(Logotipo oficial do jogo)
(Capa oficial do jogo)
Football Manager 2009 & FMH2009 Announcement - Part 1
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=y27MmCvAtcA[/youtube]
Este primeiro vídeo fala um pouco do FM em geral. Se quiseram saltar para as novidades, vejam logo o segundo vídeo do Miles
Football Manager 2009 & FMH2009 announcement - Part 2
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=77URmWUc-1k&feature=user[/youtube]
Esse vídeo é onde o Miles diz as principais mudanças que haverão no FM2009.
Vídeo de 30 segundos do novo motor de jogo 3D do Football Manager 2009
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=QcMXg38gIoQ&feature=related[/youtube]
FM Handheld (PSP)
1. Permite aumentar o número de ligas jogáveis simultaneamente até 3 ligas em simultâneo;
2. 2 novas “skins”;
3. Introdução do motor de jogo bidimensional (2D), como na versão 2008 do FM para PC;
FM 2009 (PC)
1. Maior interacção de análise táctica junto dos adjuntos, para procurar “pontos fracos” na equipa opositora;
2. Mais boatos sobre transferências, incluindo “invenções” da imprensa;(Aparte:Faz-me lembrar tanta coisa esta :mrgreen: )
3. Conferências de imprensa que permitem construir relação pessoal com jogadores e “staff”;
4. Melhoramentos a nível dos métodos de treino, permitindo personalizar o treino em função do jogador, favorecendo o desenvolvimento de movimentos especiais ou habilidades técnicas específicas, tais como a marcação de livres ou fintas;
5. É agora possível jogar como treinador do sexo feminino;(Aparte:Já estou a ver a dona Joaquina como treinadora do Sporting :rotfl: )
6. Desenvolvida a vertente de interacção com a direcção do clube, em que a prestação do treinador é alvo de análise em diversas vertentes, tal como já acontecia no FM2008. Foi agora ampliada a mais vertentes;
7. A interface do jogo foi revista de forma a melhorar e facilitar a navegação entre os painéis alvo de maior uso pelos utilizadores;
8. O sistema de transferências foi refeito do zero, sendo agora muito mais preciso e eficiente do que anteriormente;
9. O motor de jogo foi revisto com base no que tem sido desenvolvido em conjunto com o “Football Manager Live!”. A maior novidade é o motor de jogo tridimensional (3D) que permitirá acompanhar em tempo real os desenvolvimentos do jogo, que anteriormente era feito no motor de jogo bidimensional (2D) das “caricas”. Para quem pretender continuar a acompanhar o jogo nessa perspectiva bidimensional, poderá fazê-lo pois essa opção continuará presente;
10. Foram criados “widgets” que permitem acompanhar estatísticas de jogo ou de um jogador em específico no ecrã de jogo (por exemplo, por cima da perspectiva tridimensional enquanto se acompanha o jogo em tempo real), permitindo assim um acompanhamento mais atento da prestação da equipa ou de determinado elemento do plantel;
11. A “barra de tempo” pode agora ser alvo de “scroll” para visualizar repetição de lances;
12. A base de dados do jogo incluirá informação de 51 ligas, num total de mais de 350.000 registos registos na base de dados.
Basicamente estão aqui resumidas as principais novidades do jogo.
Especificamente sobre o motor 3D, já foram confirmadas algumas informações por responsáveis da SI:
1. O jogo não incluirá “personalizações” de jogadores como é habitual em outros jogos de futebol com visualização tridimensional (FIFA, PES, etc). Isto significa que os jogadores terão todos a mesma aparência, sendo apenas distinguidos pelo equipamento, tom de pele e cabelo, altura e peso;
2. Não haverá lugar a animações de estádios, bancadas, etc. O estádio será sempre o mesmo (uma representação “abstracta” de um estádio de futebol). Contudo, as dimensões e condição do relvado reflectirá as condições do estádio indicadas na base de dados;
3. O motor de jogo 3D não incluirá diferentes condições atmosféricas. Isto significa que, quer esteja a chover ou a fazer sol, a representação tridimensional do que se passa em campo terá sempre a mesma aparência;
4. Não será possível aproximar a câmara da visão de jogo para tentar, por exemplo, perceber se um determinado lance foi falta ou não. Haverá um limite de “zoom” relativamente distante que não permitirá “grandes planos” de jogadores ou da bola;
5. Será possível diminuir os detalhes gráficos do motor de jogo 3D, para que o jogo corra de forma fluída em mais máquinas. Será assim possível aumentar os detalhes caso se possua uma placa gráfica “potente” ou diminui-los caso contrário. Será ainda possível jogar o jogo apenas com comentários e/ou visão bidimensional (2D), tal como nas versões anteriores, caso a sua placa gráfica não suporte o motor de jogo 3D. Desta forma é garantido que o hardware que conseguia correr o FM2008 conseguirá também correr o FM2009, excluindo a opção 3D;
6. Não haverão animações personalizadas de celebrações de golos, marcação de faltas ou livres, etc. Neste lançamento o motor de jogo contará com animações generalista, não havendo lugar a maior especificidade como por exemplo a atitude de Cristiano Ronaldo aquando dos livres ou os mortais de Nani em celebração de um golo;
7. O motor de jogo 3D não permite a representação visual de fintas e/ou outros movimentos característicos do futebol real (pontapés de bicicleta, cabritos, elásticos, 360º, etc). Contudo estes movimentos continuarão a ser executados no motor de jogo e representados textualmente na visão de comentários e graficamente no motor de jogo bidimensional;
8. Será dada prioridade à modelação do comportamento dos Guarda-Redes (defesa a remates, manchas, saídas a cruzamentos, saídas da área, passes longos, pontapés de baliza, coordenação defensiva, etc), pois a grande maioria dos “momentos de jogo” incluirá a presença de um Guarda-Redes, o que aumenta a exigência da correcta modelação do seu comportamento;
9. A física da bola foi totalmente redesenhada, por exigência da representação tridimensional do seu movimento. Com isto, alguns problemas anteriormente verificados no motor de jogo bidimensional foram eliminados, mas alguns novos surgiram em virtude do maior realismo introduzido nos cálculos do motor de jogo. Isto obrigou a um “polimento” de diversas fórmulas de cálculo do motor de jogo, que ainda estão a ser alvo de teste e afinamento.
A Sports Interactive está a trabalhar neste motor de jogo desde há 1 ano, pelo que há funcionalidades que têm vindo a evoluir ao longo do tempo. Contudo, é expectável que neste primeiro lançamento do motor de jogo tridimensional existam algumas limitações/constrangimentos funcionais que impossibilitem um maior “realismo” da representação visual do jogo, como por exemplo as animações e condições atmosféricas.
A Sports Interactive divulgou, no primeiro podcast relativo ao Football Manager 2009, mais algumas pequenas novidades sobre a nova versão do jogo. Listamo-as abaixo:
1. O jogo mede a distância percorrida por cada jogador no decorrer de uma partida (medida em quilómetros ou em milhas).
2. Relatórios de jogo melhorados, com particular destaque para a nova funcionalidade de “sugestão de jogadores” para as áreas onde foi evidenciado pior desempenho no decorrer da partida.
3. Os prémios das equipas terão a partir de agora historial, em vez de apenas ser exibido o nome do último vencedor. Por exemplo, o “Melhor 11” poderá ser agora produzido para todos os anos existentes na base de dados.
4. Novas opções no ecrã de regresso de férias. Será possível, por exemplo, candidatar-se a novas ofertas de trabalho apenas de divisões de topo (as melhores que estiverem actualmente a ser jogadas no jogo configurado pelo utilizador), divisões mais baixas ou qualquer uma.
5. Pontuação de jogadores com casas decimais. A partir de agora uma pontuação de 7.6 será diferente de um mero “7”…
6. Após ter conquistado a confiança da direcção do clube, será possível ao treinador (humano) escolher especificamente qual o clube satélite ou “mãe” que pretende e não somente o respectivo tipo.
7. É agora possível questionar um clube sobre quais os jogadores disponíveis para empréstimo.
8. A expansão do estádio é agora iniciada após o último jogo em casa da época em jogo, em vez de o ser apenas no início da época seguinte. Desta forma o tempo necessário à expansão dos estádios é menor.
9. Em países como Espanha, as equipas B são agora encaradas como “clubes afiliados”, em vez de serem equipas independentes.
10. Idades e regulamentos de transferência - como por exemplo a regra “Joker” francesa - são agora visualizados nas competições individuais.
Screenshots do Football Manager 2009 (PC CD-ROM)
Motor de jogo tridimensional (3D)
Perfis de “staff”
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A DEMO E O JOGO JÁ FORAM LANÇADOS:
Download da demo:
Versão vannila(versão “soft” da demo) - The News of the World
Versão strawberry(demo com uma base de dados grande):
Pela Steam(PC): Welcome to Steam
Por torrent(PC):http://torrents.sigames.com:7000/torrents/fm2009_gold_demo-pc.exe.torrent?D30C836D20282E61500B0D69514669B7DFDA9BF4
Por torrent(MAC):http://torrents.sigames.com:7000/torrents/fm2009_gold_demo-mac.zip.torrent?A7C6364918933D101B05687A49B68A304DD26BEA
Download pelo browser(PC/MAC):http://www.gameshadowbeta.com/fm2009/strawberry/index.asp
Para quem não está disposto a deitar uma nota de 50 euros ao lixo, disponibilizo também os links piratas do jogo(completo, com a patch 9.0.1 e crack):
http://rapidshare.com/files/164078509/FM09_up_by_Seventy_Six_www.forum-maximus.net.part01.rar
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Linguagem PT-PT:
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Requisitos(supostamente minimos) para o fm 2009:
PC OS: Windows XP or Vista Processor: XP: 1.4GHz or Faster / Vista: 2.0GHz or Faster Supported Processors: Intel Pentium 4, Intel Core, AMD Athlon Memory: XP: 512MB RAM / Vista: 1.0GB RAM Hard Drive Space: 2GB DVD-Drive: 4x Speed Video Card: 128MB *Supported Chipsets (see below) Sound Card: DirectX 9.0c compatible Directx: Version 9.0c (included) LAN: TCP/IP compliant Input: Keyboard, Mouse*Supported Chipsets - Nvidia FX 5900 Ultra or greater; ATI Radeon 9800 or greater; Intel 82915G/82910GL or greater.
Earlier cards may only display 2D Match Viewer Mode and are not supported. Laptop versions of these chipsets may work but are not supported.MAC
Intel Processor, OS X 10.5.5, NVIDIA GeForce 7300 / ATI X1600 Radeon, 1GB System RAM
Queres ajudar o Football Manager 2009 na base de dados?
Sim, é possível contribuires com dados, de um clube, em que na base de dados do fm 2008 esses dados estejam incorrectos(isto acontece invariavelmente nas equipas a qual chamamos “distritais” ou “de 3º liga”). Por isso, se queres dar o teu contributo, consulta http://www.fm-portugal.com/ajuda_directa.php#1
Para enviares a informação dos dados à Sports Interactive, o e-mail é este: pesquisa@fm-portugal.com , como aliás já diz no site. E sim, escrevam em português porque esse e-mail é um intermediário para a Sports Interactive.
Nota: Lê primeiro o site antes de enviares o e-mail, para saberes como organizar a informação.
Mais informações em:
http://www.sigames.com
http://www.footballmanager.net
http://www.youtube.co.uk/sigames
http://community.sigames.com/showthread.php?t=41122
Nota: Este tópico ainda pode sofrer algumas alterações, conforme todas as novidades que surgirem entretanto.