[Formação] Futsal

Voltando ao tema Mirancos o ir já ir aos Sub19 e golos na distrital AFPorto ou jgs vs Colégio caldinhas etc diz me mt pouco nem sequer é comparável CNSub19 ou fase apuramento campeão CN17.

Mas realmente quem olhe estatística Mirancos e os número golos que tem golo tem , 21 jogos e 42 golos no Nacional sub17 mas dei me ao trabalho ir ver/confirmar e desses logo 18 golos foram vs 2 equipas que vão descer faz tempo, PAC e Beira Mar e nem 1 jogo discutem com ninguém.

Dos 42 já só sobram 24 golos e se descontar tb os jgs vs nogueiro tendão são -8 golos sobram apenas 16 golos …

e estes nem sequer são vs adversários como SCP , vermelhinhos, Amsac ou caxinas (um André Gomes do Braga que referi por ex molhou a sopa vs esses adversários e foi nos sub19 e Braga tb não é das melhores equipas) , já Mirancos por ex vs sub17 Caxinas , Braga , S.Joao e Qt lombos são apenas 3 golos marcados em 7 jogos.

Na prática então os números dos nossos pivôs sub17 são bem melhores num contexto de adversários bem mais complexos.

Talvez um bom jogo ao vivo para avaliar até outros aspectos será o próximo Qt. lombos vs Granja sub17 dia 4/05 até pq apesar de ter desvalorizado ns do atleta , noutro contexto tb tudo pode mudar evoluir e que terá alguma qualidade parece ter etc

1 Curtiu

desculpa-me voltar a este tema > a convocatória da Seleção Portuguesa de Sub-17,
mas só agora tive oportunidade de olhar para a convocatória com mais calma e de analisar melhor

vou referir aqui os nomes dalguns jogadores que foram convocados e não referiste neste teu comentário sobre essa convocatória :

o Tomás Guerra e o Alexandre Gaspar que também foram convocados, apesar de terem saído esta época do Sporting ( penso que para jogarem mais ou terem mais tempo de jogo e não estarem cá a jogar menos ),
penso que continuam a “pertencer” ao Sporting ( possivelmente na próxima época regressam para cá, pelo menos o Alexandre Gaspar tenho quase a certeza disso, o miúdo é muito bom, não estou a ver o Sporting a “desistir” dele )

portanto fazendo as contas gerais, acaba por ser
7 + 2 = 9 futsalistas do Sporting

Como referi antes uma seleção nacional sem atletas do SCP teria mts dificuldades ganhar vs esta geração juvenis do SCP

Só os 7 agora escolhidos + Bruno já seriam 8

Tb lá podiam entrar Rufino ou Abreu ala/pivô e o melhor marcador do CNsub17, pensando em 09 que até tb estão alguns na convocatória então tb equacionaria o nosso J. Carvalho
Não seria nunca fácil selecionador escolher 10 do SCP para a seleção

2 Curtiram

Esses 2 pessoalmente sempre gostei do potencial
ambos aparentavam dos melhores nas posições e gerações apesar de diferentes.

Veremos o futuro deles pq não deixam de ser kids da nossa formação e com talento o SCP certamente está como sempre atento e decisões levam sempre em conta vários factores como sempre .

relativamente ao Tomás Guerra,
tenho algumas dúvidas que ainda regresse ao Sporting,
não sou grande apreciador do perfil de guarda-redes com o perfil dele > da forma como eu vejo o futsal, considero que é baixo para a altura ideal dum guarda-redes de futsal, ele ainda é novo, ainda deve crescer, mas já não o estou a ver a ter perto de 1,80 m quando for sénior,

nesta idade, temos o Miguel Ramos e o Pedro Silva, estamos muito bem servidos, não sei, mas acho que o Tomás já não vai voltar, digo eu

( mas, por outro lado, o Tomás também tem outras boas qualidades > é rápido na baliza, defende quase “no chão”, nas bolas baixas é bom, é muito elástico )

vamos ver, no futuro, o que o futsal do Sporting decide

Sim … uma boa questão q concordo e qd chegam a juniores já não será ai que crescem em tamanho grande coisa tb.

O tamanho nos redes para mim tb conta na amplitude/alcance perna/braço.
Depois existem sempre outros factores/qualidades claro.

no SCP seniores tivemos Um Guitta 1,77 já o Higuita 1,81
É este o meu limiar tb .E são as minhas duas paixões como redes.

Bernardo Paçó tem salvo erro 1,79 está ali no meu ponto e com muito potencial para continuar a evoluir .
Henrique tem maior amplitude mas já sofre …nas bolas baixas mas ate diria não por questão amplitude perna q é maior por ex mas mais por questões de técnica de base.

Comparar qq um com Guitta…fica complexo e é injusto tb até pq Guitta tb chega ao SCP aos 31 anos e evoluiu tb cá muito no jogo de pés por ex …já o nosso Gonçalo Portugal era tricampeão na altura ….e na nossa memória de todos já era o Guitta de 36 anos SuperTOP

1 Curtiu

O Alexandre Gaspar vai estar no Benfica, só voltou ao casal velho porque nao podia ir directamente. Houve desentendimentos por não ter tido tempo de jogo que achava que merecia. Falhou treinos para fazer finca pé e por isso fizeram dele exemplo

E o Cintra entra nessa equação?

Não sendo impeditivo e existem sempre exceções a qq regra.
Mas Cintra tem mesmo esse handicap significativo -15 cm do ideal … da envergadura/altura… num redes faz diferença em bolas baixa e aéreas (cada vez mais utilizadas)
Não esquecer que a altura tb implica amplitude braços e pernas , já para não falar em contacto físico vs Pivôs possantes .

Contudo Cintra apesar disso é um Belíssimo espécime de Guarda Redes com enormes valências/qualidades . Eu se fosse Cintra ficava nos Lombos +1 ano até pq tem tido algum espaço/tempo jogo o que num redes tb mt relevante na evolução e adaptação Liga Placard. Um regresso ao SCP para n3 acho que ia limitar isso.

Relembro as palavras do Erick ao jornal Sporting sobre a importância que teve no seu desenvolvimento como Homem/Atleta a passagem por outras realidades como Qt. Lombos e Fundão. Todos os Atletas da formação deviam ler e interiorizar.

Pelo lado do Sporting não sei se tem contrato sequer, tentava manter ligação tb para ir avaliando evolução até pq a maturação dos redes leva sempre mais tempo.

Perdemos o j1 da meia-final dos sub19 nos penaltis. jogo na casa dos Leões Porto Salvo

Tomás Guerra assinou pelo benfica

2 Curtiram

mais uma vez, agradecer-te a partilha destas informações ( já podemos ter suspeitas ou inclinações que algo deste género poderá acontecer, mas trazes certezas )

obrigado !

quanto ao assunto em si,
como já deu para perceber pelo meu comentário anterior sobre o mesmo,
não acho que seja uma perda significativa para o Sporting e as razões já as descrevi nesse comentário, não vale a pena estar a repeti-las

Vencemos o leões por 3-2 e vamos ter negra no domingo

3 Curtiram

Sub19
foi Jogo que não esperava fácil mas q se tornou complicado (ainda para mais com o facto de se ter perdido em pênaltis no jogo 1 das meias finais) mas tb pela postura habitual e esperada dos LPS enquanto se mantém resultado incerto ficamos sujeitos a qq erro .

Leões Porto Salvo já esperado
em Bloco baixo sem querer assumir qq despesa de jogo , com bons posicionamentos defensivos e mt agerridos intensos, Equipa mt competitiva , estiveram mt bem nas compensações ,
Sempre à Espera de erros não forcados ou de uma bola parada … e lá está surge o 1 sofrido q não podemos falhar tb assim tão fácil num canto.

Foi Boa entrada em jogo com várias 6 oportunidades e um 2-0 que já podiam ser mais…

mas depois na 1 oportunidade deles 2-1. Tudo muda .
Acabamos a 1 parte com 10-4 em ocasiões golo mas incerto resultado com apenas 2-1.

Falhamos mt na concretização e tb na bola parada defensiva… com o 3-0 estaria morto o jogo ! E resultado escalaria

2 parte começa com com 4-4 oportunidades repartidas devido a várias perdas de bola nos primeiros 10 minutos e levamos empate o 2-2 em autogolo
em que o 2 golo deles foi o que apenas tentaram (jogo direto aéreo na nossa ala direita) o jogo todo todo .
Tb não pode/deve acontecer pq estariam todos mais q avisados .

2 parte foi tipo total 6-4 em oportunidades
Últimos 10m com 2-2 no resultado e com todas as despesas do jogo ficamos mt expostos ao nervo/erro vs LPS … o q deixou equipa nervosa e a sentir receio do risco vs bloco baixo organizado .

Finalmente numa transição rápida fizemos o merecido 3-2 a 4m do fim .

No final foram 16-8 em ocasiões golo e um resultado vitória 3-2 mais q justo por números escassos face ao produzido mas mais sofrido do q devia e demasiados expostos a um qq percalço.

Nestes jogos … o erro paga-se caro
Eurico e Fixos Injai e Guina acho q estiveram até bem assim como Renato e Tomás Silva (adoro a intensidade competitiva e dedicação a todos os minutos do jogo deste kid) … mas algumas das 2 linhas alas têm de conseguir dar mais ao jogo e especialmente evitar determinados erros/perdas pq precisamos de todos !

Siga ! rumo à final e sem a distração do futebol seniores sff

Domingo 14h todos ao PJR

1 Curtiu

Sporting TV vai transmitir o jogo

2 Curtiram

Ganhámos 4-0 e passámos.

2 Curtiram

Final com os rabolhos a começar já no próximo fim de semana

1 Curtiu

Jogo 3 é Hoje foram mt mais competentes
Jogo difícil pela postura bloco baixo expectante a qq erro … dos LPS

Começamos nos primeiros 5m mesmo mt bem com 5 oportunidades claras mas zero concretizado

Jogo foi ficando cada vez mais fechado e no Sporting souberam gerir ter paciência e gerir risco errar/arriscar menos . Era essencial isso.

2 parte depois do 1-0 mais q justo vem o 2-0 e … caput com tentativa de subir na construção dos LPS… rapidamente com maior espaço e em belas transições matamos com 4-0 q parece fácil mas foi bastante exigente !

A alterações …. Aos convocados com saída de LMontes , Peça e entradas de Malhão ,Ruela ainda juvenil (o q já evoluiu )… melhoramos !

Parabéns a todos e siga para final !!!

Já agora
Para quem se “queixa” um pouco da forma como Mister Tiago Varanda sub19 interage/aperta exigindo e ajudando verbalmente atletas (eu gosto disso dessa intensidade verbal)… kids que sao na prática pré seniores …
Basta ver intensidade verbal/gestos de Mister Muno Dias com todos atletas seja Merlim ou qq outro …. E hoje com merlim foi o jogo todo tb !
Se não aguentam TV então mt menos um NDias

Para finalizar só parabenizar Tomás Silva … q ■■■■ de kid inteligente/intenso competitivo em todos os momentos do jogo , adoro mesmo !

Existem maneiras de se exigir exigência sem estar constantemente a berrar e a dizer palavrões. Inclusive os atletas lá dentro não gostam muito disso , naturalmente, ninguém gosta. Quando a equipa atravessar piores momentos não será pelo o varandas que os jogadores vão lutar.

Quanto ao Nuno Dias, está lá o Paulo e o Filipe para manterem o lado tempestivo do Nuno em check, e muito bem. Completamentam-se muito bem

Bem e nem discordando ou concordando sequer
Pq minha visão pode tb estar distorcida por ser mero adepto mesmo q tente e goste de estar alerta para aspectos extra jogo na quadra .

Mas tb pode ser uma questão da minha personalidade e da forma como encaro educação dos meus e desporto exigência etc

Cada um de nós tb valoriza determinados aspectos etc . eu assumo que prefiro e não me faz qq confusão com a Forma exigente mt pelo contrário

O comentário foi pq não estamos a falar de sub13 ou sequer sub15 …
E por isso considero … sub19 já não são meninos… são pré seniores … e as vezes falham como se fossem iniciados até

o comentário até foi sobre isso … olhem para Nuno Dias ….
Se não aguentam/gostam da forma e exigência de um Tiago muito menos aguentam um Mister Nuno Dias tb q até com Merlim aperta e muito .

Mister Tiago V. não deixa de ser bicampeão sub19 e será Tri espero/acredito nisso tb.

E tb sei como anos anteriores se todos anos chegarem 2 aos seniores já é muito tb por muito que custe a Kids , pais e até adeptos