[Formação] Futsal

Ah mas já vi que falavas para esta época…

Para esta época poderá vir alguém sim mas não acho que seja o Martim. A situação do Tiaguinho será algo para gerir no final do Campeonato caso seja possível jogar nos dois escalões. Ontem marcou mais 2 ao slb por isso está na cara que entrou de caras e já não sai =)

onde é possível ver este jogo ?
SL

derivado ao resultado acho que em lado algum… é que duvido que a BTV passe o jogo :sweat_smile:

Apenas a btv o emitiu ?
entao os rabolhos nao o vao repeti-lo, obrigado a mesma.

SL

lá, só mesmo a btv é que transmite

sim, eu já sabia que o Martim Correia é ala, gostava era de saber se ele é destro ou esquerdino ?

disseste que agora em Janeiro poderá vir alguém para a nossa equipa de juvenis e em princípio não será o Martim Correia

na minha opinião faz falta à nossa equipa de juvenis mais um ala esquerdino, mesmo que o Tiago Rodrigues possa baixar e seja opção nos juvenis, será que esse jogador que possa vir poderá ser o Rafael Ruela do São João ?

do que tenho visto dele tanto na Seleção Nacional de Sub-15 na época passada como na Seleção Nacional de Sub-17 nesta época gostei das prestações dele nesses jogos
com as devidas distâncias, vejo nele um “Erick em potência” > alto, forte fisicamente, esquerdino, joga a ala mas parece-me que até poderia ser adaptado a fixo se fosse necessário, com qualidade técnica, remate forte,
vejo nele muito potencial que se viesse para cá e fosse bem trabalhado poderia dar num “novo Erick” daqui a uns anos mais à frente

e esta época ainda é juvenil de 1° ano, portanto na próxima época será também juvenil, um jogador com muito potencial,
só achei que precisa de jogar a uma velocidade superior mas vai muito a tempo pois ainda é muito novo

há uma possibilidade, que admito que não seja fácil de ser concretizada, mas é uma questão de se tentar > até ao próximo Domingo, podes sempre tentar ir a casa de algum conhecido teu que saibas que tenha btv, vais às gravações automáticas e selecionas o jogo para vê-lo, durante uma semana o jogo estará disponível para poder ser visto

Obrigado pela dica

SL

Hoje há derbi sub 17 no pjr, certo?

Porque diacho não há transmissão?

Vencemos 5-3…

1 Curtiu

Para se ver melhor :grin:

5 Curtiram

Dos habituais convocados para as seleções S21 e S19, há algum jogador que não pertença ao Sporting e que achem que fazia sentido o Sporting contratar?

antes de responder diretamente à pergunta que colocaste,
importa dizer que, depois do Europeu de Sub-19 que foi jogado em Setembro ao qual ainda foi a “geração anterior” da Seleção Portuguesa de Sub-19,
os jogadores que esta época foram às Seleções Portuguesas de Sub-21, de Sub-19 e de Sub-17 já pertecem a “novas gerações” ou a gerações diferentes daquelas que estiveram em cada uma dessas Seleções antes dessa data

nas Seleções Portuguesas de Sub-21, de Sub-19 e de Sub-17 ( não falo da de Sub-15 porque esta época ainda não foi feita nenhuma convocatória para já ) a maioria dos jogadores já jogam principalmente no Sporting mas também nos vermelhos, portanto há poucos jogadores que jogam noutros clubes

apesar do Sporting ter a maioria dos melhores jogadores em cada um destes escalões, há sempre espaço ( ainda que pouco ) para se recrutar um jogador a quem se reconheça qualidade e sobretudo muito potencial para cá se tornar um grande jogador

não digo que sejam jogadores que o Sporting tem de contratar “de caras”, que a sua vinda para cá seja muito óbvia ou no imediato, mas na minha opinião há alguns jogadores que já tem alguma qualidade, têm-se destacado nos seus clubes e por isso têm ido às Seleções Portuguesas Jovens e principalmente têm demonstrado muito potencial que se forem bem trabalhados e se evoluirem o que se espera deles podem vir a ser jogadores de topo nacional

na Seleção Portuguesa de Sub-21, há o Bruno Soares do Braga, é ala destro, foi um dos destaques desta Seleção nos recentes jogos de preparação, é um bom “projeto” de ala destro, ainda por cima numa posição onde o Sporting para o futuro não tem assim tantas opções > tem o Diogo Santos, tem o Mamadu emprestado que espero que faça parte do futuro, depois os outros ainda estão na formação e ainda são muito novos, portanto ainda vão demorar a estar prontos para a nossa equipa principal

esta época ainda não foi à Seleção Portuguesa de Sub-21 ( quer-me parecer porque o Raúl Moreira ainda pode ir a esta Seleção, mas quando este deixar de poder ir ele irá ) mas esteve na Seleção Portuguesa de Sub-19 que ganhou o Europeu e por isso foi campeão europeu da categoria, o Rúben Carrilho dos Leões de Porto Salvo também é um jogador muito interessante, é fixo, altura média/alta, encorpado, forte fisicamente, muito bom defensor, forte nos duelos individuais, difícil passar por ele, bom “projeto” de fixo,
embora ache que o Sporting no futuro nesta posição vai apostar no Bruno Maior, há que estar atento ao Rúben Carrilho, observar as suas prestações e acompanhar a sua evolução pois também tem muita qualidade

na Seleção Portuguesa de Sub-19, há alguns jogadores que foram lá que se têm destacado no Campeonato Nacional de Juniores > o Miguel Correia da Quinta dos Lombos, que é um pivô mais móvel e dinâmico, tem marcado muitos golos ; o Afonso Casaca do Barreirense, que é um ala esquerdino, esteve cá no Sporting na nossa equipa de juvenis nas duas últimas épocas, mas pelo que falei sobre este jogador com um Colega aqui do Tópico ( o bringmein ) pois estranhei a saída dele do Sporting ele ter ido para o Barreirense foi como que uma “ponte” para a breve prazo ir para os vermelhos ;

e há outros jogadores ( mais novos ) que se têm destacado no Campeonato Nacional de Juvenis > o Luís Montes e o Bruno Marques dos Leões de Porto Salvo e o Martim Correia da AMSAC
o Luís Montes não vou falar sobre ele porque não conheço muito bem ; o Bruno Marques vi-o jogar à pouco tempo atrás num jogo no Torneio de Montaigu, é um ala destro, é bom jogador mas sinceramente acho que não faz muito sentido ir lá buscá-lo porque acho que temos os 2 melhores alas destros nestas idades ( 16 e 17 anos ) > o Miguel Malhão e o Renato Almeida, aliás nesse Torneio o jogador em maior destaque na Seleção Portuguesa foi o “nosso” Renato Almeida ;
o Martim Correia nunca o vi jogar, por isso não sei se ele é destro ou esquerdino, sei que ele é ala, mas se for esquerdino poderia fazer sentido trazê-lo para cá porque a meu ver a nossa equipa de juvenis precisa de mais um ala esquerdino ( ainda para mais agora que o Tiago Rodrigues subiu aos Juniores e por lá vai ficar porque tem muita qualidade e está a ter grande rendimento no escalão acima ) pois só ficámos com o Bruno Jorge

por fim, já agora também vou falar da Seleção Portuguesa de Sub-17,
para mim há 2 jogadores nesta Seleção que poderia fazer sentido o Sporting contratá-los > o Rafael Ruela do São João e o Tomás Pereira do Caxinas, até porque são de posições > ala esquerdino e pivô em que o Sporting não está tão bem servido
o Rafael Ruela parece-me um bom “projeto de Erick”, joga na ala mas se calhar tem mais perfil e morfologia para jogar a fixo, esquerdino, alto para a idade, forte fisicamente, qualidade técnica,
já o Tomás Pereira é pivô e seria mais na perspetiva de para essa posição só termos o Afonso Abreu como um jogador de qualidade indiscutível e ser sempre bom termos duas muito boas opções para cada posição

há ainda outros bons jogadores na formação do futsal português > o Francisco Carvalho, o Manuel Campos, o Daniel Monteiro, o Martim Sousa, o Diogo Pereira e o Rodrigo Gabriel do Caxinas, o Gonçalo Rufo do Dínamo Sanjoanense, o Joel Ribeiro e o Tiago Salvado dos Leões de Porto Salvo, entre outros que eu não conheço

abriu o mercado de Janeiro e parece que já começaram ou vão começar a acontecer algumas movimentações ( expectáveis, diga-se e já previstas aqui no Tópico pelo Colega > o Bringmein ) entadas e saídas de jogadores nos planteis das nossas equipas de formação

na nossa equipa de Juniores, já tinhamos aqui no Tópico chegado à conclusão que um dos problemas da equipa era ter jogadores a mais, ter demasiados jogadores ou ter um plantel excessivamente extenso, o que fazia com que houvesse rotação a mais nos jogadores que eram levados para os jogos, não permitia a alguns jogadores ter mais continuidade, adquirar mais ritmo de jogo e mais confiança no seu jogo e levava a que alguns jogadores jogassem menos minutos do que aqueles que inicialmente poderiam esperar jogar,
penso que para diminuir este problema, deixou-se ou vai-se deixar sair o pivô o Arthur Saraiva para a AMSAC,
na minha opinião a saída de um pivô e do Arthur em particular faz sentido porque tínhamos 5 pivôs no plantel : 3 Juniores de 2o ano > o Pedro Santos, o Luís Fernandes e o Dzyalo e 2 Juniores de 1o ano > o Bangura e o Arthur Saraiva, o que era opções a mais, o Pedro Santos está outra vez a fazer mais uma grande época, o Luís Fernandes está a fazer uma boa época, o Dzyalo parece estar um bocadinho abaixo das minhas expetativas e entre os 2 Juniores de 1o ano o Bangura estava a ter melhor rendimento esta época que o Arthur,
no entanto dizer que o Arthur Saraiva é um pivô que aprecio muito e para mim é muito promissor, vem de uma grande época > a época passada onde marcou muitos golos na nossa equipa de Juvenis e por isso espero que o Sporting esteja atento e acompanhe as prestações dele na AMSAC ( vai jogar no 2o escalão dos Juniores ) e mantenha a ligação com ele

na nossa equipa de Juvenis, já tinha referido aqui no Tópico que a meu ver tinhamos a necessidade de um ala esquerdino ( ainda mais urgente por causa da subida ( e por lá vai ficar ) do Tiago Rodrigues à nossa equipa de Juniores ) e também de um pivô porque acho que continuamos a ter o Rafael Alves lesionado e sendo assim só temos duas opções prontas para jogar > o Afonso Abreu que é um jogador com uma qualidade indiscutível, acima da média e diferenciado e o João Rodrigo Cardoso,
parece que fomos buscar ou vamos buscar um pivô à AMSAC > o Kevin Barros,
a meu ver faz sentido ir buscar mais um pivô, não conheço este jogador de o ver jogar, mas já tinha ouvido falar nele,
pelo que já consegui analisar, dá-me a parecer que ele esta época não está com grandes números > tem apenas 2 golos em 9 jogos no entanto é preciso ver que esses 2 golos foram precisamente marcados nos 2 jogos da AMSAC contra o Sporting ( 1 golo em cada um deles ), portanto parece ser um jogador capaz de marcar golos nos jogos mais difíceis,
já conhecia este jogador porque ele na época passada ( pelo que pude ver, só até inícios de Fevereiro ) esteve na equipa de Iniciados dos vermelhos daí já ter ouvido falar nele, depois regressou à AMSAC,
estive a espreitar o que ele fez na época passada e aí teve bons números tanto nos vermelhos ( não se percebe bem porque é que o deixaram sair ) como na AMSAC onde na 2a metade da época passada, sendo ainda Iniciado de 2o ano, chegou a jogar pela equipa de Juvenis da AMSAC inclusive num dos jogos da Fase Final contra o Sporting,
para além destas referências, quer-me parecer também que o facto de esta época ainda ser um jogador Juvenil de 1o ano também possa ter pesado na escolha ter recaído sobre este jogador pois na próxima época ainda será Juvenil

só posso desejar boa sorte para o Kevin Barros, que tudo lhe corra bem e que ajude a nossa equipa de Juvenis a conquistar uma competição que nos tem fugido nas últimas duas épocas, então na época passada ainda estamos para perceber como tal foi acontecer, mas enfim já lá vai, já passou e há que tentar vencê-la esta época

1 Curtiu

Kevin já assinou e está fechado.
Arthur já assinou pela AMSAC e vai EMPRESTADO para voltar no final da época.
Dos juniores poderá sair ainda mais um atleta para continuarmos a equilibrar a equipa.

1 Curtiu

Resultados dos vários escalões neste fim-de-semana no Campeonato Nacional de Futsal:

Sub-15 recebeu e venceu, neste domingo, o CRP Ribafria por 10-0 em jogo da última jornada da primeira fase, terminando a fase na primeira posição, com 40 pontos.

Sub-17 visitou e venceu, este domingo, o CR Leões de Porto Salvo por 4 - 6 em jogo da última jornada da primeira fase, terminando a fase na primeira posição, com 39 pontos.

Sub-19 visitou e venceu, este domingo, o CRP Ribafria por 2-9 no jogo da 14.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional do escalão.

Um dos assuntos mais comentados por alguns pais, no intervalo do jogo dos Sub-17 nos Leões de Porto Salvo, prendia-se com um possível mau ambiente entre jogadores e equipa técnica dos Sub-15, e que os atletas Diogo Almeida e Pedro Afonso pediram para sair para o Futebol, estando o Diogo Almeida a treinar no Atlético Clube de Portugal e Pedro Afonso a efetuar treinos no Casa Pia Atlético Clube ou no SG Sacavenense, mas que havia mais jogadores (2 ou 3) que estavam a ponderar a saída para breve, alguém me consegue confirmar a veracidade desta informação.

Bom dia, mau ambiente entre jogadores sub 15 e treinador?

Só pode ser brincadeira…

No máximo pode é haver problemas com alguns pais e que, a haver só espero que rapidamente percebam onde estão.

No entanto também posso confirmar isso, e até digo um dos motivos… O Sporting nos Iniciados pode indicar 3 atletas para serem acompanhados de forma mais individual quer a nível de ginásio etc etc… Aqueles que não foram indicados ( e atenção que isto é pelo Sporting, não é indicação especifica pela equipa técnica) ficaram chateados.

1 Curtiu

2 Curtiram

Boas, não me parece, propriamente uma brincadeira. Independentemente dos motivos, os quais desconheço, só o facto de 2 jogadores terem pedido para sair e existir a possibilidade de mais 2 ou 3 jogadores estarem a ponderar sair a meio da época (o que será quase metade do plantel) não representa de todo sinais de bom ambiente no balneário .

vou pegar no último parágrafo do teu comentário para dizer duas coisas :

primeiro, fazer um breve comentário àquilo que disseste nesse comentário > só dizer que se se confirmar, pelo menos, a saída do Pedro Afonso, considero que é uma “baixa” significativa ou importante para a nossa equipa de Iniciados porque tenho boas referências dele enquanto jogador e há poucos esquerdinos ( de qualidade ) no futsal em geral e na nossa equipa de Iniciados, que é sobre a qual estamos a falar, em particular

depois, vou aproveitar a “deixa” que involuntariamente me deste > ao teres-te referido ao jogo que a nossa equipa de Juvenis fez neste último fim-de-semana fora contra os Leões de Porto Salvo para referir uma coisa que já há algum tempo me apetece dizer e esse jogo vem mesmo a este propósito

há uns tempos atrás, aqui neste Tópico, houve um Colega ( o Löwe ) que colocou uma pergunta se havia algum jogador, que não pertencesse ao Sporting, que se achasse que fazia sentido o Sporting contratar,
nessa altura, eu respondi-lhe mas não lhe respondi bem diretamente porque não lhe dei propriamente um nome de um jogador, referi vários bons jogadores que estão na formação do futsal português

no entanto, do que tenho acompanhado mais recentemente, tenho vindo a apreciar bastante um jogador que me agradou bastante nos últimos jogos que fez na Seleção Nacional de Sub-19 > refiro-me ao Luis Montes dos Leões de Porto Salvo,
antes de o ver jogar nesses jogos de preparação, já tinha boas referências dele > sabia que tem sido um dos destaques no Campeonato Nacional de Sub-17 desta época, com muito bons números de golos ( ainda por cima para um ala ), sabia que já jogou alguns jogos pela equipa de Juniores dos Leões de Porto Salvo e mesmo num escalão acima do dele também já conseguiu mostrar rendimento pois também marcou
e depois com apenas 16 anos foi convocado para jogar pela Seleção Nacional de Sub-19, tudo bem que está a ir lá uma “nova geração” mas a maioria dos jogadores que vão lá têm 17 anos e não 16 anos, o que me chamou a atenção

depois, vi-o jogar nesses dois jogos de preparação e gostei muito do que vi,
o Luis Montes é um ala destro que joga na ala esquerda, pareceu-me ser um grande desequilibrador ofensivo, muito forte no 1 contra 1, teve sucesso em vários lances desses pois conseguiu passar pelo seu defensor direto várias vezes, pareceu-me ser tecnicamente muito bom tanto na finta curta como no remate muito forte e depois aquilo que mais me impressionou num jogador apenas de 16 anos foi a sua atitude competitiva, raçudo, não desiste de um lance, bom defensor, intenso, enfim pareceu-se ser muito completo,
ou muito me engano ou ainda vamos ouvir falar muito dele nos próximos anos no futsal português

portanto, respondendo agora mais diretamente à pergunta que foi colocada há uns tempos atrás pelo Colega o Löwe > diria que se tivesse de sugerir ou aconselhar o Sporting a ir buscar um jogador que esteja na formação no futsal português indicaria o Luis Montes, muito craque, é um grande “projeto” de ala destro e dou mais valor a ele porque está a fazer uma grande época e não joga num clube grande, portanto joga numa equipa não tão forte, e ele marca quase sempre golos nos jogos contra o Sporting e contra os vermelhos, portanto é também um jogador que se destaca nos jogos mais importantes ou mais difíceis

o Sporting deveria estar muito atento a ele e se possível tentar trazê-lo para cá, este não engana, vai ser craque