Francisco Geraldes (Saída: Rio Ave)

Não interpretas bem aquilo que escrevi. Acho que fui claro quando disse que o trabalho de ginásio é importante em situações muitos especificas.
Já agora não tolero que me chamem de mentiroso pois é coisa que não sou:
el año pasado no ha hecho nada de
estructura condicional. Su propia biología y práctica específica le ha dado posibilidades de
llegar donde ha llegado sin hacer nada de fuerza, ni de velocidad, ni de resistencia, ni de
flexibilidad … y vosotros diréis ¿eso es mentira? Es verdad !! ¿Qué significa? Que siendo muy
débil y muy poco resistente, poco rápido y poco de todo, en el sentido de poco que tenéis
vosotros, ha “hipertrofiado”, para nosotros optimizado, sus estructuras cognitiva, coordinativa,
lo emotivo, etc. El disfruta mucho más dando un buen pase o manteniendo el juego con el
pase, que no hacer un gol (…)

Seirulo sobre Iniesta

[member=23426]DFrancesco, não te chamei de mentiroso, afirmei que o que escreveste é mentira. E podes colocar as afirmações que quiseres, todos os atletas de elite fazem trabalho de ginásio. Também é verdade que nenhum atleta vai afirmar tudo o que faz ou deixa de fazer. Pega em fotos, compara as evoluções físicas e tens aí a resposta. E não vou prolongar mais o :offtopic: .

É óbvio que o Chico, ou qualquer outro futebolista do Sporting, tem de ter trabalho muscular no ginásio. É essencial para qualquer atleta.

Isso não significa que tenha de ganhar 10kg e ficar um armário. Simplesmente ajuda na componente física, na recuperação de lesões, ajuda a prevenir as mesmas etc.

Acho que o :offtopic: transbordou. Repara, eu não considero o trabalho “físico” desadequado. E acho que já afirmei aqui que em certos contextos e situações especificas é de extrema importância.
O que eu rebato é o facto de sempre que se analisa um jogador se diga: precisa de mais velocidade, de mais isto de mais aquilo. Mas depois não percebem o que é realmente a velocidade no futebol, não percebem que mexer na estrutura de um atleta é um processo complexo. Quando se diz vamos meter mais uns quilos em cima do Geraldes por exemplo. Será que isso o vai beneficiar?Como sabemos que isso irá acontecer?

Acho que é espanhol e perceptível. Ele referia-se a uma época desportiva e não desde sempre…

Além de ter ganho mais que zero, parece-me injusto responsabilizar Ronaldo, que fez o que fez e faz o que faz há mais de uma década, pelos desvarios do Real, que tem nenhuma politica desportiva e tem um plantel mal construido, como quase sempre teve, ao contrário do Barcelona.

Ronaldo redefiniu-se como jogador e manteve-se no topo, em cenários competitivos diferentes e com desafios diferentes, dos mais exigentes da história ( um rival como Messi, uma super equipa como o Barça ). Não é para todos. É para quase nenhum.

DFrancesco não leias só sobre periodização tática. Procura outra coisas. Nem o Mourinho que é o mais famoso utilizador dessa metodologia a cumpre totalmente.

Já justifiquei a minha opinião. Não é mais do que isso, uma opinião. O Fórum existe para isso mesmo, partilharmos opiniões e debatermos. Tenho ideia que vai subir de peso, de forma gradual e em benefício próprio. Faz parte do processo, se de facto tem 65kg, creio que poderá ir até aos 70kg no próximo ano, ano e meio. Um aumento de 5kg não lhe será prejudicial, continuará a ser o jogador que é, mas com melhor condição físico, que será importante para impor-se num nível competitivo com maior intensidade, onde os jogos têm outra velocidade, de movimentos e procedimentos.

A nutrição e o trabalho de desenvolvimento físico são duas componentes importantes, em qualquer atleta. Visam melhorar a performance e visam manter o atleta o mais apto possível, dado que pratica uma actividade física de enorme desgaste. É trabalho específico muito individual, onde cada atleta tem o seu plano, tanto alimentar, como físico. Por isso, é que há atletas que procuram ter profissionais da área da nutrição e da área física a trabalhar diariamente com eles, fora do clube, mas com o conhecimento deste. Tudo para ter a melhor performance possível.

O trabalho físico, seja no ginásio, seja no campo, é adaptado a determinado contexto e individualizado. Varia consoante o momento da temporada que estejam, a periodização é definida no início da época, onde o trabalho físico é mais volumoso e frequente, para depois diminuir o volume, mantendo a frequência e variando a intensidade, consoante o acumular de desgaste. São estas as três variáveis que são determinadas no trabalho físico: volume, intensidade, frequência.

Se o Francisco chegar aos 70kg e entenderem que pode e deve ganhar mais 2kg, é isso que vai acontecer. É um trabalho longo, regular, consistente e que tem como objectivo a performance do atleta. Se isto vai acontecer? Não sei, nem o próprio atleta sabe, certamente. Quero-o ver na 1ª Liga, seja no Sporting, seja noutro clube, para ver onde pode melhorar e como vai desenvolver-se. É a minha opinião, vale o que vale, aqui vale tanto quanto a tua. :great:

Boas companheiro. Não sou seguidista da PT. Confesso que me revejo em muito dos seus princípios mas não quer dizer que a siga na totalidade. Apenas a utilizo aqui no forum para mostrar que não há verdades absolutas e sim metodologias diferentes que não são menos válidas. A periodização táctica tem sucesso, a convencional também e isso é bonito e interessante. Eu não vim aqui dizer " a minha é melhor que a tua". Vim com o intuito de discutir saudavelmente e com educação.
Seirulo por exemplo, não aplica a PT e no entanto concordo com muita coisa dele.

SL

Obrigado pela opinião @Chown. Há algum sitio onde pudéssemos discutir o assunto? Ou deveria de abrir novo tópico para evitar o :offtopic: ?
Acho que é um assunto interessante para se discutir…metodologias, treino.

Também acho um assunto super interessante. Deviam copiar os posts que já conversaram e juntar num novo tópico de discussão de treino ou algo assim.

Eu seria um leitor desse tópico, apesar de provavelmente não me manifestar por falta de conhecimento teórico a esse nível.

Gostava de aprender no entanto. É para isso que também estou aqui. Aprender com quem sabe.

@Peric82 penso que seria um tópico interessante, só não sei onde se deve abrir e gostaria da ajuda da moderação nesse sentido.
Todas as opiniões são válidas amigo, se fundamentadas melhor. Penso que todas as opiniões, artigos, pensamentos, metodologias serão bem vindas desde que haja respeito.

[member=23426]DFrancesco [member=20841]Peric82

Já criei o tópico: A ciência do futebol - metodologia e organização

A brigada dos blogs nunca entrou no ginásio ou nunca ganhou 1kg que seja de massa muscular. Só assim se compreende a conversa de sempre.

Massa muscular dá-te explosão, velocidade, resistência e previne lesões (por exemplo: aqueles atletas que fazem um sprint e “rasgam” normalmente é sinal que não tiveram o reforço necessário na zona dos hamstrings), etc. etc.

Fantástica teoria…
Mas para ti aplicava esta:

“No futebol, um grama de tecido cerebral pesa mais que cem gramas de músculo.”
Horst Wein

No que a mim me diz respeito, tenho plena noção da importância do treino de força. Tem vários benefícios OBVIAMENTE. Epah, ninguém no seu perfeito juízo vai dizer que um jogador de futebol n precisa de força. Claro que precisa. Precisa da força necessária para a modalidade que pratica. O que se diz é que n é o fisico que diferencia um bom de um mau jogador. Simples assim

Não sei se falta massa muscular ao Chaby ou não. Sei que, na forma como utiliza o corpo para proteger a bola dos adversários, é bem mais forte que esses 3 (Podence, Gauld e Geraldes). A sua morfologia também ajuda, mas na prática, no campo de futebol, é isso que acontece (e é aí que interessa).

PS - No entanto, os outros 3 usam a inteligência para contornar essa menor capacidade, sendo muito rápidos a pensar e a executar, o que torna difícil aos adversários entrarem no corpo a corpo e choque (quando tentam, quando vão à queima, eles já “fugiram”…).

Lá está, vê-se mesmo que percebes pouco de futebol.

Eu (e qualquer treinador minimamente inteligente) vou sempre preferir um jogador que se calhar tecnicamente não é tão bom como outros mas fisicamente forte. Porquê? Porque de que raio me vale a pena ter um jogador que tecnicamente é muito bom se está sempre lesionado, não aguenta uma simples carga dum adversário, não aguenta mais de 50 ou 60 minutos a jogar bem porque começa a falhar a resistência e não é capaz de ganhar uma bola dividida?
Tens o exemplo do Izmaylov. Que tecnicamente era um craque. Mas fisicamente era o que era. Jogava 2 ou 3 jogos, lesionava-se para 3 meses, quando não era mais.

E é por isso que prefiro um jogador que tecnicamente não possa ser tão bom como o seu concorrente directo para o lugar, mas se calhar aguenta sempre 30 ou 40 jogos seguidos ou quase a uma regularidade exibicional boa e que raramente ou nunca se lesiona. O que lhe permite que a equipa confie sempre muito mais nele que em outros.

Não [member=15796]Matchbox Twenty. O [member=21633]Honoris tem razão. Se for o físico que diferencia um bom de um mau jogador, o que não faltam são bons jogadores no CNS.

É o todo (qualidades físicas, técnicas e tácticas). E é sobretudo a relação entre todas estas qualidades de um jogador e a forma como lhes dá uso de forma integrada, em campo, nos treinos e nos jogos, que diferencia um bom de um mau jogador.

Não são os quilos, os centímetros, os dotes técnicos. É a forma como aplica isso em contexto de jogo.

Ser bom tecnicamente e razoável/frágil fisicamente pode não chegar, normalmente não chega (mas há excepções). Mas não conheço nenhum tipo sem qualidades técnicas básicas e inteligência na sua aplicação que dê (bom) jogador.

Veja-se o Slimani. Já tinha o físico. Era interessante. Mas insuficiente. Agora é outra coisa. Porque é mais completo.

Os jogadores que não são completos (isto é, só são bons fisicamente, ou só são bons tecnicamente) têm de ser fabulosos num desses aspectos, em comparação com os adversários, para darem jogadores. E mesmo assim…

Meus caros, criei um tópico para discutirmos estas questões. Peço-vos que escrevam lá e não estejam aqui a criar :offtopic: .

Não me obriguem apagar posts interessantes e que colocadas no tópico devido, são deveras interessantes e pertinentes.