Se for verdade, é mais um prego para o caixão da modalidade.
A noticia:
«O norte-americano Floyd Landis, vencedor do Tour de França, é o principal suspeito de ser o ciclista que deu positivo na prova e cuja identidade a UCI ainda não revelou, informa esta manhã o diário dinamarquês Ekstra Bladet.
De acordo com o jornal, que não cita fontes, o «positivo» foi detectado depois de terminada a etapa que terminou em Morzine e que Landis venceu, pelo que teve de se sujeitar obrigatoriamente a um controlo antidoping.
Landis, que ontem com surpresa anulou a sua participação no critério Acht Chaam na Holanda, também não estará presente hoje no Grande Prémio Jyske Bank que se disputa na localidade dinamarquesa de Silkeborg, segundo confirmou a organização.»
Será que o atleta tinha consciência que estava dopado?
Acreditas no Pai Natal ???
É que vês eles a festejar, sem nenhum sinal de consciência pesada, sabendo que quem ganha uma etapa é obrigado a fazer controlo anti-doping. Por isso a minha questão.
Na minha opinião este cenário era inevitável… A extrema (diria até desumana) dureza das provas de ciclismo de alta competição não explica tudo. Há muito corredor que completa um Tour, uma Vuelta ou um Giro sem recorrer a substâncias não permitidas. Acho que o problema está em juntar a dificuldade das provas ao desejo e objectivo de as vencer, problema que só muito poucos conseguem resolver utlilizando exclusivamente as “ferramentas que Deus lhes deu”. Talvez o aumento do número de ciclistas com aspirações a ganhar grandes provas ao longo dos últimos anos seja um reflexo disto mesmo. E se um número reduzido de ciclistas toma doping para conseguir melhores resultados, elevando assim as fasquias para niveis estranhos, outros tambem o fazem para não ficar para trás. Penso que a melhoria exponencial das perfromances dos ciclistas nos últimos anos pode ser um refexo disso mesmo, melhorias essas como os 7 (!) Tours seguidos de Lance Armstrong ou o aumento das velocidades médias em provas por todo o mundo…
Penso que o ciclismo precisa de soluções rápidas antes de se tornar num desporto falso…
O ciclismo tem duas hipoteses , ou fecha para balanco e anula o doping, ou assume o doping e legaliza-o. E interessante porque o ano passado por alturas do inicio do Pro Tour, foi feita uma reuniao com os directores das equipas em que se visava um compromisso de abandono do doping, o resultado na altura foi que um dos directores, na altura nao se sabia quem, recusou liminarmente dizendo que enquanto uma equipa utiliza-se doping todas tinham de usar, hoje todos temos uma ideia de quem era esse director, e todos sabemos sobretudo, depois do caso Festina que nao so sao os proprios corredores a doparem-se por sua propria iniciativa ,como tambem sabemos que o doping e um negocio altamente rentavel, e como todos os negocios altamente rentaveis , nao vai desaparecer.
Nao se esquecam no entanto de que falta a contra-analise…
Mas definitivamente isto foi um tiro de canhao no pe do ciclismo, o Tour comecou com um mega-escandalo de doping e ameaca acabar como comecou…
Há 10 anos atrás, com mais tempo e menos canais de TV disponíveis, via com agrado o final de algumas etapas, sobretudo de montanha, admirando as subidas de corredores como Indurain, Pantani ou Armstrong.
Hoje em dia só me apercebo que o Tour terminou porque o vencedor testou positivo.
Há 10 anos atrás, com mais tempo e menos canais de TV disponíveis, via com agrado o final de algumas etapas, sobretudo de montanha, admirando as subidas de corredores como Indurain, Pantani ou Armstrong.
Hoje em dia só me apercebo que o Tour terminou porque o vencedor testou positivo.
É uma pena,pois ele era um bom corredor mas mesmo assim o ciclismo esta a ser movimentado para outro caminho e nem sempre é o proprio ciclista a querer tomar doping.Eu prestei atenção a esta volta a França e sinceramente achei muito fraquinho/razoavel.
Eu pessoalmente gosto de ciclismo,sempre tentei seguir atentamente os percursos de ciclismo mas actualmente anda tudo muito diferente,devem-se tomar medidas para poder de facto acabar com isto.
Se calhar um dos grandes problemas do ciclismo e que tem um sistema de detecao serio e rigoroso que nao olha a nomes nem a equipas…
Nao vejo ninguem a dizer que o halteriofilismo esta pelas ruas da amargura porque em todos os olmpicos ha detecao de dopados, em tal quantidade que levaram inclusive a suspensao da federacao turca, tambem nao vejo ninguem dize-lo do atletismo, apesar de agora sabermos que ha programas cientificos de doping em execucao, milagrosamente as detecoes em jogos olimpicos apesar de nao pararem de aumentar ainda assim sao residuais…
Este pode não ser apenas mais um caso de doping, a julgar pela explicação do próprio corredor o caso é mais complexo, é melhor esperar antes de condenar o ciclista! :arrow:
E a novela continua, agora pelos vistos antes de uma das etapas mais importantes do tour o Landis diz que andou a encascar Jack Daniels e cervejas… o que estes gajos vao buscar… :roll:
Dezenas de gajos a bombar atrás do rabo uns dos outros, usando fatos cada vez mais abichanados, praticando um desporto que é tudo menos saudável, que os deixa com a coluna completamente defeituosa e com habituais problemas de impotência, fisicamente disformes por optarem por praticar uma modalidade que é das coisas mais secantes de ver na TV que há memória?
Tudo isto ainda por cima com todos os ídolos a cairem de maduros por causa do doping?
E o atletismo vai pelo mesmo caminho pelos vistos.