[Formação] Futsal

contrariando as minhas expetativas, jogo muito mais difícil do que se esperava, embora já se sabe que todas as equipas encaram as Fases Decisivas com uma postura diferente ( para melhor ) e em abono do Beira-Mar dizer que eles já na jornada anterior se tinham batido bem contra o Caxinas ( empataram 1-1 fora, quando na 1a Fase tinham sido goleados por eles ) portanto esta melhoria do Beira-Mar não se pode dizer que tenha sido só contra o Sporting, a equipa parece ter evoluído bem

estivémos a perder 2-0 já na 2a parte, mas lá conseguímos dar a volta ao resultado e ganhar

só vi este resumo, mas mesmo assim apetece-me dizer algumas coisas sobre o pouco que vi :

o nosso GR que jogou na 1a parte ( o Tomás Oliveira ) que é um dos GRs da Seleção Portuguesa de Sub-17 ( que na última 3a e 4a feira nos jogos contra a Espanha se exibiu a bom nível ) não pode, aliás poder pode mas não devia ( ainda que tenha sido um grande golo, que sai uma vez na vida ), sofrer um golo daqueles como foi o nosso 1o golo sofrido

o nosso 3o golo foi realmente uma grande jogada coletiva e tem de se dar ainda maior mérito pela jogada ter sido feita sob grande pressão pois estávamos empatados 2-2, precisávamos de marcar para passarmos para a frente do resultado e assim ganhar o jogo e já faltava pouco tempo para acabar o jogo, destaque na jogada para o Arthur Saraiva ( não percebo bem porque é que ele não vai à Seleção pois tem sido um dos grandes destaques deste Campeonato ) à Pivô a segurar bem a bola e depois a decidir pela melhor opção, a passar para o Tiaguinho Rodrigues finalizar e marcar, vitória ‘tirada a ferros’ mas conta 3 pontos igualmente

continuar nesta senda

Hoje os sub-19 foram ganhar 2-3 à lixeira, são agora líderes isolados.

2 Curtiram

O Arthur ir à seleção… só se for à do Brasil =) Em Portugal atualmente é sem dúvida o melhor pivo da idade dele… mas assim de longe.

1 Curtiu

então retiro o ‘reparo’ que fiz porque estava mesmo convencido que ele era Português

sendo Brasileiro, ainda nesta idade ( uma idade ainda muito jovem ou uma idade que ainda não é Sénior ) e já jogando fora/longe do seu País de origem ( e provavelmente dos olhares dos responsáveis brasileiros ) assim fica muito mais difícil de representar a sua Seleção, embora jogando no Sporting isso possa facilitar estes entraves

obrigado pela partilha dessa informação, que desconhecia

👍
1 Curtiu

já agora, vou aproveitar que estás por aqui neste Tópico ( que é o local indicado para falar sobre isto ) para te fazer algumas perguntas sobre 2 jogadores da formação nesta faixa etária, dos Sub-17 ; se souberes e puderes responder …

as questões são as seguintes : na 3a e na 4a feira da última semana, a Seleção Portuguesa de Sub-17 fez 2 jogos particulares contra a Espanha e na nossa Seleção estavam lá, entre outros, 2 jogadores dos Leões de Porto Salvo > o Joel Ribeiro e o David Paulino

eu gostei muito do vi destes 2 jogadores, embora num dos jogos as coisas não tenham corrido muito bem ao Joel Ribeiro que, sendo Fixo, teve culpa direta de 2 golos da Espanha, no entanto apesar disso gostei muito dele : não só tem características físicas muito boas para esta Posição como também tecnicamente pareceu-me muito bom, só precisa de não inventar tanto devido à zona em que joga e ter um bocado mais de agressividade, mas é um belo projeto de jogador que acho que com a orientação certa ‘faz-se’
já o David Paulino esteve muito bem nos 2 jogos, tendo marcado golos num ou nos 2 jogos ( já não me lembro bem )
a respeito deste jogador, que tem sido outro dos grandes destaques do Campeonato Nacional de Sub-17, a dada altura da transmissão de um dos jogos o Comentador ( acho que foi o Pedro Catita ) disse que relativamente a ele que estavam a haver ‘conversas’ para ele sair dos Leões e ir para um dos 2 Grandes, mas disse que ainda não havia certezas quanto a isso

ora pelo que o Comentador também disse e eu já estive a ver, o David Paulino já esteve durante algumas épocas no Sporting ( e o Comentador também disse que ele teve uma lesão grave na época passada ) e agora está a ter um grande rendimento, por isto tudo que eu disse pergunto-te se sabes de alguma possibilidade de ele para a próxima época poder vir para os Juniores do Sporting ?

e já agora, como também gostei do que vi relativamente ao Joel Ribeiro e jogando ele ainda nos Leões de Porto Salvo, faço-te a mesma pergunta : se sabes se se coloca a possibilidade de ele também vir para a próxima época para os Juniores do Sporting ?

1 Curtiu

O David Paulino é Sportinguista assim como a sua família. Saiu do Sporting para rodar há dois anos ( quando subiu a juvenil de 1º ano) mas, teve o azar de ter tido uma lesão grave que o afastou a época inteira praticamente. Este ano que é de segundo está a voltar a fazer aquilo que sempre fez que é marcar muitos golos e por isso mesmo já teve a oferta dos LPS para assinar contrato de formação. Será nosso atleta na próxima época.

Quanto ao Joel, que também saiu na mesma altura, já assinou contrato de formação pelos LPS e não é sequer hipótese para os nossos juniores pelo que eu estou a ver. (E na minha opinião também não tinha cá lugar)

Nós ao contrário dos vizinhos não temos equipa B a partir dos Sub-17 e por isso acabamos sempre por ter que colocar a rodar alguns miúdos que até tem qualidade mas que de momento iriam ter poucos minutos. Desde a época passada que surgiu a AMSAC como clube para rodarmos alguns atletas e estamos a colocar lá miúdos que saem com perspectiva de voltarem (nas últimas duas épocas já cá colocaram 5 atletas nos sub 17, o que significa que não tem sido só lá colocar miúdos) . É uma opção, que para nós é importante ser no escalão que é, pois eles tem os Sub-17 no Campeonato Nacional .

primeiro, agradecer-te pela resposta às questões que te coloquei
:+1:

depois, dizer que foi bom saber que o David Paulino será nosso jogador ( virá para os Juniores ) na próxima época
assim, nesta faixa etária, ficaremos com 2 Alas Esquerdinos muito bons > o Tiago Rodrigues e o David Paulino > 2 dos 3 Alas Esquerdinos da Seleção desta idade

quanto ao Joel Ribeiro, eu não ‘desistiria’ assim já dele, mas também compreendo que não podemos ter todos
na próxima época, nos nossos Juniores, previsivelmente teremos como 1a opção para Fixo o Abel Vaz que é muito bom, no entanto é 1 ano mais velho que o Joel Ribeiro
como 2a opção para Fixo ( supostamente da idade do Joel ou seja Júnior de 1o ano ) não estou a ver quem possamos ter, nos Juvenis esta época temos o Guina que até também já foi a esta Seleção ( desta vez não foi ) mas acho que ele é mais novo e por isso poderá ainda ficar nos Juvenis na próxima época, não sei, é capaz de haver outros jogadores que eu agora não estou a ver

Para o ano devemos ter o Abel e o Emanuel (atualmente Junior de 1º ano e até com mais minutos que o Abel esta época, tendo estado na última convocatória da Seleção sub 19) e tens também o Leonildo que é o capitão da seleção Nacional e dos Sub-17. Os 3 são a meu ver superiores ao Joel.

Quanto ao Tiago, ele para o ano ainda é Juvenil , o que não invalidará ir subindo ou mesmo subir de escalão. Temos também o Liedson como ala canhoto, e dos Sub-17 sobem mais dois canhotos o Afonso Casaca e o Tiago Pinto, dois miúdos com potencial e que neste caso dependerá da equipa técnica dos Juniores, contar com eles ou não.

ok,

relativamente aos Fixos, não estava a ver o Emanuel e esqueci-me completamente do Leonildo ( falha minha, um bocado imperdoável porque o Leonildo tem muita qualidade já e potencial para ser trabalhado )

quanto aos Alas Esquedinos, já não me lembrava que o Tiago Rodrigues é 1 ano mais novo, pois é, esta época ainda é Juvenil de 1o ano e para a próxima época será Juvenil de 2o ano e por isso poderá ainda ficar nos Juvenis ou subir já aos Juniores, dependendo qual for a decisão, que absurdo a qualidade que ele já demostra com apenas 15 ou 16 anos ! este não engana !

1 Curtiu

Fim-de-semana de dérbis na formação…

Nos iniciados vencemos 2-1 e nos juvenis 3-1

5 Curtiram

Na qualificação para o Euro sub19 temos 6 em 12. A estes 6 junta-se o reforço do próximo ano do Burinhosa.

claro que te estás a referir ao Pivô ao Dzyalo, mas atenção que na próxima época da Burinhosa para o Sporting ( para os Juniores/Sub-19 ) vêm 2 jogadores > o Dzyalo que, como referiste e bem, foi convocado para a Seleção Portuguesa de Sub-19 e vem ainda o Tomás Silva que habitualmente está na Seleção Portuguesa de Sub-17

Seleção sub-19 em direto, temos lá o Diogo Silva que confesso não gostava nada de o ver jogar o ano passado e está a tornar-se um Cavinato com melhor técnica, parece-me

Mais uma “jornada” de dérbis na formação…

Nos juvenis vencemos 4-1, nos iniciados 1-0 e nos iniciados B 2-1

3 Curtiram

como não conhecia muito bem os jogadores da Equipa de Iniciados/Sub-15 do Sporting desta época, decidi ver os jogos de preparação ( pretendia ver os 2, mas acabei por só conseguir ver 1 dos 2 > só vi o primeiro ) da Seleção Portuguesa contra a Seleção Francesa em Sub-15 que já foram jogados a semana passada, mas só agora tive oportunidade de o ver com mais atenção

o Sporting ( à semelhança do que aconteceu recentemente e “normalmente” na Seleção Portuguesa de Sub-17 e de certa forma também na Seleção Portuguesa de Sub-19, embora nesta última divida o domínio com os vermelhos ) foi o clube que teve mais jogadores nesta Seleção > 6 :
os Guarda-Redes > o Tomás Guerra e o Miguel Ramos
o Fixo > o Tomás Nogueira
o Ala Destro > o Rodrigo Frade
o Ala Esquerdino > o Bruno Jorge
o Pivô > o Afonso Abreu

antes de expressar aqui no Tópico a impressão com que fiquei deles, dizer que destes 6 jogadores do Sporting os únicos que já tinha visto jogar ou que me lembro de os já ter visto jogar tinham sido o Tomás Guerra e o Tomás Nogueira, embora eles na época passada fossem ainda Iniciados de 1o ano lembro-me de os ter visto jogar na Equipa Principal de Iniciados nos jogos da Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Iniciados
para além disto, dizer que não me lembro de já o ter visto jogar antes mas tinha elevadas expetativas de ver jogar o Afonso Abreu porque normalmente acompanho os resultados da nossa equipa e os registos dos jogadores da nossa equipa e por isso sabia que para além de ele ser o melhor marcador do Campeonato Nacional de Iniciados desta época, tem um registo de golos ( embora também saiba que há jogos nesta competição que são pouco competitivos e por isso também há que relativizar alguns registos ) ou um número de golos já marcados que impressiona

relativamente ao jogo jogado na quadra, na minha opinião Portugal foi melhor, teve mais ( diria um diferencial para aí de 7-3 ou 8-4 ) e melhores oportunidades de golo do que a França, no entanto foi muito perdulário, foi pouco eficaz e isso fez a diferença, tendo a França ganho por 2-0

relativamente à prestação e à ideia com que fiquei dos jogadores do Sporting que estiveram nesta Seleção :
o Tomás Guerra, que já o tinha visto jogar algumas vezes e por isso já o conhecia, tem muito potencial, tem um aspeto que não aprecio muito sobretudo num Guarda-Redes que é uma estatura baixa ( embora ele ainda só tenha 14 ou 15 anos e ainda possa vir a crescer ) e que me poderia levar a duvidar se com esse ‘handicap’ conseguiria chegar à nossa Equipa Principal, no entanto parece ser muito bom noutras características > muito rápido no deslocamento entre os postes, muito rápido a sair da baliza, muito bom nas bolas baixas, elástico, com bons reflexos, o que poderá compensar essa fragilidade
não deu para ver se tem ou não tem “jogo de pés” pois não utilizou muito essa vertente do jogo

o Miguel Ramos é um perfil de Guarda-Redes diferente do Tomás Guerra, é mais alto, ocupa mais a baliza, no entanto neste jogo comprometeu no 2o golo da França, já no último minuto de jogo e com Portugal a perder por 1-0 saiu com a bola no pé para arriscar no 5 para 4, mas ainda no meio-campo defensivo fez um mau passe, o jogador francês intercetou a bola, chutou para a baliza sem ninguém e marcou o 2-0

sobre o Rodrigo Frade, achei-o apenas um jogador razoável, na minha opinião não se destacou muito, não vi dele assim nada de especial, no entanto fazer a ressalva que também só vi um jogo, se calhar para avaliar melhor era preciso ver mais jogos

sobre o Bruno Jorge, dizer que fiquei maravilhado, muita qualidade, não me lembro de já o ter visto jogar e por isso não o conhecia, no entanto foi o jogador que mais me impressionou, Ala Esquerdino que me pareceu ser muito bom tecnicamente, tanto na receção ( “pisa” bem ) como no passe ( a bola fica sempre jogável quando vem dele ), esguio, rápido, com jinga, embora não o tenha feito muitas vezes nas poucas que fez pareceu-me ser muito bom no 1 para 1, tem finta para desequilibrar ofensivamente, defensivamente cumpriu, não comprometeu, não pareceu ser frágil neste aspeto, o que a meu ver é bom
embora estejamos a muitos anos de distância, até porque ele deve ter apenas 14 ou 15 anos, e até lá muita coisa ainda poderá acontecer, do que vi diria que é claramente jogador com potencial para a longo prazo chegar e se fixar na nossa Equipa Principal e na Seleção Portuguesa Principal, assim ele trabalhe, desenvolva o seu talento e evolua favoravelmente

relativamente ao Afonso Abreu, posso dizer que não defraudou as elevadas expetativas que tinha à partida antes de o ver jogar, do que vi dele não me desiludiu, gostei do que vi, também pareceu-me ter muita qualidade, Pivô destro, um pivô mais móvel, dinâmico, leve, rápido, com boa técnica, capaz de decidir por ele próprio, encarou algumas vezes o seu marcador adversário de frente no 1 para 1, pareceu-me ser um jogador com muito sentido de baliza, bom rematador e bom finalizador, apesar de neste jogo não ter marcado, enviou uma bola ao poste e rematou várias bolas enquadradas com a baliza adversária

diria que o jogador que mais gostei foi o Bruno Jorge e o Futsal do Sporting e o Futsal Português bem precisam de Alas Esquerdinos de grande qualidade, diferenciados, pois é uma Posição algo carente de grandes jogadores, no entanto nós aqui no Sporting até acho que nos próximos anos estaremos bem servidos nesta Posição > o Tiago Macedo, o Tiago Rodrigues e o Bruno Jorge são jogadores com potencial para chegarem e se fixarem na nossa Equipa Principal de Futsal nos próximos anos

os Campeonatos Nacionais entraram agora ( nos Juvenis/Sub-17 e nos Iniciados/Sub-15 neste fim-de-semana passado ; nos Juniores/Sub-19 já há duas semanas atrás ) nas Fases Decisivas > Fases de Apuramento de Campeão ( Playoffs )

nos Juvenis e nos Iniciados vencemos o 1o Jogo das Meias-Finais ( à melhor de 3 Jogos, portanto quem ganhar 2 Jogos qualifica-se para a Final ), ambos fora, curiosamente contra os 2 únicos adversários a quem as nossas equipas, respetivamente, não conseguiram ganhar precisamente fora na 2a Fase > os Juvenis à AMSAC e os Iniciados ao Caxinas, mas que agora nos Playoffs já conseguiram ganhar

tanto nos Juvenis, como nos Iniciados temos vindo a dominar praticamente durante toda a época ( sempre líderes tanto nas 1as como nas 2as Fases e a ganhar todos, ou quase todos, os confrontos diretos com o principal adversário ),
há que continuar a trabalhar para dar continuidade à boa época, até agora, que está a ser feita e terminar com “a cereja no topo do bolo” que só poderá passar por dar tudo para conquistar as competições

nos Juniores perdemos o 1o Jogo das Meias-Finais, fora, contra um dos dois adversários que já nos tinha ganho um jogo ( em nossa casa ) na Fase Regular > o Caxinas
apesar de não termos começado bem, recomposemo-nos e fizémos uma grande sequência de vitórias, também aqui nos Juniores acabámos por dominar quase toda a Fase Regular e agora, com esta derrota, estamos numa situação complicada, tínhamos um crédito e gastámo-lo, estamos “encostados às cordas”, temos de ganhar os 2 próximos jogos em casa contra o Caxinas para nos qualificarmo-nos para a Final

já bastou a época passada em que fomos eliminados nas Meias-Finais pelo Caxinas, no entanto aí algumas atenuantes foram que : não tínhamos o “fator casa” ( ganhámos o jogo em casa e perdemos os 2 jogos fora e fomos eliminados ) que acabou por ser decisivo no desfecho final , a nossa equipa era mais nova pois era maioritariamente composta por jogadores de 1o ano de Junior comparativamente com os 2 principais adversários daquela altura > Caxinas e vermelhos , e o Caxinas tinha na temporada passada uma geração muito boa, com jogadores muito bons que já jogavam regularmente nos Seniores e que depois “baixaram” aos Juniores para ganharem o Campeonato e a verdade é que acabaram por consegui-lo ( na Final contra os vermelhos e sem “fator casa” ) > Raul Moreira, Lúcio Rocha e Rodrigo Simão que esta época já são Seniores e por isso já não estão na equipa deles de Juniores

embora na equipa de Juniores desta época ainda tenham lá bons jogadores que costumam ir às Seleções Portuguesas Jovens como : o Ricardinho, o Manuel Campos e o Francisco Carvalho, estes jogadores não são tão bons como os da equipa da época passada e por outro lado, a nossa equipa esta época já é mais maturada, por isso espero e desejo que se consiga dar a volta a esta situação algo delicada com 2 vitórias nos próximos jogos contra o Caxinas

muita força malta !

confiança, concentração e compromisso, pois qualidade vocês têm e demonstraram-na durante toda a época, dar tudo nesta fase decisiva

1 Curtiu

Esta época vamos ser campeões nos três escalões.

Dito isto… obviamente que em Sub-19 tivemos um resultado que nos deixa desconfiados e como é obvio, curto prazo tudo pode acontecer, e por isso podemos efetivamente nem sequer ir à final.

Temos nos 3 escalões as melhores equipas, fizemos melhores 1ª fase e 2ª fase… Já todos os escalões foram vencer à Luz…

Agora o ano passado em Juvenis também dominámos do inicio ao fim e não fomos campeões, é o que tem isto ser em Playoffs (aumenta e muito o fator sorte)

O jogo dos Sub19 vai dar na Sporting TV no domingo

Às 17h

nos Juniores, mesmo se conseguirmos passar à Final dos Playoffs que previsivelmente será contra os vermelhos, prevejo que teremos muitas dificuldades > eles nos Sub-19 têm muito boa equipa e alguns muito bons jogadores, é verdade que “perderam” o Tomás Colaço, mas continuam lá com o Daniel Osuji, o Tiago Reis, o Pedro Marques, o Afonso Serra … será certamente 50-50 apesar de termos, se lá chegarmos, o “fator casa” que pode desequilibrar a coisa

nos Juvenis, é onde tenho mais confiança e por isso é onde acho que seremos quase de certeza Campeões Nacionais

nos Iniciados, também tenho confiança, mas aqui tenho mais dúvidas, com exceção do primeiro jogo ainda na 1a Fase, ainda que tenhamos ganho todos os jogos daí para a frente, a verdade é que os resultados dos jogos nos confrontos diretos têm sido muito equilibrados ( quase sempre só por um golo de diferença ) o que pode indiciar que o desfecho final pode mudar nos jogos da Final, esperemos que não, que se mantenha a tendência tida até aqui