Football Manager 2009 - Coming Soon

Em príncipio isso já vem incluído no pack disponibilizado pelo supermercado…

Lol. Já vejo que há aí potencias contratações. Só vou ter o jogo pirat… comprado na terça(internet movel, trafego limitado). Mas fica já a tactica e o estilo que vou usar. Conseguia bons resultados no 2008, e noutro motor de jogo qualquer com algum realismo. Vou experimenta-la no fm 2009, e vou deixar aqui as minhas notas:

4-4-1-1, jogo curto e apoiado. Jogadores devem passar bem a bola, ter visão de jogo, e os laterais devem saber como fazer um passe longo em condições de “rasgar”.

GR-Deve ser dos sectores mais fraquitos do scp, não? Rui patrício nao deve passar do razoável, Tiago deve continuar mediano, e Stojkovic nao deve ser mais do que foi no fm 2008. Alguem sugere um GR, nao muito novo(mais que 24 anos, de preferencia), nao muito velho(que nao passe os 28-29), e com bons reflexos, bom comando de área, etc etc? Barato e bom sao as palavras de ordem. De qualquer das maneiras, vou apostar inicialmente no Stojkovic.

Defesa direita- Também não deve ser nada de especial. O Caneira é capaz de desenrascar +/-, mas o Abel e o Pedro Silva nao devem estar grande merda. No fm 2008, curtia bué o Pedro Silva porque passava bastante bem e defendia +/-. Já o Abel, nao se encaixava nada no sistema. Era lento e demasiado simples a jogar. Vou apostar no Pedro Silva em primeiro lugar.

Defesa central - O Polga, se estiver o mesmo que nas versoes anteriores, é intocável. Apesar dos atributos aparentemente nao despontarem, é completo, e normalmente é dos melhores em campo. Já o outro defesa central, nao sei. O Tonel no 2008 nao era grande coisa. Muito simples. O Carriço deve ter algum potencial, mas nao deve ser grande espingarda de inicio e o Caneira deve ser a minha primeira aposta. O Miguel Veloso acho que vou pô-lo no miolo do campo, apesar de nao aproveitar as suas capacidades ao maximo a MC.

Defesa esquerda - No fm 2008, nunca tive um lateral que subisse muito, nem mesmo o Grimi que era lateral ofensivo. Este ano nao sei como está, mas considerando que a outra opção é o Caneiraa e esse ta no centro, acho que vai ser o Grimi a minha primeira opção.

Medios centro - Moutinho e Veloso, praticamente intocáveis

Alas- Aqui é que a porca torce o rabo, maldito Paulo Bento :mrgreen: Numa das alas(acho que a esquerda), vou meter o Izmailov. No 2008 metia e rendia bem, e este ano deve tar melhorzito. Na outra, nao tenho grandes alternativas se nao o Rochemback. Na realidade é um desastre, mas no fm 2009 parece que ele ta uma bomba, apesar da velocidade ser pouca, o que nao vai interferir no jogo dele, ja que os meus alas nao dao muito o uso á corrida.

MAC-Vukcevic. No 2009 ta uma bomba, intocável

PL-Liedson(quando recuperado). Até lá, em principio uso o Derlei, por ter um estilo de jogo que gosto mais do que o djalo Esse só o uso quando sao 2 avançados, se nao nao rende. O Tiui deve estar bom para se mandar para o Fátima ou Olhanense. Se o Derlei comprometer a vitória mais do que 2 jogos seguidos, uso o Postiga e arrumo-o por uns tempos.

Vou meter sem dinheiro para transferências no inicio(nao curto começar logo a contratar, quando os jogadores de verao ja tao contratados). Em principio, só mando o Tiui, o Pereirinha, o Carriço e o Adrien para um satélite que esteja numa boa liga e que os faça jogar a todos com regularidade. O Ronny ainda tá no scp? Parece que despaareceu do mapa. Foi emprestado nao foi? Se ainda estivesse dava-me jeito :mrgreen:

A quem já comprou o jogo, o mesmo exige uma máquina muito recente, ou 1Gb de ram com placa gráfica Nvidia GE Force 5500 aguenta com ele? :beer:

Já “comprei” o jogo hoje, já o instalei ( sem problema algum ) :shifty:
O primeiro jogo que fiz ganhei Setubal 1 - 4 Sporting, golo do Setubal foi do Bruno Moraes, os golos do Sporting foram 3 do Djaló e um do Rochemback de cabeça. :o

Eu não consigo jogar de momento. Fiz alguns jogos, tudo excepcional ( com alguns bugs e tal mas pronto ). Agora não consigo fazer nenhum jogo. Tentei começar um jogo de novo, desinstalar o jogo mas nada.

Alguém com o mesmo problema?

Vocês já tiveram convocatórias em que escolheram 7 suplentes, mas depois apenas 4 foram para o jogo? A mim já me aconteceu várias vezes e acho que é mais uma das surpresas da Sports Interactive para a malta que "comprou" o jogo. :frowning:

A mim aconteceu-me isso mas no FM 2008…Ainda não acabei de comprar o jogo…

Eu já vi por ai num forum um print que uma equipa está a jogar com 13 jogadores ::slight_smile:

lol nao sao 13. quando jogares vais ver que quando ficam em posiçoes sobre postas sao duplicados em novas posiçoes mas sao 11 a mesma

Pois, isso acontece-me em TODOS os jogos, embora não seja bem como estás a dizer.

A equipa tem sempre apenas os 11 jogadores em campo. Mas quando, durante um jogo, acedes ao gráfico táctico para fazeres uma substituição, ou fazeres uma alteração táctica, geralmente um dos avançados e um dos médios ofensivos aparecem a dobrar, isto é, aparece um “clone” desses jogadores ao lado. Mas os jogadores são apenas 11 e estão na posição que definiste, só que aparecem na imagem 13 jogadores.

Agora acabei de ter um crash, sendo obrigado a mandar o jogo abaixo (Ctrl+Alt+Del) à força. Acho que vou esperar por uma nova release com isto corrigido, ou então gasto umas coroas e compro mesmo o jogo (sem aspas). :inde:

Não aguenta…No mínimo uma GeForce 5900…

Perdi a supertaça para o Porto, depois de uma expulsão injusta do…Caneira

será que algum de vocês pode ter a generosidade de me dar duas ou três dicas fundamentais para eu conseguir ser alguém neste jogo? A última vez que joguei foi o CM e andava na Universidade há uns 10 anos!!! LOL

Já comecei a pré-época, fiz dois amigáveis com vitória pelo mesmo resultado (2-0) mas sinto que muita coisa me passa ao lado.
Algumas sugestões importantes para newcomers?
Obrigado!!

Guarda-Redes bom e barato: Vincent Enyeama (ja vem sendo bom desde os outros FM’s=)

Para jogar no modo 3D, mas para jogar no modo ‘‘caricas’’ ou só comentários não é preciso tanto… Eu consigo jogar, mas nem vos digo qual é a minha placa. :-X

Edit: Já consegui resolver o meu problema.

Basta fazeres basicamente o oposto ao que o Paulo Bento faz… :mrgreen:

Ainda não devem haver muitas “descobertas” a nivel do mercado, mas mais daqui a uns dias já começam a sair as vedetas do costume… Para já, desisti de jogar, até sair outra patch, esta tem muitos bugs, um dos quais é o problema das lesões, tenho quase meio plantel lesionado :cartao:

Mudou bastante, desde que eu também comecei a jogar na versão 97/98. É bastante mais difícil.

Também não sou nenhum Mourinho, mas tenho conseguido alguns resultados. Gosto de começar nas divisões inferiores até ser contratado pelos clubes de topo - cada vez mais difícil porque vou tendo cada vez menos tempo para jogar. Por outro lado, as minhas dicas são para o FM2008 pois só vou mudar para o 2009 quando sair o patch. Mas os princípios não devem ser muito diferentes.

• Já não basta ter uma táctica maravilha e fazer correr os jogos uns atrás dos outros. A AI muda de tácticas durante o jogo e as equipas adversárias adaptam-se a tua forma de jogar; se ficares parado, é perfeitamente possível estares a ganhar na boa por 3-0 ao intervalo e acabares a perder 4-3 e a levar um banho de bola na 2ª parte. Foi o que me aconteceu na final do play-off de acesso à Segunda Divisão espanhola…

• As instruções específicas a cada jogador são fundamentais. As tácticas standard não diferenciam entre posições e se ficares agarrado a eles, quase nunca consegues ganhar. Uma vez (para aí no 2006), joguei com o Atlético, que tinha de longe a melhor equipa da Zona Sul. Graças às técnicas standard, fui despedido em dezembro, com a equipa em 14º lugar…
    Isto torna importante perder algum tempo no início do jogo a definir estas instruções e a gravar duas ou três tácticas alternativas. Em alternativa, se não tiveres paciência, usa os “settings” pré-definidos para cada posição (defesa-esquerdo, médio defensivo, etc.). Essas já dão para desenrascares e ires afinado à medida que vais avançando no jogo. Nota importante e que eu levei um porradão de tempo a perceber: as instruções individuais anulam as instruções colectivas equivalentes!

• As bolas paradas ganham jogos e mais uma vez os “settings” por defeito são um desastre. Para os livres, é óbvio, mas vale a pena: escolhe os jogadores com melhores estatísticas de pontapés livres e remates de longe. Nos cantos, põe o teu melhor cabeceador a lutar com o GR, os dois seguintes a atacarem a bola ao primeiro e ao segundo poste, outro a fazer o desvio ao primeiro poste, e pelo menos um tipo com bom remate de longe à entrada da área para os ressaltos. Normalmente, só deixo os laterais para trás nestes lances. Ganho uns 12-15 pontos por época à pala disto. Ah! E não te esqueças de escolher os marcadores de penalty, que para além de uma boa estatística correspondente, deve ter boa capacidade de decisão e de um para um - mas uma vez óbvio, mas só depois de o computador me ter posto o anormal do meu defesa-direito a chutar para as núvens.

• As palestras aos jogadores no início do jogo e ao intervalo têm impactos importantes. No início, deves ser tanto mais exigente quanto mais fraco é o adversário - mas cuidado! Os jogadores com moral baixa, os que vêm de lesões, os jovens ou os que não são titulares habituais podem precisar de uma “palavra amiga”. Ao intervalo, é diferente. Salvo se a exibição estiver mesmo a ser péssima - e mesmo aí só quando tens a certeza que o jogador é mentalmente forte - convém sempre dar um desconto e incentivar os tipos. No final do jogo, já não é tão importante, mas mantém-se a regra de massajar o ego dos tipos - salvo em casos de resultado desastroso, claro. Além disso, convém sempre destacar os caramelos que jogaram melhor.

• As perguntas da imprensa sobre o jogo seguinte não são nada de especial. Após uma ou duas respostas, começas a perceber quais os jogadores que reajem bem ou mal a frases optimistas ou pessimistas - e aí passas a adaptar as respostas às suas características.

• Treinos. Novamente, os settings por defeito são uma desgraça. Eu faço um esquema no início do jogo para cada posição e não um treino geral. Depois, destaco cada treinador adjunto para as áreas em que são mais fortes. Dá um bocadinho de trabalho no início, mas depois não mexo mais até mudar de clube.

• Sê criativo com as tácticas. É o que tem mais piada no jogo!

Deve dar para arrancares. Mais alguma coisa, chuta!

Genial, Petrovich! :clap: :clap: :clap:
O meu muito obrigado pelas ‘tips’ que brilhantemente aqui deixaste!!

Vamos lá ver qual o meu nível de paciência que irei ter a explorar todos os pormenores que o jogo possibilita!
De facto, MUITA coisa mudou deste há uma década a esta parte no motor do jogo! :mrgreen:

Algum link onde saque a mais que 30kb/s?