Consegues referir jogadores de equipas “B” portuguesas que, no passado ou no presente, tenham sido elevados ao plantel principal durante a própria época? Eu não me recordo.
Bem lembrado :great:Tenho-me esquecido de tomar as cápsulas para a fadiga intelectual…
Parece-me que também houve os casos do Ilori e do Bruma, embora num contexto muito específico de crise instalada.
De qualquer forma, não haverá muitos exemplos.
Para mim um 8 é um médio-centro, e um 10 é um médio-centro. Geralmente os segundos são mais criativos, logo melhores. É um médio de características ofensivas. Cabe num 4x4x2 ou num 4x3x3.
Se a ideia é ali mais a segundo avançado, não serve. Se a ideia é um duplo pivot defensivo e outro à frente… bom, acho que só o Geraldes ali não chega. Receber de costas e não baixar para receber curto exige outros predicados.
Como 2º avançado claramente não, mas como 10 num duplo pivot acho que vou esperar pela evolução do jogador para ver como se pode encaixar. Tem mais criatividade que, por exemplo, o Evandro que jogou nessa posição no Estoril e esta época no Porto.
Ao Geraldes tem-me parecido que lhe falta “pulmão” para os 90 minutos. Dá tudo o que tem, trabalha bastante, deve ser dos jogadores mais verticais que tenho visto nos últimos tempos no Sporting, mas costuma desaparecer aos 60/65 minutos de jogo.
É normal. Não é fácil passar dos juniores, para o banco da B, para titular na 2ª Liga.
Acredito que a sua resistência vai melhorar muito na próxima época.
Concordo que foi uma subida meteórica, mas por isso mesmo acho que não é necessário queimar etapas. Terá o seu tempo. Breves incursões na equipa principal. Para ser titular ou jogador de banco, parece-me ainda cedo… mas…
O Geraldes fez excelente época, a ultima de juniores (ano passado), jogando ao lado do Gelson e com o Palhinha nas costas, num meio com 3 médios, portanto, em que a base do triângulo ficava no ataque (Gelson e Geraldes).
Se é o esquema em que ele pode render mais não sei, mas tenho alguma dificuldade em definir “claramente” se ele é um 8 ou um 10: transporta bem a bola e faz boas aberturas, contudo não me parece, embora sendo um criativo, ser “o criativo” para jogar a 10.
É esperar para ver a evolução…