Quanto à qualidade/preço avalio as contratações do seguinte modo (da que, até agora, mais me fascinou à que menos me fascinou):
1 - Rinaudo: É um trinco cheio de garra, razoavelmente novo (24 anos) e que dá outra agressividade e capacidade de recuperação ao Sporting, na minha opinião é titular indiscustivel. Internacional argentino, esta é a sua 1ª experiência no futebol euroeu e custou apenas 525m (50% do passe)
2 - Jeffren: Formado na cantera do Barça veio precisamente do Barcelona por estar tapado por MEssi, Pedro e Alexis Sanchez. Nos seus 1os jogos pode se ver toda a sua tecnica e inteligência e será com certeza (se não estiver no estaleiro) peça fundamental do Sporting. Internacional sub-21 espanhol custou 3,75M tendo o Barcelona opção de recompra durante as 2 proximas epocas
3 - Diego Capel: Há 2/3 anos atras esta contratação não era possivel pois Capel era disputado por Tottenham, Real MAdrid, entra outras clubes com grande poderio economico e prestigio internacional. Certo é que Capel foi perdendo o gás, ao ponto de na ultima epoca ter mesmo perdido o lugar para Perroti no Sevilla (que por sinal também é um excelente jogador). Assim devido à sua quebra de rendimento nos ultimos anos, Capel que é internacional sub-21 custou amodica quantia de 3,5 M
4 - Elias: Foi a contratação mais cara de sempre do Sporting mas a qualidade paga-se! Craque do Brasileirão no Corinthians Elias foi transferido para o Atletico de Madrid em Janeiro por 7M (não sei se por 50% do passe se pela totalidade do mesmo) impondo-se como titular desse mesmo clube na sua 1ª experiencia no futebol europeu. Ora esta epoca com a bombastica contratação de Falcao pelo Atletico e tendo em conta que na liga espanhola as equipas só podem inscerver 3 extra comunitários e tendo o A.Madrid 4 (Salvio, Miranda, Elias e Falcao) foi Elias o sacrificado e colocado no mercado (na minha opinião foi uma má decisão do A.MAdrid mas ainda bem para nós ;D). Ora o Sporting aproveitou este facto e conseguiu contratar este box-to-box com apetência a marcar golos (fez 56 golos em 160 jogos no Corinthians uma melhor média que a de Psotiga no Sporting …) e internacional A brasileiro por 8,85M pela totalidade do passe, um preço elevado e que o torna na contratação mais cara de sempre do Sporting mas penso que foi um bom investimento (agora se esse investimento era mais necessário noutras posições já é outra conversa)
5 - Diego Rubio: Ao inicio quando vi que o Sporting ia contratar este miúdo por 1M fiquei de pé atras pois nunca o tinha vista jogar mas na pré época mostrou que foi uma excelnte contratação de um jovem com imenso potencial, já internacional A pelo Chile e um incomum faro para o golo. (Só não o meti mais à frente porque acredito que os outros possam ser peças fulcrais da equipa do Sporting no imediato enquanto RUbio é uma excelente aposta para o futuro não se podendo esperar que ele possa ser já esta época o finalizador que o Sporting tanto necessita)
6 - Rodriguez: Foi uma excelente aposta no mercado nacional. Veio a custo zero, este internacional peruano é de momento e o melhor defesa central do Sporting e é com naturalidade que vai ser peça chave no onze titular isto se o seu estado físico o deixar pois este jogador é muito assombrado pelas lesões e isso condiciona um pouco a avaliação desta contratação
7 - R.V.Wolfswinkel: A contratação que mais me apanhou de surpresa pois este jogador, internacional A holandes, era apontada a diversas equipas inglesas (incluindo o Liverpool) no entanto sem que nenhuma CS estivesse à espera é apresentado no Sporting. Terá sempre o peso de ter custado 5,4M mas aos 22 anos tem tudo para se tornar num bom PL só que neste momento com a venda do Postiga provavelmente caberá a si a tarefa de ser o PL titular do Sporting algo que espero que Ricky esteja à altura já que nos seus 1os jogos demonstrou alguma falta de adaptação
8 - Schaars: Ao inicio esta contratação foi das que melhor feedback tiveram pois Schaars tem de facto um percurso futebolistico interessante, sendo campeão holandes pelo AZ e estando presente no mundial de 2010 em que a Holanda ficou em 2º lugar. De facto se eu estivesse a escrever esta analise na pré epoca Schaars ocupava os lugares cimeiros só que com o inicio do campeonato Schaars tem se revelado um jogador lento e tem feito exibições bastante apagadas, mas acredito que isso possa melhorar pois Schaars está a jogar mais avançado do que deve e do que tenho ouvido dizer dele ele vale mais que o que tenho visto nestes 1os jogos. As suas principais qualidades são a meia distancia (ainda não observavel em Alvalade), as bolas paradas e a qualidade de passe. Custou 750m
9 - E. Insúa: Quando ninguem estava à espera eis que o Sporting contrata Insua, internacional argentino, para disputar o lugar de DE com Evaldo. No inicio de carreira prometeu muito mas nos ultimos anos tem vindo a desiludir tem vindo a custo 0 do Liverpool. Espero que me convença pois espero que consiga se impor a titular a DE.
10 - O.Onyewu: Veio a custo 0 do Milan este gigante internacional aamericano. Deu bastantes boas indicações quando estava no Liége e também na Taça das Confederações de 2009 masno Milan não teve hipoteses e no Twente também não se conseguiu impo, sendo que as lesões têm sido o seu principal obstáculo. No entanto em forma nao tenho duvidas que Onyewu é titular neste Sporting ao lado de Rodriguez (até pela falta de cm da equipa)
11 - A.Carrillo: Clara aposta de futuro do Sporting neste jogador. A cobra era a sua alcunha no Peru e com 20 anos é internacional peruano tendo participado na Copa America em que o Peru chegou às meias finais. Este jogador deu boas indicações na pré epoca demonstrando a sua tencina no entanto penso que ainda terá que se adaptar e podera ganhar experiencia em jogos da taça da liga por exemplo, pois não me parece que se consiga impor desde já titular no Sporting
12 - Bojinov: Bojinov é um daqueles avançados que prometeu mesmo muito no incio da carreira mas as lesões e a sua vida extra futebol impediram que confirma se o seu potencial estando por isso no Parma antes de ser contratado pelo Sporting. Internacional bulgaro espero que consiga afastar as lesões e por se em forma, porque em forma pode ser muito útil ao Sporting. Custou 2,6M mais o emprestimo de Valdes
13 - L.Aguiar: Veio a custo 0 depois de se ter desvinculado do Dinamo de Moscovo. Pode ser um jogador útil face aos problemas fisicos que afectam Izmailov e Matias mas não será, em principio, um jogador fundamental e ainda por cima veio lesionado
14 - S. Arias: Foi um dos melhores jogadores do Sudamericano e do torneio de Toulon ao serviço da Colombia e chega ao Sporting a custo 0. É um defesa promissor e disputará com Pereirinha a vaga de suplente de João Pereira (pois João Pereira parece ser um indiscutivel)
15 - A.Turan: Veio a custo 0 devido à falencia do Grenoble este jovem promete muitio, mas de momento ainda tem que superar a sua adaptação à liga portuguesa. Foi emprestado ao beira Mar
16 - Marcelo Boeck: COntratado para suplente do Rui Patricio é uma boa aposta depois de ter feito uma epoca 2010/2011 bastante boa ao serviço do Maritimo. (esta colocação em ultimo lugar do Boeck é devido a eu achar desnecessário a contratação de um outro GR)
Em suma, este mercado de Verão trouxe nos muitas contratações mas fica a faltar, claramente:
-
1 DC de qualidade inquestionável pois Onyewu e Rodriguez são muito propicios a lesões e Polga e Carriço simplesmente não me parecem ser opções validas para titulares (essencialmente pelo seu fraco, quase nulo, jogo aereo)
-
1 PL matador pois ficar com Bojinov, Rubio e Wolswinkel no ataque é curto porque dois um deles esta muito verde ainda (Rubio), outro esta ainda em adaptação (Wolfswinkel) e outro não esta em forma e tem um historial de lesões graves preocupante (Bojinov)
Alem disso uma contratação menos prioritária mas também util seria:
- 1MDC alto e possante capaz de dar outra ajuda aos centrais e ajudar ybm no jogo aereo