FILOSOFIA e REGRAS do Fórum SCP

FILOSOFIA DO FÓRUM SCP

Desde o momento da sua criação há vários anos atrás, o Fórum SCP teve sempre como objectivo primordial permitir aos Sportinguistas discutir a vida do seu clube, o Sporting Clube de Portugal. Essa prioridade mantém-se hoje e manter-se-á no futuro. O Fórum SCP é um espaço com uma comunidade já bem estabelecida e com tradição, filosofia e identidade próprias. A participação no Fórum SCP é pois um privilégio dos Sportinguistas, e deles apenas. Não é nossa pretensão sermos imparciais nos assuntos respeitantes ao SCP nem deixaremos de actuar energicamente na sua defesa perante atitudes de membros de cor duvidosa que visem unicamente manchar o bom nome do Clube.

Aquilo que queremos ver no Fórum SCP são Sportinguistas das mais diversas nacionalidades e com os mais diversos “backgrounds” a discutir o seu Clube de uma forma madura. É claro que existem situações aqui e ali mais ou menos stressantes que podem levar a discussões mais acesas, e isso será perfeitamente aceitável, mas esperamos que sejam as excepções e não a regra. Neste fórum, todos os membros serão tratados por igual, o que não invalida que os membros mais recentes possam ser mais incompreendidos pelo staff perante uma transgressão das regras do que membros que já têm muitos anos “de casa” e cujo staff pode até conhecer pessoalmente.

No lado oposto, existem aspectos que não queremos ver no Fórum SCP.
Não queremos ver pessoas a usarem estratégias para conseguirem mais atenção. Esse tipo de tácticas só serve para entrar em escalada e no fim é a qualidade do fórum que acaba por sofrer com isso. Nenhum membro tem o direito de ter ou exigir atenção especial e nenhum assunto é tão urgente ou bombástico ao ponto de precisar de ser escrito em maiúsculas, negrito, imensos pontos de exclamação e interrogação, ou através da sua repetição pelo fórum ou do “bumping”. Se uma mensagem for deixada sem resposta ou não comentada terão de aceitar isso mesmo.
Não queremos ver comentários pobres e não fundamentados sobre determinadas posições, como isto ou aquilo são os melhores ou os piores, isto é mentira porque sim ou afins. Não só são pouco produtivos para a discussão em si, como têm o condão de inflamar os foristas que os lêem, já que ninguém consegue perceber a veracidade por trás da afirmação.
Não queremos posts mal-escritos com linguagem “pitês”, desleixada ou acriançada, porque isso além de propiciar respostas no mesmo tom, sugere também que o forista que a escreveu não tem a preocupação de escrever o seu ponto de vista de um modo apropriado para que os outros o possam ler… e assim sendo, porque é que alguém se haveria de dar ao trabalho de responder como deve ser?

O Fórum SCP aspira atingir um nível superior, um ambiente único, “uma curva belíssima”, onde o lixo da Internet não prolifere e onde não tenhamos de ser confrontados diariamente com comentários parvos e estúpidos que só servem para nos irritar e frustrar como acontece em tantos outros ambientes cibernéticos de chats, fóruns, portais, jornais online, etc. Por essa razão, os membros que demonstrem imaturidade e falta de respeito para cumprir as regras nos seus posts de forma repetida serão chamados à atenção, pública e/ou privadamente, e banidos, no caso de não alterarem o seu comportamento. Em suma, aqueles que não estiverem de acordo com a filosofia do fórum ou que nada tenham de interessante a acrescentar nos posts, é melhor não o fazerem do que pecarem por excesso.

Estas recomendações podem dar a ideia de que o Fórum SCP é um pouco elitista o que, tendo o seu quê de verdade, não corresponde à realidade toda. Todos os Sportinguistas são benvindos a este espaço, independentemente da idade, conhecimentos, estrato social, raça, religião, pró-isto ou anti-aquilo… e partir do momento em que vêm o seu registo activo, têm a oportunidade de consultar sempre que quiser as Regras do Fórum escritas numa linguagem compreensível. O resto depende de cada um - se provarem que são foristas que sabem ser oportunos, positivos, pacientes, que contribuem com opiniões e comentários bem fundamentados, que discutem os assuntos correcta e educadamente, que sabem lidar com diferentes tipos de opiniões e foristas, que procuram no fundo integrar-se e adaptar-se à comunidade a que se querem juntar, então tudo correrá pelo melhor.

Em jeito de conclusão, o Fórum SCP pode não agradar a toda a gente, mas esse também não é o seu fim. Queremos privilegiar a qualidade à quantidade. Queremos que o Fórum SCP seja um ponto de referência pela positiva no mundo Sportinguista. Para tal se concretizar necessitaremos de nos aplicar e da vossa ajuda para fazer valer esta filosofia.

REGRAS DO FÓRUM SCP

Para usar este Fórum o Utilizador (Membro) terá de respeitar estas regras. Caso não concorde com as mesmas poderá pedir a anulação do seu registo a qualquer moderador, super-moderador ou administrador por mensagem Privada. Não se pretende com isto criar um clima de censura ou de policiamento, mas sim indicar a todos os membros qual a melhor conduta de participação num espaço aberto á discussão livre. Aos Administradores cabe a alteração das regras sempre que se justificar ou se ache necessário.

Entende-se por Membro, uma pessoa que se tenha registado, de modo a poder usar o Fórum de uma forma activa ou passiva. Não é necessário um registo para consultar a maior parte do fórum, contudo o mesmo é necessário para se poder participar no fórum.
Apenas é permitido um registo por pessoa (utilizador). Caso sejam detectados clones(registos múltiplos) de utilizadores já registados os mesmos serão sancionados e eliminados.

A utilização do Fórum SCP é um privilégio e não um direito, pelo que os seus Users devem respeitar as regras em vigor, que visam garantir o bom funcionamento do fórum e criar um sistema de igualdade para todos os membros.

Assim, se pretende ser um Membro activo da nossa comunidade lembre-se do seguinte:
[b]- Este fórum existe para discutir o Sporting Clube de Portugal;

  • Mantenha as mensagens postadas compreensíveis (basicamente, de leitura fácil);
  • Siga as instruções e pedidos dos Moderadores e Administradores;
  • Seja cortês. Respeite os outros. Argumente com a mensagem, não com quem a colocou;
  • Evite pedir desculpa por quebrar as regras, são coisas que acontecem.[/b]

1. Liberdade de Expressão
Os Membros são livres de expressar as suas opiniões como quiserem e entenderem sobre o tema que entenderem. Não obstante, não é permitido no fórum (em qualquer forma - seja ela texto, imagem ou outro qualquer tipo de meio):

  • Pornografia (imagens explicitas, órgãos sexuais, links, etc. (são permitidas imagens de erotismo);
  • Sites ou links para software pirata ou que visem à obtenção de software pirata;
  • Xenofobia / racismo / violência (e/ou promoção da mesma);
  • Esquemas em pirâmide para obtenção de qualquer tipo de regalias;

Deve ser ainda tomada em consideração a Legislação Portuguesa e comunitária, especialmente no que concerne à protecção dos Direitos de autor e copyright.

2. Participação no Fórum SCP
Dá-se liberdade aos Membros para fazerem o número de posts que entenderem por dia, contudo haverá um controlo por parte dos Moderadores para evitar a multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um Membro abusar do SPAM, será notificado pelos Moderadores, de modo a corrigir o seu comportamento.
O Membro é também incentivado a escrever correctamente, de uma forma legível para todos os outros utilizadores.
Se o Membro reincidir em comportamentos que vão contra as regras do fórum, então será suspenso ou banido do fórum.

3. Criação de tópicos (threads)
As threads deverão ser criadas dentro do Fórum correspondente. Na eventualidade de nenhum dos fóruns corresponder ao tema do seu post, devem-no colocar no fórum “Outros Assuntos”. Os Moderadores poderão alterar a colocação do post para um fórum que seja mais indicado.

4. Criação de posts (replys)
A participação em determinado tópico deve manter-se sempre relacionada com o assunto original do tópico. Caso se pretenda discutir outro assunto, o membro deverá criar um novo tópico na área correspondente. mensagens fora do assunto do tópico serão editadas e apagadas após aviso no tópico, por parte do staff.

5. Citações e utilização de informação externa
Sempre que for utilizada informação que não seja da autoria do Utilizador que a coloca no Forum, deverá ser mencionada a fonte, autor ou proveniência da mesma.

6. Respeito pelos outros
Não são permitidos posts que contenham calão, agressões verbais, ofensas pessoais aos Membros sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a comportamentos menos condignos por parte de outro “Membro”. Se tal acontecer, deverá ser enviado um Report ou uma Mensagem Privada para qualquer um dos membros do staff (Moderadores, SuperModeradores, Administradores). Comportamentos deste género poderão levar à expulsão do Fórum. Se um Membro se sentir ofendido deve imediatamente reportar a situação a um membro do staff.

7. Uso do search
Não devem ser colocados tópicos com perguntas ou assuntos já iguais a tópicos já existentes (antes de se criar um novo tópico deve-se primeiro procurar se o tema já foi tratado). A duplicação de assuntos será apagada, e as mensagens serão movidas para o tópico inicial. Nos casos de reincidência, o membro poderá ser sancionado.

8. Promoção de outros sites
É permitida a colocação de links para sites externos desde que não se tenha a intenção de promoção ou ganhos pessoais de qualquer natureza.
É também permitido falar sobre qualquer loja/site comercial, desde que não com a finalidade de obter promoção/publicidade gratuita.
Esta regra aplica-se não apenas a threads ou posts, mas também a assinaturas e avatares.
Os bloques pessoais dos membros poderão ser anunciados, mas não auto-promovidos. Todas as mensagens que apenas incluam link para outro site serão imediatamente apagadas.

9. Moderação
Os Moderadores deste Fórum reservam o direito de apagar ou alterar qualquer tipo de post/thread que prejudique a estabilidade do mesmo e que vá contra as regras do Fórum. Não será enviada PM ao User com a justificação, no entanto a mesma poderá ser pedida ao Moderador pelo User via PM apenas.
Deve ter-se em conta também a hierarquia de moderação para cada fórum.

10. Resolução de problemas
A todos os membros é pedido para que qualquer assunto que considerem menos bem resolvido por alguém do staff, o favor de efectuarem a respectiva exposição a um SuperModerador e/ou Administrador. Qualquer thread aberta com um pedido de esclarecimento ou reclamação será apagada e será considerada contrária às regras.

11. Assinaturas, avatares e usernames
Os Users devem respeitar as regras das assinaturas e avatares de modo a tornar o fórum o mais “legível” possível para todos. É de lembrar que o mais importante é o conteúdo das mensagens/tópicos e não a assinatura/avatar.

Assinaturas
Pode ser usado:

  • Até 5 linhas de texto (tamanho standard);
  • Uma imagem com o a resolução máxima de 700×100 pixel e o tamanho máximo de 30KB (30720 Bytes);
  • Misto de texto e/ou imagem, não ultrapassando as regras definidas nos dois pontos atrás (5 linhas de texto standard ou 700×100 pixel, não ultrapassando na totalidade os 30KB);
  • O limite de 30KB é sobre o total da assinatura, seja esta composta por uma ou várias imagens.

Assinaturas que sejam claramente abusivas a estes limites serão apagadas sem aviso prévio e o utilizador pode ser impedido de utilizar as mesmas. As regras das assinaturas são indicativas, não serão apagadas assinaturas que não respeitem exactamente estes limites, desde que estejam dentro dos limites do razoável e do bom senso.

OBS: Assinaturas que façam publicidade explícita a sites comerciais que não tenham a ver com a natureza do Fórum, ou que sejam nitidamente uma tentativa de angariar clientes, serão apagadas sem aviso prévio, e o User poderá ser banido (em caso de reincidência).

Avatar
Dimensão máxima: 100×100 pixel.
Tamanho máximo: 14,6KB (1450 Bytes)

As regras dos avatares são definidas na própria configuração do Fórum, não sendo possível passar estes limites.
Não é permitido aos avatares conterem publicidade directa a outros sites, seja qual for a natureza dos mesmos.30/06/2007

Username (nicks)
Não serão tolerados nicks que:

  • Contenham calão;
    * Sejam tentativas de publicidade a nomes de sites na Internet e/ou nomes de empresas já presentes na assinatura e/ou na homepage do perfil;30/06/2007
  • Sejam endereços de sites;
  • Sejam endereços de correio electrónico;
  • Sejam uma tentativa de se fazer passar por outro User já registado;

12. Hierarquia dos Users do Fórum.

  • Administrador: User responsável pela gestão Global do Fórum.
  • Super Moderador: User com capacidade para Moderar em qualquer Fórum.
  • Moderador: User com capacidade de Moderar um ou mais fóruns específicos.
  • Membro: User com capacidade de participação em todos os fóruns.
  • Guest: Visitante do fórum, sem possibilidade de participar em nenhum fórum, sem capacidade de visualizar alguns fórums.

13. Bom senso
Este Fórum rege-se pelo bom senso dos seus utilizadores. Qualquer User que tente contornar as regras deliberadamente, em benefício próprio ou para prejudicar o Fórum será imediatamente advertido, e poderá levar à expulsão.

14. Infiltrados (Utilizadores de outro clube).
Pede-se a todos os membros que se abstenham de responder a mensagens de membros que não pertencem a esta comunidade. Quando existirem provas concretas da existência de um membro infiltrado, pede-se que notifiquem imediatamente o moderador, super-moderador ou administrador que esteja no fórum na altura. Caspo não se encontre nenhum membro do staff no fórum na altura, pede-se que notifiquem um qualquer membro do staff, ou reportem um mau tópico.
Todas as mensagens de um infiltrado, e todas as mensagens dos membros envolvidos em conversas com um infiltrado serão removidas.

15. Limite de responsabilidade
Sendo este Fórum de Natureza Pública, o Fórum SCP, seus Administradores e Moderadores não poderão ser responsabilizada pelos seus conteúdos ou pela forma como os Membros aplicam a informação aqui descrita.
Acresce ainda que este fórum é não oficial, ou seja, não sofre qualquer tipo de condicionamento por parte da Instituição Sporting Clube de Portugal. As afirmações e opiniões geradas não reflectem necessariamente a posição oficial do Clube ou dos seus funcionários.

Pedimos a todos os membros que leiam atentamente as regras que irão vigorar principalmente no novo fórum, e que as comentem caso achem necessário!

Depois da organização dos foruns, entremos agora noutra questão, em que pedimos a vossa ajuda!

Obrigado!

Concordo em absoluto com todas as regras e limites.

Acho no entanto que o ponto 6 não foi até hoje (desde que entrei) “defendido” da melhor forma.
Espero que comece a vigorar essa lei com mais atenção pela vossa parte.

De resto não me parece que haja alguma coisa a crescentar. De aplaudir =D>

Acho que as regras estão bem feitas e que possivelmente poderão encaminhar este Fórum, para um espaço com maior qualidade.

Relativamente há questão de picardias, não acho necessariamente correcto remover qualquer mensagem que contenha uma linguagem menos correcta. Com isto não estou a promover o mau comportamento mas existem alturas em que se gerem picardias. É impossivel manter este Fórum completamente isento de “flames”.

Parece-me correcto apagar essas mensagens e advertir os membros em questão, quando o assunto do tópico já nem sequer está a ser discutido, ou seja está num estado tal que nem sequer se lembram da razão porque estavam a escrever naquele tópico. Nesse caso concordo a 100% com a eliminação dos ditos posts, agora sendo apenas uma troca de argumentação, com uma maior dose de alfinetada não vejo grande razão para se remover.

Não tarda quando disser no principio de um post que para mim aquela opinião é “patética” e der a devida justificação a seguir, como tem acontecido diversas vezes, corro o risco de ficar sem post somente devido a uma palavra menos simpatica.

Apertem o cinto, sim senhor mas pff dêm alguma margem de manobra.

Ps - Repito que com isto não estou a querer aumentar o mau comportamento no Fórum, apenas acho que não se deve criar um regime de censura no Fórum aquando de uma palavra aguda.

Em relação ao Ponto 6 e como resposta aos dois quero dizer o seguinte:

As Picardias aceitam-se desde que não sejam insultuosas para os membros que as fazem e recebem!
Acontece que quando se diz que uma determinada opinião é patética deve-se antes de o fazer saber a quem se está a dirigir esse comentário, pois nem todos irão ver esse comentário como uma simples picardia com o intuito apenas de dizer que não concordas com a opinião, mas como uma odfensa em que se está a chamar patético á pessoa que o fez!

Tem de existir bom senso tanto nosso como vosso!

Dito isto, e tendo em atenção o que está escrito no final do Ponto 6, é de especial importância que um membro que se sinta desrespeitado com uma “picardia”, não responda no topico e que faça o report aos moderadores, só nesses casos é que iremos actuar obviamente!

Como é óbvio outras situações muito mais ofensivas, como chamar um "nome feio á mãe de algum outro membro, não entram no meu ultimo texto, e serão imediatamente eliminadas as ofensas!

É importante perceberem que devem é fazer report! Vamos passar a ter um staff maior que será muito mais breve a responder aos problemas. E se eles forem cortados na origem, provavelmente não se chegará a niveis que já se chegaram anteriormente!

Espero ter sido claro!

Caro Avantix, dado que há dias me pediste para retirar a imagem da minha assinatura por a administração não o permitir, se me basear nas regras actuais definidas neste tópico, significa que já posso colocar aquela “userbar”. É isso?

Caro Avantix, dado que há dias me pediste para retirar a imagem da minha assinatura por a administração não o permitir, se me basear nas regras actuais definidas neste tópico, significa que já posso colocar aquela "userbar". É isso?

Não, como te tinha dito no novo fórum será permitido usar as imagens na assinatura. estas regras são para ser usadas no novo fórum, e por isso é que estão á discussão pelos membros agora!

Mas no proximo, e já não falta muito, vai ser permitido sim, e depois contamos contigo para nos fazeres umas assinaturas catitas :smiley:

Não, como te tinha dito no novo fórum será permitido usar as imagens na assinatura. estas regras são para ser usadas no novo fórum, e por isso é que estão á discussão pelos membros agora!

Mas no proximo, e já não falta muito, vai ser permitido sim, e depois contamos contigo para nos fazeres umas assinaturas catitas :smiley:


Aaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
Li o teu post na diagonal, desculpa.

Os meus parabéns pela colectânea de regras. Concordo com quase tudo e deixo breves comentários:

Ponto 4. - Já vem sendo posto em prática e não é coisa que me agrade muito. Por acaso até acho graça às discussões laterais que por vezes se geram nos tópicos. Isso mais não é, afinal de contas, do que a reprodução do que acontece numa conversa oral, em que se começa a falar de um assunto, evolui-se para outro relacionado, daí para outro que não tem nada a ver, e de volta para o primeiro assunto.

Percebo a preocupação de arrumação das discussões, mas também acho que isso tira espontaneidade à coversa e levará à criação de tópicos um bocado irrelevantes, porque essas pequenas divagações não têm, na maior parte dos casos, autonomia que justifique um tópico próprio.

Pontos 6. e 9. - O 6. até compreendo, se o entendimento do que são “agressões” ou ofensas" se limitar às expressões verdadeiramente violentas, e não incluam qualquer “mimo” que por vezes surja numa discussão.

Quanto ao 9., creio que o critério é demasiado subjectivo e, sou sincero, não tenho apreciado, nos últimos tempos, aquilo que considero ser uma excessiva ingerência da moderação no decurso das discussões.

Usernames - Acrescentava uma proibição: não serão permitidos nicks que contenham a palavra “Sporting”.

Que não me leve a mal o membro em questão, mas acho que não faz qualquer sentido andar por aqui alguém que se faça conhecer simplesmente por “Sporting”, ou “Sporting CP”, ou “SCP”, ou algo do género. Para além de uma apropriação do nome, é algo que até pode causar complicações na discussão (se eu escrevo “aquilo que o Sporting disse” estou-me a referir ao membro ou ao Clube?).

Os meus parabéns pela colectânea de regras. Concordo com quase tudo e deixo breves comentários:

Ponto 4. - Já vem sendo posto em prática e não é coisa que me agrade muito. Por acaso até acho graça às discussões laterais que por vezes se geram nos tópicos. Isso mais não é, afinal de contas, do que a reprodução do que acontece numa conversa oral, em que se começa a falar de um assunto, evolui-se para outro relacionado, daí para outro que não tem nada a ver, e de volta para o primeiro assunto.

Percebo a preocupação de arrumação das discussões, mas também acho que isso tira espontaneidade à coversa e levará à criação de tópicos um bocado irrelevantes, porque essas pequenas divagações não têm, na maior parte dos casos, autonomia que justifique um tópico próprio.

Novamente o bom senso tem de prevalecer. Não vamos fazer um slip de mensagens se apenas se descambar em offtopic meia duzia de posts.
O que esta regra significa é que os membros antes de criarem um offtopic num topico, devem pensar primeiro se isso gerará uma conversa paralela com interesse, ou se é apenas uma divagação rápida!

Não interessa a ninguem, penso eu, que se vá a um topico sobre o Nani, e se esteja a discutir á 2 páginas a renovação do Tello …

É esta a ideia!

[b]Pontos 6. e 9.[/b] - O 6. até compreendo, se o entendimento do que são "agressões" ou ofensas" se limitar às expressões verdadeiramente violentas, e não incluam qualquer "mimo" que por vezes surja numa discussão.

Quanto ao 9., creio que o critério é demasiado subjectivo e, sou sincero, não tenho apreciado, nos últimos tempos, aquilo que considero ser uma excessiva ingerência da moderação no decurso das discussões.

Como já disse em cima, o ponto 6 é uma chamada de atenção para o que são mimos e como é que podem ser interpretados pelas outras pessoas. Tal como numa conversa na rua, ninguem diz que a alguem que mal conhece coisas como patético, usas palas, etc… Isso gera mal estar, e permite que as coisas caiam para o que não pretendemos.

Em, relação ao Ponto 9, é efectivamente subjectivo, e deverá ser lido em conjunto com todos os outros. Se lermos apenas o Ponto 9, parece que podemos acordar um dia e desatar a apagar posts sem justificação. Não é isso! O que queremos com essa regra é dizer que caso algo esteja fora das regras, e a equipa achar que não deve estar presente no fórum, pelos mais variados motivos, etc… é eliminado. É tambem para dizer que para cada post eliminado não ser ser enviada uma Pm a avisar …

[b]Usernames[/b] - Acrescentava uma proibição: não serão permitidos nicks que contenham a palavra "Sporting".

Que não me leve a mal o membro em questão, mas acho que não faz qualquer sentido andar por aqui alguém que se faça conhecer simplesmente por “Sporting”, ou “Sporting CP”, ou “SCP”, ou algo do género. Para além de uma apropriação do nome, é algo que até pode causar complicações na discussão (se eu escrevo “aquilo que o Sporting disse” estou-me a referir ao membro ou ao Clube?).

Concordo! Não sei se temos algum membro activo que tenha um nick nesse formato de momento … penso que quem tinha já mudou ( posso estar enganado), mas isso é fácil de implementar e pode muito bem ser assim!

Temos o “Sporting”. :lol:

Temos o "Sporting". :lol:

LOL … pois é! Sorry :smiley:

Espero que o *SCP não esteja englobado na ideia de usernames a não usar :shock:

boa paracelsus!

=D>

Ai o catano… :lol:

Espero que o *SCP não esteja englobado na ideia de usernames a não usar :shock:
Claro que não foi essa a ideia. Penso que o que poderia ser proibido era a utilização de nomes que não possuam qulalquer marca que distinga o membro em questão e se componham unicamente de uma expressão identificativa do Clube ("Sporting", "SportingCP", "SCP", "Leão", "Alvalade", etc.).

Acho que o teu nome funciona bem, aliás a maioria da comunidade abrevia-o para “Crazy”, o que significa que te ele te identifica na perfeição e não causa confusões a ninguém.

Li agora as regras e assim sendo vou retirar a minha userbar da assinatura…
No entanto fica aqui “publicada” para o futuro Fórum ou para quem quiser usa-la noutros Foruns (é o meu caso…por onde ando levo a minha userbar :D)

Espero que gostem e se eventualmente tiverem ideias para modificar ou fazer novas versões da mesma é só pedir :wink:

Acho que o teu nome funciona bem, aliás a maioria da comunidade abrevia-o para "[b]Crazy[/b]", o que significa que te ele [b]te identifica na perfeição[/b]

Será? :stuck_out_tongue:

Acho que o teu nome funciona bem, aliás a maioria da comunidade abrevia-o para "[b]Crazy[/b]", o que significa que te ele [b]te identifica na perfeição[/b]

Será? :stuck_out_tongue:

São este tipo de bocas que temos que cortar no proximo forum!

Chamar nomes ao nosso Moderador desta forma … mas temos de dar mérto ao FLL porque conseguiu mascarar bem a “ofensa”

:smiley:

Claro que não foi essa a ideia. Penso que o que poderia ser proibido era a utilização de nomes que não possuam qulalquer marca que distinga o membro em questão e se componham unicamente de uma expressão identificativa do Clube ("Sporting", "SportingCP", "SCP", "Leão", "Alvalade", etc.).

Acho que a questão que se põe aí também é a de uns apropriarem-se de nicks que outros quereriam usar.

Acho que por exemplo um “nick” como “Amo-te Sporting” (que eu até acho um tanto ridículo) seria aceitável. Os outros foristos teriam é de ter o cuidado se tiverem intenções de abreviar o tratamento dado ao forista, para evitar confusões. 8)