Formula 1

Eiiii que exagero… Ainda nem chegou ao Seb… claro que é bom piloto. e beneficiou dos meninos do Wokismo que fazem queixinhas em vez de terem a faca nos dentes… mas para o ano já não será assim.

Agora… tudo o que ganhou foi mais do que merecido e é um dos melhores.

Vou assumir isto como ironia

Para já tem 4 campeonatos juntamente com o Prost e Vettel… há sua frente estão apenas 3 pilotos

Em que medida é que não chegou ao Vettel? Adoro o Vettel não só pelo que conduzia mas pela personalidade que é, mas em termos de talento acho que não é sequer comparável.

Nos 4 campeonatos que ganhou, tem lá 2 que foram muito apertados com o Alonso numa altura em que o Red Bull era bem mais forte que o Ferrari. Mesmo nos anos da Ferrari, tem anos em que podia discutir o título, mas fartou-se de cometer erros em momentos importantes.

O número de títulos não é o único critério para classificar pilotos. O Alonso tem metade dos títulos do Vettel e acho relativamente consensual que é entre os dois ele é o melhor piloto.

4 Curtiram

Não chegou ao Seb? Em quê? Tamanho de cabelo?
Porque no que diz respeito a conduzir…
Há que tirar as palas e/ou a nostalgia.
Skillwise que é o que interessa (porque títulos não são sinónimo de muito…um Häkkinen por ex é melhor que Hamilton. Mas muito. E quem diz hakkinen diz Alonso, etc) tirando Senna(que eu não vi, só em vídeos e o que oiço falar) quem é se pode comparar a Verstappen?
Dos que eu vi só, apenas Alonso e Schumacher(e mesmo Schumacher não tinha a mesma racecraft…)
Nem Hamilton nem Vettel, nada, nada destes se compara em termos de talento a Verstappen.
E o Verstappen ainda tem o fator Schumacher(e Senna pelo que dizem e pelo que vejo nos vídeos e documentários) que é a determinação. O Verstappen seja quem for o companheiro de equipa vai rasga-lo simplesmente. Não é como o Hamilton que conseguiu ser humilhado por um Rosberg da vida. E ombro a ombro em corrida não há hipótese pra ninguém. Talvez o Schumacher tivesse hipótese lá está. De resto, quem é que vai no ombro a ombro com Verstappen? É duro amigos.
Mas é aceitar

Assumir como ironia é fácil.
Contra argumentar(de preferência com factos que sustente) é que é duríssimo.

Esta epoca ate miami o RB era de longe o melhor carro e apesar de todo o merito apartir dai a marcar pontos e manter a vntagem, foi a almofada que ganha nas primeiras 7 corridas que lhe deu o campeonato. Nas outras bem que suou.

2021 nem vou comentar pois aquela ultima corrida foi uma vergonha. Falas como se o RB fosse um chasso e foi bem longe disso. As forcas estavam equilibradas e acabou por cair para o max, com alguma ajuda “divina”.

Para alem disso o max é um porquinho e correr, com a atitude do ou passo eu ou ficamos os 2 nesta curva, acho que lhe faz falta apanhar alguem com a mesma atitude para ver se gosta.

O max é grande piloto, se calhar o melhor do pelotao actual, mas, sem querer tirar merito, em 2 dos 4 titulos beneficiou de de ter o melhor carro de longe (tal como o hamilton beneficiou na sua carreira) e falas dele como a proxima reencarnacao de cristo, por isso pensei que era ironia

1 Curtiu

Se?

É o melhor piloto da atualidade. Com o piso seco, molhado, com um carro rápido, com um carro mais lento, está bem à frente de todos os outros. O rapaz é um talento a conduzir, com uma personalidade peculiar e em linha com outros tantos grandes pilotos.

Sempre foi bem mais do ter um carro muito rápido. O carro é quase tudo, o quase faz toda a diferença, como vimos no passado entre vários campeões. No momento, o Max é dos únicos pilotos a conseguir tirar o máximo proveito de um carro, o Hamilton é outro piloto a esse nível.

1 Curtiu

Miami foi a sexta corrida, a época tem 24… Acho que havia tempo para que outros pilotos se aproximassem, especialmente os da McLaren. Principalmente tendo em conta que na segunda metade da época o Red Bull, não só não era o carro mais rápido, como na maior parte das corridas esteve atrás dos Mercedes e dos Ferrari. Acho piada que digas que foi a almofada que lhe deu o campeonato, como se a única coisa que ele tenha feito foi gerir a vantagem e não estivesse ainda com 80 pontos de avanço. De resto, em relação ao Red Bull deste ano, é olhar para quem vai em 8º no Mundial e tirar conclusões da performance do carro durante a maior parte do campeonato.

Foi mais ou menos como a ajuda divina em Silverstone que achou que uma penalização de 10s era adequada para o que se passou oferecendo assim 25 pontos ao Hamilton. Suponho que essa manobra não tenha sido “porquinha”.

Como o Senna e o Schumacher, também não passavam de dois porquinhos em pista.

Ele pode ter exagerado um bocado, mas é ler o que pessoal como o Eddie Jordan, Lauda, Toto Wolff, Rosberg, Alonso, Coulthard e por aí fora diz e disse sobre o Max e se calhar o comentário dele está mais perto da realidade do que pensas. Assumindo que as pessoas que mencionei sabem do que estão a falar.

Nim.
Não sabes se sim ou se não. Uma vez que…

O gajo desde Miami fez mais pontos que os outros.
Ou seja, provou que não precisou da almofada para nada. :sweat_smile:

É aqui que estás a ir contra ti mesmo.
Ora bem, mas isso não são todos os campeões!? Diria que em 4 campeonatos, ganhar 2 em que NÃO tem o melhor carro é que é record, ou não? Ora vai lá ver os 7 campeonatos do Hamilton se houve ALGUM em que não tivesse o melhor carro? No caso do Hamilton ainda conseguiu perder para o companheiro de equipe :rofl:
Vai lá ver os do Vettel se houve ALGUM em que não tivesse o melhor carro? O mesmo para Schumacher etc etc etc.
Verstappen em 4 ganha-te 2 em que não tem o melhor carro, sendo que 1 deles - este último - andou uma grande parte da época com um carro para 3/4o lugar/meio de tabela. E é campeão. A fazer coisas como no Brasil… Apreciem.

Sobre isto… Há tantos com essa atitude, isto é Motorsport, não é Ballet.
Olha o Russel é outro. Um bom exemplo. É tal e qual o Verstappen, ou pior. Mas de nada adianta a atitude extra competitiva se não tem talento que o sustente amigo. Bem que pode andar com a faca nos dentes. No braço vai perder sempre xD É outro que na próxima época vai ganir.
Eu ainda me lembro de se dizer em 2022 “Ele que se mande para o Leclerc como fez com o Hamilton que ele vai ver”. E mandou na mesma. E ganhou na mesma. E humilhou na mesma. :sweat_smile:

Isto nem comento. xDD Colocar em causa Verstappen contra os maiores de sempre, aceita-se. Contra os pilotos atuais é de quem vê F1 com umas grandes palas, fanboys de alguém.

Sobre o próximo GP, gostaria imenso que o Leclerc ficasse em 2o lugar. E gostava ainda mais que ficasse em 2o e com a Ferrari campeã. Seria coisa linda.
Primeiro porque o Leclerc merece muito mais - carro inferior, muitas mais adversidades e foi fazendo a época em crescendo.
Depois porque fizeram tudo por tudo para o Norris(que é um grande talento mas infelizmente não tem atitude competitiva nenhuma, e, para piorar, no fim das corridas mais parece ser um puto mimado) levar o caneco por causa do seu passaporte(“porcaria” dos britânicos na F1…) - tal como Hamilton, diga-se, que nos seus tempos áureos era levadinho ao colo que até metia nojo(!!!) - e seria só lindo, no fim, não só perder o título como ainda ficar em 3o lugar.
E por fim, Ferrari campeã para ver as beiças do Zak Brown :sweat_smile: :orange_heart:

2 Curtiram

O Schumacher foi campeão com a Benetton que era pior que a Williams, e saiu de lá para recuperar a Ferrari do cemitério de onde estava desde o início da década de oitenta.

2 Curtiram

E o carro? Era inferior?

Em 1999 e 2000 não era superior na minha opinião, mas não é indiferente ter agarrado num carro inferior e ter sido decisivo para o ir melhorando ao longo dos anos até ser o melhor. Bastante diferente de simplesmente aterrar na escuderia com o carro dominador.

O Schumacher era um grande fdp e eu não gostava nada dele, mas ele era tão dotado que ajudava a “fazer” o carro.
Acredita que ele ajudou a recuperar a Ferrari das cinzas, usando o seu conhecimento em conjunto com o Jean Todt e o Ross Brawn.
Eram outros tempos e talvez o Verstappen, que é outro valente fdp dentro da pista, também fosse capaz de fazer o mesmo, mas isso nunca saberemos.

2 Curtiram

Eu nao estou a colocar em causa o Schumacher.
So estava a querer explicar que isto:

Só dá mais elogio ao que o Verstappen conseguiu. Na minha opinião não faz sentido dizer este tipo de coisa a tentar desvalorizar Verstappen quando basta ver pelos outros exemplos que 90%(se não forem mais) dos campeões tem o melhor carro.
E sim, Schumacher sem dúvida recupera a Ferrari dentro de pista e fora também porque sabia muito… No entanto creio(e factualmente basta ver os pontos de diferença entre construtores dessa época e os que houve agora) que dentro de pista nunca teve um carro com tanto desnivelamento em relação aos concorrentes como teve este RB20 para os outros.

O carro é cada vez mais importante que o piloto.
Habituei-me a ver F1 com a lógica piloto + carro.
Atualmente, não desconsiderando a qualidade do Verstappen (que considero ter unhas para competir com um Senna ou um Schumacher no seu tempo) a lógica agora é mais carro + piloto.
O que eu vi o Senna fazer com um Toleman, no Monaco, à chuva, não vai voltar a acontecer com mais nenhum piloto humano (e eu vejo F1 desde os 9 anos).

1 Curtiu

Eu nao quero desvalorizar o max, para mim, ele é o melhor da grelha a nivel de talento, apesar de nao ser o meu favorito.

So achei a maneira que o elevas a deus um pouco exagerada. Parece que andou a guiar um chasso quando não é bem verdade. Mas dou lhe muito merito este ano por ter aguentado a vantagem quando em algumas corridas era o 4o melhor carro.

Este tópico tornou-se nos Max lovers vs Max haters…

Eu pessoalmente não gosto do estilo do Max, não gostei como lhe foi oferecido o titulo em 2021 e não gosto de algumas atitudes dele em pista, uma coisa é ser agressivo outra é já roçar a filha da putiçe que quando lhe fazem o mesmo é uma enxorrada de queixas e choradeiras.
Posto isto, é um piloto do crlho e claramente o melhor desde 2021, é muito inteligente a controlar as corridas e adversários e ele e a RB foram o casamento perfeito já que ambos cresceram, tal como aconteceu com o Hamilton e a Mercedes até 2’021 que dominaram por completo.

Para mim gostava muito que a McLaren ganhasse o mundial de construtores pela evolução brutal em ano e meio, já que se muitos não se lembram no inicio da época passada até há paragem do Verão a McLaren andava com bastantes dificuldades, a partir dessa paragem a evolução foi absurda e na minha opinião foram os que conseguiram disputar com a RB vitórias nos GP.

Para a próxima época estou há espera de uma disputa pelo mundial de pilotos entre o Max, Norris, Piastri e Leclerc, sendo que o Hamilton poderá andar ali muito perto deles.
Gostava também de ver o Colapinto e o Lawson em carros mais competitivos, acho-os excelentes pilotos.
A desilusão da época para mim é claramente o Perez, então desde a renovação foi sempre a descer de produtividade impossibilitando a RB de disputar até ao fim o mundial de construtores.
A não ser pelo dinheiro que ele possa trazer para a RB, não vejo grandes motivos para o Perez continuar na RB.

1 Curtiu

Eu por outro lado adoro o Schumacher, é o meu piloto preferido de sempre :smile:

Além de ser um piloto incrível, esta era a área em que é muitas vezes subvalorizado. Pessoalmente também não fazia ideia do papel dele no deselvovimento dos carros até ter visto a série da netflix. Explica bem o quão importante ele foi, principalmente nos primeiros anos na Ferrari.

3 Curtiram