França organiza Euro'2016

Eu concordo com o aumento do nº de equipas, quero lá saber da qualificação, o que me interessa mesmo é uma boa competição a sério e se “existe” espaço para mais umas quantas tudo bem.
Mais ainda, penso que este alargamento estava em dívida desde o desmembramento da URSS e da Jugoslávia, apareceram por aí países que nunca mais acaba por isso venham mais uns quantos fazer a festa.

Qualquer dia mais vale deixarem de fazer qualificação e passam a estar todas as equipas a lutar pelo campeonato europeu.

Para mim o que está mal é o Mundial. Passo a explicar:

A decisão de alargar de 24 para 32 as equipas no Mundial foi tomada a 20 de Maio de 1994, já dois anos após a escolha da França como anfitriã, na sequência da queda do Bloco de Leste e posterior desmembramento da União Soviética, Jugoslávia e Checoslováquia, que resultou em poucos anos num aumento de 32 membros da UEFA para 49 (53 actualmente).

Foram portanto dadas 2 vagas extra à Europa… que nos foram progressivamente retiradas. Actualmente qualificamos menos equipas do que nos anos em que o mundial era jogado a 24.

Será que 8 selecções como Bósnia, Suécia, Croácia, Rússia, Irlanda, Ucrânia, Roménia ou República Checa são piores que as Honduras, Coreia do Norte, Japão, México, Argélia, Nova Zelândia, Nigéria ou Estados Unidos?

O pior não foi adoptar-se o modelo de 24 equipas para 2016: o pior foi não tê-lo adoptado já em 2008 e 2012, quando só foram dadas 12 vagas devido à organização bi-nacional!

Mas lá está,assim era mais um Europeu.A ideia é haver vários representantes de todos os continentes consoante a sua relevância para o futebol.

Tu vais ter quase tantas equipas num Europeu como tens num Mundial.E para que?Qual é a necessidade?

Entreguem já a taça à França, sempre poupam o esforço dos jogadores.

Pensem também nos benefícios que um euro a 24 trará não apenas desportivamente, mas em tudo o resto.

Um euro ou mundial já não é apenas um torneio de futebol, são acontecimentos planetários importantíssimos!

Então assim vais ter sempre grupos com representantes só para a piada. Enquanto isso, jogadores importantes ficam de fora.

Depois temos as desproporções:
Na América do Sul, metade das equipas podem ir ao mundial, o que deixa o Brasil cronicamente apurado.
Na América do Norte mais valia darem vagas directas ao México e aos Estados Unidos.

Aqui na Europa onde há uma multidão de equipas de qualidade brutal, sobram 13 vagas. Isto não existe em mais nenhuma competição mundial. A ideia é irem os melhores do mundo, não é fazer uma Taça das Confederações para 32 equipas. Acho eu.