[Formação] Futsal

Estamos a levar 7-4 em Juvenis, sub-17. Também vamos dar o título

miseravel fodasse

1 Curtiu

0 títulos na formação tem de fazer refletir quem manda.

Quando eu andava no futsal era exatamente o contrário.

1 Curtiu

a secção que vencia tudo… nada vence agora. grande trabalho do afonso. é continuar.

É sempre melhor ganhar, mas tal como na formação do futebol, que pouco tem vencido, também aqui temos vários talentos para vir a aproveitar nos seniores.

A diferença é que do outro lado o investimento vai subindo a cada ano e consequentemente a capacidade das equipas vai também melhorando.

Mas como diria o Amorim, quem quiser fazer carreira no futsal, sabe bem onde se deve dirigir.

Pessoal q acompanha com mais pormenor o futsal, devemos estar preocupados por n vencer títulos em nenhum escalão ou é na mesma lógica do Futebol, vencer é bom mas o importante é chegarem á equipa principal?

Do pouco que vi, há qualidade individual nos adversários, alguns jogadores até são melhores que os nossos.

1 Curtiu

Devemos e digo-te porquê,

Estamos a estreitar a base da pirâmide.

Estamos a formar menos jogadores de qualidade, sendo que para chegar a nossa equipa principal são cada vez menos capazes disso

2 Curtiram

eu não acompanho a Formação do nosso Futsal ao pormenor ( não vejo os jogos todos, tento ver apenas os jogos mais importantes da Fase Regular e os jogos dos Play-offs, emfim os jogos que eu considero serem os mais competitivos ), mas procuro estar informado sobre os resultados e as classificações das nossa equipas ao longo da época, os nossos jogadores que são chamados às Seleções Nacionais e os nossos jogadores que mais me chamam à atenção ( quer pela qualidade técnica, quer pela capacidade física exigida para a posição específica que ocupam na quadra … ) nos jogos que fazem pelo Sporting que eu consiga ver ( vou dar um exemplo : o Duarte Correia não tem sido chamado à Seleção e é um jogador que eu aprecio )

posto isto, vou tentar ser o mais sincero possível, de acordo com aquilo que eu acompanho e sei, a responder à tua pergunta

se devemos estar preocupados por não termos ganho nenhum título na formação ?

respondendo caso a caso

nos Juniores/Sub-19 não termos chegado pelo menos à final já o tinha dito e volto a dizer foi no mínimo dececionante, mas será preocupante ? eu acho que não, porquê ? porque as 2 equipas que estão na final têm muito boas gerações e nós também temos só que os nossos melhores jogadores são os mais novos ( um ou outro ainda com 17 anos e por isso poderiam ainda jogar no escalão abaixo ou alguns de 1o ano deste escalão ), mas a nível individual temos grandes talentos que penso que podem daqui a uns anos fixarem-se na nossa equipa principal assim eles façam o seu trajeto ‘normal’

nos Juvenis/Sub-17, depois de ter visto o 1o jogo da final ( em que o resultado é muito enganador, não o termos ganho, mas o termos precisado dos penaltis para ganhar pois fomos muito melhores ao longo de todo o jogo ) e de ter acompanhado os resultados ao longo da época, diria que aqui éramos favoritos a ganhar e foi com surpresa e desilusão que soube do desfecho final, não vi os 2 últimos jogos da final e pelo que li a equipa dos vermelhos reforçou-se bem durante a época e foi evoluindo bem até aqui,
se a perda deste título é preocupante ? se só olharmos ao resultado desportivo em si, diria que sim pois acho que éramos favoritos e do que eu vi do 1o jogo desta final confirmámos isso ( não no resultado onde só ganhámos nos penalties mas no futsal jogado ), mas lá está estas dificuldades sentidas nesse 1o jogo da final para materializar a nossa superioridade ( no futsal praticado e nas oportunidades flagrantes que tivémos ) no resultado se calhar já faziam antever que nem tudo estava tão bem como deu ideia ( os vermelhos poderiam ser uma equipa que defendia melhor, mais cínica, com menos oportunidades mas mais eficaz … ) daí eu ter alertado aqui na altura para se ter cuidado que estes vermelhos já nas meias-finais tinham perdido o 1o jogo em casa e depois foram ganhar os 2 jogos seguintes fora ( pressupunha serem uma equipa matreira, resiliente … ), se quisermos olhar para além do resultado desportivo se olharmos também para a qualidade individual dos jogadores, diria que temos também aqui 2 ou 3 miúdos com tudo ( qualidade técnica, compleição física exigida para a posição específica que ocupam na quadra … ) para chegarem à nossa equipa principal

nos Iniciados/Sub-15 não conheço muito bem, mas já li que os vermelhos eram muito melhores, não concordo, é verdade que acho que eles eram favoritos pois ao longo da época os resultados mostram que ganharam quase sempre, mas do pouco que eu vi ainda há bocado há hora de jantar no Canal 11 estava a dar o 2o jogo da final e o Sporting a cerca de 6 min do fim do jogo estava a ganhar fora e eles vieram no 5x4 e devem ter virado o jogo ( não vi o resto ) com essa situação específica, devemos ter sido competitivos, diria que aqui termos perdido foi ‘lógico’ pelo que se passou durante toda a época, se é preocupante ? sinceramente não sei nem vou opinar muito porque não conheço nem acompanhei muito, o que sei é que temos 4 jogadores desta geração que foram convocados para a Seleção, deve haver alguma qualidade individual também aqui

na minha opinião, o Sporting, como o clube que é, não se pode limitar a formar jogadores também deve ser importante incutir o espírito competitivo, o hábito de ganhar finais, campeonatos, pode acontecer é os outros terem melhores equipas, mas não termos ganho nenhum campeonato esta temporada diria que alguma coisa não está a funcionar tão bem ( recrutamento ? , trabalho coletivo das equipas ? … )

1 Curtiu

o Caxinas foi ontem Campeão Nacional de Juniores/Sub-19, o Sporting foi eliminado por eles nas meias-finais mas ainda lhes ganhou 1 jogo e foi a 3 jogos, agora na final eles varreram os vermelhos em apenas 2 jogos e não tinham fator casa

fica um ‘amargo’ porque o Sporting esteve muito mas muito perto mesmo de eliminar o Caxinas no jogo 2 das meias-finais no 1o jogo fora : estávamos a ganhar 3-1 a poucos minutos do fim do tempo regulamentar do jogo e eles no ‘desespero’ vieram no 5 para 4, conseguiram marcar 2 golos nesta situação específica e o Sporting não esteve tão bem a defender, empataram 3-3 e levaram o jogo para prolongamento e aí foram melhores e dispararam no resultado, empatando então 1 a 1 em vitórias/jogos a meia-final

só mostra que o Sporting, apesar de ter sido eliminado, também tem muita qualidade pois esteve muito perto de eliminar aquele que viria a ser o futuro Campeão Nacional deste Escalão

1 Curtiu

Acima de tudo é preciso ter a noção que a qualidade não está só no nosso clube, há que deitar o olho para os outros que também estão a formar bons jogadores. O futsal esta a evoluir e muito, vão aparecer novos atletas com qualidade nos próximos tempos.

2 Curtiram

Nós temos bons jogadores mas de 1°ano, teoricamente os que não dariam tanto corpo ao escalão

agora que já vi o 2o jogo da Final ( o jogo fora na Luz ) do Campeonato Nacional de Iniciados/Sub-15 já posso falar com mais propriedade e conhecimento sobre o valor da equipa do Sporting ( embora tenha sido apenas 1 jogo ) e dos respetivos jogadores

falando resumidamente sobre o jogo :
jogo muito mas mesmo muito equilibrado, muito dividido, muito bem disputado nos limites ( mas sem maldade ) de parte a parte ;
na 1a parte contabilizei 4 oportunidades claras de golo para cada equipa, portanto o empate 1-1 ao intervalo pareceu-me justo,
na 2a parte novamente muito equilibrado até ao golo do Sporting, o Sporting marcou o 1-2 + ou - a metade da 2a parte, para mim o momento decisivo do jogo são os minutos que se seguiram após o Sporting colocar-se em vantagem até ao empate ( 2-2 ) dos vermelhos que aconteceu + ou - a 7 min do fim do jogo, porquê ? porque a partir do momento em que o Sporting vai para a frente do marcador ( 1-2 ) fica por cima no jogo, foi melhor, foi superior durante 3 ou 4 min até ao empate e neste período tem 2 ou 3 grandes oportunidades de golo ( a mais flagrante foi um remate já perto da baliza adversária em que a bola bate nos 2 postes e acaba por não entrar mas teve mais uma ou outra ) para aumentar a vantagem no resultado, o problema é que não foi eficaz, não marcou aí e mais à frente viria a pagar caro, entretanto também aconteceram 2 contrariedades ( que fazem parte é verdade mas num jogo decisivo destes e numa altura que estávamos muito bem no jogo também foi azar ) 1o lesionou-se o capitão de equipa o Simão Alves ( muito bom jogador ), passados poucos minutos os vermelhinhos empatam com muita sorte à mistura ( livre frontal ainda longe da baliza do Sporting a meio de um meio-campo mas a bola desvia num jogador nosso e trai o guarda-redes ) e 2o lesiona-se o nosso guarda-redes ( que até aí tinha estado muito bem, com menos defesas que o guarda-redes dos vermelhinhos mas de grande qualidade ), pareceu-me que com o empate e estas contrariedades a equipa desorientou-se um bocado embora tenhamos tido mais uma vez uma grande oportunidade de golo para voltar para a frente do resultado mas não marcámos, o 3o golo dos vermelhinhos ( embora eu saiba que são adolescentes ainda em formação mas não podíamos sofrer aquele golo a + ou - 5 min do fim do jogo ) foi muito consentido de um canto a nosso favor proporcionámos um jogador deles isolado de área a área e finalizou na cara do nosso guarda-redes, o 4o golo é já numa fase de descrença nossa um canto deles o nosso guarda-redes ía para apanhar a bola mas um jogador nosso antes toca nela e sem querer dá a um jogador deles que marca

sendo o mais imparcial possivel, o empate era o resultado que mais se ajustava ao que se passou no jogo mas a haver um vencedor penso que deveria ser o Sporting, tivémos mais oportunidades claras de golo ( para aí 9 contra 7 deles ), não ‘matámos’ o jogo ‘morremos’ passados uns minutos mais à frente, mas da equipa do Sporting nada a dizer entrega, luta, disputa e muita qualidade

há 1 mês atrás na convocatória mais alargada da Seleção deste escalão para apenas um estágio de observação foram convocados 4 jogadores nossos : Simão Alves, Vasco Martins, Tiago Rodrigues e Miguel Marçal
mais recentemente há 1 semana agora já mais ‘a sério’ foram convocados 5 jogadores nossos : Miguel Malhão ( que não jogou este 2o jogo da Final mas pelo que eu já soube deve ser um dos melhores jogadores nacionais desta geração, porquê ? porque vi fotos dele como capitão da Seleção de Lisboa logo pressupõe que seja um jogador importante e no Sporting fez vários jogos no escalão acima nos Juvenis/Sub-17 ), Tomás, Vasco Martins, Tiago Rodrigues e Miguel Marçal

estas convocatórias são uma referência, mas eu gosto de ver os jogos competitivos e avaliar pelo rendimento deles nos jogos, os jogadores que para mim mais se destacaram na nossa equipa, que não suscitam dúvidas da sua qualidade e que parece que terão grande futuro são o Tiago Rodrigues ( Ala esquerdino ), o Simão Alves ( Fixo destro ) e o Miguel Marçal ( Pivot destro ), mas os outros também são bons ( por exemplo : o outro Fixo o Afonso também gostei muito dele ), enfim temos uma equipa com muita qualidade

há que continuar a trabalhar para melhorar em certos pormenores que acabam por ser pormaiores que acabam por decidir os resultados dod jogos

1 Curtiu

FUTSAL

Masculino

Sub-15 - Torneio Extraordinário (Série única)

CRC Quinta dos Lombos 1-4 Sporting CP B

Sub-13 - Campeonato Distrital (Fase de Apuramento de Campeão)

Sporting CP 4-1 CB Torres Vedras - CAMPEÃO DISTRITAL

Feminino

Sub-17 - Campeonato Distrital (Fase de Apuramento de Campeão)

SL Benfica 6-2 Sporting CP - 2.º LUGAR

Alguém sabe se os campeonatos de Benjamins (sub-10) e Traquinas (sub-9) foram cancelados?

Desde 1 de Maio que não se disputa qualquer jogo nas 3 equipas deste escalão e nem FPF nem AF Lisboa têm informação nenhuma nos seus sites…

Foto: Rui Castelo

FUTSAL

Masculino

Seniores - Liga Placard (Meia-final)

Jogo 1: AD Fundão 4-6 Sporting CP

Jogo 2: Sporting CP 5-2 AD Fundão - APURADO PARA A FINAL

Sub-15 - Torneio Extraordinário

Sporting CP B 12-1 CF Sassoeiros

Sub-13 - Alvorninha Futsal Cup

Sporting CP 8-0 SCU Torreense

Sporting CP 4-0 SC Estrada

Sporting CP 3-1 AD Alvorninha - VENCEDOR

Sub-13 - Torneio de Vila Real

Sporting CP - VENCEDOR

Sub-11 - Torneio de Vila Real

Sporting CP - 2.º LUGAR

A formação do Futsal já foi a melhor do País, nem isto conseguem segurar.

Sub-15 - Torneio Extraordinário da AFL

CD Jardim da Amoreira 1-16 Sporting CP B - VENCEDOR

1 Curtiu