[Formação] Futsal

Se tiver que sair alguém, para os pais perceberem que quem define seja o que for no Sporting é o Sporting, que assim seja.

De certeza absoluta que nunca sairá um atleta com possibilidades reais de chegar aos Seniores, isso podes ter a certeza absoluta.

Antes de mais referir que escrevo aqui no Fórum como sócio e adepto do Sporting, atualmente com grande interesse pela modalidade do futsal, devido em grande parte a um filho de um grande amigo meu que joga nos Sub 17 do Sporting e que sempre que vem jogar para estes lados ou quando estou em Alvalade faço questão de ir ver.

Da forma convicta como o bringmein aborda alguns assuntos aqui no Fórum presumo que esteja bem informado ou faça parte da equipa técnica/estrutura da formação, o que nos dá acesso a informações muito interessantes e que todos agradecemos! No entanto deve ter algum rigor ao fazê-lo.

“Se tiver que sair alguém, para os pais perceberem que quem define seja o que for no Sporting é o Sporting, que assim seja.” Concordo plenamente, no entanto presumo que não esteja a referir-se a todos os atletas. Confirmei junto desse meu amigo, que não foi o caso do Pedro Afonso. Pelos vistos, já na época passada tinha demonstrado interesse em iniciar o futebol (tendo alguns clubes interessados) e nesta época resolveu sair. Não me parece que tenha sido uma decisão do Sporting ou que houvesse forma de reverter a decisão do atleta, ao contrário do que por si foi sugerido.

Se estiver integrado na estrutura de formação saberá certamente que o que me disseram corresponde à realidade, caso não esteja, neste momento estou em condições de o esclarecer.

“De certeza absoluta que nunca sairá um atleta com possibilidades reais de chegar aos Seniores, isso podes ter a certeza absoluta.”. Este tipo de ideia em contexto de formação não será, de todo, uma mais valia para um ambiente que se quer equilibrado nas nossas equipas. Espero que os restantes atletas de formação no Sporting, independentemente da modalidade, não contactem com esse argumento.

Certeza absoluta, uma patologia muito comum nos profissionais e gestores: “ SCA – Síndrome da Convicção Absoluta quando se encontram em um elevado estado mental de autossuficiência, apresentando os sintomas da arrogância, prepotência e narcisismo. Esta síndrome acontece quando o egocentrismo altera a percepção da realidade, o poder é concentrado e o modelo mental está em desequilíbrio.

Esperemos que não corresponda ao actual estado da nossa estrutura de formação.

Concordo, em relação “o Sporting deveria estar muito atento a ele e se possível tentar trazê-lo para cá, este não engana, vai ser craque”, penso que o bringmein seja a pessoa indicada para te esclarecer.

Vamos por partes… Não faço parte da estrutura do Sporting.

Sobre o Pedro Afonso… sei muito bem o que escrevi, e sei muito bem as insatisfações que foram passadas por alguns assuntos internos. Mas assuntos do foro mais interno não irei colocar aqui até porque respeito ao máximo todas as minhas fontes e não quero sequer vir para aqui lavar roupa suja. Uma coisa tenho mais uma vez a certeza absoluta… não temos as mesmas fontes mas, posso também confirmar que o que me esclarece é apenas uma parte da verdade de quem a profere.

O que volto a dizer e repito é que tenho a CERTEZA ABSOLUTA que, qualquer PAI que esteja insatisfeito neste momento e que queira tirar o seu filho do Sporting para ir para seja onde for, é porque o seu filho tem 0% de hipóteses de chegar ao topo, por vários motivos.

Nos Iniciados do Sporting está uma das equipas técnicas mais competentes , éticas, bem formadas do nosso Pais… tentar criar problemas aqui, eu coloco as mãos no fogo por quem lá está.

Sobre o “esperemos que não corresponda ao atual estado da nossa formação” … Se acompanha como diz, pode dar a sua opinião. Eu apenas dei a minha, e nunca falei em nome de alguém ligado ao Sporting .

É bom jogador sim Sr :no_mouth:

Para terminar da minha parte este assunto, digo só o seguinte. Tenho o máximo respeito por todos os atletas da formação, mas, infelizmente os Pais nem sempre ajudam os seus filhos e querem viver sonhos que não são os deles.

Fico me por aqui, porque independentemente do que discutirmos aqui, não vejo nada que possa sair de positivo desta discussão.

Vamos por partes.

Em primeiro lugar, acabei de chegar de Leiria e a minha disposição para dissertar sobre equipas técnicas e o nepotismo existente na estrutura de formação é reduzida.

De qualquer das formas vou fazer um esforço para responder a todas as suas considerações e dar por terminado esta discussão que nada de positivo produz, como referiu.

Concordo em parte relativamente à questão dos pais, no entanto o caso do atleta Pedro Afonso, como referi anteriormente, e através do que me foi dito pelos pais dos sub17, tratou-se de uma opção pessoal do jogador que quis encarar o desafio do futebol.

Se as suas informações vêm de uma narrativa do clube/equipa técnica está assim explicado a posição que defende. Porém, creio que concorda comigo quando digo que o simples facto de 2 atletas saírem do SPORTING (e não de um outro clube qualquer) a meio da época e, conforme referi inicialmente, provavelmente mais outros tantos saírem também, significa que o problema não estará nos pais ou nos atletas mas sim na equipa técnica e na sua estrutura.

Relativamente à equipa técnica só tenho duas factos históricos da formação a salientar: 0-10 e 9-3 (duas derrotas seguidas) contra o eterno rival de carnide nas meias finais do campeonato nacional de sub-17 falhando o acesso final. Se mete as mãos no fogo por esta equipa é algo consigo, já o mesmo não se pode dizer do Sporting que resolveu descer de escalão a mesma equipa técnica por maus resultados só não tendo sido afastada do projeto de formação por mero nepotismo.

Em relação ao “lavar de roupa suja” concordo consigo, o fórum não será o local mais apropriado para esgrimir argumentos relativamente às motivações de jovens atletas, que liderados pela actual equipa técnica de sub- 15, na época transacta e actual época, em detrimento do seu sonho de estar no Sporting preferem sair do que continuar a representar o clube. O problema ,certamente, não será dos pais.

Saudações Leoninas,

É de muito baixo nível ir buscar um resultado muito mau contra o Benfica para esta conversa para tentar ter razão em seja o que for.

Tanta coisa errada escrita aqui, é difícil para mim ler(estás realmente a ser injusto e a puxar para um lado) mas, e como continuas a escrever do assunto como se " conhecer pais dos Sub-17" te desse alguma verdade absoluta, cá vamos nós(e o escalão que foste buscar também te posso falar sobre o que tu quiseres):

O Mister Alex e a sua equipa técnica, quando baixaram de escalão, foi porque anteriormente tinham treinado os Iniciados e, sendo o Mister Alex um treinador claramente de formação era esse o seu lugar ideal. MAIS, teve e tem, mas teve claramente a confiança do Nuno Dias para que na altura isso acontecesse e deveu se também à subida do Mister Velez(venceu a taça Nacional na altura) tinha entrado há um ano e percebeu se que deveria ir mais para cima.

Por isso quando falas em favorecimento, esse favorecimento foi feito por alguém que até tem algum conhecimento de causa do que se deve trabalhar no Futsal. (Ninguém queria que ele saísse)

Podes perguntar aos Pais, mas se quiseres pergunta a todos os treinadores do Sporting e de toda a formação de Lisboa e Nacional, assim como a Selecionadores a opinião sobre o conhecimento e qualidade formativa do Mister Alex. É só ridículo ires buscar um resultado muito mau para tentares ter alguma vantagem numa discussão que infelizmente para ti, e aqui comigo não irás passar mensagens tendenciosas.

Sobre o caso que tanto queres falar do Pedro Afonso(Primeiro quer ir para o Fut 11 desde o ano passado, depois há um problema ), volto te a dizer, não não foi apenas uma questão pessoal, se acreditas nisso tudo bem.

Sobre a narrativa clube/equipa técnica, preocupa te com a tua narrativa apenas, a minha é só a minha, nem vincula ninguém. Não preciso dizer quem sou, e isso nem importa sequer mas dá a tua opinião por ti e não queiras adivinhar de onde a minha vem porque se quiseres dou te o lado de outros pais sobre o que também estás a falar.

“provavelmente outros querem sair” “o treinador que levou 10-0” Se tens algum problema com o Mister Alex, ou secalhar até és o pai de um dos que “quer” sair, o que te digo é que estarei sempre aqui para contar a minha verdade sobre tudo o que achar por bem falar do Futsal(E se tiver que criticar alguma equipa técnica ou a estrutura estou mesmo à vontade). E ver aqui comentários depreciativos sobre malta que tanto dá ao clube da forma que dá… por mim não passa.

Cá estaremos no final da época para ver esses 5/6 ?? que vão sair para o futebol 11…

O Luís Júlio também saiu entretanto.

Deixar apenas um reconhecimento ao forista, que logo no início da época disse que a passagem do Casaca para o Barreirense, era só uma ponte para ir para os lampiões. Já lá está.

1 Curtiu

Viver sonhos dos filhos que ainda por cima jogam futsal?

Lol

O Afonso quando saiu do Sporting foi ganhar 2000€/m

É mau? Claro que não.
Mas é o suficiente para os pais se encostarem a um filho que ganhe isso?

Também não.

Certinho direitinho =)

O que disse não é no sentido que falas. Abraço

image

1 Curtiu

Da Povoa de Santa Iria.

o Luís Montes joga muito mesmo, tem que vir cá parar, ainda por cima é ala destro > uma posição onde, no Sporting, para os próximos anos, há alguma qualidade mas não há assim tanta quanto seria desejável e como há por exemplo em outras posições com vários jogadores com a perspetiva de poderem se fixar na nossa equipa principal daqui a umas épocas, nesta posição é capaz de haver poucos

mais um grande jogo que ele fez hoje pela Seleção Portuguesa de Sub-19,
para um jogador de apenas 16 anos já demonstra um atrevimento ( no bom sentido ) e uma confiança na sua capacidade de desequilibrio ofensivo no 1 contra 1 muito à frente, parece ter já muita maturidade para a idade que tem,
é este tipo de ala que gosto de ver e desejo numa equipa grande como o Sporting > destemido, que arrisca frequentemente no 1 para 1 e claro ( talvez o mais importante ) tem sucesso nestas situações pois consegue ultrapassar várias vezes os seus defensores diretos, tem uma atitude competitiva adequada, muito completo mesmo

ter o Tiago Rodrigues na ala direita e o Luís Montes na ala esquerda na próxima época na nossa equipa de Juniores seria muito bom mesmo,
que se tente ao máximo para que se concretize pois são dois jogadores que têm enorme potencial para daqui a ainda umas boas épocas estarem os dois juntos na nossa equipa principal, ficaríamos com umas alas terríveis e muito difíceis de defender pelos adversários

1 Curtiu

bem, que grande vitória da nossa equipa de Juniores no jogo de hoje !

era um jogo muito importante > fora contra a Burinhosa que estava em 1o lugar com um ponto de vantagem sobre a nossa equipa,
a Burinhosa estava e continua a estar ( não será certamente por esta derrota que vão deixar de estar ) a fazer uma grande época, inclusive na 1a volta ganharam à nossa equipa fora, e mesmo com esta derrota quase de certeza que vão conseguir pelo menos o 2o lugar na Fase Regular ( o que para eles é muito bom )

agora, falando mais da nossa equipa,
confesso que esperava a vitória, a nossa equipa tem vindo a dar sinais de há uns tempos para cá que está a subir de forma ou a melhorar,
não esperava era uma diferença tão grande no resultado, parece ter sido uma vitória esclarecedora, afirmativa e para não deixar dúvidas,
a nossa equipa dá a parecer ( aliás como já tinha acontecido na época passada ) que demora a arrancar a época > faz piores resultados na 1a volta, mas depois quando engrena mais ou menos a meio da época passa a carborar em modo “rolo compressor” com uma grande sequência de vitórias tanto contra equipas menos fortes como contra as equipas mais fortes

muitos parabéns equipa por esta grande vitória ! ( apesar de ser ainda na Fase Regular, havia neste jogo alguma pressão porque era como que a “última” oportunidade para o Sporting ultrapassá-los e chegar finalmente à liderança porque eles já não têm jogos difíceis até ao final e nós ainda temos o jogo com os vermelhos em casa na última jornada onde acho que, face ao resultado do jogo de hoje, até podemos empatar e mesmo assim asseguramos o 1o lugar da Fase Regular e consequentemente o ‘Fator Casa’ nos Playoffs ),
e a nossa equipa respondeu ou lidou muito bem perante estas dificuldades, muito bem !

para finalizar, pelo que já soube houve dois jogadores que neste jogo se destacaram mais > o Leonildo e o Dzyalo

sobre o Leonildo, ainda na 2a Feira e na 4a Feira vi-o jogar pela Seleção Portuguesa de Sub-19, já o tinha visto jogar antes várias vezes, a minha opinião sobre ele é : é um jogador que aprecio muito, acho que ele tem muita coisa ( características físicas ideais e adequadas para a posição de Fixo > alto, longilíneo, só precisa de ganhar um bocadinho de robustez, tecnicamente é muito bom ) para vir a ser um grande Fixo e conseguir fixar-se na nossa equipa principal daqui a ainda algumas épocas,
no entanto há um aspeto que ele terá de melhorar nos próximos tempos que é : para vir a ser um grande Fixo terá melhorar defensivamente, terá de ser mais agressivo ( no bom sentido ), terá de ganhar mais nervo para “roubar” ou recuperar a bola aos adversários, terá de melhorar na defesa ou na marcação aos pivôs adversários, terá de melhorar no jogar sem bola e também não arriscar em demasia no início da construção ou na saída de bola pois poderá comprometer muito a sua equipa,
se ele melhorar nestes aspetos, não tenho muitas dúvidas que será um Fixo de topo nacional também a nível sénior

sobre o Dzyalo, gostaria só de reconsiderar algo que disse sobre ele aqui no Tópico há uns meses atrás > que ele estava um bocado abaixo das minhas expetativas para com a vinda dele para o Sporting,
a verdade é que ( e contra mim digo isto ) tem de se dar sempre um período de adaptação para estes jogadores que vêm para uma nova e muito diferente realidade, possivelmente precipitei-me ao fazer aquele comentário sobre ele, no início confesso que estava à espera de mais mas a verdade é que ele melhorou e parece agora, que está já mais ambientado, estar a ter o rendimento que eu esperava dele, que seja para continuar ou se possível melhorar ainda mais

seguir nesta sequência de vitórias, fizeram o mais difícil, agora há que dar continuidade para se conseguir acabar a Fase Regular no 1o lugar

5 Curtiram

Que escalão é este que está a jogar com o benfica? Sub-17?

Não temos futsal para eles? Ou são eles que estão mais inspirados hoje?

Aqui ganhar também já fica em 2º plano?

1 Curtiu

Que vergonha de jogo hoje,

Será que é boa ideia estes miúdos jogarem no PJR?
Não ficam intimidados?

1 Curtiu