Fim Do Mercado de Verão: Análise das transferências do SPORTING

Mais um mercado de transferências que encerrou…

O que não faltaram foram, como sempre, os vários rumores sem qualquer fundamento por parte da CS, e ainda, os jogadores que foram falados para o Sporting, mas que infelizmente acabaram por ir parar nos nossos rivais ( Djalma, Kléber, Defour, Witsel, Garay, Enzo Pérez…)

Que problemas foram/não foram solucionados? Os milhões foram bem gastos, ou houve contratações desnecessárias? Que esperar dos reforços? E os que saíram/foram emprestados? Foram bem dispensados/emprestados? Quem mais deveria ter saído?

Reforços 2011/20012

[size=8pt] Marcelo Boeck #12

• Guarda Redes;
  • 26 anos
  • Preço ?;
  • Cláusula de rescisão: 15M;
  • 5 épocas;
  • Ex-Marítimo;

Alberto Rodriguéz #2

• Central
  • 27 anos;
  • Custo 0;
  • Cláusula de rescisão: 15M;
  • 4 épocas;
  • Ex-Braga;

O.Onyewu #5

• Central;
  • 29 anos;
  • Custo 0;
  • Cláusula de rescisão: 25M;
  • 3 épocas
  • Ex-Milan

E. Insúa# 48

• Lateral esquerdo;
  • Custo 0 ( 50% do passe);
  • 22 anos;
  • Cláusula de rescisão: 30M;
  • 5 épocas;
  • Ex-Liverpool;

S. Arias #19

• Lateral direito;
  • Custo 0;
  • 19 anos;
  • Cláusula de rescisão: 20M;
  • 5 Épocas;
  • Ex-La Equidad;

A.Turan #89

• Lateral esquerdo;
  • 19 anos;
  • Custo 0;
  • 5 épocas;
  • Ex-Grenoble;

Schaars #8

• Médio;
  • 27 anos;
  • 850 m;
  • Cláusula de rescisão: 20M;
  • 3 épocas;
  • Ex-AZ Alkmaar;

D.Capel #11

• Médio/Extremo esquerdo;
  • 23 anos;
  • 3,5 M;
  • 5 épocas;
  • Ex-Sevilha;

Jeffrén #17

• Médio/ Extremo direito;
  • 23 anos;
  • 3,75M;
  • 5 épocas;
  • Ex-Barçelona;

F.Rinaudo #21

• Médio defensivo;
  • 24 anos;
  • 525m;
  • 4 anos;
  • Ex-Gimnásia;

L.Aguiar #22

• Médio Ofensivo;
  • 25 anos;
  • Custo 0 ;
  • Clausula de rescisão: ? ;
  • 4 épocas;
  • Ex-D. Moscovo;

A.Carrillo #18

• Médio/Extremo;
  • 20 anos;
  • 1,3M;
  • 5 épocas;
  • Ex-Alianza Lima;

R.V.Wolfswinkel #9

• Avançado;
  • 22 anos;
  • 5,4M;
  • Cláusula de rescisão: 22M;
  • 5 anos;
  • Ex-Utrecht;

D.Rubio #33

• Avançado;
  • 18 anos;
  • 1M (?);
  • 5 anos;
  • Ex-Colo Colo;

Elias #77

• Médio;
  • 26 anos;
  • 8,85M;
  • Cláusula de rescisão: 40M
  • 5 anos;
  • Ex- Atl. Madrid;[/size]

[size=8pt] Bojinov #7

• Avançado;
  • 25 anos;
  • 2,6M (poderá chegar aos 3M);
  • 5 épocas;
  • Ex-Parma;[/size]

Equipa muito internacionalizada:
[size=9pt]- 8 Portugueses;

• 4 Brasileiros;
  • 2 Chilenos;
  • 2 Peruanos;
  • 2 Holandeses;
  • 2 Espanhóis;
  • 1 Uruguaio;
  • 1 Argentino;
  • 1 Americano;
  • 1 Colombiano;
  • 1 Búlgaro;
  • 1 Russo;[/size]

Dispensas/Vendas:

Definitivo

Stojkovic, T.Hildebrand, N.A.Coelho, Caneira, Zapater, Maniche, Vukcevic, P.Mendes, Cristiano, Djaló (ainda por confirmar), Hélder Postiga;

Emprestados

J.Gonçalves, Grimi, Turan, Cédric, Adrien, Torsiglieri, Valdés, Salomão, Pongolle;

Hypes de Verão

Quaresma, Giovanni dos Santos, Hugo Almeida, Guardado, Bendtner… Krkic…

Caso alguma informação acima esteja errada, que me digam sff :great:

SL

Lembram-se?

Eu lembro-me e não me vou esquecer. Viva a propaganda eleitoral!

O Valdes não saíu em definitivo?

Foi emprestado com opção de compra.

Falta ai o Bojinov…

cump’s e agora é apoiar o nosso Sporting e deixar os assobios para as equipas adversarias…

^-^ esqueci-me completamente…
Tanks :great:

Com o mercado fechado, fica a faltar-nos:

1 Defesa Esquerdo
2 Defesas Centrais (um titular e um para o banco)
2 Pontas de lança.

Contratações interessantes mas acaba por saber a pouco.

Este ano podia ser nosso e não o vai ser.No entanto fica criada uma base interessante para os próximos anos.Ficam a faltar um central de categoria e um grande ponta de lança

Posições carenciadas a colmatar em Janeiro, no mercado de Inverno, quando estivermos com 15 pontos de atraso dos da frente.

Não estás a ser demasiado optimista?

Em três jornadas já voaram 7 pontos.

Provavelmente estou, mas é mais forte do que eu, quero sempre acreditar na equipa.

Ficámos com um meio campo de qualidade: Rinaudo, A.Santos, Matias, Izmailov, Carrillo, Capel, Jeffrén, Schaars, Elias, L.Aguiar( ::))
Quanto á defesa e aos avançados… >:(

:arrow: Mas essas carências já o são há tempo de mais :inde:

Acho que no dia de hoje no mercado existiram jogares que eram grandes aquisições e foram para clubes nada superiores ao nosso, o Everton com Denis Stracqualursi e o Bendtner no Sunderland todos por empréstimo. Fora muitos outros no mercado que podiam chegar sem muitos custos.

O Djaló não está confirmado e a permanência do mesmo, após saída do Postiga muda um pouco a estrutura do plantel.

As estatisticas demonstram que o Bojinov deve ter a mesma veia goleadora que o Postiga

Rubio é um puto

Wolfswinkel deve ser o melhorzito

Risco enorme

E eu a pensar que pelo menos um dos Hypes que foram sendo falados viria para o Sporting… ::slight_smile: enfim…

pois
normalmente daria para rir, mas neste caso não tenho vontade de o fazer. Fomos ao mercado, atacamos agressivamente, fizemos aquisições boas e no entanto falta-nos uma referência na defesa e no ataque. Tenho esperanças no Ricky e no Rubio mas ainda estão verdes. De resto, meio campo muito forte e cheio de opções, pese embora algumas lesões, e uma defesa um pouco melhor com Rodriguez que também está lesionado, com mais opções nas laterais

O Rinaudo não foi 100% do passe?

Depois de fechado o mercado, e ressalvando a hipotese de alguma contratação a custo zero, eis o que penso das contratações efectuadas:

A época passada foi de facto muito má, onde demonstramos estar bastante longe dos nossos rivais e de concorrermos pelo título. Tinhamos debilidades na defesa, quer na zona central, quer nas laterais, principalmente do lado esquerdo onde o Evaldo nunca demonstrou aquilo que o tinha distinguido em Braga. A equipa era muito permeavel no jogo aereo.

No meio campo com a lesão de Izmailov e a inconstancia de jogadores como Vuk eram um problema para além de não termos qualquer aolução para jogar nas alas para além de Salomão que ainda se mostrou muito verde para estas andanças.

No ataque e depois da venda de Liedson, que apesar de já nao estar nos seus melhores dias era a melhor solução para marcar golos, ficamos sem alguém que marcasse golos.

Ora, identificados estes problemas, impunham-se “…um cheque e uma vassourada…”. Partimos para esta época com a esperança renovada. A “vassourada” ainda foi razoavel, agora o cheque é que foi curto. Depois de 2 meses a sonhar e 16 reforços depois fica ainda a ideia que as lacunas não foram todas e bem preenchidas. A começar pelo centro da defesa, requeria-se um patrao, alguém que fosse de facto um líder, para além de colmatar um problema crónico, que era o jogo aéreo. Oniewu não se assumiu como o tal “patrão” e depressa desapareceu da titularidade. Rodriguez é bom, mas falta-lhe alguma envergadura fisica tendo em conta que tem de emparelhar com defesas baixos e fracos no jogo aereo, e tem ainda o problema das lesoes recorrentes. Para além do centro da defesa, do lado direito penso que estamos bem servidos com J. Pereira restando saber o que valem os reforços. Do lado esquerdo tenho que acreditar que o Insua se imporá e será titular porque ou Evaldo melhora bastante ou aquele flanco é um buraco.

No meio campo, não sei porque é que o Rinaudo foi para o banco, já que faz imensa falta a sua agressividade defensiva, como se viu por exemplo neste último jogo.Quanto a mim é dos reforços que é titular de caras. Assumindo que jogaremos preferencialmente num 4-3-3, entre Schaars, André Santos, Izmaylov, Elias, Aguiar, e Matias se terão de encontrar os outros dois reforços.Para já Ismailov é titular, já Schaars quanto a mim não tem sido o patrao que eu esperava, alguém que marcasse o ritmo da equipa. Esperemos qu Elias seja realmente o que nos falta, ou então a subida de rendimento dos restantes elementos do meio campo.

No ataque Capel e Jeffren, finalmente parece que temos homens para jogar nas alas, parecem ter qualidade acima da média e deverão ser titulares.

Resta-nos o ponta de lança e conforme já foi dito por muita gente, temos um miudo que fez uma grande pré época, Rubio, Wolfswinkel que do pouco que lhe vi me parece algo deslocado do tipo de jogo da equipa e aquele que demonstra mais dificuldades em integrar-se, e Bojinov em quem sou obrigado a acreditar ser a solução para jogar a titular. Será este o nosso homem golo???

Conclusão, as alterações no plantel foram muitas, poucos demonstraram ter capacidade para serem titulares de caras, ou por opção de Domingos ( do que estranho a exclusão do onze titular de Rinaudo), ou por problemas de adaptação, dos quais os casos mais gritantes são o Oniewu e o Wolfswinkel, havendo ainda casos de jogadores que não serão apostas imediatas, casos de Turan, Arias ou Carrillo. O certo é que a época já começou, já se passaram 3 jornadas e já vimos a concorrencia ao longe.
São preocupantes as lesoes constantes e a quantidade de jogadores que tem um passado clinico pouco recomendável. Preocupaçao também para a incapacidade de suprir a falta de um defesa central de categoria e um avançado que garanta golos antes do fecho das inscrições.