depois de ver o jogo vermelhinhos x Sporting em Juvenis da 2a volta da 1a Fase ( tive pena de não ter visto o jogo da 1a volta, gosto de ver os jogos mais competitivos ) o que tenho a dizer :
primeiro, antes de falar sobre o jogo em si vou fazer um breve enquadramento do mesmo, no início da época ( recordando o que aconteceu nos 2 escalões que teriam implicações neste escalão esta época > portanto os Iniciados e os Juvenis da época passada, os Iniciados perderam o Título Nacional para os vermelhinhos, foi sem espinhas, justo, eles foram melhores do que nós a época toda, ganharam quase todos os jogos contra nós, embora nós tivessemos lá bons jogadores, os Juvenis também perderam o Título Nacional para os vermelhinhos mas neste caso já não achei assim tão justo, na minha opinião nós éramos favoritos, tinhamos uma bela equipa, para mim foi algo surpreendente não temos sido campeões, mas pelo que soube o factor que contribuiu muito para a vitória deles foi os reforços que foram buscar a meio da época ) face a isto que descrevi aqui atrás, a minha perspetiva para este escalão não era a melhor, contudo depois de ver o jogo de ontem percebi que houve um grande trabalho, não vou dizer no recrutamento porque alguns jogadores regressaram portanto já tinham cá estado, direi relativamente às entradas de jogadores nesta equipa
dizer que temos uma Grande Equipa, agora acho que é importante perceber porque é que temos uma Grande Equipa, o que é que compõe esta Grande Equipa > alguns jogadores que já estavam no Sporting que eram Iniciados de 2o ano na época passada e portanto esta época são Juvenis de 1o ano ( Miguel Marçal, Vasco Martins, Tiago Rodrigues ), alguns jogadores que já estavam no Sporting que eram Juvenis de 1o ano na época passada e portanto esta época são Juvenis de 2o ano ( Kiko, Afonso Casaca, Bangura, Gabriel Silva ) e alguns jogadores que não estavam no Sporting na época passada : que já tinham estado, mas saíram possivelmente para jogarem mais e esta época regressaram ( Leonildo Injai, Renato Almeida ) ou que entraram esta época e estão pela 1a vez no Sporting portanto as contratações ( ‘Guina’ veio do AMSAC, Arthur Saraiva veio do Belenenses )
portanto esta Grande Equipa é uma mescla de jogadores de várias proveniências e na minha opinião somos, depois do que vi ( embora ainda há que ter em consideração as equipas do Norte sobretudo o Caxinas que costuma ter boas equipas e que eu ainda não os vi jogar ), o principal candidato a vencer o Título Nacional
sobre o jogo, dizer que achei a 1a parte equilibrada, mais dividida, com poucas oportunidades claras de golo, mesmo assim ainda contabilizei 4 do Sporting contra 3 dos outros, a 2a parte foi diferente, achei que o Sporting foi claramente superior, esteve por cima no jogo durante muito mais tempo, contabilizei 10 oportunidades flagrantes de golo para nós e apenas 4 para eles, portanto o resultado foi justo
agora para finalizar só fazer alguns comentários relacionados de alguma forma com este jogo :
ainda há pouco tempo, fomos o clube mais representado na Seleção Portuguesa Sub-17 pois foram convocados 7 jogadores nossos, no entanto este número subiu para 8 porque entretanto fomos buscar o Tomás Oliveira o Guarda-Redes na altura da convocatória do AMSAC que agora veio para o Sporting ( 4 Juvenis de 2o ano > Kiko, Tomás Oliveira, Leonildo Injai, Renato Almeida e 4 Juvenis de 1o ano > ‘Guina’, Miguel Marçal, Tiago Rodrigues e Miguel Malhão ), o que mostra também a qualidade desta equipa
as contratações do ‘Guina’ e do Arthur Saraiva ( jogadores que não conhecia ) estão-se a revelar que foram certeiras, são claramente mais-valias, jogadores já com muita qualidade e potencial para melhorarem ainda mais, tanto um como o outro fizeram um grande jogo : o ‘Guina’ teve de defender aqueles que eu considero os melhores jogadores da equipa adversária os 2 Pivôs vermelhos ( que foram agora há pouco tempo atrás à Seleção Portuguesa de Sub-17 ) e esteve muito bem, impecável, poucas vezes foi ultrapassado e permitiu que eles finalizassem, o que é difícil porque eles são muito bons ; já o Arthur Saraiva impressionou-me, tem pinta de Pivô, alto, forte fisicamente, destro, segura bem a bola, embora tenha marcado um golo tem de insistir em treinar mais a finalização porque falhou lá alguns golos que pareciam ser fáceis de marcar, gostei, vou passar a acompanhá-lo com mais atenção
agora o jogador que me ‘enche as medidas’ já desde a época passada que foi quando o vi jogar pela 1a vez nos jogos da Final do Campeonato Nacional de Iniciados é o Tiago Rodrigues, Ala Esquerdino, com ginga, desequilibrador ofensivo nato, muito bom no 1 para 1, tem tudo : técnica, passe, rápido, raçudo, também parece defender bem, vou arriscar dizer isto mas ficaria muito surpreendido se ele não chegasse à nossa Primeira Equipa
os outros jogadores, no geral, estiveram todos muito bem, destaque também para o facto de termos jogado quase todo o jogo ( saiu lesionado para aí a meio da 2a parte ) com um Guarda-Redes ( o Tomás Guerra ) que ainda é 2a ano de Iniciado, mas já é visto como uma grande promessa e a quem auguram um grande futuro no futsal ( terá de crescer em altura, digo eu, mas ainda tem tempo para isso )
continuar assim nesta senda