[Formação] Futsal

eu não consigo falar muito sobre o passado ou o histórico destas duas últimas gerações que estiveram nas últimas duas épocas nos nosso escalão de Iniciados porque não tenho grande conhecimento desse período, só costumo começar a acompanhar mais atentamente as gerações a partir de quando eles são Iniciados de 2o ano, quando tem 14 ou 15 anos, antes disso não acompanho muito por isso não vou expressar a minha opinião sobre isso

quanto ao que fizeram estas duas últimas gerações quando foram Iniciados de 2o ano, o que posso dizer é que há duas épocas atrás a nossa equipa de Iniciados era muito melhor que a equipa adversária, tinhamos/temos jogadores com muita qualidade, que são claramente os melhores do país naquela idade e nas respetivas posições > o Miguel Ramos, o Tomás Nogueira, o Bruno Jorge, o Afonso Abreu, o Rodrigo Frade … a diferença para a equipa adversária era muito grande e por isso foi natural o Sporting ter ganho
agora, também temos de ter presente que é uma geração que aparece pontualmente, de vez em quando, não conseguimos reunir tantos muito bons jogadores numa só geração sempre ou com muita frequência, é a exceção que surge de x em x anos

na época passada já foi muito diferente, a geração que esteve na nossa equipa de Iniciados já não é tão boa como era a anterior,
agora que já os vi jogar mais vezes ( tanto no Sporting como na Seleção ) confesso que já mudei um bocado a minha opinião ( que expressei aqui no Tópico há 2 ou 3 meses atrás ) sobre os jogadores desta geração > para mim os melhores são : o Santiago Monteiro ( que a nível de números até nem fez assim uma época muito boa, mas joga muito ), o Alexandre Gaspar e o Artur Capristano, há ainda o João Carvalho mas como nos últimos tempos vi-o a jogar a fixo e não gostei lá muito
não conheço quase nada dos jogadores dos vermelhos, só conhecia o Martim Silva,
mas como a geração do Sporting não tinha uma qualidade tão superior como na época anterior já era de esperar que fosse tudo mais equilibrado

para esta época, para já, não vou opinar porque não conheço as gerações ( só conheço poucos jogadores que vão estar na nossa equipa de Iniciados ), vou esperar alguns meses para me informar melhor, ver e então depois expressarei a minha opinião sobre esta geração e sobre as nossas possibilidades de ganhar

sobre o Treinador, a opinião que tenho é que : o saldo é francamente positivo
há duas épocas atrás tinha “obrigação” de ganhar, conseguiu ganhar e a equipa jogava muito bem
na época passada, não tinha esse favoritismo todo, seria tudo mais equilibrado ( não sabia que os vermelhos tinham uma equipa assim tão nova ), mas mesmo que fosse favorito, diria que tinha um ligeiro favoritismo porque a geração do Sporting era apenas boa, e conseguiu ganhar mais uma vez

vamos ver esta época, mas pelo que disseste será um contexto mais difícil porque pelo que percebi a geração que vai estar nos nossos Iniciados não tem um histórico de sucesso, por isso possivelmente vai ser preciso mais “mão” do Treinador, vamos ver

não sabia que o Pedro Afonso tinha voltado para o futsal e tinha ido para os vermelhos, mas obrigado pela partilha dessa informação

já tinha expressado aqui no Tópico há uns tempos atrás que essa possibilidade > dele regressar ao futsal, poderia vir a acontecer,
sempre pensei era que ao regressar à modalidade o fizesse regressando também ao Sporting, mas pelos vistos foi diferente,
é pena porque era muito bom jogador e duma posição > ala esquerdino em que não há assim tantos jogadores com muita qualidade e mesmo a geração do Sporting à qual ele pertencia tem alguma falta de jogadores ou de alas esquerdinos

aqui, neste assunto : os Pivôs que estiveram na nossa equipa de Iniciados na época passada > o Rodrigo Firmino e o Artur Capristano, já não consigo concordar tanto com a tua opinião

concordo mais com o que o Sporting fez > o pivô que era Iniciado e que vai estar esta época nos Juvenis foi decidido que seria o Artur Capristano, e bem na minha opinião

o Rodrigo Firmino fez uma boa época na temporada passada, com bons números,
mas o Artur Capristano fez uma época melhor,
vi o Rodrigo Firmino a jogar na Seleção e a sensação com que fiquei é que ele nesta fase faz a diferença principalmente pelo físico, mas com a avançar e com o aproximar do futsal sénior esse aspeto tem tendência a fazer menos a diferença
pelo que vi nos Jogos da Final do Playoff do Campeonato Nacional de Iniciados da época passada, o Artur Capristano também tem uma adequada estrutura física para a posição específica de pivô e tecnicamente é melhor, fiquei com a ideia que tem mais potencial do que o Rodrigo

agora, o porquê do Artur não ter ido à Seleção é que ainda estou para perceber, é claramente um dos melhores pivôs do país na idade dele e devia ter estado na Seleção

o Rodrigo ter ido para os vermelhos já é outro assunto e sobre o qual não vou opinar

hehe Visconde1906 com TODO o respeito, já percebi que és familiar ou amigo de algum dos jogadores que falas.

A minha opinião vale o que vale que é ZERO e é só mesmo a minha opinião.

O Firmino NUNCA na vida será jogador de Futsal de uma liga placard ( e cá estaremos no futuro para confirmar ou não a minha afirmação)

Sobre o Pedro, canhoto que obviamente tem qualidade, mas que quis sair. A partir dai importante para mim é o Sporting e, quem sai para o Futebol 11 e volta, para mim é porque não correu bem… se estou ou não com razão é só uma opinião , não tens sequer que levar em conta.

Tinha lugar no Sporting? TINHA… mas quis sair… e perdeu mais ele que o Sporting… e está tudo bem, segue a marcha e o melhor do mundo para ele e para a sua família, sempre.

e até vou mais longe, porque na altura houve um USER que falou em debandada do plantel, de crise nos iniciados…

Pois bem… CAMPEOES NACIONAIS.

E este ano fica já aqui escrito… CAMPEOES NACIONAIS JUVENIS E JUNIORES…

Fica já aqui escrito depois volto cá…

Sobre o Pedro, não quero ferir mais ninguém aqui. Que tenha sucesso na vida dele sempre, e como dizes e bem, acima de tudo o Sporting!

É obvio o que tu dizes… e é o pensamento de todos os treinadores do Sporting que pelos vistos andam a dormir.

calma, cuidado, mais precaução com essas previsões ( ironia, não vai influenciar nada o que irá acontecer )

está época :

nos Juniores, vamos ter como adversário direto a geração maravilha dos vermelhos ( apesar de ainda serem Juniores de 1o ano ), têm vindo a ganhar Campeonatos Nacionais de forma consecutiva desde os Iniciados, por isso essa previsão é um bocado arriscada,
mas confio na nossa equipa para conseguir contrariar esta tendência

nos Juvenis, com a nossa geração que será Juvenis de 2o ano somos claros favoritos a ganhar,
no entanto, estamos a referir-nos ao escalão de Juvenis onde se tem visto nas últimas épocas que temos alguma “malapata”, está “enguiçado” aqui, ganhamos nos outros dois escalões mas aqui nos Juvenis não conseguimos ganhar há 3 épocas consecutivas,
também aqui confio que temos equipa mais que suficiente para contrariar esta tendência

já vi que esta época será nos Iniciados onde partiremos um bocado atrás, pode ser que mesmo assim seja esta época que consigamos finalmente fazer o Pleno ( sabendo que nunca é fácil fazê-lo porque do outro lado houve mudanças ( presumo que para melhor ) e lá em cima também se trabalha bem na formação ),
vamos ver o decorrer da época

Iniciados partimos claramente atrás este ano mas nos outros escalões claramente À frente.

Tal como dizes, foram 3 anos a perder na negra em Juvenis… mas acredito que este ano seja diferente.

Não nos esqueçamos que fomos buscar os melhores atletas portugueses fora do Sporting para ambos os escalões…

Claramente favoritos

1 Curtiu

O Firmino foi dispensado em consonância com o Nuno, tal como acontece com todos os escalões de formação.
Não vêm nele potencial para ser um jogador de elite.
Eu também não. Muito limitado.

Sem conhecer a fundo o atleta em questão , parece me fazer sentido a avaliação do SCP .

Para competição e ainda mais para ter potencial de poder vir a ser de elite não chega ter técnica , remate forte e … físico enquanto infantil/iniciado superior aos adversários
Qd na prática até usufrui de estar em grupo/equipa/conjunto superior aos restantes adversários.

Sendo as “fortes” do atleta baseados apenas nisso esbate-se qd sobe de escalão pq adversários crescerem tb em tamanho e a intensidade/competitividade aumenta.

Parecem tb faltar várias outras , demasiadas , características q diria não treináveis … mas que são indicador da falta de potencial para ser de elite e ainda menos para futuro no SCP

Fora outras questões , Ainda agora veio férias ainda mais “pesado” tb mais um indicador e …
Ter Ego não chega é preciso querer e trabalhar tb .

foi inconsequente no Torneio deste fim semana no Grob , como perdeu o diferencial físico e o “atropelar” fácil , agora perante adversários juvenis mais competitivos , sentiu a frustração e errou em faltas não forcadas e escusadas até pelo n faltas q já tinha a equipa no momento…
revelando ainda imaturidade emocional nas reações para com equipa arbitragem sendo tb por isso expulso duplo amarelo .

São Vários indicadores mas indicam que Sporting com mt mais informação tomou uma decisão sustentada na análise de diversos critérios e bem . Para mim que sou um leigo nisto . Siga ninguém acima do SCP

2 Curtiram

Já agora tb Assisti de fora à conversa ano passado sobre saídas etc iniciados e Lembro-me bem dessa … troca ideias/infos/opiniões … aqui no fórum

registei as diversas info e opiniões , segui os resultados e vi tb com essa info na cabeça todos jogos das finais … no fim vitória dos Iniciados e foi mesmo clara a superioridade a vários níveis e um título Iniciados Campeões mais q merecido

Qt aos Iniciados este ano , confesso q não conhecia de todo esta geração 2010-2011 pq tenho seguido mais futsal de 06-09) perdemos na final torneio do Grob em pênaltis vs rival mas tb com plantel sem iniciados q estavam em juvenis ao contrario do rival com seu plantel completo… pareceu-me isso

ou seja do que vi não descurava expectativa de iniciados novamente campeões . Do que observei , e contando com os que não estavam presentes , Diria q estamos com 55/45 %

conheço ainda pouco esta equipa/plantel e amostra tb será curta até pq faltavam atletas mas até gostei do que vi mas no torneio Grob e achei bem interessante o nosso Atleta que acho ser o Filipe Parreira por ex.

Juniores dou apenas 50/50 %
Juvenis dou 65/35 %

Amanhã se tiver tempo tento deixar/contribuir com algumas justificações para essa minha opinião . Pq concordo com Bringmain na confiança mas tb Concordo com alertas do Pedro em juniores .

Ora boa noite ,
não tenho tido tempo pessoal/profissional mas tb sou um apenas apaixonado pelo Sporting , nomeadamente pelo andebol e futsal q para além do nacional tb assiste a alguns jogos Kids da distrital Lisboa sub15-19,
ou seja A minha opinião tb só vale apenas o q vale ,

mas antes q comecem as competições é só para dizer que concordo com o que um user acima disse sobre o “mercado” do SCP sub17/19 futsal acho mesmo tb que é de enaltecer, e concordo com a opinião ! Parece mercado cirúrgico e na mouche … tipo Ruben Amorim
Depois pode resultar ou afinal não dar … mas não vale a pena inventar tb.

Ex SCP
Eurico redes de 2 ano , de seleção sub19 :top:
, Montes sub19 tb :top: (tem de melhorar muito ao nível do risco/erro)
Nos sub 19 fomos buscar 2 mesmo do melhor que existia para acrescentar e até o q seria difícil ir buscar !
Foi Mercado :top: na minha opinião .

SCP tem tudo para ser novamente campeão nacional em 60% das vezes nos próximos 3 anos em sub19 … ou seja estamos com potencial de até poder ser Pentacampeão Nacional sub19 mas … MAS existe trabalho pela frente atenção !

A questão mental vs hábitos vitória com a geração 07 do adversário… poderá impactar e até adivinho que serão (será expectável) eles a base maior em n. da seleção sub19 em 2025. Portanto nada de menosprezar adversário que nos tem ganho nas negras várias vezes .
Mta atenção !

Nos Sub 17 a juntar à boa base existente da geração de 08 … estamos a acrescentar com João Carvalho 09 e Alexandre Gaspar 09 por ex ambos tb de seleção etc

tb Aquisição do Ruela por ex tb é top e de seleção e daqueles q não parecem enganar q terá futuro no futsal sénior :top: Eu pessoalmente gosto muito deste miúdo assim como tb gosto mt dos 2 pés de veludo e golo que tem o kid Gonçalo q fomos buscar !

Isto em sub19/17 Quando Estamos já a falar em escalões etários onde encontrar “achados” q acrescentem q serão mt raros , fomos dos disponíveis buscar os melhores sem dúvida na minha opinião !

… ao contrário dos rivais onde por ex em sub17 entraram novamente > 10 novos Kids ficando com plantel de 20kids claramente excessivo o q revela desnorte na política desportiva e mais uma vez “pesca de arrasto” só para ver o q dá e se dá qq coisa

… minha expectativa é … tb que este ano o borrego será e terá de ser morto , tem de ser !

A geração/plantel 08 tem tb tudo para ser até dominadora >70% nas seleções sub17/19 !
E Chega de desculpas falhas nos pormenores etc, Kids têm de ser responsabilizados e principalmente de ser mentalmente fortes ou perceberem que competitivamente falando , continuar a falhar nos momentos chave não conseguirão ter lugar no SCP séniores tb!

Siga e que comece a bola a rolar …
Qualidade existe mas …
Ganhar ganhar !!!