[Formação] Futsal

A nossa formação no Futsal não está a decair, temos muita gente competente na secção neste momento. Em iniciados somos ( tal como se viu hoje) bem melhores.

Isto também tem a ver com gerações, e esta nossa geração nunca perdeu sequer com eles.

Tal como a dos Juniores (sim começamos mal) mas não deixam de ser um dos grandes candidatos ao Titulo.

Nos Juvenis temos neste momento uma equipa que lutará pelo titulo de certeza absoluta e neste momento tem o melhor gr(Kiko) e o melhor jogador da idade dele ( de longe, o Malhão) a jogar só pelos Juniores.

E mais do que isso é termos a certeza que neste momento existe na nossa formação miúdos que podem chegar lá acima.

Como o futsal de formação está neste momento, não achem possível ganharmos todas as épocas em todos os escalões, principalmente quando temos um recrutamento tão agressivo como temos em outros clubes( Que sinceramente a longo prazo vale o que vale, mas no curto prazo é sempre mais complicado ).

2 Curtiram

https://twitter.com/Canal_11Oficial/status/1581624733338042368?s=20&t=KGgEsBM_hto67GiSNjdCew

Ganhamos 2 0 aos rabolhos em Juvenis.

SL

3 Curtiram

Vai dar agora no C11 as 15h o derby de sub17 no galinheiro.

Estava 2-0 para nós.

1-3 neste momento. Já esteve 3-0

3-1 agora

4-1

Resultado final

Nunca pensei sermos tão superiores aos lamps, falhamos tanto golo!
Para aí uns 10-3 traduziria melhor o que se passou!

Devemos ser mesmo superiores neste escalão visto que até levamos 13 pontos de Benfica. O Benfica até está atrás do AMSAC

depois de ver o jogo vermelhinhos x Sporting em Juvenis da 2a volta da 1a Fase ( tive pena de não ter visto o jogo da 1a volta, gosto de ver os jogos mais competitivos ) o que tenho a dizer :

primeiro, antes de falar sobre o jogo em si vou fazer um breve enquadramento do mesmo, no início da época ( recordando o que aconteceu nos 2 escalões que teriam implicações neste escalão esta época > portanto os Iniciados e os Juvenis da época passada, os Iniciados perderam o Título Nacional para os vermelhinhos, foi sem espinhas, justo, eles foram melhores do que nós a época toda, ganharam quase todos os jogos contra nós, embora nós tivessemos lá bons jogadores, os Juvenis também perderam o Título Nacional para os vermelhinhos mas neste caso já não achei assim tão justo, na minha opinião nós éramos favoritos, tinhamos uma bela equipa, para mim foi algo surpreendente não temos sido campeões, mas pelo que soube o factor que contribuiu muito para a vitória deles foi os reforços que foram buscar a meio da época ) face a isto que descrevi aqui atrás, a minha perspetiva para este escalão não era a melhor, contudo depois de ver o jogo de ontem percebi que houve um grande trabalho, não vou dizer no recrutamento porque alguns jogadores regressaram portanto já tinham cá estado, direi relativamente às entradas de jogadores nesta equipa

dizer que temos uma Grande Equipa, agora acho que é importante perceber porque é que temos uma Grande Equipa, o que é que compõe esta Grande Equipa > alguns jogadores que já estavam no Sporting que eram Iniciados de 2o ano na época passada e portanto esta época são Juvenis de 1o ano ( Miguel Marçal, Vasco Martins, Tiago Rodrigues ), alguns jogadores que já estavam no Sporting que eram Juvenis de 1o ano na época passada e portanto esta época são Juvenis de 2o ano ( Kiko, Afonso Casaca, Bangura, Gabriel Silva ) e alguns jogadores que não estavam no Sporting na época passada : que já tinham estado, mas saíram possivelmente para jogarem mais e esta época regressaram ( Leonildo Injai, Renato Almeida ) ou que entraram esta época e estão pela 1a vez no Sporting portanto as contratações ( ‘Guina’ veio do AMSAC, Arthur Saraiva veio do Belenenses )
portanto esta Grande Equipa é uma mescla de jogadores de várias proveniências e na minha opinião somos, depois do que vi ( embora ainda há que ter em consideração as equipas do Norte sobretudo o Caxinas que costuma ter boas equipas e que eu ainda não os vi jogar ), o principal candidato a vencer o Título Nacional

sobre o jogo, dizer que achei a 1a parte equilibrada, mais dividida, com poucas oportunidades claras de golo, mesmo assim ainda contabilizei 4 do Sporting contra 3 dos outros, a 2a parte foi diferente, achei que o Sporting foi claramente superior, esteve por cima no jogo durante muito mais tempo, contabilizei 10 oportunidades flagrantes de golo para nós e apenas 4 para eles, portanto o resultado foi justo

agora para finalizar só fazer alguns comentários relacionados de alguma forma com este jogo :
ainda há pouco tempo, fomos o clube mais representado na Seleção Portuguesa Sub-17 pois foram convocados 7 jogadores nossos, no entanto este número subiu para 8 porque entretanto fomos buscar o Tomás Oliveira o Guarda-Redes na altura da convocatória do AMSAC que agora veio para o Sporting ( 4 Juvenis de 2o ano > Kiko, Tomás Oliveira, Leonildo Injai, Renato Almeida e 4 Juvenis de 1o ano > ‘Guina’, Miguel Marçal, Tiago Rodrigues e Miguel Malhão ), o que mostra também a qualidade desta equipa
as contratações do ‘Guina’ e do Arthur Saraiva ( jogadores que não conhecia ) estão-se a revelar que foram certeiras, são claramente mais-valias, jogadores já com muita qualidade e potencial para melhorarem ainda mais, tanto um como o outro fizeram um grande jogo : o ‘Guina’ teve de defender aqueles que eu considero os melhores jogadores da equipa adversária os 2 Pivôs vermelhos ( que foram agora há pouco tempo atrás à Seleção Portuguesa de Sub-17 ) e esteve muito bem, impecável, poucas vezes foi ultrapassado e permitiu que eles finalizassem, o que é difícil porque eles são muito bons ; já o Arthur Saraiva impressionou-me, tem pinta de Pivô, alto, forte fisicamente, destro, segura bem a bola, embora tenha marcado um golo tem de insistir em treinar mais a finalização porque falhou lá alguns golos que pareciam ser fáceis de marcar, gostei, vou passar a acompanhá-lo com mais atenção
agora o jogador que me ‘enche as medidas’ já desde a época passada que foi quando o vi jogar pela 1a vez nos jogos da Final do Campeonato Nacional de Iniciados é o Tiago Rodrigues, Ala Esquerdino, com ginga, desequilibrador ofensivo nato, muito bom no 1 para 1, tem tudo : técnica, passe, rápido, raçudo, também parece defender bem, vou arriscar dizer isto mas ficaria muito surpreendido se ele não chegasse à nossa Primeira Equipa
os outros jogadores, no geral, estiveram todos muito bem, destaque também para o facto de termos jogado quase todo o jogo ( saiu lesionado para aí a meio da 2a parte ) com um Guarda-Redes ( o Tomás Guerra ) que ainda é 2a ano de Iniciado, mas já é visto como uma grande promessa e a quem auguram um grande futuro no futsal ( terá de crescer em altura, digo eu, mas ainda tem tempo para isso )

continuar assim nesta senda

Fds, que exercício de propaganda para uma vitória nos juvenis. Não queres passar nos tópicos das modalidades femininas, volei, râguebi, atletismo…a tua ajuda é necessária lá

ao contrário de ti ( que não te dirigiste diretamente a quem te querias referir ), vou-me dirigir diretamente a ti para te dizer o seguinte : foi só isso que retiraste do meu comentário ? propaganda ? :smile:

está bem, estás no teu direito de interpretares o meu comentário da maneira que quiseres, mas deixa-me dizer-te que estás enganado

para além de uma interpretação extremamente extrapolada ( relacionar um elogio que fiz ao trabalho feito no defeso de uma equipa de Juvenis de Futsal com propaganda pró-atuais responsáveis pelas mais variadas modalidades é obra, gabo-te a criatividade e imaginação ),
reparei também que a tua interpretação foi ainda bastante seletiva ( do meu comentário, só retiveste o elogio que fiz relativo às entradas no plantel da equipa de Juvenis de Futsal, mas não ligaste por exemplo às expetativas que referi que tinha para com esta equipa no início da época que não eram muito animadoras por tudo o que se tinha passado no final da época passada tanto com os Iniciados como com os Juvenis que não estiveram nada bem nos seus Campeonatos, se não quisesse falar de coisas que não correram bem não tinha referido isso no meu comentário pois os responsáveis da época passada são os mesmos desta época, mas já percebi que só retiveste aquilo que te convém e que te dá jeito para orientares o teu comentário no sentido que o fizeste

Concordo com muito do que escreveste aqui, eu próprio se escrevo qualquer coisa levo com o mesmo que levaste agora e é ridiculo.

Mas para quem parece estar atento ao Futsal do Sporting há ai realmente algo a escapar.

Os Juvenis este ano não haveriam de ser fortes porque? Porque é que não haveriam as coisas de ser animadoras? Estamos a falar de um escalão que o ano passado dominou o campeonato do inicio ao fim(até à final não tinha uma única derrota com o slb) e tu dizes que não estiveram nada bem? acabaram por não ser campeões e perder o titulo num prolongamento e numa altura em que o plantel se assolou de lesões.

Quanto aos Iniciados achares que as perspectivas não eram animadoras então ai realmente ou não conhecias esta geração ou não sei. Posso te até dizer que tanto iniciados como Juvenis tem gerações habituadas a ganhar sempre que foram de 2º ano e como podes ver os Juvenis não se mexeram nada mal quanto a entradas.

Na formação cada época é uma época, e a última época pouco ou nada interfere na próxima a nível de resultados. O Sporting é o melhor na formação porque tem conseguido época atrás de época ter mais vezes melhores gerações preparadas para competir.

Outra coisa é, no Futsal as equipas não se fazem no defeso. Muito provavelmente neste momento 90% dos planteis da próxima época na nossa formação já estão fechados .

Bom texto e informativo

no meu outro comentário eu descrevi lá porque é que no início desta época ( ainda desconhecendo o bom trabalho que considero que foi feito no defeso relativamente às entradas ( regressos e contratações ) no plantel dos Juvenis ) as minhas expetativas não eram as melhores para esta época dos Juvenis, mas posso voltar a descrever, não tenho problema nenhum nisso, desta vez vou fazê-lo de forma mais sucinta e vou até acrescentar mais algumas coisas que naquela altura não referi

a meu ver, esta época os nossos Juvenis poderiam não ser os favoritos a conquistar o Título Nacional porque o plantel é composto por :

alguns futsalistas que na época passada eram Iniciados de 2o ano ( e a época passada nos Iniciados não correu nada bem, já nem me lembro se ganhámos algum jogo aos vermelhos ( acho que sim, acho que ganhámos um ainda na 1a Fase ) ), eles ganharam quase todos os jogos contra nós, dominaram a época toda, não nos deram grandes hipóteses, apesar disto eu já tinha referido que mesmo perante este cenário tinhamos lá bons jogadores que possivelmente destacavam-se individualmente mas que coletivamente aquilo acabou por não funcionar muito bem ) ;

alguns futsalistas que na época passada eram Juvenis de 1o ano ( relativamente à época passada dos Juvenis, eu já tinha referido que achava que tinhamos melhores jogadores e talvez mesmo equipa, considerava-nos os principais candidatos a conquistar o Título, já não me lembro bem porque já foi há uns meses e não me apetece ir consultar os registos mas do que me lembro acho que até fizémos o mais difícil que foi ir lá ganhar um jogo e depois estragámos tudo ao perder os 2 jogos em casa, para mim acabou por ser uma desilusão, mas como também já referi pelo que soube os reforços que os outros trouxeram a meio da época contribuíram e muito para que o desfecho fosse aquele ), mas que acho que não eram ( o que até acaba por ser algo natural, pois ainda eram de 1o ano ) os jogadores mais importantes, os que tinham mais minutos e os mais decisivos da equipa, na minha opinião os melhores jogadores eram os de 2o ano e esses esta época subiram de escalão, estão nos Juniores portanto pensava que os Juvenis esta época se iriam ressentir disto

claro que é normal todas as épocas no defeso haver um trabalho de entradas e saídas no plantel, a questão é que nem sempre esse trabalho é certeiro
estou convencido que se esse trabalho não fosse certeiro ( e ainda bem que o foi, na minha opinião claro, depois de ter visto o jogo jogado ) continuo na minha as minhas expetativas para esta época dos Juvenis não eram muito animadoras
se o plantel desta época dos Juvenis só fosse composto por alguns Iniciados de 2o ano da época passada, alguns Juvenis de 1o ano da época passada e não tivéssemos sido certeiros no trabalho efetuado no defeso, parece-me que muito dificilmente seriamos Campeões Nacionais
do meu ponto de vista, as entradas ( regressos e contratações ) que aconteceram no plantel dos Juvenis no último defeso para esta época foram fundamentais para ter sido criada esta Grande Equipa que acho que temos

1 Curtiu

Isso sem dúvida, se o plantel que tínhamos não tivesse sido complementado com quem chegou era difícil, até porque pelo que se tem visto os atletas que até tem mais tempo de jogo a maioria veio de fora.

Mas há aqui um pormenor. Nós não temos equipa B ao contrario dos outros. Adotamos aqui uma estratégia diferente e vi que chegaram 3 atletas por exemplo da AMSAC(que foram agora todos internacionais), mais agora o GR que também chega de lá. Tal como para lá foram uns quantos.

Estando eles no Campeonato Nacional também, e por acaso até estão em 2º atrás de nós parece uma relação excelente.

ainda voltando um bocadinho atrás, ao assunto anterior > a expressão com que classifiquei o desfecho da época passada dos nossos Iniciados e Juvenis “não estiveram nada bem” , admito que aquela minha expressão pelo menos relativamente aos Juvenis é desfazada ou não se adequa ao que realmente aconteceu, acabei por escolher mal a expressão e exagerar e por isso queria expressar aqui esta retificação

agora, relativamente ao que disseste mais neste último comentário, referiste um aspeto que na minha opinião considero ser muito importante e até já tinha pensado sobre ele > a estratégia do Sporting para os Juvenis de 1o ano ( que previsivelmente, salvo algumas exceções > jogadores muito diferenciados, terão mais dificuldades em se imporem e por isso terão menos tempo de jogo )

quando eu me referi ao bom trabalho feito no defeso, adjetivando que fomos certeiros, fiz questão de dizer entradas no plantel porque queria-me referir não só às contratações ( que sem dúvida foram na ‘mouche’, boas > ‘Guina’ e Arthur Saraiva ) mas também aos regressos ( Leonildo Injai e Renato Almeida ), ora e é aqui nos regressos que isto que eu estou a dizer vai entroncar naquele aspeto que eu considero importante que tu referiste, estes jogadores em Iniciados de 2o ano já tinham estado no Sporting, na época passada quando eram Juvenis de 1o ano possivelmente pelos motivos que já disse ali atrás foi decidido que era melhor eles saírem ( para o AMSAC ) para disputarem o Campeonato Nacional ( não sabia que o Sporting não tinha uma Equipa Secundária nos Juvenis ), para jogarem numa equipa onde previsivelmente jogariam mais, onde teriam mais minutos e onde possivelmente se sentiriam mais importantes, mais decisivos e acontece que, passado essa época de ( digamos ) ‘empréstimo’ eles regressaram e estão a jogar muito bem, o que até lhes valeu a chamada à Seleção Portuguesa de Sub-17

e ainda por cima, disseste no teu último comentário que agora, esta época, foram para lá mais uns quantos, quer-me parecer que não é uma ocorrência circunstancial mas sim uma estratégia que parece estar a resultar

1 Curtiu

Fixem este nome, Renato Almeida, da nossa equipa sub-17 tem metade da estatura dos outros todos :smile: mas está ali um excelente projeto de jogador.

Apareceu-me este vídeo no youtube nem sei bem como.

O nosso 3º golo é uma obra prima de trabalho coletivo, podem ver a partir dos 3.40, mais ou menos.

1 Curtiu