A UEFA escolheu esta sexta-feira a França como país anfitrião do Euro'2016.
O Campeonato da Europa de 2016 terá como grande inovação o significativo aumento do número de seleções participantes, que passará para 24 em detrimento das atuais 16.
O anúncio foi feito pelo presidente da UEFA, Michel Platini, no Espace Hippomène, em Genebra, na Suíça, depois da votação de 13 dos 16 membros do comité executivo do organismo máximo do futebol europeu.
A última grande competição organizada pela França foi o Mundial’98, que os Bleus venceram. Antes tinham organizado o Euro’84, que também ganharam.
Daqui por seis anos, o país irá acolher o Europeu, na primeira edição da competição alargada a 24 equipas. A França, que venceu por maioria entre os 13 votos do Comité Executivo da UEFA, apresenta 12 estádios em 11 cidades, sendo sete renovados e quatro novos: Bordéus, Lens, Lille, Lyon, Nancy, Nice, Marselha, Paris (Stade de France e Parque dos Príncipes), Saint-Etienne, Estrasburgo e Toulouse.
O próximo Campeonato da Europa, em 2012, será organizado em conjunto pela Polónia e Ucrânia.
Outra vez a França que desta forma organiza 2 das maiores competições do mundo em 18 anos enquanto a Itália não tem uma grande competição no seu pais desde 1990 (26 anos sem nada) e a Turquia que nunca organizou nada.
Estou para ver no Mundial :sick:
Não esquecer a brilhante ideia das 24 equipas.Vai se bonito ver países a serem completamente cilindrados.
Eu gosto bastante da ideia de ter mais equipas! Primeiro somos o continente com mais potencial no futebol, depois, somos o continente com mais selecções no mundial, depois temos os melhores campeonatos! Acho que muitos países merecem participar nestas competições! Terão então uma oportunidade que nunca tiveram! E pensem que irão haver mais jogos, logo os investimentos compensarão muito mais. Alem disto, existirão mais visitantes a esse pais na altura do evento, porque mais países participam.
A competitividade manter-se-á, porque em principio nos quartos de final estarão as equipas do costume mas um ou outro out sider!
Num euro de 16 equipas passam os 2 melhores do grupo, com 24 equipas devem passar os 3 melhores, o que torna um passeio o apuramento, isto fazendo fé na selecção…
A decisão da UEFA também tem a ver com o investimento brutal que a França se propõe fazer. É quase como se fosse outro Mundial. :o A Turquia é sempre uma incógnita em termos organizativos e a Itália apresentava ainda muitas indefinições relativamente à capacidade dos estádios a renovar. Certo é que com 24 equipas, e sendo necessários tantos estádios, os pequenos países nunca mais vão poder organizar o Euro sozinhos, porque é um investimento sem retorno ter tantos recintos tão grandes em países de pequena e média dimensão à escala europeia.
[b]Stadia planned for renovating:[/b]
Saint-Denis: Stade de France, current capacity 81,338 (UEFA Elite Stadium)
Marseille: Stade Velodrome, current capacity 60,013 (Increase of the capacity to 70,000)
Lens: Stade Felix-Bollaert, current capacity 41,809 (Increase of the capacity to 50,000)
Paris: Parc des Princes, current capacity 48,713
Saint-Étienne: Stade Geoffroy-Guichard, current capacity 35,616 (Increase of the capacity to 42,000)
Toulouse: Stadium Municipal, current capacity 35,472 (Increase of the capacity to 40,000)
Strasbourg: Stade de la Meinau, current capacity 29,320 (Increase of the capacity to 36,000)
Nancy: Stade Marcel Picot, current capacity 20,087 (Increase of the capacity to 35,000)
New Stadiums:
Lyon: OL Land, capacity 62,500
Lille: Stade Borne de l’Espoir, capacity 50,000
Bordeaux: New stadium to replace Stade Chaban-Delmas, capacity 42,000
Nice: New stadium to replace Stade du Ray, capacity 40,000
Não me surpreende, vendo as alternativas existentes e considerando que a Itália foi logo posta de lado acabou por ser a escolha mais natural.
Como já disseram, a presença de muitos portugueses em França pode ser uma ajuda para a selecção. No entanto, se Queirós continuar, até o apuramento já é um desafio considerável…
E a competitividade?Assim de repente,e por muito boa que a Europa seja,não estou a ver 24 países com capacidade para fazer um bom Euro se serem esmagadas pelas habituais.
Já para não falar na confusão que isso vai fazer com o nº de equipas que passam e o emparelhamento.
O PlatiLOL está a inventar e a meu ver não há que complicar o que é simples e está bem feito.
Não quero entrar na questão do Platini porque sou contra a criação de suspeitas quando não existem quaisquer provas ou indícios…preferia que tivesse ido para Itália (até porque os estádios do país precisam de uma urgente remodelação), mas o projecto da França era bem superior.