Formula 1

O “nosso” desinteresse na F1 vem nao só do facto de o nível competitivo ser menor mas também por 2 factores:

• a falta de um GP de Portugal (nem que fosse no Algarve)

• A passagem das transmissões para canal pago e a falta de cobertura nas notícias gerais (provavelmente por causa do primeiro ponto)

Nos ultimos anos só segui com mais alguma atenção o 1o ano do Buemi. Este ano nem liguei muito ao inicio, mas pelo que tenho lido as corridas estão mais interessantes.

:arrow: :arrow:

Se houvesse um GP no Algarve eu ia ver!

Pois, Emperor como disseste muita gente deixou de acompanhar quando a F1 passou para a Sporttv juntando a isso a retirada na altura do Schumacher. Creio que foi aí e naquela altura em que o Schumacher e Ferrari ganhavam tudo o interesse caiu um pouco em geral.

Mas este ano está muito interessante sim, aconselho vivamente a todos os amantes da F1 e do desporto motorizado em geral, e que tenham “se desleixado” um pouco, que voltem a ver algumas corridas creio que apanhando o ritmo recuperam o interesse. Há 6 campeões, pilotos para todos os gostos, Schumacher de novo num carro competitivo (bem isto ainda está um pouco por confirmar mas seria optimo) e muita competitividade (carros com andamento semelhante com o valor dos pilotos também a fazer a diferença).

Quanto ao GP do Algarve, parece ser interessante e viável, no entanto é sabido que os chefões olham sempre para outros interesses, nomeadamente o monetário. Mas também não creio que seja por não haver GP em Portugal que se deixe de acompanhar, embora seria um sonho ver um GP de F1.

PS: Já agora alguma razão para esse interesse no Buemi, do género conhece-lo pessoalmente ou assim?

Como já disse há uns tempos, o meu irmão (que mora na Suiça) é amigo da familia, particularmente do Avô que é um dos grandes investidores nas carreiras dos netos: o Buemi e a prima Natacha Gachnang.

Eu antes até gostava de ver. Isto há coisa de alguns anos atrás. As corridas eram interessantes, e muito mexidas.

Depois com a alteração de regras, e saída do Schumacher, a corrida perdeu interesse. Passaram a ser corridas algo aborrecidas, com poucas mexidas, algumas em que praticamente só na ida às boxes é que havia ultrapassagens…e isso afastou-me um bocado de ver as corridas.

Isso e o facto de passar para a Sporttv. Passar para um canal pago foi deixar a F1 cair no esquecimento em Portugal a meu ver. Passou a ter muito menos destaque não só nos media como junto das pessoas.

Além de tudo isto, junta-se o facto de que perdi interesse pelo desporto motorizado em geral.

Actualmente, não sei como está, se está mais interessante ou não.
Talvez um dia destes resolva a ver uma prova a ver como anda.

Não pus nada disso em causa, apenas disse que o meu piloto favorito é o qualquer_um_menos_o_Alonso.
Ser espanhol não é razão para não gostar dele, nem sei o que te leva a pensar isso, também nunca gostei do Senna e não era por ser brasileiro.

De acordo que o Massa não é grande piloto.

Lembro-me de Alonso choramingar na Renault, que não tinha apoio da equipa, quando o colega de equipa era o miserável Fisichela. :xock:

Sim é só louvores desde que saiu da Mclaren, ao ponto de secar todos os seus colegas de equipa, não lhes permitindo material de primeira, e a cereja no topo do bolo é quando a sua equipa manda o segundo carro bater. Foi em Abu Dahbi, e o segundo piloto era Nelson Piquet Junior. Se já gostava pouco de Alonso, foi a partir desse dia que passei a torcer pelo qualquer_um_menos_o_Alonso. :naughty:

? :think:

Escrevi este texto num blog em 2008(?) sobre o porquê de não se investir no automobilismo português e no Álvaro Parente.

"Atenção que o nosso fenómeno não é assim tão similar ao espanhol. E explico porquê. Quer se queira quer não, o único desporto de massas em Portugal é o futebol, por todas as razões e mais algumas (muitas delas várias pessoas já se encarregaram de dar as razões noutros tópicos). O automobilismo, ainda assim tinha a capacidade de atrair multidões em dois momentos: Rally de Portugal e Grande Prémio de F1. Também se pode incluir o Dakar nesses momentos, embora tenha sido efémero. Ora, o Rally perdeu um pouco a aura que o revestia nos anos 80 e 90 (a quantidade de pessoas que se juntavam nas classificativas de Fafe, Arganil e Sintra, por exemplo criavam um ambiente fantástico). E quanto á F1 desde 1996, que não ouvimos o baralho fantástico de um motor (salvo testes esporádicos). O interesse das novas gerações esvaiu-se. Eu vejo isso por mim. Os meus amigos chamam-me louco por me levantar as 5 ou 6 da manhã para ir ver o GP do Japão ou da China.

O que é que eu quero dizer com isto: Que pode ser um processo mais lento e moroso que o ocorrido em Espanha. Em Espanha antes do fenómeno Alonso, tinhamos no motociclismo Alex Crivillé como campeão mundial apoiando pela Repsol. Antes, embora no ciclismo ( outro desporto que com o passar dos anos tem vindo a perder entusiastas no nosso país), Miguel Indurain tornara-se pentacampeão no Tour de France. Agora nesta modalidade temos o fenómeno Alberto Contador . Ou seja, não é um país exclusivamente virado para o futebol, embora tenha dois dos maiores clubes do Mundo – Barcelona e Real Madrid.

Veja-se também o caso da imprensa, mais concretamente, e para resumir a amostra, do jornal Marca, o maior desportivo espanhol. Embora grande parte das capas sejam sobre temas futebolísticos, não é assim tão raro aparecerem capas sobre os ídolos espanhóis e suas modalidade (Alonso-F1, Contador-Ciclismo, Pau Gasol-NBA). E em Portugal? Lembro-me de 3 capas não-futebol. Todas feitas pelo jornal A Bola: Francis Obikwelu após ganhar a medalha de prata em Atenas’04,Tiago Monteiro antes da estreia em Melbourne”05 e Nélson Évora após ser medalha de ouro em Pequim’08. Diferença abissal!

Centremo-nos agora na mentalidade empresarial nacional. Antes de dar a conhecer a minha visão sobre este assunto, vejo-me obrigado, por uma questão de coerência, a falar do nosso mercado. Qualquer comparação com Espanha é irrealista. No entanto, e este é uma mal que já nos acompanha há séculos, o típico português empresário ( e perdoem-me se há aqui no blog algum) não inova, não arrisca. Considero que somos um país com capacidade tremendas em várias vertentes. Um exemplo: Se somos de facto número 1 nas energias renováveis, porque não apostar na divulgação do nosso produto? O projecto inédito no nosso país com a Nissan, pode ser um ponto de partida, mas não chega. Sendo o nosso mercado residual, porque não divulgar e fomentar algo em que somos bons? Se somos bons na cortiça, que se apoie o esse sector. Se somos bons no fabrico de sapatos que se apoie esse mesmo sector. Se somos bons no turismo que se invista e promova o sector (que dizer do “crime lesa-turismo” que se está a fazer na Linha do Tua? Será que não há ninguém que se oponha ao fecho daquela linha e invista, em parcerias público-privadas ou privadas numa das regiões mais belas do nosso Portugal? Porque não fomentar ainda mais o turismo rural?).

Fazendo a ponte para o caso do Álvaro, penso que estamos perante um caso de inoperância das entidades empresariais portuguesas. E até o Estado, se tivesse um mínimo de visão estratégica, através de uma das suas empresas, poderia aproveitar esta oportunidade para alimentar a ideia:

Portugal–»País do Choque Tecnológico–» País em que quase todas as crianças têm um computador –» Exemplo de renovação do sistema educativo (dado referenciado até pela Administração Obama)–» Energias Renováveis–»Aposta da Nissan–» Divulgação a nível mundial, apostando em várias plataformas, entre as quais a F1, um mercado com milhões ou mesmo milhares de milhões de consumidores–» Alvaro. Isto é apenas um pequeno exemplo de algo que no caso de ser bem trabalhado ( porque, infelizmente não se resume a setas e caracteres) poderia ter um resultado estrondoso.

Concluindo: Não há que estar com rodeios, porque todos nós sabemos que se fosse por qualidade enquanto piloto já o Alvaro estava no grid. É possível criar um fenómeno, que não depende apenas da equipa de management do Álvaro, não só em termos de popularidade, mas também possivelmente ao nível empresarial, gerando receitas, criando empregos."

Azinheira,

Quanto ao 1º ponto, tudo bem admito que ao referir que o não gostar do homem é por ser espanhol não é o argumento mais correcto.

O que referiste em relação ao Fischella foi antes da sua saída da McLaren, altura a partir da qual eu defendo, o que pelo menos a meu ver, foi uma mudança de postura da parte do Alonso (naturalmente não és obrigado a concordar é a minha opinião.).

Em relação á superioridade em relação aos colegas de equipa considero, que acontece de forma natural. É evidente que tanto a Renault como a Ferrari lhe dêem a primazia face ao que demonstra. Não é por ser dada essa primazia e serem lhe dados alguns privilégios que admito que as coisas mudariam a vantagem do espanhol sobre os companheiros é bem evidente. No entanto, a maior parte das equipas para não dizer todas dão primazia a um piloto, em pequenos pormenores.
Dando alguns exemplos, a Mercedes parece-me ter construído um carro mais ao gosto do Schumacher. Em 2010, no GP de Inglaterra salvo erro, houve uma polémica também que a Red Bull favoreceu o Vettel em prejuízo do Webber “roubando” material para o primeiro, no final da corrida o Webber disse uma coisa do género no rádio “nada mau para um segundo piloto”. Eu também não gosto destas situações mas acontecem em todas as equipas e acho que se tem de entender.

O que já não se justifica certamente é a situação do GP da Singapura. Mas eu acho que foi obra do Briatore, por quem perdi respeito por gesto tão baixo ao mandar o piloto bater, mas não creio que o Alonso estivesse envolvido directamente no esquema. É claro que isto é subjectivo e vão haver pessoas a achar que sim e outras que não, mas não há algo de concreto nesse sentido, a Renault sim esteve muito mal.

O último ponto, eu estava a falar mais para simpatizantes da Ferrari, que ás vezes vejo falarem um pouco como se o Alonso, fosse o problema quando tem sido um autêntico salvador, carregando a equipa ás costas. O chefe Stefano Dominicalli é fraco, a equipa técnica é uma sombra dos tempos de Jean Todt e Ross Brawn, e o Massa muito mau, dái não entender do meu ponto de vista as críticas do género “porque é que tinha de tar o Alonso na equipa que mais gosto”, quando é ele que não deixa o barco ir ao fundo. Não só em pista como nas suas declarações, defendendo os responsáveis pelo desenvolvimento do carro, e o companheiro de equipa que não têem feito o seu trabalho.

Que saudades de ver a Formula 1 na RTP1. :-\

Confirma-se o bom começo de época dos Mercedes, Rosberg e Shummi na 1ª linha da grelha.

Que se passa com a Red Bull? :think:

Schumacher na 2ª linha, o 2º posto é do Hamilton.

Boa pergunta Rui…

O Hamilton perdeu 5 lugares por troca da caixa de velocidades no dia de ontem. :wink:

É verdade, já não me lembrava disso. My bad :great:

[font=courier new] Pos.C. Driver Team Time Laps 1. de Nico Rosberg Mercedes 01:35.121 11 2. uk Lewis Hamilton McLaren 01:35.626 14 3. de Michael Schumacher Mercedes 01:35.691 13 4. jp Kamui Kobayashi Sauber 01:35.784 13 5. fi Kimi Räikkönen Lotus 01:35.898 15 6. uk Jenson Button McLaren 01:36.191 16 7. au Mark Webber Red Bull 01:36.290 14 8. mx Sergio Perez Sauber 01:36.524 17 9. es Fernando Alonso Ferrari 01:36.622 17 10. fr Romain Grosjean Lotus no time 15
  1. de Sebastian Vettel Red Bull 01:36.031 11

2. br Felipe Massa Ferrari 01:36.255 14

3. ve Pastor Maldonado Williams 01:36.283 14

4. br Bruno Senna Williams 01:36.289 14

5. uk Paul di Resta Force India 01:36.317 14

6. de Nico Hülkenberg Force India 01:36.745 14

7. au Daniel Ricciardo Toro Rosso 01:36.956 14

8. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso 01:37.714 8

9. fi Heikki Kovalainen Caterham 01:38.463 9

10. ru Vitaly Petrov Caterham 01:38.677 7

11. de Timo Glock Marussia 01:39.282 10

12. fr Charles Pic Marussia 01:39.717 10

13. es Pedro de la Rosa HRT 01:40.411 7

14. in Narain Karthikeyan HRT 01:41.000 10
    [/font]

Mais uma vez Mercedes aparece em qualificação, vamos ver se desta vez conseguem aparecer tambem na corrida… Vettel de fora dos 10 primeiros :xock:

[i]Starting grid - 2012 Chinese Formula 1 Grand Prix[/i][font=courier new]
  1. N. Rosberg
    de
    Mercedes Grand Prix

2. M. Schumacher
                    de
                    Mercedes Grand Prix

2. K. Kobayashi
    jp
    Sauber

4. K. Raikkonen
                    fi
                    Lotus Renault

3. J. Button
    uk
    McLaren

6. M. Webber
                    au
                    Red Bull

4. L. Hamilton
    uk
    McLaren

8. S. Perez
                    mx
                    Sauber

5. F. Alonso
    es
    Ferrari
    10. R. Grosjean
    fr
    Lotus Renault

6. S. Vettel
    de
    Red Bull
    12. F. Massa
    br
    Ferrari

7. P. Maldonado
    ve
    Williams

14. B. Senna
                   br
                   Williams

8. P. di Resta
    uk
    Force India F1

16. N. Hulkenberg
                   de
                   Force India F1

9. D. Ricciardo
    au
    Scuderia Toro Rosso

18. J. Vergne
                   fr
                   Scuderia Toro Rosso

10. H. Kovalainen
    fi
    Caterham

20. V. Petrov
                   ru
                   Caterham

11. T. Glock
    de
    Marussia

22. C. Pic
                   fr
                   Marussia

12. P. de la Rosa
    es
    HRT F1 Team

24. N. Karthikeyan
                   in
                   HRT F1 Team

[/font]

Os Sauber ainda fazem uma surpresa este ano

A volta do Rosberg será certamente uma das melhores do ano. Fantástica! :clap:

A Red Bull está a rodar muito lenta, e não sei o que se passa com o Vettel, piloto de quem eu sempre gostei!
Schumacher pode ser que este ano fique num lugar mais apropriado!
Grosjean muito bem!
Exacto ^^ A Sauber ainda fará uma gracinha este ano!

Schumacher na linha da frente! Ora aí está uma bela notícia! :slight_smile:

Amanhã não posso ver a corrida, mas vou gravar e ver se consigo ver depois.