como não conhecia muito bem os jogadores da Equipa de Iniciados/Sub-15 do Sporting desta época, decidi ver os jogos de preparação ( pretendia ver os 2, mas acabei por só conseguir ver 1 dos 2 > só vi o primeiro ) da Seleção Portuguesa contra a Seleção Francesa em Sub-15 que já foram jogados a semana passada, mas só agora tive oportunidade de o ver com mais atenção
o Sporting ( à semelhança do que aconteceu recentemente e “normalmente” na Seleção Portuguesa de Sub-17 e de certa forma também na Seleção Portuguesa de Sub-19, embora nesta última divida o domínio com os vermelhos ) foi o clube que teve mais jogadores nesta Seleção > 6 :
os Guarda-Redes > o Tomás Guerra e o Miguel Ramos
o Fixo > o Tomás Nogueira
o Ala Destro > o Rodrigo Frade
o Ala Esquerdino > o Bruno Jorge
o Pivô > o Afonso Abreu
antes de expressar aqui no Tópico a impressão com que fiquei deles, dizer que destes 6 jogadores do Sporting os únicos que já tinha visto jogar ou que me lembro de os já ter visto jogar tinham sido o Tomás Guerra e o Tomás Nogueira, embora eles na época passada fossem ainda Iniciados de 1o ano lembro-me de os ter visto jogar na Equipa Principal de Iniciados nos jogos da Final dos Playoffs do Campeonato Nacional de Iniciados
para além disto, dizer que não me lembro de já o ter visto jogar antes mas tinha elevadas expetativas de ver jogar o Afonso Abreu porque normalmente acompanho os resultados da nossa equipa e os registos dos jogadores da nossa equipa e por isso sabia que para além de ele ser o melhor marcador do Campeonato Nacional de Iniciados desta época, tem um registo de golos ( embora também saiba que há jogos nesta competição que são pouco competitivos e por isso também há que relativizar alguns registos ) ou um número de golos já marcados que impressiona
relativamente ao jogo jogado na quadra, na minha opinião Portugal foi melhor, teve mais ( diria um diferencial para aí de 7-3 ou 8-4 ) e melhores oportunidades de golo do que a França, no entanto foi muito perdulário, foi pouco eficaz e isso fez a diferença, tendo a França ganho por 2-0
relativamente à prestação e à ideia com que fiquei dos jogadores do Sporting que estiveram nesta Seleção :
o Tomás Guerra, que já o tinha visto jogar algumas vezes e por isso já o conhecia, tem muito potencial, tem um aspeto que não aprecio muito sobretudo num Guarda-Redes que é uma estatura baixa ( embora ele ainda só tenha 14 ou 15 anos e ainda possa vir a crescer ) e que me poderia levar a duvidar se com esse ‘handicap’ conseguiria chegar à nossa Equipa Principal, no entanto parece ser muito bom noutras características > muito rápido no deslocamento entre os postes, muito rápido a sair da baliza, muito bom nas bolas baixas, elástico, com bons reflexos, o que poderá compensar essa fragilidade
não deu para ver se tem ou não tem “jogo de pés” pois não utilizou muito essa vertente do jogo
o Miguel Ramos é um perfil de Guarda-Redes diferente do Tomás Guerra, é mais alto, ocupa mais a baliza, no entanto neste jogo comprometeu no 2o golo da França, já no último minuto de jogo e com Portugal a perder por 1-0 saiu com a bola no pé para arriscar no 5 para 4, mas ainda no meio-campo defensivo fez um mau passe, o jogador francês intercetou a bola, chutou para a baliza sem ninguém e marcou o 2-0
sobre o Rodrigo Frade, achei-o apenas um jogador razoável, na minha opinião não se destacou muito, não vi dele assim nada de especial, no entanto fazer a ressalva que também só vi um jogo, se calhar para avaliar melhor era preciso ver mais jogos
sobre o Bruno Jorge, dizer que fiquei maravilhado, muita qualidade, não me lembro de já o ter visto jogar e por isso não o conhecia, no entanto foi o jogador que mais me impressionou, Ala Esquerdino que me pareceu ser muito bom tecnicamente, tanto na receção ( “pisa” bem ) como no passe ( a bola fica sempre jogável quando vem dele ), esguio, rápido, com jinga, embora não o tenha feito muitas vezes nas poucas que fez pareceu-me ser muito bom no 1 para 1, tem finta para desequilibrar ofensivamente, defensivamente cumpriu, não comprometeu, não pareceu ser frágil neste aspeto, o que a meu ver é bom
embora estejamos a muitos anos de distância, até porque ele deve ter apenas 14 ou 15 anos, e até lá muita coisa ainda poderá acontecer, do que vi diria que é claramente jogador com potencial para a longo prazo chegar e se fixar na nossa Equipa Principal e na Seleção Portuguesa Principal, assim ele trabalhe, desenvolva o seu talento e evolua favoravelmente
relativamente ao Afonso Abreu, posso dizer que não defraudou as elevadas expetativas que tinha à partida antes de o ver jogar, do que vi dele não me desiludiu, gostei do que vi, também pareceu-me ter muita qualidade, Pivô destro, um pivô mais móvel, dinâmico, leve, rápido, com boa técnica, capaz de decidir por ele próprio, encarou algumas vezes o seu marcador adversário de frente no 1 para 1, pareceu-me ser um jogador com muito sentido de baliza, bom rematador e bom finalizador, apesar de neste jogo não ter marcado, enviou uma bola ao poste e rematou várias bolas enquadradas com a baliza adversária
diria que o jogador que mais gostei foi o Bruno Jorge e o Futsal do Sporting e o Futsal Português bem precisam de Alas Esquerdinos de grande qualidade, diferenciados, pois é uma Posição algo carente de grandes jogadores, no entanto nós aqui no Sporting até acho que nos próximos anos estaremos bem servidos nesta Posição > o Tiago Macedo, o Tiago Rodrigues e o Bruno Jorge são jogadores com potencial para chegarem e se fixarem na nossa Equipa Principal de Futsal nos próximos anos