O selecionador dos sub 19, é tapado, lampião ou ambos???
Perfil do miúdo: https://www.zerozero.pt/jogador/nycollas-nunes/1163293?epoca_id=154
na minha opinião, tens toda a razão em questionar a imparcialidade do Selecionador dos Sub-19,
tem de se dar um certo “desconto” a ele nesta última pausa para a Seleção Portuguesa de Sub-19 porque para jogar a Fase de Qualificação para o Europeu da categoria só pôde convocar 12 jogadores ( foram poucos ou menos do que o habitual porque normalmente as convocatórias são de 14 ou 15 jogadores ),
mas mesmo assim, mesmo com este facto em defesa do que ele fez, não dá para aceitar de bom grado, sem desconfiança, sem dúvidas relativamente aos jogadores do Sporting que ele não chamou > o Tiago Rodrigues foi mesmo escandaloso,
o Tomás Silva e o Luís Montes menos mas também, mas como os vermelhos também têm bons jogadores na posição de ala destro ( preferiu convocar o Afonso Mourinha, o Simão Cordeiro e o António Pereira que são bons jogadores ) nestes dá para aceitar melhor,
nem falo, nem questiono tanto os jogadores dos vermelhos que têm qualidade e são bons,
mas por exemplo não levar mais jogadores do Sporting que estão a fazer grandes épocas para levar o Diogo Sousa do Caxinas não lembra a ninguém, muito questionável mesmo, este miúdo até está a fazer uma boa época, tem bons números, mas vi estes jogos de qualificação e o miúdo para este nível não tem qualidade, um bocado fraco para este patamar,
não dá para perceber muito bem o porquê dalguns jogadores do Sporting não terem ido à Seleção quando nos jogos de preparação anteriores estiveram em muitos deles, enfim só o Selecionador poderá justificar estas escolhas, algumas muito duvidosas
No jogo contra os lampiões que vi, fomos superiores em quase tudo, daí a questão.
concordo contigo, também vi esse jogo e fomos melhores
mas também tenho de dizer que foi um jogo, tu se quiseres podes definir a tua opinião só por esse jogo, agora um Selecionador não deve definir a opinião dele só por esse jogo, tem de ter em consideração mais fatores ou indicadores > o outro jogo entre as duas melhores equipas, os outros jogos destas equipas no Campeonato, os jogos de preparação desta Seleção anteriores que foram jogados ao longo desta época, o histórico dos jogadores nos anos anteriores nas Seleções, a forma atual dos jogadores, o rendimento que os jogadores estão a ter esta época …
como já disse no meu comentário anterior, não vou colocar em causa os jogadores vermelhos que estiveram na Seleção porque têm qualidade para lá estar
( não podemos só considerar o jogo da 2a volta que o Sporting ganhou bem, em casa, aos vermelhos, por exemplo na 1a volta perdemos com eles fora, não deve ser só por aí,
eles têm vários jogadores com muita qualidade individual, pode-se dar o caso da equipa deles não estar a funcionar tão bem coletivamente como a nossa por diversas razões )
em termos gerais, o Sporting e os vermelhos têm mais ou menos o mesmo número de jogadores no radar desta Seleção > nos jogos de preparação desta Seleção que foram jogados ao longo desta época, os vermelhos tiveram 9 jogadores ao todo e o Sporting teve 8,
mas quando chegou a ‘hora h’ ou os jogos mais a sério, os jogos da Qualificação para o Europeu da categoria, o Selecionador decidiu levar 6 dos vermelhos e só 3 do Sporting,
na verdade foi um bocado estranho,
mas sinceramente questiono mais o jogador do Caxinas > o Diogo Sousa do que propriamente os jogadores dos vermelhos que foram nesta última vez
cabe aos jogadores do Sporting utilizarem esta “injustiça” a seu favor e provarem ao Selecionador que são os melhores e ele não esteve muito bem nas escolhas que fez > ao ganharem o Campeonato Nacional de Juniores esta época,
a chamada “chapada de luva branca”,
acredito que vão conseguir fazê-lo
Realmente, torna-se difícil de entender as escolhas dos selecionadores.
Saiu a convocatória da seleção feminina de sub 19. São chamadas a terceira e quarta melhor marcadoras do campeonato. Uma do Aliados de Lordelo, outra do Nun’Alvares. As duas melhores marcadoras, uma do Benfica, outra do Sporting, ficam de fora.
Não sei se alguém saberá responder .
Sabem
se Existem planos/previsões de alteração modelo quadros competitivos nos Sub17 ?
para ficarem por ex iguais aos sub19 com Nacional e criação de 2Nacional em vez da actual 1 fase com zona Sul e zona Norte ?
Pergunto porque entretanto está a decorrer A Taça Nacional de apuramento subida ao campeonato nacional sub17
Neste momento Grob , Oeiras e Portimonense aparentam ser cerca de 3 de 4/5 , 75%/60% dos candidatos à subida ao Nacional…
E com as actuais descidas divisão do CN17 já definidas de 2 equipas da Zona Norte (Beira Mar e PAC)
Com apenas 1 subida de equipa zona sul que é muito provável a AMSAC está já em sérios riscos de ter de disputar A ZONA NORTE em 25/26 nos sub17 com todo o impacto negativo a vários níveis inerente a isso.
e o SCP tb com alguns riscos já em 25/26 de ir parar zona Norte pois podem subir já 2 do Sul … e/ou em 26/27 .
Penso que ainda não saíram os formatos da próxima época, mas se fosse para acontecer já se saberia, digo eu
sim, pelo que já “ouvi” a ideia é essa > fazer um Campeonato Nacional de Sub-17 com um formato igual ao que já existe nos Seniores e nos Sub-19 de há 3 épocas para cá,
pode não ser já para a próxima época, mas a ideia é que seja para breve > talvez dentro de 3 a 4 épocas
o de Iniciados é que vai demorar mais tempo, mas o de Juvenis não deverá demorar muito
Contrariamente aos juniores
Saiu Convocatória sub17 seleção com 7/14 do SCP e apenas 2 dos vermelhinhos, 1 Caxinas, 1 Braga etc
Parabéns ao escolhidos Tomás Nogueira , Rodrigo Frade , Miguel Ramos, Kevin Barros , Rafael Ruela, Artur Capristano , Santiago Monteiro
Lógico que convocar maioria do SCP seria o mínimo e podiam /deviam até ser bem mais do SCP só um ex é o ala Bruno Jorge de fora por ex.
Portanto, houve coerência neste caso.
Parabéns aos convocados, só merecido.
Aliás este ano quase que até podiam tentar fazer uma seleção nacional sem atletas do SCP e … seria difícil ser competitiva/ganhar vs a nossa Equipa do SCP sub17.
Contudo dos restantes convocados e pensando em quem poderia aportar/interessar aos juniores para o ano (não sendo fácil encontrar quem vindo de fora para escalão juniores possa encaixar , suprir ou acrescentar à já melhor formação/grupo nacional)
Mas gosto mesmo bastante do Diogo Pereira 2008 do Caxinas, tb do André Gomes do Braga … atletas já com bons números e calo no nacional sub19 .
Assim como gosto de um habitual seleção mas que desta vez não foi tb convocado , o Martim Alves 08 do S.Joao .
bons nomes esses que referiste aí no teu comentário,
mas na minha opinião faltou referires o nome mais óbvio de todos os futsalistas que ainda jogam fora do Sporting e têm valor ou qualidade para virem jogar para cá nesta idade > o Rodrigo Mirancos do Granja, que também costuma estar no radar da Seleção Portuguesa desta idade ( coitado do miúdo, não tem culpa de jogar no Granja, mas tem potencial para “dar o salto” ou para "voos mais altos ),
que época que ele está a fazer > tem um número de golos extraordniário e já nas épocas anteriores em que foi Iniciado, também fez grandes épocas onde marcou muitos golos
mas com isto, não estou a dizer que vem para os Juniores do Sporting na próxima época,
mas que seria uma opção óbvia e que fazia muito sentido lá isso era ( ainda por cima os nossos pivôs que vão subir > o Kevin Barros e o Afonso Abreu são bons jogadores, mas não me parece que sejam assim tão bons que pudessem impossibilitar a possível vinda do Rodrigo Mirancos )
o Bruno Jorge não ir à Seleção Portuguesa de Sub-17, em condições normais, é um “escândalo”
é o melhor ala esquerdino desta idade, de longe, disparado ( o vermelhinho Martim Silva não conta para estas contas porque é um ano mais novo, mas também é muito bom jogador sim senhor,
esqueci-me do Rafael Ruela que também é muito bom, mas sinceramente como ala esquerdino prefiro o Bruno Jorge,
sei que é uma opinião muito particular minha > mas penso que o Rafael Ruela ganharia mais em ser aposta como fixo, acho que nessa posição terá mais sucesso a nível sénior, se continuar como ala esquerdino acredito que será à mesma um bom jogador mas não será muito bom, como poderia ser se apostasse em ser antes fixo, vejo-o no futuro como podendo ser “o novo Erick” )
o Bruno Jorge tem muito potencial, tem potencial para daqui a uns bons anos se fixar na nossa equipa principal
o Santiago Monteiro e o Artur Capristano são mais 2 craques em potência,
são um ano mais novos e já vão à Seleção Portuguesa de Sub-17, “olho” neles, têm muita qualidade nas suas posições específicas
Bruno não estar nos convocados é algo q me faz mesmo confusão (era tipo não levar Renato aos sub19) e não entendo mesmo aliás da geração 08
Eu coloco no meu Top e por ordem
1- Nogueira (Fixo)
2- Bruno (ala)
3- Diogo Pereira Caxinas (universal fixo/ala)
4- Ruela (ala/ PIVOT)
Ruela … tem estado pelo seu histórico nos sub19 e mesmo após lesão parece estar com tamanho brutal e a ganhar peso/físico … perdendo com isso a agilidade/velocidade que tinha de transição como ala … será mais para pivô no SCP sub19 diria eu
Não gosto muito de comentar os nossos pq sou por natureza demasiado crítico e de forma mt afirmativa qd sou um leigo apenas apaixonado pelo futsal et. Por isso vou tentar não comparar com nossa geração sub17 e pq são nossos .
Posto isso excluo o Ruela 08 pq está nos sub19 e tb lá está o Simão Peça … o q já são 2 para a posição
Mas aqui sobre o Mirancos vou contrariar a tua opinião e a minha vale o que vale tb…
Não me esqueci de todo do Mirancos mas …
Não aprecio e as suas prestações na seleção tb foram bem fracas . E num contexto diferente do clube … é um sinal menos bom e não foi uma nem 2 vezes que isso aconteceu.
Não me parece q seja inteligente sequer a jogar em equipa … quer só virar e tentar rematar basicamente . Q vs equipas mais competitivas ou fixos melhores caput tb. E pior não me pareceu atleta q se preocupe em ajudar no processo defensivo .
Tb na sua equipa sub19 que tem na sua maioria base dos sub17 que ano passado que estiveram nas meias finais CN17 e mt competitivos ao longo da competição e por isso Referir golos marcados na Distrital do Porto sub19 Vs CN não me parece adequado .
Assim como golos na fase manutenção CNsub17 vs as equipas piores e em risco de descida a distrital … Vale o q vale tb diria
Pq Então temos de ir tb a distrital de Lisboa e q por sinal mt mais competitiva do q AFPorto e Mirancos perde na comparação . E nós todos desvalorizamos esses atletas tb.
Pra complementar
Granja sub19 aparente ser um dos 4 candidatos a chegar às meias da taça Nacional e lutar pela subida a 2 divisão nacional .
Torreense tb
Veremos se acerto no final
concordo,
não sei se se passa alguma coisa com o Bruno Jorge, por exemplo > pode ter estado ou está lesionado, pode não estar em forma, não sei, pode não estar nas melhores condições para ir nesta fase à Seleção
agora, se ele estiver em boas condições e se foi apenas opção do selecionador optar por não o convocar, repito é um “escândalo” o miúdo não ir a esta Seleção
nas épocas anteriores, o Bruno Jorge sempre foi um dos melhores futsalistas da sua idade, sempre foi às Seleções, sempre foi dos melhores nas Seleções,
esta época igual, não baixou o nível, está a fazer uma grande época, tem grandes números, continua a ser um dos melhores futsalistas da sua idade,
não dá para perceber a sua não ida à Seleção
( esqueci-me de mais uma razão para ele ir à Seleção > já tenho vindo a reparar que os selecionadores têm alguma aversão aos alas esquerdinos,
mais outra razão para ele ir à Seleção é que há poucos alas esquerdinos, também por isto ele devia ir )
quanto ao Rafael Ruela,
também concordo e foi precisamente pelo que disseste dele relativamente à sua estrutura física e à sua perda de velocidade que já tenho esta ideia sobre ele há algum tempo > devia ser aposta para fixo, como ala esquerdino no futuro penso que será apenas um jogador razoável, se se especializasse como fixo poderá vir a ser muito bom ( porque ele tem algumas características muito boas > grande dimensão física, é alto, é forte fisicamente, tem grande qualidade técnica naquele pé esquerdo, muito boa qualidade de passe e de remate, grande precisão ),
isto faz-me ver nele, tal como já disse antes, “o Erick do futuro”
mas sim, vi o último jogo da nossa equipa de Juniores contra os vermelhos, em casa, no Pavilhão João Rocha e vi que o Sporting também concorda com esta minha ideia > o Rafael Ruela como ala esquerdino não terá um futuro brilhante,
a diferença é que > eu considero que ele tem características mais adequadas para ser aposta como fixo,
enquanto que o Sporting, deu para ver por esse jogo, que acredita que ele no futuro terá mais sucesso como pivô ( não concordo, mas aceito,
vamos ver como será o desenvolvimento dele no futuro aqui no Sporting ) porque ele jogou e foi aposta nesse jogo nessa posição