Fim Do Mercado de Verão: Análise das transferências do SPORTING

Vou centrar-me exclusivamente nestas ultimas 48 horas porque as restantes contratações estão mais que discutidas.

Entendo a contratação do Elias como uma mais-valia, um jogador que pode facilmente ser peça chave na nossa equipa, e um dos melhores jogadores a actuar em Portugal. Os 8,8 ME são de facto muito dinheiro e fica-se com a sensação que se calhar terá sido um pouco demais, mas estamos a falar de um jogador da selecção brasileira, da confiança do actual seleccionador Mano Menezes, e que por isso só uma lesão grave ou algo de muito esquisito o tira do lote de convocados para o Mundial de 2014. Podendo aí valorizar-se ainda mais e apesar de nessa altura já ter 28 anos, nada impede que possa ser transferido por valores relativamente altos, e o Sporting lucrar com o negócio. Resta esperar que ele nos ajude também a lucrar desportivamente. Para quem pergunta que tipo de jogador é ele, tenho visto muitas comparações com o Ramirez, que são acertadas, como também seria se o comparassem ao Maniche dos tempos do Mourinho no FCP, e da selecção no Euro-2004, quando ele dominava o meio-campo e ainda fazia uns golos.

Mas e existe sempre um mas, fico com a sensação de que algo não correu bem neste fecho de mercado.

Não percebo o seguinte. O Sporting até ao momento realizou 5 jogos oficiais (3 para o campeonato, 2 para a Liga Europa), saldo: 1 vitória, 3 empates, 1 derrota. Sendo que para o campeonato em 9 pontos possíveis, fizemos 2, com a agravante de serem com equipas do meio da tabela para baixo, e mais ridículo dos 6 pontos disputados em casa, somamos 1.

Somos 4 milhões de Sportinguistas que sem necessidade de termos um curso de nível V de treinador, ou andar a frequentar os encontros de treinadores de elite na UEFA, percebemos facilmente que a equipa apresenta duas debilidades: centro da defesa e ponta de lança, e foram essa as principais razões para este péssimo arranque de temporada.

Ora nestes 5 jogos, o Domingos apostou sempre em Postiga e Djalo, dando a entender que por qualquer razão, RvW, Rubio e Bojinov não estão ainda à altura de serem titulares. Aliás de Rubio foi dito que não se lhe exigia nada esta época, porque fazia parte da tal bolsa de jogadores, a par de Arias, Carrillo e Turan, que eram apostas de futuro. No eixo da defesa, o Onyweu pelos vistos também esta verde para entrar de inicio, preferindo o Domingos jogar com dupla de centrais responsável por uma das piores épocas da historia do Sporting.

Dito isto, seria lógico que nestas 48 horas finais, fosse contratado um central capaz de “pegar de estaca” no onze, e um avançado que metesse a bola na baliza.

Ao invés a SAD investe num médio, diferente dos que temos, é certo, porque o Elias é um box-to-box moderno que o plantel não tinha, mas quando se analisa a equipa, era provavelmente onde menos precisávamos de mexer.

A minha admiração aumenta com as vendas de Postiga (confirmada) e Djalo (ainda a carecer de confirmação) e só as entendo no caso de o Domingos ter perdido a paciência com esta dupla-maravilha após o último jogo e ter dado o aval ao CF para os despachar, ou então nas últimas horas o RvW, Rubio, Bojinov e Onyweu terem feito uns treinos do cacete e convencerem o treinador que estão prontos para jogar.

De qualquer forma, não se entende como é possível imaginar atacar 4 frentes, campeonato, taça de Portugal, Liga Europa, Taça da Liga, sendo que na primeira já estamos a correr atrás do prejuízo, só com 3 jogadores, que até ontem era suplentes. Se isto não é um verdadeiro acto-de-fé na sorte, não sei o que será.

Para nosso bem, espero que quem decidiu assim, esteja a ver algo que me escapa.

Já agora e se posso opinar, Rubio seria a minha primeira opção para o lugar do Postiga. Mandem à fava o facto de só ter 18 anos, e deixem o miúdo jogar.

Concordo. Sinceramente nunca esperei que o Sporting se reforçasse tanto e ate com qualidade acima do que estava espera, tendo em conta os ultimos anos. Temos uma equipa jovem, que vai ser valorizada e futuramente vamos conseguir encaixar bons negocios se tudo correr bem.

Falta o tal central e ponta de lança que entrem de caras na equipa, mas ainda assim acho o balanço bastante positivo. E espero que 3 do lugares que tem pertencido a antigos jogadores (Postiga, Djalo e Evaldo) possa finalmente ser ocupado por novos jogadores.

Fico bastante contente com o balanço total de transferencias e temos tido azar tanto de jogo como de arbitros. Estamos a possivelemnte 7 pontos do porto mas fomos roubadissimos na 1 e 3a jornada. E na segunda parte contra o olhanense jogamos mais que em qq jogo da outra epoca.

E nao me importo que nao venha ninguem para o lugar do Postiga. Temos medios com muita qualidade e queria ver era o Sporting com 1 Ponta de lança so. Que nao se precipitassem tanto no ataque e que a bola rodasse no meio campo defensivo do adversario, ate abrir o espaço para alguem entrar de tras, 1 pouco a imagem do barça. Ja se viu que apesar de o capel cruzar bem, lançes aerios nao vao ser o nosso forte. Nao digo que o façam com a qualidade que o Barça faz, obvio, mas ao menos que tentem.

Acho que se cairmos na real, fizemos um excelente trabalho comparado com os outros anos, e comparando com outras equipas que têm bem mais poder economico que nos. :mais:

E eu era dos que nao esperava nada desta direçao…

:clap:

Eu fico burro como se gastam 8.8M num medio com a equipa a sofrer 2 golos de canto num jogo (e podiam ser 4 porque o rui tirou duas) e a jogar com uma duplas de centrais que ja provou a toda a gente que nao serve.

Mas o que vai na cabeça desta gente??

Eu ao vivo noutro mundo, mas vejo muita gente contente com as contratações…

começando pelo dia de hoje…saindo postiga e djalo…tinha que entrar sempre um avançado para o plantel…e para ser titular.

centrando nas 16 contratações…foi excluir o gk…sobram 15…

nao batendo mais no carlos freitas…visto ser idolo(incrivelmente) e conhecedor do mercado( ainda mais parvo fico)…começo com as palavras dele na apresentação do insua. 4 jogadores vieram para começar a terem rentabilidade na proxima epoca…sao eles…turam,arias,carrilo e rubrio. ditas estas palavras…penso que podemos tirar o cavalinho da chuva para 4 reforços…sobram 11.

voltando ao insua…benitez vai busca-lo…rapidamente senta-se no banco…e bem…bastava ve-lo a jogar…penso que alguns aqui o conhecem…nao volta a jogar nessa epoca…ano passado emprestado ao galatasaray…rapidamente vai para o banco o resto da epoca…é proposto ao galatasaray a ficar com o menino a custo zero…coisa que declinaram. o rato do freitas vai lá buscar esta estrela…

continuando na mesma onda de raciocinio carlos freitas…

oneyuw…nao sei bem o que os adeptos esperavam dele…mas alguem em fase descendente da carreira…agravado de uma lesao que lhe tirou 1 ano no estaleiro do milan…e que depois é emprestado e fica mais um ano no banco…estaremos a contar com ele…para o que?

rodriguez…27 anos…ou 28…ok precisamos de centrais…é uma solucao…de dois anos…e precisa de um patrao ao lado…que nao temos…penso que foi a nossa 3 melhor contrataçao.

rinauldo- batam-me…castiguem-me…mas quando virem este menino com olhos de ver…ou qd virem um jogo com uma equipa mais capaz…espero que vejam todos os defeitos deste jogador que julgam uns que tem lugar na selecao argentina…(macherano deve tar com um medo…)…tem garra e recupera a bola em carrinho…qd acerta!!..e o sentido posicional? ng reparou? e os passes curtos e longos? e qd do nada alivia a bola até aos ceus do planeta terra? ng reparou? penso que o domingos ja…

shaars- mais um que teve uma lesao gravissima…la recuperou…e deixou de ser um jogador que corria o campo todo…que marcava goloes…o ultimo foi à 5 anos? mas tem 28 anos…talvez daqui a 1 ano aos 29…alguem o venha buscar por 10M? nao entendo…

capel-uma das melhores contrataçoes…alguma coisa escapa neste negocio…sevilha deixa-o sair por tuta e meia…sera que o sevilha esta a dormir? ou é mais uma vez a arte de carlos freitas?humm…fez um bom jogo europeu…no ultimo jogo com o maritimo nem vê-lo…mesmo assim…considero boa contrataçao.

alex- mais um que mal jogou no ano passado…sendo a concorrencia dele…tiago. humm…sera que podemos esperar um jogador pior que o tiago…9m?..sendo assim…e com o poder negocial de freitas…faço a pergunta…temos witsel defour e alex…tudo relativamente o mesmo preço…quem escolhiam por ultimo? mesmo sem conhecer qq um? idade…e rentabilidade no clube anterior…serao os criterios mais importantes á 1 vista…sei que o alex tem 26 anos…daqui a 2 ng o compra por 10M. ja os outros jogaram e bem…e a idade…é diferente…boa carlos freitas.

luis aguiar- alem de nao ter lugar nos clubes onde andou…e de ser jogador para ser expulso a qq momento…vem com uma hernia :slight_smile: e uma lombalgia…:)…ao menos isso…

wolsfwinkel- o curriculo diz tudo…aposto que viram e viram videos dele antes de o contratar…15 golos…sendo 9 de penalty…dao 6 de jogo jogado numa epoca…bora dar 5M por ele. acho que da para ver que tem o mesmo killer instinct do postiga…

bojinov- ainda me lembro quando à 4 anos atras era considerado a maior promessa estrangeira de sempre em italia. e era. mais passou 1 ano…2 anos…3…anos…4 anos…e penso que para os italianos chegou…vamos la ver-nos livre do bojinov vuckevic. e aparece o amigo carlos freitas…com olhinho para o negocio :slight_smile: quero um novo vukcevic!!! et voila.

jefren- aqui o carlos freitas acertou…ta na media dele…acerta 2 em 15 contrataçoes. mas a condiçao fisica do menino…deixa a desejar…pode ser uma fase…

mas a malta ta contente esta espantada com esta direcao…este ano era importante termos o 3 lugar…nao acredito mesmo.

Quanto à qualidade/preço avalio as contratações do seguinte modo (da que, até agora, mais me fascinou à que menos me fascinou):

1 - Rinaudo: É um trinco cheio de garra, razoavelmente novo (24 anos) e que dá outra agressividade e capacidade de recuperação ao Sporting, na minha opinião é titular indiscustivel. Internacional argentino, esta é a sua 1ª experiência no futebol euroeu e custou apenas 525m (50% do passe)

2 - Jeffren: Formado na cantera do Barça veio precisamente do Barcelona por estar tapado por MEssi, Pedro e Alexis Sanchez. Nos seus 1os jogos pode se ver toda a sua tecnica e inteligência e será com certeza (se não estiver no estaleiro) peça fundamental do Sporting. Internacional sub-21 espanhol custou 3,75M tendo o Barcelona opção de recompra durante as 2 proximas epocas

3 - Diego Capel: Há 2/3 anos atras esta contratação não era possivel pois Capel era disputado por Tottenham, Real MAdrid, entra outras clubes com grande poderio economico e prestigio internacional. Certo é que Capel foi perdendo o gás, ao ponto de na ultima epoca ter mesmo perdido o lugar para Perroti no Sevilla (que por sinal também é um excelente jogador). Assim devido à sua quebra de rendimento nos ultimos anos, Capel que é internacional sub-21 custou amodica quantia de 3,5 M

4 - Elias: Foi a contratação mais cara de sempre do Sporting mas a qualidade paga-se! Craque do Brasileirão no Corinthians Elias foi transferido para o Atletico de Madrid em Janeiro por 7M (não sei se por 50% do passe se pela totalidade do mesmo) impondo-se como titular desse mesmo clube na sua 1ª experiencia no futebol europeu. Ora esta epoca com a bombastica contratação de Falcao pelo Atletico e tendo em conta que na liga espanhola as equipas só podem inscerver 3 extra comunitários e tendo o A.Madrid 4 (Salvio, Miranda, Elias e Falcao) foi Elias o sacrificado e colocado no mercado (na minha opinião foi uma má decisão do A.MAdrid mas ainda bem para nós ;D). Ora o Sporting aproveitou este facto e conseguiu contratar este box-to-box com apetência a marcar golos (fez 56 golos em 160 jogos no Corinthians uma melhor média que a de Psotiga no Sporting …) e internacional A brasileiro por 8,85M pela totalidade do passe, um preço elevado e que o torna na contratação mais cara de sempre do Sporting mas penso que foi um bom investimento (agora se esse investimento era mais necessário noutras posições já é outra conversa)

5 - Diego Rubio: Ao inicio quando vi que o Sporting ia contratar este miúdo por 1M fiquei de pé atras pois nunca o tinha vista jogar mas na pré época mostrou que foi uma excelnte contratação de um jovem com imenso potencial, já internacional A pelo Chile e um incomum faro para o golo. (Só não o meti mais à frente porque acredito que os outros possam ser peças fulcrais da equipa do Sporting no imediato enquanto RUbio é uma excelente aposta para o futuro não se podendo esperar que ele possa ser já esta época o finalizador que o Sporting tanto necessita)

6 - Rodriguez: Foi uma excelente aposta no mercado nacional. Veio a custo zero, este internacional peruano é de momento e o melhor defesa central do Sporting e é com naturalidade que vai ser peça chave no onze titular isto se o seu estado físico o deixar pois este jogador é muito assombrado pelas lesões e isso condiciona um pouco a avaliação desta contratação

7 - R.V.Wolfswinkel: A contratação que mais me apanhou de surpresa pois este jogador, internacional A holandes, era apontada a diversas equipas inglesas (incluindo o Liverpool) no entanto sem que nenhuma CS estivesse à espera é apresentado no Sporting. Terá sempre o peso de ter custado 5,4M mas aos 22 anos tem tudo para se tornar num bom PL só que neste momento com a venda do Postiga provavelmente caberá a si a tarefa de ser o PL titular do Sporting algo que espero que Ricky esteja à altura já que nos seus 1os jogos demonstrou alguma falta de adaptação

8 - Schaars: Ao inicio esta contratação foi das que melhor feedback tiveram pois Schaars tem de facto um percurso futebolistico interessante, sendo campeão holandes pelo AZ e estando presente no mundial de 2010 em que a Holanda ficou em 2º lugar. De facto se eu estivesse a escrever esta analise na pré epoca Schaars ocupava os lugares cimeiros só que com o inicio do campeonato Schaars tem se revelado um jogador lento e tem feito exibições bastante apagadas, mas acredito que isso possa melhorar pois Schaars está a jogar mais avançado do que deve e do que tenho ouvido dizer dele ele vale mais que o que tenho visto nestes 1os jogos. As suas principais qualidades são a meia distancia (ainda não observavel em Alvalade), as bolas paradas e a qualidade de passe. Custou 750m

9 - E. Insúa: Quando ninguem estava à espera eis que o Sporting contrata Insua, internacional argentino, para disputar o lugar de DE com Evaldo. No inicio de carreira prometeu muito mas nos ultimos anos tem vindo a desiludir tem vindo a custo 0 do Liverpool. Espero que me convença pois espero que consiga se impor a titular a DE.

10 - O.Onyewu: Veio a custo 0 do Milan este gigante internacional aamericano. Deu bastantes boas indicações quando estava no Liége e também na Taça das Confederações de 2009 masno Milan não teve hipoteses e no Twente também não se conseguiu impo, sendo que as lesões têm sido o seu principal obstáculo. No entanto em forma nao tenho duvidas que Onyewu é titular neste Sporting ao lado de Rodriguez (até pela falta de cm da equipa)

11 - A.Carrillo: Clara aposta de futuro do Sporting neste jogador. A cobra era a sua alcunha no Peru e com 20 anos é internacional peruano tendo participado na Copa America em que o Peru chegou às meias finais. Este jogador deu boas indicações na pré epoca demonstrando a sua tencina no entanto penso que ainda terá que se adaptar e podera ganhar experiencia em jogos da taça da liga por exemplo, pois não me parece que se consiga impor desde já titular no Sporting

12 - Bojinov: Bojinov é um daqueles avançados que prometeu mesmo muito no incio da carreira mas as lesões e a sua vida extra futebol impediram que confirma se o seu potencial estando por isso no Parma antes de ser contratado pelo Sporting. Internacional bulgaro espero que consiga afastar as lesões e por se em forma, porque em forma pode ser muito útil ao Sporting. Custou 2,6M mais o emprestimo de Valdes

13 - L.Aguiar: Veio a custo 0 depois de se ter desvinculado do Dinamo de Moscovo. Pode ser um jogador útil face aos problemas fisicos que afectam Izmailov e Matias mas não será, em principio, um jogador fundamental e ainda por cima veio lesionado

14 - S. Arias: Foi um dos melhores jogadores do Sudamericano e do torneio de Toulon ao serviço da Colombia e chega ao Sporting a custo 0. É um defesa promissor e disputará com Pereirinha a vaga de suplente de João Pereira (pois João Pereira parece ser um indiscutivel)

15 - A.Turan: Veio a custo 0 devido à falencia do Grenoble este jovem promete muitio, mas de momento ainda tem que superar a sua adaptação à liga portuguesa. Foi emprestado ao beira Mar

16 - Marcelo Boeck: COntratado para suplente do Rui Patricio é uma boa aposta depois de ter feito uma epoca 2010/2011 bastante boa ao serviço do Maritimo. (esta colocação em ultimo lugar do Boeck é devido a eu achar desnecessário a contratação de um outro GR)

Em suma, este mercado de Verão trouxe nos muitas contratações mas fica a faltar, claramente:

• 1 DC de qualidade inquestionável pois Onyewu e Rodriguez são muito propicios a lesões e Polga e Carriço simplesmente não me parecem ser opções validas para titulares (essencialmente pelo seu fraco, quase nulo, jogo aereo)

• 1 PL matador pois ficar com Bojinov, Rubio e Wolswinkel no ataque é curto porque dois um deles esta muito verde ainda (Rubio), outro esta ainda em adaptação (Wolfswinkel) e outro não esta em forma e tem um historial de lesões graves preocupante (Bojinov)

Alem disso uma contratação menos prioritária mas também util seria:

• 1MDC alto e possante capaz de dar outra ajuda aos centrais e ajudar ybm no jogo aereo

So uma coisa e certa quem gosta de jogar FM vai fazer muito com esta equipa :dance:

Ja tou a ver que vou jogar ate sangrar dos olhos :twisted: nunca mais chega a novembro

Não. 525 mil euros por 50% do passe.

O Freitas na apresentação do Rinaudo disse que adquirimos os 100% do passe.

Coloco aqui as contas em relação às contratações feitas até ao momento, corrigidas em relação ao que tinha colocado no tópico de Elias na secção das transferências, por os valores do negócio afinal serem outros que não os que eram falados. Assim, o que lá está deixa de ser válido e passa a ser este o valor mínimo gasto em contratações esta época, e o número de jogadores que foram adquiridos passa a 16 elementos. De notar que ainda são desconhecidos os contornos e os valores da transferência de Insúa.

Volto a repetir que em relação à contratação de Insúa desconhecem-se os contornos e valores do negócio. Se alguém tiver dados pode transmitir-mos que eu acrescento e completo.

O valor pago por Elias ascende a 8.850.000 €, e não os 3.500.000 anteriormente apontados por metade do passe. Valor e cálculo corrigidos.

???

Não consigo entender como se pode ter ilusões numa equipa que muda de treinador e PRINCIPALMENTE 16 jogadores são contratados…

Acho que ficamos curtos em termos de pontas de lança e fica a faltar mais um central de qualidade.

Ficou a faltar despachar o Carriço e o Polga ou no minimo um dos dois

Ficou a faltar tambem um ponta de lança de creditos firmados

A meu ver sao 2 grandes lacunas.

Depois de ver que o BENDTNER so saiu do Arsenal emprstado para o SUNDERLAND…depreendo por aqui que o Sporting simplesmente nem deve ter tentado contratar este em particular ou outro jogador qualquer.

Esperemos que os 3 pontas de lança tenham uma boa epoca…e por outro lado o GAEL ETOCK possa ser aproveitado no plantel principal.

Também faz-me confusão ver o Bendtner no Sunderland por emprestimo, quando se falou tanto do Sporting ou de clubes da Bundesliga como o Dortmund.

Contudo não sabemos se não terá sido o proprio jogador a preferir ficar em Inglaterra, nem sabemos como foi o negócio em termos salariais.

:offtopic:

Não sendo assunto para este tópico, mas já que ontem a Antena 1 garantia que iria para o fcp a troco de 12 ME, faz-me especie os tripeiros não terem contratado um avançado à altura do Falcão, e estes não se podem queixar de falta de dinheiro. Kleber por muito que possa prometer, ainda não mostrou não ser “aquele” avançado.

Axo que fizeram um bom trabalho mas para ter resultados daquia 1 ou 2 anos porque para mim o trabalho vai vai ficar completo ou no mercado de inverno ou para o ano quando comprarem um bom central e um ou dois bons avançados vamos ver o que os novos fazem até lá…

15? Era bom era…

como nao ainda não tinha feito grandes comentarios sobre esta revolução no plantel vou aproveitar este tópico para o fazer:

para começar parece haver unanimidade numa coisa: este é o melhor plantel dos últimos anos.

noutro ponto também parece haver um largo consenso: foram feitos negocios muito interessantes nomeadamente capel, jeffren, rinaudo ou rubio - sobretudo pelo potencial demonstrado - (apesar de achar que jogadores como o oguchi, o carrillo, o rodriguez e mesmo o schaars também foram aquisições interessantes).

tenho algumas duvidas sobre 3 jogadores: bojinov, wolfswinkel e insua

3 das contrataçoes não considero terem grande peso para já: arias, turan (que foi emprestado) e marcelo boeck

por fim espero que o elias seja mesmo um fora de serie (9 milhoes por um jogador de 26 anos não é brincadeira nenhuma)

analise a isto tudo:

acho que o domingos está com algumas dúvidas sobre o esquema tactico a utilizar e não sei até que ponto este plantel conseguirá responder ao que ele espera da equipa.
a minha duvida recai exactamente neste ponto: a ideia inicial do domingos era jogar com dois avançados, a venda do postiga e do yannick e a vinda do elias mostra que essa ideia inicial não é para continuar e vai passar para um esquema com 1 avançado. o problema é que não temos neste momento no plantel um jogador que nos dê garantias para a posição de avançado centro, ainda para mais estando sozinho.

temos ainda outras carencias mas que podem ser disfarçadas ou pode ser que mais tarde ou mais cedo os novos jogadores se adaptem e consigam dar outra consistencia à equipa (falo principalmente do rodriguez, oguchi e insua)

resumindo acho que acabou por ser uma janela de transferencias interessante para o nosso clube.

se eu o fazia?.. não.

acho que nao precisavamos de uma revolução tão grande e podiamos perfeitamente aproveitar uns 15 jogadores que já faziam parte dos nossos quadros. por mim tinham ficado no plantel: patricio, tiago, pereirinha, joao pereira, polga, evaldo, carriço, andré santos, adrien silva, diogo rosado, vukcevic, izmailov, matias fernandez, yannick djaló e amido balde (acho que podia ser muito útil mesmo no actual plantel pois é um avançado que dá muito trabalho aos defesas).

Sinteticamente:

Desnorte completo. Gerir de ouvido e navegar à vista sem rumo ou plano.

Alguns jogadores, não me deslumbrando, creio que, inseridos num contexto competitivo adequado, possa fazer algo que se assemelhe a uma equipa de futebol e apresentem (alguns) resultados. Pelo menos no papel.

Mas a abordagem ao mercado e a gestão de tempos e expectativas pareceu-me tudo menos planificada e orientada a alvos específicos.

Ainda pode aparecer alguem a custo 0…

Quem é este Alex ???

É obviamente um lapso e refere-se a Elias.