Em Iniciados vencemos na luz
ainda por cima esta Jornada, nos Juniores, era muito importante porque estávamos atrás > em 4° lugar a 2 pontos do 1° classificado > o Caxinas e a 1 ponto do 2° classificado > o Burinhosa e do 3° classificado > os vermelhos,
e havia a oportunidade de se ganhássemos no confronto direto no jogo de hoje contra o Burinhosa ( que infelizmente não aconteceu ) subirmos ao 1° lugar porque o Caxinas tinha perdido ontem surpreendentemente contra uma equipa que está mais abaixo na classificação, jogávamos em casa contra o Burinhosa ( que apesar de já ter ouvido e pelos resultados tem se confirmado que devem ter boa equipa ) devíamos ter ganho para ultrapassá-los na classificação e os vermelhos ( que também tinham um jogo previsivelmente difícil > fora contra os Leões de Porto Salvo que estavam em 5° lugar logo atrás do Sporting ) não jogavam esta Jornada porque adiaram o jogo deles por causa que têm alguns jogadores de 17 anos na equipa de Juniores deles e eles na próxima semana vão jogar a Copa do Mundo de Sub-17 acho que é no Brasil
portanto se ganhássemos o nosso jogo ultrapassaríamos de uma vez só os 3 adversários que estavam à nossa frente e seríamos líderes, ainda que há condição ( porque os vermelhos ainda têm de jogar esse jogo que agora ficou em atraso )
enfim oportunidade de ouro desperdiçada
não há meio da nossa equipa de Juniores encarrilar, tem jogadores com muito valor mas por algumas razões ainda não são uma equipa, um coletivo e vamos lá ver se vão chegar a ser, espero que sim, há que trabalhar porque falta de “matéria-prima” não há
Concordo com a análise, era uma oportunidade única de subirmos na tabela classificativa. Este jogo teve ainda um episódio triste, o treinador dos sub-19 após ter terminado o jogo, mandou os jogadores recolherem para o balneário, sem fazerem a habitual volta à quadra para cumprimentarem sócios, simpatizantes e o público em geral! Pelo que foi percebido, teve de ser um director do SCP que “deu ordem” para os jogadores voltarem à quadra para cumprimentarem o público, contrariando a ordem do treinador! Ainda houve outra situação anterior entre o staff técnico do SCP, em plena quadra que pareceu uma discusão acesa, não deu para perceber se estava relacionada com a derrota ou com esta situação. Assim não conseguimos ter equipa, está quebrada na raiz. E como dizes Pedro_Leão_Lisboeta, “matéria-prima” há em ambundância neste plantel. Vamos acompanhar a evolução. PS: Necessitamos de um Nuno Dias para os Sub-19. SL
O treinador da equipa, Tiago Varanda ou Varandas confesso que não sei, já o vi mais do que uma vez ter reações para os seus atletas completamente despropositadas, não obstante ter sido campeão.
Esse Tiago não há muitos anos andava nos sub15.
Eu ia buscar o treinador ao AMSAC:
Miguel Velez
O ano passado já tinha comentado aqui que o treinador tinha 0 perfil para estar num escalão de formação.
O Tiago Varanda é dos nossos e só isso me apraz para continuar no clube. O julgamento que se faz das pessoas. Se a estrutura o mantém, é porque confia nele. A estrutura do Futsal não é amadora, longe disso.
O nome tambem abona pouco,
Mas falando serio, acaba por ser dificil de compreender o que se passa. Espero que entrem naquilo que se espera de qualquer equipa de futsal neste clube.
Deveríamos neste momento estar em 1º lugar, isso sem qualquer sombra de dúvidas.
Há que enumerar aqui alguns pontos na minha opinião:
1º O plantel é longo, talvez com jogadores a mais, a rotação na convocatória tem sido grande e isso deveria ser repensado. Nesta fase da formação, já não deveríamos ter um plantel tão grande mas sim maximizar o grupo ao máximo. Qualquer jogador do plantel sabe que pode ficar sempre de fora e isso parecendo que não, neste grupo não ajuda assim tanto porque não lhes trás tranquilidade e isso vesse em alguns jogos.
2º Também na baliza andamos a rodar muito e isso não ajuda ( veja-se os golos sofridos esta semana).
3º Este grupo não é o mesmo grupo do ano passado e, a forma de lidar com o mesmo tem que ser obrigatoriamente diferente por parte do Mister e alguém com a experiencia dele acho que já entendeu isso. Veja se que no ano passado tínhamos 6 Campeões da Europa e mais o Capitão Vicente que lá podia bem estar. 7 Pilares de uma geração que é de todo diferente desta.
4º As épocas do Mister Varanda tem sido assim, existe sempre inicialmente uma fase de adaptação mas por norma chegamos sempre ao final da época prontos para lutar e ganhar títulos.
5º Esta é a geração que em juvenis, ganhou todas as fases e perdeu a final com o Benfica depois de ganhar na luz o 1º. Ou seja, está preparada para ganhar, e pode ganhar. Mas temos que rapidamente conseguir que esta malta se assuma como verdadeiros candidatos ao titulo.
A minha solução? Reduzir o plantel, unir o grupo, passar e dividir a responsabilidade da equipa acordar também aos 2 campeões da Europa que estão nesta equipa e acredito que temos tudo para sermos Campeões Nacionais.
O Mister, malta o Mister Varanda trabalha o modelo tal e qual os Seniores, já foi Campeão de tudo e mais alguma coisa aqui no Sporting. É a pessoa ideal no transfer dos Juniores para os Seniores ( vejam os que tem subido seja permanentemente seja em treinos), é alguém que nem está minimamente em causa.
Agora que pode errar… isso pode… e há que aprender com os erros também. Mas é um dos nossos.
concordo com muita coisa que disseste no teu comentário
vou só acrescentar algo que complementa, reforça ou acentua aquilo que disseste sobre o facto de termos um plantel na nossa equipa de Juniores demasiado extenso ser um dos ploblemas para o que se está a passar aqui >
já não bastava na nossa equipa de Juniores termos um plantel excessivamente grande, com jogadores a mais > principalmente 5 Pivôs e 4 Alas Destros,
agora nos últimos jogos também se começou a trazer para os jogos jogadores que inicialmente faziam parte do plantel da nossa equipa de Juvenis ( atenção, não sou contra esta medida, até pelo jogador em causa que é > o Tiago Rodrigues, para mim, faz todo o sentido, contudo se antes o grande número de jogadores já era possivelmente um dos problemas desta equipa, agora esse problema ainda se acentua mais, torna a gestão do plantel pelo Treinador muito difícil ou quase insustentável, ficam sempre muitos jogadores de fora e ainda por cima se é feita rotação, é como disseste e bem os jogadores não têm continuidade, não adquirem ritmo, não melhoram a forma e não têm confiança )
com a subida do Tiago Rodrigues, que no jogo jogado na quadra está a justificar esta vinda aos Juniores ( como disse ali atrás, esta subida faz todo o sentido e concordo com ela porque é um jogador muito diferenciado e que para o qual o nível da maioria dos jogos nos Juvenis já é demasiado fácil e por isso precisava de passar a jogar num nível competitivo mais alto > nos Juniores para lhe serem colocadas mais dificuldades ), também passámos a ter 4 Alas Esquerdinos no plantel da nossa equipa de Juniores, é muito jogador, é um plantel quase com 18 ou 19 jogadores, é jogador a mais
outro dos problemas até aqui quer-me parecer que foi que houve jogos em que os melhores jogadores desta equipa não poderam jogar porque foram várias vezes chamados aos jogos da equipa principal ( foi por um bom motivo, mas acaba sempre por limitar a equipa ) que nesta fase inicial da época teve alguns jogadores lesionados,
a partir de agora que já todos recuperaram das lesões ou a equipa principal com todos os jogadores disponíveis para jogar e com os “reforços” que estão para vir nos próximos tempos ( aqui “reforços” refiro-me não só mesmo a reforços > Tatinho e quem sabe mais um pivô, como também ao regresso do Rafa Félix )
previsivelmente vão deixar de ser chamados tantos jogadores da nossa equipa de Juniores à nossa equipa principal, portanto este “problema” vai ser atenuado ou vai deixar de ser tão sentido daqui para a frente
acredito que à medida que se aproximam os playoffs, o Treinador vai começar a deixar de fazer tanta rotação e passar a escolher mais vezes os melhores até para estarmos “no ponto” e apresentarmo-nos bem na fase decisiva da época, sinceramente não acho que aqui nos Juniores o ganhar a Fase Regular e consequentemente ter o “fator casa” nos Playoffs ( apesar de ser sempre importante ganhar ) seja tão decisivo como por exemplo nos Séniores para se conseguir ganhar o Campeonato,
pode ser que aproveitem esta fase para organizar e preparar bem a equipa para atacarmos bem a fase final da competição, há que trabalhar bem a equipa e para isso é preciso tempo, estamos a sofrer muitos golos e não foi só neste jogo, tem sido quase em todos os jogos, há que corrigir os aspetos em que temos estado menos bem, trabalhar sobre eles e manter os aspetos em que temos estado bem > por exemplo a veia goleadora, a equipa tem de ser mais equilibrada e também consistente
Sem dúvida. Obrigado pelo que acrescentas.
O Tiago, será aposta nos Juniores a curto prazo já, e basta vermos os últimos jogos para percebermos que, mais do que aposta, será uma mais valia pois trás coisas que mais NENHUM atleta faz da mesma forma que ele. Só neste jogo foi já 1 assistência e 2 golos… É uma maquina virada para a baliza adversária.
Chegando o Tiago para ficar… é aguardar para perceber quem irá sair.
Concordo que a dimensão do plantel pode ser um dos pontos a ter consideração.
Resumindo:
GR: Guilherme Cintra ( Campeão Europeu), Kiko e Rafael Correia # 3
Fixo: Abel Vaz e Emanuel Pereira # 2
Fixo/Ala Destro: Leonildo Injai, Tomás Silva # 2
Ala Destro: Luis Júlio, Miguel Malhão, Renato Almeida, Tiago Rosa # 4
Ala Ambidestro: Liedson Varela # 1
Ala Esquerdino: David Paulino, e Tiago Rodrigues (Juvenil) # 2
Pivot: Andriy Dzyalo (Campeão Europeu), Arthur Saraiva, Luis Fernandes, Mohamedi Bangura, Pedro Santos (Campeão Europeu) # 5
Nota:# 19 Atletas, nota-se uma saturação de atletas alas e fixo/ala destros #6 e de Pivot’s # 5.
Percebe-se pq foi chamado o Tiago Rodrigues dos Juvenis, só havia o David Paulino que veio dos Leões PS, há um desequilibrio enorme entre alas destros e esquerdinos de raiz, como é referido, o Tiago Rodrigues é uma seta apontada à baliza, tal como o David Paulino que apontou dois golos no último jogo.
Estes dois atletas são os melhores rematadores de média e longa distância do plantel.
Parece-me que esta deve ser a aposta do lado direito da quadra.
Do lado esquerdo, Miguel Malhão e Renato Almeida, acho que são os atletas mais aptos.
Nos Pivots, Andriy, Pedro Santos e Mohamedi. Se falarmos só destes últimos jogadores, na época passada marcaram Andriy (33), Pedro Santos (57) , Mohamedi (43), David Paulino (37), Tiago Rodrigues (29) apontaram quase 200 Golos (199), pelas respectivas equipas e escalões.
Cabe ao Mister estabilizar a equipa e fazer com que a equipa jogue com GARRA de Leão.
Disputar cada lance como se fosse o último, esta é a nossa mentalidade nos Séniores (jogar para ganhar) e tem de ser na formação.
SL
no comentário que fiz sobre este assunto há uns dias atrás cometi lá um erro inadevertido ou sem querer > contabilizei o Luís Júlio como ala esquerdino, não o conheço muito bem, fi-lo sem certeza e não sei porquê ( talvez por saber que há no plantel muitos alas destros ) considerei que ele era ala esquerdino, mas agradeço-te pelo esclarecimento que fizeste > afinal ele é destro
e também contabilizei o Liedson Varela nos alas esquerdinos, mas este jogador já conheço melhor, sei que ele joga muito bem com os 2 pés, mas como há poucos alas esquerdinos considerei-o nesta posição até para equilibrar mais as duas alas
Sub-19 a vencer 5-1 na Luz a 4 min do final.
1-6
Resultado Final na Luz
slb 1-6 Sporting Sub 19
é sempre importante ganhar um jogo contra previsivelmente um adversário direto pela conquista da competição, ainda para mais fora
no entanto, mais do que isso, a meu ver esta vitória é ainda mais importante pelo contexto ou pela situação em que a nossa equipa de juniores estava/está na classificação,
esta vitória permite, mesmo que eles ganhem os 2 jogos em atraso que têm ( que previsivelmente também não serão fáceis porque são fora e contra duas boas equipas ), que eles não fujam, não se distanciem ou não consigam uma vantagem pontual significativa relativamente à nossa equipa, apesar de em 1° lugar estar a Burinhosa já com alguma vantagem pontual
a ideia que tenho é que a nossa equipa na 2a volta vai estar melhor porque acho que não irão tantos jogadores juniores à nossa equipa principal e o Treinador da nossa equipa de juniores vai começar a preparar mais a equipa para se apresentar bem nos Playoffs e isso implicará fazer menos rotação nos ( muitos ) jogadores do plantel que irão ou estarão nos jogos para que a equipa estabelize e adquira consistência
muitos parabéns equipa por esta grande e esclarecedora vitória
agora, outro assunto
sabes-me dizer se o ala o Martim Correia que tem vindo a destacar-se esta época na equipa de juvenis do AMSAC ao ponto de ter sido recentemente convocado para a Seleção Nacional de Sub-19, se ele é destro ou esquerdino ?
se for esquerdino, poderia fazer sentido ser uma boa solução vir para a nossa equipa de juvenis agora a meio da época visto que o Tiago Rodrigues subiu ao juniores e perante o ótimo rendimento dele lá é previsível ( tal como já tinhas dito aqui no Tópico ) que fique pela nossa equipa de juniores até ao final da época e deixe de ser uma opção para a nossa equipa de juvenis,
o que será uma grande “baixa” ainda que por um bom motivo, o pior é que na nossa equipa de juvenis só ficamos com um ala esquerdino > o Bruno Jorge no plantel, o que é muito curto, temos de ter no mínimo ou pelo menos dois alas esquerdinos no plantel por isso há espaço para adicionar mais um ala esquerdino ao plantel da nossa equipa de juvenis, daí o sentido da questão que te coloquei
Boas, ele é ala e provavelmente não existirá interesse. Ele tem qualidade mas a vir alguém da AMSAC não deverá ser para o escalão de Juniores.