[Formação] Futsal

nao sei,mas se for…s.l.

não

1 Curtiu

Parabéns aos nossos sub-15, Bi-Campeões!!! :1st_place_medal: :1st_place_medal:

1 Curtiu

mesmo não termos conseguido o pleno aqui na formação, foi pena, ainda não foi esta época ( pelo menos nos tempos mais recentes > após a paragem por causa da Pandemia )

a nível individual, acabámos por ter os melhores marcadores da época em cada um dos 3 escalões >

nos Juniores, o melhor marcador foi o Pedro Santos, pelo 2a época consecutiva ( apesar desta época ter marcado muito menos golos quando comparado com o que marcou na época passada, marcou mais ou menos metade do que tinha marcado na temporada anterior )

nos Juvenis, apesar de não termos conseguido ter ganho o Campeonato Nacional e não termos conseguido ser Campeões,
o “nosso” Afonso Abreu acabou por ser o melhor marcador da época nos Juvenis, com o mesmo número de golos do jogador dos vermelhos o António Pereira, mas o Afonso Abreu tem de ficar em primeiro na hierarquia porque marcou o mesmo número de golos mas em menos jogos, fez menos 3 jogos do que o António Pereira

( detalhe a destacar nesta disputa entre o Afonso Abreu e o António Pereira, o “nosso” Afonso Abreu conseguiu este registo de golos e conseguiu ganhar esta disputa sendo ainda Juvenil de 1o ano ao contrário do António Pereira que já é Juvenil de 2o ano )

nos Iniciados, o melhor marcador da época neste escalão foi o “nosso” Alexandre Gaspar

acabámos por dominar também a nível individual

1 Curtiu

dar os parabéns também à nossa equipa de Iniciados por ter conseguido ganhar o Jogo 3 ou a “Negra” da Final do Playoff e dessa forma ter conseguido ganhar o Campeonato Nacional de Iniciados ( que já é o 2o consecutivo )

não sou grande conhecedor desta geração, mas do pouco que tenho conseguido ver dela ( em diferentes contextos > quer no Sporting quer nas Seleções Nacionais Jovens )
os jogadores que destaco são :
o guarda-redes o Raúl Esteves que vai agora à Seleção Portuguesa de Sub-15,
o fixo o Rodrigo Firmino que também vai à Seleção,
os alas destros o Santiago Monteiro que já o vi jogar numa Seleção em que era 1 ano mais novo do que os colegas e gostei do que vi e o Tiago Quintas,
os pivôs o João Carvalho e o Alexandre Gaspar que também vão agora à Seleção e já os conhecia da época passada, o João Carvalho na época anterior sendo 1 ano mais novo já jogava na nossa equipa principal de Iniciados e o Alexandre Gaspar vi-o jogar na Seleção onde ele era 1 ano mais novo que os colegas
e ainda o Artur Capristano

mas parabéns a todos por esta conquista !
e desejo que prossigam o vosso percurso continuando a evoluir e a melhorar progressivamente

2 Curtiram

esqueci-me só de referir um pormenor associado a esta conquista do Campeonato Nacional de Iniciados pela nossa equipa de Iniciados que para mim é um detalhe importante ou um “pormaior” e que por isso ainda dá mais valor e reconhecimento aos jogadores que compõem esta nossa equipa

a nossa equipa de Iniciados foi capaz de vencer o Campeonato Nacional e de ser Campeã Nacional mesmo sem um daqueles que, para mim, era um dos seus melhores e mais importantes jogadores desta equipa > o Pedro Afonso ( que ainda no início da época saiu para o Futebol )
um jogador a quem se perspetivava um grande futuro no futsal, um ala esquerdino ( ainda por cima esta equipa, tal como no futsal no geral, tem poucos jogadores esquerdinos e por isso fazem falta mais ) de grande qualidade, tinha muito boas referências dele > da época passada onde ainda era Iniciado de 1o ano ou 1 ano mais novo e já jogava na nossa equipa principal de Iniciados portanto com colegas e contra adversários 1 ano acima da sua idade e já desta época num torneio de pré-época que esta equipa foi jogar a Espanha contra equipas espanholas e onde ele foi considerado o melhor jogador desse torneio
e ainda de o ter visto jogar e ter gostado do que vi

foi com pena quando soube que ele tinha deixado a nossa equipa de Iniciados de futsal para ir para o futebol porque achei logo que se estava a perder um jogador ( ainda por cima de uma posição > ala esquedino português onde escasseia a qualidade ) com potencial para daqui ainda a muitas épocas caso evoluisse o que se esperava dele poder vir a ser um ala esquerdino de topo nacional também a nível sénior e poder vir mesmo a afirmar-se na nossa equipa principal

pode ser que ele regresse ao Futsal e ao Sporting, seria um grande “Reforço” para esta geração, que mesmo sem ele ou apesar dessa “baixa” significativa demonstrou qualidade e capacidade para terem sucesso

1 Curtiu

Ainda bem que falas do Pedro Afonso… Lembro me quando há uns tempos alguém aqui muito informado veio dizer que íamos perder metade da equipa e que estava tudo mal… Eu avisei …

Pelos vistos ao Pedro, infelizmente as coisas não lhe estão a correr como pretendia , desejando lhe eu a maior das sortes.

Não concordo contigo quanto a todos esses elogios, muito menos conseguires dizer que ele pode ser topo nacional, muito menos…

Basta comparares por exemplo o Pedro ao Macedo quando era iniciado e a diferença é gigante.

Ficou quem tinha que ficar, e no final fomos mais uma vez Campeões Nacionais… Nada nem ninguém acima do Sporting…

3 Curtiram

E até podemos ir ao Presente, se o quiseres comparar ao Tiaguinho… ai sim vez um canhoto que vai ser de Topo…

3 Curtiram

Alexandre Gaspar, João Carvalho… Aqueles que neste momento são as verdadeiras referencias desta equipa. Desta equipa e desta geração em Portugal.

Alexandre Gaspar- 40 jogos / 44 Golos
João Carvalho 35 Jogos / 32 Golos

1 Curtiu

Canhoto, temos infelizmente nos vermelhos o Martim Silva que este sim me parece o melhor desta geração… e que há poucos anos andava na AMSAC, mas levaram o pai para treinador e levaram o puto.

desculpa-me mas, como já não trocamos impressões há algum tempo e entretanto durante esse tempo foram-me surgindo algumas questões, vou aproveitar a tua “presença” por aqui no Tópico da Formação do Futsal para te colocar uma questão que me parece pertinente :

sabes se há intenção da estrutura da nossa Formação do Futsal em trazer a curto prazo ( para a próxima época ou para a época seguinte ) o Rafael Ruela do São João para cá ?

digo isto porque é um jogador que tem-se destacado muito quer ao nível da sua equipa quer ao nível da Seleção e é um jogador que, na minha opinião, tem características um bocado raras para um futsalista português, por isso acho que “caia aqui muito bem”, faz-nos falta um jogador com aquele perfil,
até acho que ele como é utilizado atualmente não irá ter muito sucesso, não é como ala que lhe vejo a ter grande futuro,
perante as características dele vejo-o a ter mais sucesso no futuro se for “adaptado” a Fixo, acho que ele poderá vir a ser um grande fixo ainda por cima esquerdino no futuro, vejo nele algumas características do “nosso” Erick embora o Rafael Ruela para jogar a fixo tenha de ganhar mais nervo, mais agressividade a defender, mas é alto, é forte fisicamente, é bom tecnicamente, tem bons pés, recebe, passa e remata bem

na minha opinião seria um grande reforço para a nossa Formação, ainda por cima um tipo de jogador que cá não temos parecido, por isso poderia ser uma mais-valia, sendo depois trabalhado, moldado e aprefeiçoado já cá

1 Curtiu

Não é nada mau jogador não :smiley:

E sendo assim…

2 Curtiram

A ganharem 3-0 FDX!!!

E foram perder com aqueles filhos de uma nota de 10 euros!

3 Curtiram

5 Curtiram

@bringmein confirmas que o Firmino foi mesmo para o outro lado?

A única certeza que eu tenho é que foi dispensado, para onde foi não tenho ideia.
Mas pode ir para onde quiser, não tem qualidade suficiente.

3 Curtiram

Sim, inclusive jogou esta semana o torneio do casal do rato…

Mas não vejo qualquer problema nisso…

1 Curtiu

Pedro_Leão_Lisboeta apesar de ganharmos o Campeonato Nacional de Iniciados, a leitura que faço da final do Playoff não será assim tão positiva. Aliás, suscito mesmo a preocupação face ao campeonato nacional Sub 15 que se avizinha e que inicia a 06 outubro, com um dérbi à 3º jornada. Na minha opinião e conjugando-a com factos, a nossa geração 2009 era a melhor, foram campeões na Época 2021/22 do Campeonato Distrital AF Lisboa Sub 13 (Infantis) e ganharam o difícil Campeonato Distrital AF Lisboa Sub 15 (Iniciados) na Época 2022/23, com a peculiaridade de que nessa época as equipas B (1. Ano), não poderiam contar com atletas de 2.ano como reforço, pelo que defrontaram equipas com plantéis constituídos com atletas de 2.ano, a título de exemplo ( Grob A, Futsal Oeiras A, CD Amoreira A, Quinta dos Lombos).
Ora, mesmo perdendo alguns bons atletas como o Pedro (que darei a minha opinião a seguir) Diogo, Davi e Aires, a equipa teve o reforço de outros bons atletas como o Alexandre Gaspar, a título exemplificativo. Se olharmos, agora, com atenção para os plantéis que disputaram a transata fase final do Playoff chegamos à preocupante conclusão que os lampiões apresentaram-se na final do Playoff com metade do plantel constituído por 3 atletas de 1 ano (2010) e 3 Infantis de 2 ano (2011), contrariamente ao nosso plantel em que apenas um atleta era de 2010, Deste modo, é fácil concluir que na fase final do Playoff os lampiões com metade do plantel constituído por iniciados de 1 ano e infantis de 2 ano, fizeram nos literalmente a vida “negra”! Algo preocupante! Veremos como decorrerá este campeonato nacional sub 15…

No que concerne à equipa técnica liderada pelo treinador Alexandre Teixeira, se em tempos não tinha opinião formada e muito embora lhe tenha sido atribuído o prémio de melhor treinador de sub 15, (atribuído pelo site Zona Técnica Futsal Portugal), pelo que referi anteriormente posso desde já dizer que na minha opinião, constituída a seu respeito, assume-se como um treinador muito, mas mesmo muito fraco. Espero estar enganado, veremos o que conseguirá fazer com um plantel de 2010, que nunca foi campeão ao contrário dos anteriores plantéis de 2009 e 2008, que foram campeões distritais em sub 13 e sub 15.

Saudações Leoninas,

2 Curtiram

Em relação ao Pedro, concordo totalmente com o que escreveste, principalmente quando referes “era um dos seus melhores e mais importantes jogadores desta equipa”, acho que é opinião unânime (à exceção da opinião do @bringmein) pelos entendidos e menos entendidos do futsal e futebol, e como tal, considerado um dos melhores jogadores da geração 2009.

O @bringmein ao escrever que “as coisas não lhe estão a correr como pretendia” só é demonstrativo de ignorância em relação ao futebol de formação nacional. Apesar de o atleta em questão nunca ter experienciado o futebol, após treinos de observação no Sacavenense em fevereiro (meio da época) e em apenas 2 semanas de treino, foi chamado ao plantel que disputa o Campeonato Nacional e, desde da estreia no campeonato, não mais deixou de ser convocado. De salientar que na época passada só na AFL no futebol de formação escalão de iniciados, estavam cerca de 3000 atletas inscritos nas distritais, e que almejam jogar no Campeonato Nacional, um jogador que saiu do futsal rapidamente garantiu o seu lugar. No final da época podia optar pelos convites do Casa Pia, Sacavenense, Real Massamá (clubes que competem campeonatos nacionais no futebol de formação). No entanto, e não obstante a evidente e boa adaptação ao futebol, optou no final da época em regressar ao futsal e infelizmente, está a jogar no clube de carnide: algo absolutamente lamentável. O jogador sai do Sporting por opção, é reconhecido na modalidade prima, conquista o seu espaço, evolui física e desportivamente e é captado pelo rival que aproveita a formação dada desde 2017 pelo Futsal do Sporting…Nada nem ninguém acima do Sporting…

Saudações Leoninas,

1 Curtiu

No Firmino revejo potencial para ser o melhor pivot da sua geração e mais uma vez de lamentar a facilidade com que o clube de carnide “pesca” na nossa formação, com agravante de ser atleta de seleção distrital e nacional, contrariamente ao pivot que transitou de iniciado para juvenil, mas deduzo que os responsáveis pela formação estão cientes disso.