[Formação] Futebol Feminino

Constança Maia renova contrato de formação

Por Sporting CP
06 Ago, 2024

Futebol Feminino

Avançada, de 16 anos, joga na equipa sub-19

Constança Maia renovou a ligação ao Sporting Clube de Portugal. No Clube desde 2019/2020, a avançada, de 16 anos, faz parte da equipa sub-19 e na temporada passada fez 17 jogos e apontou cinco golos.

“É um privilégio jogar aqui e é incrível voltar a renovar com o Sporting CP. Não há mesmo como descrever o que sinto, mas para mim é um orgulho representar o Sporting CP, um clube gigante e com uma dimensão imensa”, começou por dizer a jovem jogadora, que chegou ao futebol quase por acaso: “Tinha 11 anos e jogava basquetebol, mas o meu pai viu que havia uma captação num feriado, fui e acabei por entrar e ficar”.

Agora é no futebol que se sente bem e quer continuar a fazer carreira, olhando para Jacynta Gala como um exemplo a seguir “por ser uma jogadora que, além de também jogar no corredor, desequilibra muito”.

Com um festejo muito particular, simulando que está a dormir porque, confessa, é algo de que gosta muito, em campo está bem desperta e quer continuar a “evoluir para dar muitas alegrias aos Sportinguistas no futuro”.

Foto Isabel Silva

Equipa sub-19 feminina dá início à nova época

Por Sporting CP
05 Ago, 2024

Futebol Feminino

Manuel Abril assume liderança da equipa técnica

Manuel Abril é o novo treinador da equipa sub-19 feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal. Até aqui treinador-adjunto na equipa B, o técnico assume em 2024/2025 um novo desafio e terá como adjuntos Francisco Ferreira e Carlos Alves.

Filipe Barros é o treinador de guarda-redes, Samuel Bahia o treinador estagiário, Gonçalo Alegria o analista e Inês Valério a team manager da equipa verde e branca.

“É um desafio diferente, mas mesmo que fosse igual ao da época passada o entusiamo seria o mesmo. É assim que tem de ser no Sporting CP, mas, naturalmente, quero muito começar este novo desafio e a trabalhar com esta equipa. Estando inseridos numa estrutura de formação, o nosso objectivo passa por desenvolver as jogadoras e formá-las para chegarem à equipa B e à principal e é nisso que vamos trabalhar”, começou por dizer Manuel Abril, referindo: “Acredito que a experiência que já tenho de Sporting CP me ajudará nesta nova função, também no que a lidar com a restante equipa técnica e com as jogadoras diz respeito, e aquilo que posso prometer é muito trabalho e muita vontade de estar aqui”.

Francisco Ferreira, que chega ao Sporting CP proveniente do CD Cova da Piedade, onde na última época liderou a equipa sub-15 masculina, também deu conta do entusiasmo por chegar ao emblema Leonino: “O Sporting CP é uma referência quer no futebol masculino, quer no feminino, por isso estou muito entusiasmado por estar aqui. Espera-me uma experiência diferente, porque é diferente trabalhar no masculino ou no feminino, mas aquilo que mais quero é contribuir para o desenvolvimento das nossas jogadoras, tendo a preocupação de sermos uma equipa competitiva, que ganhe jogos e provas”.

Entretanto, nesta segunda-feira, a equipa Leonina já deu início à nova temporada e esteve reunida com toda a equipa técnica, os coordenadores e os familiares no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, para a habitual sessão de boas-vindas que se realiza no início de cada época.

Para terça-feira está marcado o regresso ao trabalho no campo no Pólo EUL, onde as equipas femininas de formação do Sporting CP trabalham, e Clara Marques que, apesar de ter apenas 15 anos, na última temporada já fez parte da equipa sub-19 Leonina está ansiosa para que a bola comece a rolar.

“Vai ser uma época muito especial para nós, com uma nova equipa técnica, e estamos todas prontas para começar a trabalhar para alcançarmos coisas boas. Para mim é um privilégio já jogar na equipa sub-19 e é bom ver que o Sporting CP está a fazer tudo para crescermos ainda mais”, disse a jovem jogadora.

Matilde Sousa renovou contrato de formação

Por Sporting CP
13 Ago, 2024

Futebol Feminino

Internacional sub-17 tem Ana Borges como referência

Matilde Sousa é a mais recente jovem jogadora a renovar o seu contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal. Nas últimas temporadas, a centrocampista de 17 anos tem dividido a sua participação entre a equipa de juniores e a equipa B Leoninas e, em Maio deste ano, representou Portugal no Campeonato da Europa de sub-17. Matilde Sousa está no Sporting CP desde 2020/2021 e é de Leão ao peito que vai continuar a evoluir.

No momento de assinatura da sua renovação, a jovem Leoa definiu-se como uma jogadora com “garra e ambição”, preparada para continuar “à procura de mais”. E neste caminho ascendente, onde já se sagrou Campeã Nacional de sub-19 (2022/2023), Matilde Sousa confessou também que Ana Borges, capitã da equipa principal do Sporting CP, é o seu principal exemplo a seguir.

“Pelo seu percurso, pelo exemplo que dá às jogadoras mais novas e pelas suas características em campo”, justificou a centrocampista, acrescentando: “É rápida e gosto dos seus carrinhos, principalmente”.

Já com festejo próprio - criado a pedido da irmã - e uma paixão pelo futebol nascida no Colégio São João de Brito, Matilde Sousa deixou uma mensagem final aos Sportinguistas: “Confiem em nós, queremos dar muitas alegrias a quem nos acompanha”.

https://x.com/FutFemSCP/status/1825925010566853080?t=RTLdvReWuwNQqMCpBwhNyQ&s=19

Rita Almada deve ser a Rita Almeida…

https://x.com/FutFemSCP/status/1825958569633788139?t=atPhmFzE8v83Hdcl0kt_Ow&s=19

Só tenho pena de não termos conseguido a Margarida Pinto. Mas essa foi promovida ao plantel principal do Braga.

Maria Gaspar assina contrato de formação

Por Sporting CP
20 Ago, 2024

Futebol Feminino

​Médio de 17 anos representava o SC Braga

Maria Gaspar, médio de 17 anos que fez toda a formação ao serviço do SC Braga, assinou esta terça-feira contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal.

Nas primeiras declarações de verde e branco, a internacional sub-19 por Portugal mostrou-se muito entusiasmada por dar início a uma nova etapa na sua carreira.

“Estou ansiosa porque foi uma grande mudança vir do norte de Portugal para o sul. Mas com o apoio dos meus amigos, família e do Sporting CP, que já estou a sentir, vai ser muito mais fácil”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos a jovem, que está “pronta para o desafio” e acredita estar no sítio certo para crescer.

“O Sporting CP aposta muito na formação e isso vê-se pois tem na equipa A muitas jogadoras que vieram de lá. Isso é bom para as jogadoras saberem que é possível chegarem lá”, afirmou, acrescentando: “O Sporting CP é um grande clube e no feminino, para mim, é o maior. É uma grande mas boa responsabilidade estar aqui”.

Maria Gaspar começou a jogar futebol aos cinco anos e, desde aí, nunca mais parou, sendo que aos poucos foi levando cada vez mais a sério esta sua paixão.

“Virou-me a chave quando comecei a jogar no feminino pelas sub-15. Depois tive a minha primeira convocatória para a selecção nacional de sub-16 e foi aí que percebei que estava no caminho certo e que o sonho podia vir a tornar-se realidade”, revelou, visivelmente satisfeita por esta nova aventura de Leão ao peito.

A centro-campista, que se estreou pela equipa principal do SC Braga em 2021/2022, com apenas 15 anos, e nas últimas duas temporadas representou a equipa B e sub-19, descreve-se como uma jogadora que dá primazia ao colectivo.

“Como todas as jogadoras, gosto muito de marcar golos. Mas, na minha posição, gosto também de procurar espaços entre linhas, dar boas assistências e, acima de tudo, ajudar a equipa”, realçou, antes de apontar Brenda Pérez como a sua grande referência na equipa principal: “É uma jogadora com a qual me identifico muito”.

A fechar, Maria Gaspar deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas: “Podem esperar muito esforço e dedicação para alcançar a tão desejada glória”, assegurou.

Leonor Miranda assina contrato de formação

Por Sporting CP
26 Ago, 2024

Futebol Feminino

Avançada internacional sub-16 jogava no Lomarense GC

Leonor Miranda é mais uma aposta de futuro para o futebol feminino do Sporting Clube de Portugal. A avançada de 15 anos, que nas últimas duas temporadas jogou no Lomarense GC, assinou contrato de formação com o emblema de Alvalade.

Nas primeiras declarações de Leão ao peito, a jovem mostrou-se satisfeita por este importante passo na carreira e garantiu estar pronta para enfrentar o desafio.

“Estou muito feliz pela oportunidade que o Sporting CP me pôs nas mãos, sinto que estou confiante e preparada psicologicamente e fisicamente. Tenho de trabalhar muito, mas o Sporting CP pode contar comigo”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos a jogadora, que já passou por GDU Torcatense e Vitória SC.

Dentro das quatro linhas, Leonor Miranda descreve-se como uma polivalente com “boa visão de jogo”. “Já joguei a lateral-direita, mas também jogo a ponta-de-lança e a extremo, onde a equipa precisar. Gosto de jogar a lateral, mas também a avançada porque marcar golos é algo que me faz sempre feliz e à equipa”, realçou.

Apesar de ser ainda muito jovem, a mais recente Leoa é já internacional sub-16 por Portugal, algo que orgulha a atleta que começou a jogar com apenas cinco anos.

“Ser internacional é sempre uma experiência espectacular porque estamos a representar o nosso país”, considerou, apontando Ana Borges, a mais internacional de sempre por Portugal, como uma referência: “Sempre me entusiasmou porque já joguei na posição dela e é uma pessoa também muito humilde, gosto muito dela”.

A fechar, Leonor Miranda garantiu estar no sítio certo para continuar o seu processo de crescimento, deixando também elogios à forte aposta que o Clube tem feito.

“O futebol feminino está a evoluir no Sporting CP e podem esperar cada vez mais de toda a equipa e da estrutura. Vou evoluir muito porque o Clube tem uma boa formação, só tenho de trabalhar mais todos os dias e vai correr bem”, sublinhou.

https://x.com/FutFemSCP/status/1828084685500801256

https://x.com/FutFemSCP/status/1828764931946332375?t=3vyWFSDwkY0kjy9PS3xqlw&s=19

https://x.com/FutFemSCP/status/1828832744107024625?t=RQ6RJ0mpnizmy-__YTwdoA&s=19

Joana Fernandes assina contrato de formação

Por Sporting CP
28 Ago, 2024

Futebol Feminino

Avançada de 16 anos é internacional jovem por Portugal

Joana Fernandes, avançada de 16 anos que actuava na UD Cadima, assinou contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal e vai jogar pelas sub-19.

Nas primeiras declarações de Leão ao peito, a jovem prometeu muito empenho pelo novo clube e garantiu que vai fazer tudo para dignificar o emblema Leonino

“Sinto-me bem e estou com as expectativas altas para as próximas épocas. Vou dar o meu máximo a defender estas cores”, começou por dizer a internacional sub-16 por Portugal aos meios de comunicação do Clube, antes de passar a explicar como se iniciou a sua paixão pelo futebol e dar também conta do seu percurso até aqui.

“Sempre joguei na escola e na rua com amigos, mas aos 11 anos fui para um clube da minha terra, a AD Ala-Arriba. Com o COVID parei, mas depois ingressei no GD Calvão, onde continuei a jogar sempre no masculino. Na última época, fui para a UD Cadima e comecei a ser chamada para vir treinar ao Sporting CP e ser observada. Desde aí, quis chegar até aqui e fiquei muito feliz pela oportunidade”.

Joana Fernandes descreveu-se como uma jogadora rápida e não tem dúvidas do que pode acrescentar em campo. “Vou tentar marcar muitos golos e aplicar a minha velocidade, isso pode trazer benefícios ao jogo”, frisou, apontando a avançada Telma Encarnação como a sua grande referência: “Ela joga muito bem e tem uma capacidade de finalização muito boa, identifico-me com ela”.

Sporting CP introduz escalão sub-17 feminino

Por Sporting CP
28 Ago, 2024

Futebol Feminino

Nova equipa já trabalha às ordens de Daniela Costa

O Sporting Clube de Portugal continua a apostar no futebol feminino e, sobretudo, na formação e, por isso, em 2024/2025, introduz o escalão sub-17 com uma equipa que será liderada por Daniela Costa.

Há vários anos no Clube, a treinadora Leonina, que tem também funções de coordenadora, terá Alexandre Crespo e Atílio Martins como treinadores-adjuntos, Filipe Silva como técnico de guarda-redes, Francisca Martins como treinadora estagiária e Mara Santos como team manager.

“Este escalão era pedido há já muito tempo porque é fundamental para o desenvolvimento das nossas jogadoras. Até aqui as jogadoras passavam automaticamente do escalão sub-15 para o 19, o que significava saltar um patamar e jogar frente a jogadoras dois anos mais novas, no mínimo, e isso agora já não vai acontecer”, começou por justificar Daniela Costa, aos meios de comunicação Leoninos, dando conta dos objectivos neste escalão: “Acima de tudo, aquilo que queremos é valorizar as nossas jogadoras, sabendo que cada uma cresce, matura e está inserida socialmente de forma diferente. Esta idade é muito importante para elas, sabemos disso e será muito importante acompanhá-las da melhor forma”.

“Individualmente queremos enriquecer o percurso delas ao máximo, dar-lhes os ingredientes que elas precisam para conseguirem concretizar aquilo que são os seus objectivos e sonhos nesta modalidade e colectivamente aquilo que queremos é cultivar cada vez mais uma mentalidade competitiva e que elas tenham um ADN que seja transversal desde os escalões mais baixos até à nossa equipa principal, que é onde queremos que elas possam chegar um dia”, sublinhou a técnica verde e branca.

Entretanto, os trabalhos já arrancaram e o dia 1 começou como habitualmente, com uma sessão de boas-vindas no Estádio José Alvalade, que contou com a presença dos progenitores das jovens jogadoras para também eles ficarem a conhecer as caras que lidarão dia-a-dia com as filhas e os objectivos para 2024/2025.

Maria Eduarda, central de 17 anos, é uma das jogadoras que faz parte desta nova equipa verde e branca e mostra-se agradada com a introdução deste escalão: “Foi uma passo muito importante para nós e vamos valorizá-lo muito bem. Aquilo que eu quero, assim como as minhas colegas, é continuar a crescer aqui dentro e ter este novo escalão é bom nesse sentido”.

“Agora em sub-17, vamos continuar a dar tudo pelo Sporting CP e a ir em busca dos nossos objectivos”, referiu a jovem jogadora.

1 Curtiu

• 3ª Edição da LNC VILLABÉ CUP - Torneio Internacional Feminino de Sub16
    31AGO a 01SET2024

2 Curtiram

E eis que começou a 07SET2024 a Liga Feminina de SUB-19