá influência no encontro de amanhã. “Não podemos comparar em nada o encontro da primeira volta, nem o resultado nem a exibição. A nossa equipa está mudada, muito mais madura e tem jogado muito melhor”, concluiu.
O encontro tem lugar, amanhã, na Academia Sporting, pelas 11h e terá transmissão em directo e em exclusivo na Sporting TV.
João Pinto, da Associação de Futebol de Lisboa, foi o árbitro nomeado para dirigir a partida.
Fui ver hoje o jogo dos sub-20 e, obviamente, estive com especial atenção aos jogadores do Sporting.
O Chico, como lhe chamavam, foi dos melhores. Sempre disponível para receber a bola a meio-campo, distribuir e acalmar ou acelerar o jogo consoante os seus momentos. Apesar de franzino, nunca o vi a desistir dos lances. No entanto, é um dos aspectos a melhorar.
O Sporting B recebe, amanhã, o Feirense em jogo a contar para a 39.ª jornada do Campeonato Nacional da II Liga. Francisco Geraldes, médio internacional Sub-20 ‘leonino’, espera um encontro com algumas dificuldades mas garante que os ‘leões’ estão recuperados da última derrota na Covilhã e vão dar o seu melhor para vencer a partida.
“Vai ser um jogo muito exigente”, explicou o jogador ‘verde e branco’. “O Feirense é uma equipa muito forte que vai dar tudo para vencer e subir ainda mais na tabela classificativa”, acrescentou.
“Sabemos que vai ser um grande desafio. No entanto, a equipa já recuperou da última derrota e está muito concentrada em entrar em campo e conquistar os três pontos. O nosso objectivo é vencer jogo a jogo e fazer o melhor possível”, concluiu.
O Sporting B-Feirense realiza-se amanhã, na Academia Sporting, pelas 15h.