antes de responder diretamente à pergunta que colocaste,
importa dizer que, depois do Europeu de Sub-19 que foi jogado em Setembro ao qual ainda foi a “geração anterior” da Seleção Portuguesa de Sub-19,
os jogadores que esta época foram às Seleções Portuguesas de Sub-21, de Sub-19 e de Sub-17 já pertecem a “novas gerações” ou a gerações diferentes daquelas que estiveram em cada uma dessas Seleções antes dessa data
nas Seleções Portuguesas de Sub-21, de Sub-19 e de Sub-17 ( não falo da de Sub-15 porque esta época ainda não foi feita nenhuma convocatória para já ) a maioria dos jogadores já jogam principalmente no Sporting mas também nos vermelhos, portanto há poucos jogadores que jogam noutros clubes
apesar do Sporting ter a maioria dos melhores jogadores em cada um destes escalões, há sempre espaço ( ainda que pouco ) para se recrutar um jogador a quem se reconheça qualidade e sobretudo muito potencial para cá se tornar um grande jogador
não digo que sejam jogadores que o Sporting tem de contratar “de caras”, que a sua vinda para cá seja muito óbvia ou no imediato, mas na minha opinião há alguns jogadores que já tem alguma qualidade, têm-se destacado nos seus clubes e por isso têm ido às Seleções Portuguesas Jovens e principalmente têm demonstrado muito potencial que se forem bem trabalhados e se evoluirem o que se espera deles podem vir a ser jogadores de topo nacional
na Seleção Portuguesa de Sub-21, há o Bruno Soares do Braga, é ala destro, foi um dos destaques desta Seleção nos recentes jogos de preparação, é um bom “projeto” de ala destro, ainda por cima numa posição onde o Sporting para o futuro não tem assim tantas opções > tem o Diogo Santos, tem o Mamadu emprestado que espero que faça parte do futuro, depois os outros ainda estão na formação e ainda são muito novos, portanto ainda vão demorar a estar prontos para a nossa equipa principal
esta época ainda não foi à Seleção Portuguesa de Sub-21 ( quer-me parecer porque o Raúl Moreira ainda pode ir a esta Seleção, mas quando este deixar de poder ir ele irá ) mas esteve na Seleção Portuguesa de Sub-19 que ganhou o Europeu e por isso foi campeão europeu da categoria, o Rúben Carrilho dos Leões de Porto Salvo também é um jogador muito interessante, é fixo, altura média/alta, encorpado, forte fisicamente, muito bom defensor, forte nos duelos individuais, difícil passar por ele, bom “projeto” de fixo,
embora ache que o Sporting no futuro nesta posição vai apostar no Bruno Maior, há que estar atento ao Rúben Carrilho, observar as suas prestações e acompanhar a sua evolução pois também tem muita qualidade
na Seleção Portuguesa de Sub-19, há alguns jogadores que foram lá que se têm destacado no Campeonato Nacional de Juniores > o Miguel Correia da Quinta dos Lombos, que é um pivô mais móvel e dinâmico, tem marcado muitos golos ; o Afonso Casaca do Barreirense, que é um ala esquerdino, esteve cá no Sporting na nossa equipa de juvenis nas duas últimas épocas, mas pelo que falei sobre este jogador com um Colega aqui do Tópico ( o bringmein ) pois estranhei a saída dele do Sporting ele ter ido para o Barreirense foi como que uma “ponte” para a breve prazo ir para os vermelhos ;
e há outros jogadores ( mais novos ) que se têm destacado no Campeonato Nacional de Juvenis > o Luís Montes e o Bruno Marques dos Leões de Porto Salvo e o Martim Correia da AMSAC
o Luís Montes não vou falar sobre ele porque não conheço muito bem ; o Bruno Marques vi-o jogar à pouco tempo atrás num jogo no Torneio de Montaigu, é um ala destro, é bom jogador mas sinceramente acho que não faz muito sentido ir lá buscá-lo porque acho que temos os 2 melhores alas destros nestas idades ( 16 e 17 anos ) > o Miguel Malhão e o Renato Almeida, aliás nesse Torneio o jogador em maior destaque na Seleção Portuguesa foi o “nosso” Renato Almeida ;
o Martim Correia nunca o vi jogar, por isso não sei se ele é destro ou esquerdino, sei que ele é ala, mas se for esquerdino poderia fazer sentido trazê-lo para cá porque a meu ver a nossa equipa de juvenis precisa de mais um ala esquerdino ( ainda para mais agora que o Tiago Rodrigues subiu aos Juniores e por lá vai ficar porque tem muita qualidade e está a ter grande rendimento no escalão acima ) pois só ficámos com o Bruno Jorge
por fim, já agora também vou falar da Seleção Portuguesa de Sub-17,
para mim há 2 jogadores nesta Seleção que poderia fazer sentido o Sporting contratá-los > o Rafael Ruela do São João e o Tomás Pereira do Caxinas, até porque são de posições > ala esquerdino e pivô em que o Sporting não está tão bem servido
o Rafael Ruela parece-me um bom “projeto de Erick”, joga na ala mas se calhar tem mais perfil e morfologia para jogar a fixo, esquerdino, alto para a idade, forte fisicamente, qualidade técnica,
já o Tomás Pereira é pivô e seria mais na perspetiva de para essa posição só termos o Afonso Abreu como um jogador de qualidade indiscutível e ser sempre bom termos duas muito boas opções para cada posição
há ainda outros bons jogadores na formação do futsal português > o Francisco Carvalho, o Manuel Campos, o Daniel Monteiro, o Martim Sousa, o Diogo Pereira e o Rodrigo Gabriel do Caxinas, o Gonçalo Rufo do Dínamo Sanjoanense, o Joel Ribeiro e o Tiago Salvado dos Leões de Porto Salvo, entre outros que eu não conheço