De referir que este resultado das juniores, feito por uma equipa sub 16, foi a contar para o Nacional Sub 19 da 2 Divisão e confirmou neste jogo a presença na final da competição.
A subida de divisão, já tinha sido conseguida há duas jornadas atrás, mas por razões óbvias, o Sporting não pode subir.
CLARA MARQUES ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO
Por Sporting CP
16 maio, 2024
Médio de 15 anos sonha com a chegada à equipa principal
Clara Marques é mais uma aposta de futuro do Sporting Clube de Portugal. A médio de 15 anos, que chegou ao emblema de Alvalade em 2021/2022 e integra a equipa sub-19 de futebol, assinou esta quinta-feira o seu primeiro contrato de formação.
“Estou mesmo muito feliz, sempre foi um sonho enorme jogar no Sporting CP e consegui realizá-lo”, começou por dizer a jovem em declarações aos meios de comunicação do Clube, ela que deu os primeiros toques na bola ao serviço do Sporting Clube Vila Verde e quer continuar a evoluir com a listada verde e branca.
“Jogar futebol nunca me trouxe pressão, quando entro em campo é sempre divertido pois é a minha paixão. No Sporting CP é preciso ter mais rigor, mas é continuar a trabalhar. Os místeres estão sempre prontos para apoiar e ajudar no que for, evoluí imenso desde que cá cheguei”, sublinhou a internacional sub-15.
A cumprir a terceira época de Leão ao peito, Clara Marques soma cinco golos em 13 jogos no escalão de juniores em 2023/2024 e descreve-se como uma jogadora muito ofensiva. “Jogo no meio-campo, mas sou uma jogadora atacante, que gosta de ligar o jogo mais à frente, rematar à baliza e fazer muitas fintas”, considerou.
Apesar de ter acabado de dar um passo importante na ainda curta carreira, a centro-campista já tem bem definidos os próximos objectivos que pretende atingir.
“Gostava de chegar à equipa principal do Sporting CP, seria um grande passo”, explicou, apontando Brenda Pérez, médio da equipa A, como a sua “maior referência”. “É uma jogadora muito ofensiva e gosto de vê-la jogar. Além disso, dá uma grande ajuda no meio-campo”.
A fechar, a jovem Leoa deixou ainda uma garantia aos Sócios e adeptos: “Prometo estar sempre feliz a jogar este desporto que tanto adoro, faço isto por felicidade”.
Foto José Lorvão
LEONOR SERRALHEIRO ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO
Por Sporting CP
22 maio, 2024
Guarda-redes de 15 anos sonha tornar-se profissional
Leonor Serralheiro, guarda-redes de apenas 15 anos que esta temporada se estreou ao serviço da equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal, assinou esta quarta-feira contrato de formação com o emblema de Alvalade, mostrando-se muito feliz pelo voto de confiança.
“Foi incrível quando me disseram que ia assinar contrato. É uma alegria imensa saber que acreditam em mim e querem que tenha um grande futuro. É mais uma prova do meu esforço e agora é continuar a trabalhar como tenho vindo a fazer”, disse a jogadora aos meios de comunicação do Clube, ela que começou por jogar futsal na AM Atibá até passar para o futebol ao serviço do GS Carcavelos, em ambos os casos sempre ao lado de rapazes.
“No início a minha mãe não ficou muito contente, queria que fosse para o ballet. Mas agora ajuda-me, leva-me quase todos os dias aos treinos, que não são perto, e mudou toda a sua vida por mim”, lembrou a jovem, que está no Sporting CP há já duas temporadas, desde 2022/2023, e tem vindo a evoluir no Pólo EUL. “Aqui os treinadores são muito exigentes e querem o melhor para nós. Temos muitas reuniões individuais e isso ajuda-nos a crescer”.
A internacional sub-15 por Portugal, que na presente campanha representou as sub-19, sub-18 e sub-14, sonha tornar-se “profissional” e descreve-se como uma guarda-redes “completa”. “Sou bastante boa no um contra um e tenho muito para dar”, garantiu, apontando Catarina Potra, guardiã de 18 anos que já se estreou pela equipa A, como a sua referência: “Gosto muito dela, às vezes vai ao Pólo EUL, está lá connosco e é simpática”.
A fechar, Leonor Serralheiro direccionou o foco para o futuro, deixando uma promessa: “Vou continuar a trabalhar e a dar sempre tudo para no futuro ser uma boa profissional”.
A nossa equipa de sub 16, que disputa a 2 Divisão de sub 19, sagrou-se vencedora da zona sul e vai disputar o título nacional da categoria com o Leça do Balio. No entanto quem sobe à 1 Divisão, é o Futebol Benfica, que acabou esta fase a 9 pontos do Sporting, que por razões regulamentares não pode subir.
A vitória nos penáltis, por 18-17, deve ter sido algo épico de vivenciar.
Nota: a final acabou num empate a um, a que somou 17-16 nos penáltis - esta é a info que o Sporting CP Futebol Feminino - Apoio, veicula.
Era sem guarda redes?
MARIA LEITÃO ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO
Por Sporting CP
18 Jun, 2024
Jovem Leoa está no Sporting CP desde 2021
O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Maria Leitão, futebolista de 15 anos da equipa sub-19 feminina.
A vestir de verde e branco desde 2021/2022, a internacional sub-16 pela Selecção Nacional falou, nas primeiras palavras após a oficialização do vínculo, sobre o seu percurso desportivo.
“Comecei a jogar na escola, nos recreios, e entrei depois para um clube de futsal. Gostei muito e, depois de três anos, passei para o futebol do Sporting CP, onde já estou há, também, três anos. Gosto muito”, disse aos meios de comunicação Leoninos.
A defesa mostrou-se, depois, “grata pela confiança” do emblema de Alvalade: “É uma aposta no meu trabalho e vou continuar a trabalhar todos os dias para alcançar os objectivos propostos. O Sporting CP confia que eu posso atingir patamares elevados. Tenho muito orgulho nisso e agradeço imenso à minha família por dar o suporte necessário para dar tudo dentro de campo pelo Sporting CP”.
Para o futuro, Maria Leitão espera, um dia, “chegar à equipa principal”, onde já tem uma referência.“Vou dar tudo por isso. Sou forte na velocidade e uso o pé esquerdo, por isso gosto de fintar. Gosto muito de ver a Olivia Smith a jogar, tem habilidades que gosto”, contou.
Por fim, Maria Leitão deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Prometo Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, como sempre, e vou dar tudo nos treinos e nos jogos para, juntos, alcançarmos os nossos objectivos”.
Por um lado, entendo a saída da Chloe Romão. Temos 4 ou 5 GR, sub 19 de excelente qualidade. Não será saída que se fará sentir em demasiado. Só não gosto que vá para o Braga.
A Chloé Romão com 17A, tem 1,65.
Ou ainda cresce alguma coisa, ou não passará ‘de uma nota de rodapé’ neste posto/posição.
E depois, vêm dizer que tratam todos os clubes com profissionalismo, e igualdade.
Foram tão lestos a colocar uma notícia sobre os técnicos de formação do Braga, porque é que não fizeram uma notícia baseada neste vídeo.
Equipa B feminina apresenta-se ao trabalho
Por Sporting CP
12 Ago, 2024
Jovens Leoas voltam a disputar o segundo escalão
A equipa B feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal deu, esta segunda-feira, o pontapé de saída na temporada 2024/2025, em que, mais uma vez, vai competir no Campeonato Nacional da Segunda Divisão.
As jovens Leoas concentraram-se Estádio José Alvalade, tendo tirado a habitual fotografia de família antes de seguirem para o Auditório Artur Agostinho, onde foi lançada a época que se avizinha pela equipa técnica liderada por Vítor Dias e pela coordenação do futebol de formação.
No Sporting CP desde 2020/2021, quando começou como treinador-adjunto da equipa sub-15 feminina, Vítor Dias vai para a segunda temporada ao leme da equipa B. Em 2022/2023, orientou a equipa sub-19 feminina que se sagrou Campeã Nacional. Ao seu lado, vão estar Tiago Mateus e Gonçalo Cardoso (adjuntos), Daniel Vicente (analista), Diogo Lourenço (preparador físico) e Miguel Santos e Nuno Cardoso (treinadores-estagiários).
Aos meios de comunicação do emblema de Alvalade, Vítor Dias assegurou que “as expectativas são, novamente, de muita ambição”. “Queremos conquistas colectivas, que são importantes num processo de formação, mas, acima de tudo, conquistas individuais, tal como temos vindo a fazer ao longo dos anos. Queremos potenciar a jogadora Sporting CP, idealmente para a equipa principal, como tem vindo a acontecer”, começou por dizer.
Sentindo “gratidão” por voltar a ser aposta no Sporting CP, o técnico explicou que tal facto “é sinal de que o Sporting CP olha para dentro, para os seus recursos”, o que o deixa “com mais vontade de mostrar trabalho”.
Admitindo que “o futebol feminino tem evoluído bastante e a Segunda Divisão é exemplo disso, estando mais competitiva ano após ano”, Vítor Dias falou dos obstáculos positivos que as suas atletas vão voltar a enfrentar.
“A nossa equipa, no ano passado, tinha a média de idades mais baixa da divisão, o que traz dificuldades e desafios. Vejo com bons olhos, acho que é bom para as nossas jogadoras. Deixa-me satisfeito e motivado”, frisou.
Por fim, o treinador reforçou que ter jogadoras a subir até à equipa principal é o principal objectivo: “Costumamos dizer que são os nossos troféus, as nossas conquistas e campeonatos. Temos tido uma presença assídua das nossas atletas em treinos, convocatórias e jogos da equipa principal. Queremos cada vez mais”.
Sara Cartaxo, de 19 anos, foi uma das futebolistas da equipa B que se apresentou ao trabalho e também falou aos meios de comunicação do Sporting CP.
Definindo como metas “evoluir como equipa e ganhar o Campeonato”, a avançada quer, naturalmente, atingir o nível do conjunto de Mariana Cabral. “Temos muita proximidade com elas e com o que é ser jogadora do Sporting CP no alto rendimento. Também quero chegar lá”, afirmou.
Já tendo tido a experiência de trabalhar com a equipa principal, a jogadora revelou que “os treinos são mais exigentes, obviamente, mas toda a gente é bem recebida”. “Contribui para termos noção da responsabilidade e da pressão. Se vamos lá, é para ser a sério. Não há margem de erro e é sempre para dar tudo”, adicionou.
Sendo “o clube, dentro da nossa Liga, que mais aposta na formação”, o Sporting CP é o sítio certo para uma jovem atleta estar: “Há várias jogadoras que passaram pelo processo formativo do Sporting CP e estão lá agora”.
Por fim, Sara Cartaxo deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Se tiverem possibilidade, venham ver os jogos no Pólo EUL e acompanhem-nos nas redes sociais”.