Filip Jabłoński - O "Louco" Sportinguista da Polonia

1)TAS - In such a distant and diferent country from portugal, how did you felt in love for Sporting?
Português - Num país tão distante de Portugal como a Polónia como te apaixonaste pelo Sporting?

FILIP - Well, it’s hard to say, but it was a long time ago, when I was young. I started to interest with football. First, I liked Fiorentina, Juventus, Sporting and Celta Vigo - without any bigger love. Just liked their badges, players, kits, style of playing. Then, I learned more about them, and Sporting became my favourite. From like 5-6 years, I’m collecting everything conneted with our club. Not only shirts, but also pants, socks and other stuff, not only clothes.

Português - Bem, é difícil dizer mas já foi à algum tempo quando era mais novo. Comecei a gostar de futebol, primeiro gostava da Fiorentina, Juventus, Sporting e Celta de Vigo - Sem um grande amor. Apenas gostava dos equipamentos, jogadores, estilo de jogar. Então comecei a tentar saber mais acerca deles e o Sporting tornou-se o meu favorito. Desde os 5-6 anos que colecciono tudo que esteja ligado ao nosso clube. Não apenas as camisolas mas calções, meias e outro material sem ser roupa.

2)TAS - In wich situations do you use the Sporting Shirt?

Português - Em que situações usas a nossa camisola?

FILIP - I use it on the matches, I use it when I do photos with my Sporting friends, I use it when I play football, when other guys use Barca, Real, Chelsea, MU and other famous clubs, I come with Sporting.

Português - Uso-a nos jogos, quando tiro fotos com os meus amigos do Sporting, uso-a quando jogo futebol, enquanto os outros usam camsiolas do Barcelona, Real Madrid, Chelsea ou Manchester United e outros clubes famosos, eu jogo com a do Sporting!

3)TAS - Have you already tryed to make your friends support Sporting?

Português - Já alguma vez tentaste que os teus amigos mudassem para o Sporting?

FILIP - A little bit, but in normal way. Thanks to me, Sporting got from almost totally anonymous club, to famous beyond measure. Everybody now, know what is Sporting, everyone from my colleagues, and not only colleagues - people who don’t know me - know, that I’m a Sporting supporter. But making somebody to support the club isn’t an option. Especially when you try, to make a girl to support your club. Nevertheless, much more guys from Poland started to sympathise with Sporting thanks to me.

Português - Um bocadinho, mas de uma maneira normal. Graças a mim o Sporting passou de um clube anónimo a alguma fama aqui na Polónia, toda a gente sabe o que é o Sporting, todos da minha Escola e pessoal que não me conhecem pessoalmente sabem que eu sou do Sporting. Mas fazer alguém apoiar um clube não é uma opção, especialmente quando tentas que uma rapariga apoie o teu clube. Tirando isso, muitos mais polacos começara ma simpatizar com o Sporting graças a mim.

4)TAS - Have you already watched live a Sporting match in Alvalade?

Português - Alguma vez viste um jogo ao vivo do Sporting em Alvalade?

[b]FILIP - Sadly not, but I was in Berlin on Hertha - Sporting match, and in Rome - in Lazio - Sporting. Hertha was a rather medicore match, both with support, and with other stuff, but Lazio match was just WONDERFUL. Only the final result was bad, but apart from it - magical.

Português - Infelizmente não, mas estive em Berlin com o Hertha e em Roma contra a Lázio. Com o Hertha foi fraquinho mas com a Lázio foi simplesmente maravilhoso. Apenas o resultado final foi mau, mas tirando isso foi mágico.

5)TAS - What do you think about the Sporting staff now?

Português - O quê que pensas dos dirigentes do Sporting?

b]fILIP [/b]- Godinho Lopes has his cons, and pros. I was very fond for his rival - Bruno Carvalho, but Godinho made his promises- gave us good coach, and duo from the past - Duque and Freitas, so it looked very promising. He also made some good signings - talented Carillo and Arias, solid Rinaudo and Oguchi, already good Wolfswinkel and Capel…but something is not right in the club, and I don’t know what. Squad is definitely better than guys in Braga, coach is also good, but still we are low in the table, and we don’t play good football. For now, I give Godinho 5/10, Domingos 3/10, Duque and Freitas 6/10, and depends on what the season will look like, the numbers may yet change.

Português - Godinho Lopes tem os seus prós e contras, foi muito criticado pelo seu rival Bruno de Carvalho mas cumpriu as suas promessas, deu-nos um bom treinador, juntou o duo do passado, Duque e Freitas por isso aparentemente é muito promissor. Também contratou alguns bons jogadores como os talentosos Carillo e Arias, os duros Rinaudo e Oguchi, também bons o Wolfswinkel e o Capel…mas alguma coisa não está bem no clube e eu não sei o que é. A equipa é sem duvida alguma melhor que os do Braga, treinador também é bom mas ainda andamos em baixo na classificação e não jogamos bom futebol. Para já dou 5 pontos em 10 ao Godinho Lopes, 3 em 10 ao domingos e ao duque e Freitas dou 6 pontos em 10 e dependendo de como a época evolua estes números (pontuações) podem mudar.

6)TAS - Who are you favourite players in Sporting?

Português - Quais são os teus jogadores preferidos no Sporting?

FILIP - From now playing in our ranks it will be Izmailov - thanks to his lion heart, Fito Rinaudo - the best defensive midfielder in our 10 years (I think he’s better than Veloso, personally), Oguchi Onyewu - doesn’t need to explain why and Rui Patricio - our best keeper and hot prospect from Alcochete (Carrico, Martins, Santos and our latest Alcochete “talents” are rather flops, but Patricio is a real star). From players who played in our club ? I liked Veloso, Tonel, Nani, Vuck, Beto and Jardel, but I absolutely LOVED Liedson ! I think he’s my favourite player of all time. I didn’t liked much Cristiano Ronaldo, but when he spat on benfiquista, I started to like him.

Português - Dos jogadores do actual plantel terá que ser o Izmailov, graças ao seu coração de Leão, Fito Rinaudo é o nosso melhor médio defensivo nos últimos 10 anos (eu pessoalmente, penso que ele é melhor que o Miguel Veloso), Oguchi Onyewu nem é preciso explicar porquê e o Rui Patricio, o nosso melhor guarda redes e o melhor talento vindo da Academia (Carriço, André Martins, André Santos e os nossos últimos jogadores saídos da Academia são meros flops mas o Patrício é uma verdadeira estrela.)
Outros jogadores que jogaram no Sporting, gostei do Miguel Veloso, Tonel, Nani, Vuck, Beto e Jardel, mas sou completamente fã do Liedson, penso que é o meu jogador preferido de todos os tempos.
Não gostava muito do Cristiano Ronaldo, mas depois dele ele ter feito aquele gesto na Luz aos benfiquistas eu comecei a gostar dele.

7)TAS - Do you follow another sports that sporting have? Like, futsal, handball, atletism.

Português - Segues outras modalidades do Sporting? Como o futsal, andebol, atletismo.

FILIP - I don’t know much about other sports in which Sporting compete, apart from that Sporting is quite nice in some of them!

Português - Não sei muito de outros desportos onde o Sporting compete, apenas sei que é bastante bom em alguns deles.

8)TAS - Are there any groups in Sporting you belong in? Juve Leo? Torcida? etc?

Português - Pertences a algum grupo de apoio ao Sporting como a Juveleo ou a Torcida Verde?

FILI - yeah, Juve Leo No Frontiers - group binding people from all around the world around the flag of Juve Leo, and I’m in it with 2 of my polish friends, and few friends from other countries who let me it, but for now I don’t have any stuff connected with JLNF, and I wasn’t on the match with them, sadly, but I wait for it.

Português - Sim, Juveleo Sem Fronteiras, um grupo de pessoas de todo o mundo que defendem a bandeira da JuveLeo e eu estou no grupo com mais 2 amigos meus polacos e alguns amigos de outros países, para já ainda não tenho material algum da JuveLeo e não fui aos jogos com eles infelizmente mas estou ansioso por ir.

TAS - Something that you liked to say to the Sporting fans?

Português - Gostava de dizer algo aos Sportinguistas?

FILIP - What can I say? Do not lose your faith in Sporting, remember that fanatism and support is what makes the club strong, combines it together and it’s really important when club is having a hard time. So don’t leave our Lions, just support, and one day we’ll be back on the 1st place. Motivate our players, give them one more chance, and our beloved team, will rebirth like phoenix from ashes ! If a guy from Poland which is so far from Portugal can do it, you can do it also !! SAUDACOES LEONINAS, FORCA SPORTING ! FORCA GRANDE LEONES !

Português - Quê que posso dizer? Não percam a fé no Sporting, lembrem-se que o fanatismo e o apoio são o que fazem o clube forte, juntem-nos num só e são muito importantes quando o clube está a passar uma má fase. Não abandonem os nossos leões, apenas os apoiem e um dia estará de volta ao 1º lugar. Motivem os nossos jogadores, dêem-lhes mais uma chance e a nossa amada equipa irá renascer das cinzas como uma Fénix. Se um tipo da Polónia que está tão longe o pode fazer, tu também podes. Saudações Leoninas! Força Sporting! Força Grandes Leões!

Filip thank you so much for helping us with this little project, hope see you soon in Portugal, Sporting Sempre!

Sporting Portugal - Poland!

Marco Cunha

06/02/2012

Ficam aqui algumas das fotos do Filip, tanto na Polónia como nos Estádios (Berlim e Roma) onde foi apoiar o nosso clube.

Deixámos também o link para o Facebook do nosso amigo polaco para que possam visitá-lo e conversar com ele se assim o entenderem.
http://www.facebook.com/Gherick7

Filip, és grande, obrigado por disponibilizares o teu tempo e VIVA O SPORTING!

LINK para a entrevista: http://tiamosporting.blogspot.com/2012/02/o-sporting-e-de-todo-o-mundo-entrevista.html

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

SOMOS ENORMES!!!

Fantástico, ainda agora estava a comentar isso com a minha mãe. O futebol move tudo e é bem verdade.

Sporting, somos enormes. :clap:

Muito bom, ver isto enche o ego de qualquer sportinguista. :clap: :clap:

Grande trabalho de quem fez a entrevista.

ISTO É O SPORTING!

Acho que esta informação podia e devia chegar ao clube.

:arrow: :arrow:

Era bonito o Sporting proporcionar ao Filip a vinda ao Jamor por exemplo.

Enorme Polaco!

Falem com ele pelo facebook para se registar aqui no forum.

Enquanto estive de Erasmus em Cracóvia também deixei lá muitos polacos como adeptos do Sporting, e também turcos.

A loucura deles a ver o Sporting era demais! Pelo contacto que mantenho com eles, a maioria continua a seguir o Sporting!

Muito bonito :clap:
Obrigado pela partilha JoaoDiogoJuve :great:

Um exemplo de Sportinguismo! Sendo um estrangeiro, é de enaltecer os conhecimentos sobre o clube. Tem uma atitude positiva, onde prevalece a crença, a admiração e o amor pelo clube mas sempre atento aos desempenhos de todos os intervenientes de forma a poder dar uma opinião pessoal construtiva.

:arrow:

Espero que tenha uma prenda já no próximo dia 16!

Está ai o facebook dele se quiseres trava contacto :slight_smile:

24h depois da entrevista ao flip o Ti Amo Sporting (TAS) foi informado pelo próprio que o Sporting o tinha contactado :beer:

Está registado no fórum. Inclusivé mandei-lhe uma MP mas não me respondeu.
Não tem qualquer post feito.

Excelente! :clap: :clap: :clap: :clap:

Ela fala um pouco de português se calhar não o suficiente para se movimentar aqui. :inde:

:great:

Tem o International Lounge, pode falar Inglês…

A MP que lhe enviei:

Era isso que vinha aqui dizer

Seria um prémio mais que justo ele poder vir cá a Portugal com tudo pago ver o jogo com o sl merda,que seria no nosso estádio,ou até mesmo a final da Taça no Jamor

Brutal. Por acaso, já o tinha visto por aí nas internets, mais propriamente a comentar artigos e noticias do Sporting. Pensei logo que fosse um polaco que tivesse vivido a infância em Portugal e aí tivesse simpatizado com o nosso Clube. Pelos vistos não. Ganhou o fanatismo pelo Sporting, mesmo na Polónia.

O caso dele não é único. Existem muitos casos destes, sejam africanos, americanos, asiáticos, europeus que não têm qualquer ligação a Portugal e gostam muito do Sporting. Lembram-se daquele Sul-Coreano fanático pelo Sporting que tinha uma página no facebook “Sporting Korea”? Lembram-se da russa Alina, uma estudante do 4.º ano de Jornalismo da Universidade de Tomsk, que viajou três dias e três noites de comboio, percorrendo três mil quilómetros, entre a Sibéria ocidental e a capital russa, só com o objectivo de assistir a um jogo do Sporting?

Existem N casos destes em todo o Mundo. É o Sporting sem fronteiras.

E o relógio ao lado da fotografia do Papa João Paulo II looooooool

Se o frio não me congelar as mãos / braços ;D vou fazer questão de pessoalmente lhe dar um FORTE ABRAÇO!
Até daqui a 1 semana :beer:

Cumps

csl