Figo não quis vir para o Sporting

agora, compreendo os adeptos do Barça…

Nós, adeptos do SCP, vemos estas questões com a paixão ao nosso clube como filtro e acabamos por reagir mal.

A minha opinião é que o Figo enquanto profissional tem ( e sempre teve) a ambição de jogar num campeonato como o de Inglaterra. Neste caso, já não se colocam questões monetárias, porque como muitos disseram, ele já não precisa de mais dinheiro.

O que está em causa aqui é o desafio profissional de ir jogar numa das ligas mais competitivas do mundo, ir jogar onde os estádios estão sempre cheios e ter pela frente muitos dos melhores jogadores do mundo.

Agora comparem esse campeonato com o que nós temos aqui, com os apitos dourados, os valentins, os paratis e costas, os orcs, os estádios vazios, etc. e digam-me se tivessem como profissão o futebol, qual a opção que tomavam.

Para mim se a decisão do Figo for essa, não belisca em nada a opinião que tenho dele, quer como jogador, quer como sportinguista e só lhe desejo muito sorte na sua próxima aventura.

Se o Figo fora para o Liverpool, vou apoiar e seguir ainda mais os Reds (só em Inglaterra).

No entanto, sempre achei que esta seria a melhor altura para o Figo voltar para Alvalade. Dinheiro? Por amor de Deus… O Figo tem carradas e carradas de Restaurantes em Espanha (quase que se devem “auto-gerir”); o Figo há quase 5 anos que recebe 100mil contos/mês (o meu pai precisa de trabalhar a 40 anos para receber o mesmo); o Figo ganha milhões com publicidade… Enfim… o Figo tem tudo! Por isso não vinha o mal ao mundo se acabasse a carreira em Alvalade…

Vou confessar aqui o meu “sonho”, expresso mais ou menos a 12 de Maio deste ano: “acredito que se o Sporting ganhar o campeonato (ia à CL) e a UEFA, o Figo regressa para o ano, na época do centenário. Excelente.”

Por todos os motivos e por mais este, foi mesmo um sonho… Mas fico contente de o relembrar. :wink:

Saudações Leoninas

Eu por acaso acho deveras interessante essa teoria de “quem já tem muito dinheiro, não procura mais dinheiro”. Hão-de me dizer como é que se faziam as grandes fortunas se assim não fosse. Imagine-se o Bill Gates a pensar: “ora, já cá cantam 10 milhõezitos de dólares, deixa-me cá parar”, ou ainda o tio Belmiro: “pronto, já sou rico, agora vou dar a vez a outro”.

Eu não preciso de saber se o Figo tem muito ou pouco dinheiro, para constatar que ele gosta mais de dinheiro, do que um macaco gosta de bananas. Quando estava no Sporting, assinou por 2 vezes com os merdosos, traíndo o clube que o formou e quando estava no Barcelona, traíu a confiança do seu presidente e da sua massa associativa, como se o tempo todo que lá esteve não tivesse contado para nada.

Ele que vá mas é à vidinha dele e que nos deixe em paz. Farto de “vedetas” em final de carreira ando eu… :!:

Nós, adeptos do SCP, vemos estas questões com a paixão ao nosso clube como filtro e acabamos por reagir mal.

A minha opinião é que o Figo enquanto profissional tem ( e sempre teve) a ambição de jogar num campeonato como o de Inglaterra. Neste caso, já não se colocam questões monetárias, porque como muitos disseram, ele já não precisa de mais dinheiro.

O que está em causa aqui é o desafio profissional de ir jogar numa das ligas mais competitivas do mundo, ir jogar onde os estádios estão sempre cheios e ter pela frente muitos dos melhores jogadores do mundo.

Agora comparem esse campeonato com o que nós temos aqui, com os apitos dourados, os valentins, os paratis e costas, os orcs, os estádios vazios, etc. e digam-me se tivessem como profissão o futebol, qual a opção que tomavam.

Para mim se a decisão do Figo for essa, não belisca em nada a opinião que tenho dele, quer como jogador, quer como sportinguista e só lhe desejo muito sorte na sua próxima aventura.

a tua visão está correcta.
mas a questão é outra: o que é que é mais importante? o Sporting ou tudo isso que citas…? é-se sportinguista quando dá jeito…? repito: Figo teve uma oportunidade única. infelizmente, quis continuar a sua carreira de pesetero…

Isto no fundo pode não vir a contar nada. Porque se o Real Madrid não quiser libertar o gajo antes do final do contrato (+ 1 ano) sem que outro clube se chegue à frente com os euros. E quem sabe o q acontece daqui a um ano.

Uma coisa é certa é mais facil para nos pensarmos q se estivessemos no lugar dele que vinhamos para o sporting, pq somos todos uns “pés rapados” sem cheta, nicles batatoides e amamos o sporting todos os dias das nossas vidas. Porque não nascemos de uma cor e mudámos para outra, ou porque nunca jogámos em clubes diferentes durante muitos anos e porque nunca ganhámos 500 000 Euros por mês.

O homem até pode pensar que ainda tem muito para dar ao futebol e que ainda pode jogar ao mais alto nível, ora Portugal com estes problemas todos de arbitragens e melindrices afins, não é nem de perto nem de longe o melhor lugar para se dar seguimento à carreira.

Tenho a sensação que na cabeça dele neste momento vir para portugal com a idade que tem é dar um passo atrás, é tornar as noticias desportivas em fim de carreira.

Por isso tudo não posso dizer o que faria na situação dele, porque não estou na situação dele, não vivi a vida dele, o que sei é que gosto do Figo como jogador e enquanto pessoa não lhe tenho nada a apontar. Se ama o suficiente o Sporting para vir p cá um dia? Não sei.

Mas seria um acto de bravura e de apoio que dava ao projecto Sporting de melhorar o futebol português e seria recebido como um ídolo. Fico triste, pois claro que fico triste. Mas não condeno.

Eu por acaso acho deveras interessante essa teoria de "quem já tem muito dinheiro, não procura mais dinheiro".

É um facto incontornável da PODRIDÃO humana… isso é verdade.

No entanto posso assegurar-te que nem todas as pessoas fazem a sua vida em função de amealhar mais e mais e mais, apesar de a sociedade de hoje nos “empurrar” para esse comportamento.

O Figo, a ser sportinguista era o único que, como jogador profissional de futebol de profissão, estava neste momento em posição de decidir mandar às malvas o “mais e mais e mais” e seguir o seu coração. Eu no lugar dele teria decidido isso, mesmo que fosse para ganhar mto pouco pois se existe coisa que eu gostava era de poder jogar pelo Sporting em Alvalade e ter qualidade para isso. Se a isso juntasse o já ter amealhado uma fortuna estúpida que me permitisse acabar a minha carreira como bem me apetecesse então o cenário seria de sonho.

Acho que tem razão quem diz que é muito raro um jogador de futebol manter hoje em dia o amor ao clube. São raríssimos os casos de amor aceso e manifesto, e por isso têm mais valor.

Podem vir-me com as patacuadas que quiserem mas o Figo para mim é “figuista” e não sportinguista. Gosta do Sporting? Se calhar gosta, mas não o coloco ao nível do sportinguismo de qualquer um dos foristas, por exemplo, já que não duvido que a esmagadora maioria, se estivesse na situação do Figo e com os bolsos cheios como os dele viria para o Sporting em ano de centenário ajudar o clube da forma correcta, corrigindo aliás o disparate que (por mais razão que tivesse) cometeu na sua saída.

Daqui a uns anitos ele aparecerá, de gravatinha, a querer ser o salvador do Sporting aliás pq para treinador terá pouca veia e presença. Nessa altura a plebe clamará pelo grande Figo… até lá… vai à tua vida e que essa equipa vermelha que decidiste representar avie muito e pesado.

Apenas uma nota mais pessoal sobre as “motivações profissionais” - não condeno esse tipo de motivações nem quem faz vida em função da profissão. Registo que à falta do dinheiro ou do clubismo Figo é aqui ju-stificado com base em “motivações profissionais”. Asseguro-vos com conhecimento próprio (quem já passou por elas vai perceber o que digo) que as pessoas que vivem com esse tipo de preocupações, quando chegam as horas H percebem que isso não vale a ponta de um corno no balanço da vida. São outras as coisas que realmente nos vêm à cabeça. Nesse sentido não duvido que quando um dia Figo passar por uma “hora H” dificilmente lhe virá a opção pelo Liverpool como um grande feito, já uma opção apaixonada pela sua (suposta?) família sportinguista seria algo que lhe daria algum orgulho pessoal e sentimento de missão na hora do balanço.

Damos muita importância a coisas que não valem a ponta de um corno, e às vezes só o percebemos quando o Dámocles entra em cena.

pá, deixem lá o homem viver a sua vida … sinceramente, vcs já alguma vez acreditaram que o Figo voltasse ao Sporting ? ou queriam mandar a vida dos outros ? suponho que não.

mais : ele, ter uma oportunidade única de voltar ao Sporting ? visão sportingo-cêntrica. Mesmo sendo o nosso clube de coração, e para sempre, o Sporting acaba por não ser mais que muitos outros clubes e não é nenhuma terra prometida para quem tem anos e anos de carreira.

é fácil criticar quem tem dinheiro. no que diz respeito à tal podridão humana, concordo plenamente com o Mauras. Concordo mesmo. Por isso, se fôssemos nós ? Se fosse eu a ter esta oportunidade, se eu tivesse 32 anos, se tivesse vivido o que o Figo viveu, será que sentiria alguma obrigação a voltar ao Sporting ? Será que a minha hesitação se poderia tornar numa “falta de sportinguismo” ? Acho que não. Ser sportinguista é uma coisa. Realizar uma carreira desportiva e profissional já é outra.

Sem ir buscar as estorias passadas, para nao piorar ainda mais o cenario.

Figo pode fazer o que bem entender da sua carreira, como é mais que obvio.

Eu se estivesse na sua situaçao, sendo Sportinguista do coraçao, nao tenho duvidas que voltaria este ano ao Sporting, mesmo para ganhar 10% do que noutro lado qq.

Já seria diferente se a minha familia me dissesse “eu nao quero ir viver para Portugal”. Este é mesmo o unico caso em que desculparia a opçao de Figo em nao regressar.

Qto ao falar na sua carreira… oh meus amigos, a carreira do Figo está na sua fase descendente, mesmo que ele ainda apresente argumentos mais que suficientes a nivel desportivo. Aliás na mesma situaçao está por exemplo o Zidane. Outros jovens valores já surgem e estes jogadores com 32/33 anos, mesmo com futebol para oferecer, nao vao ver a sua carreira “apreciada” como o foi ha 2/3 anos.

Tudo bem que Figo vá para onde quiser, até podia ter ido para o Qatar, é a sua opção… e por ser a sua opçao eu respeito, da mesma forma que peço que respeitem a opiniao dos Sportinguistas que acham que era “agora ou nunca mais”. Pq nao sera com 35 anos, depois de 17 ano a jogar ao mais alto nivel, que Figo virá terminar a sua carreira de futebolista.

Qto a dirigente, quem profissionalmente teve a oportunidade de mostrar o seu Sportinguismo e nao o faz, dificilmente pode ter pretensoes a tornar-se seja o que for no Clube mais tarde.

Não fico nada surpreendido com este desfecho. Desde que vi a maneira como o Figo saiu do Sporting, cheguei à conclusão que o “sportinguismo” do Figo está muito longe por exemplo do “portismo” do Jorge Costa ou Vitor Baia. Nunca tive ilusões. Não acho que se deva fechar as portas ao Figo como dirigente … nem abri-las de portas escancaradas.
Como jogador, como só deve ser viável daqui a 2 anitos … acho que nem de graça!

Não fico nada surpreendido com este desfecho. Desde que vi a maneira como o Figo saiu do Sporting, cheguei à conclusão que o "sportinguismo" do Figo está muito longe por exemplo do "portismo" do Jorge Costa ou Vitor Baia. Nunca tive ilusões. Não acho que se deva fechar as portas ao Figo como dirigente ... nem abri-las de portas escancaradas. Como jogador, como só deve ser viável daqui a 2 anitos ... acho que nem de graça!

Não compares. Baía saiu e falhou rotundamente no Barcelona, não lhe restando outra alternativa senão voltar ao FCP. Jorge Costa teve uma curta experiência lá fora e também não terá sido bem sucedido, não me lembrando de propostas que tenha tido para ir para grandes clubes. Isto para não falar no facto de qualquer um deles ser um jogador claramente inferior ao Figo.

Esse tal sportinguismo, portismo ou benfiquismo dos jogadores geralmente existe fruto das circunstâncias. Os próprios jogadores alimentam muitas vezes isso porque lhes dá jeito. Mesmo que sintam alguma frustração por não terem sido reconhecidos num campeonato superior ao nosso.

Eu continuo na minha de que um desafio como este de ir jogar num campeonato como o inglês é aliciante para qualquer jogador. Assim como um actor quererá representar nos melhores palcos, um jogador de futebol quererá o mesmo. Ainda a época passada vimos como foi achado o campeão cá do burgo. E veja-se a qualidade que tem o campeão português comparando com o campeão inglês. Faça-se um sem número de comparações entre os dois campeonatos e perceba-se que são dados a ter em conta na altura de tomar uma decisão deste género.

Figo optou por jogar ao mais alto nível. Nunca esperei que assim não fizesse.

Seja quem for, só faz falta quem cá está!

Se o Sporting ou o Figo não quiseram ou puderam não me interessa!

Mas fica registado!

Qto a dirigente, quem profissionalmente teve a oportunidade de mostrar o seu Sportinguismo e nao o faz, dificilmente pode ter pretensoes a tornar-se seja o que for no Clube mais tarde.
Acho que esta é a única conclusão útil a retirar de toda esta situação. Afinal, o que é que o Figo já fez pelo Sporting?
Afinal, o que é que o Figo já fez pelo Sporting?

Pois. Apesar do Figo ser um símbolo do Sporting para a vida toda, só me lembro de se ter “emocionado” no Sporting - Real Madrid da pré-temporada de 00/01 e de ter ido ver a final da UEFA com o nosso cachecol.

De resto, fez muito pouco. Foi o melhor jogador do mundo da FIFA e nem fez questão de lembrar o seu clube formador… penso eu.

Mas que é um símbolo do Sporting, lá isso é. E, por mim, será sempre bem recebido em Alvalade…

Saudações Leoninas

Foi o melhor jogador do mundo da FIFA e nem fez questão de lembrar o seu clube formador...

Ele nem em português falou nessa entrega… :roll:

Não fico nada surpreendido com este desfecho. Desde que vi a maneira como o Figo saiu do Sporting, cheguei à conclusão que o "sportinguismo" do Figo está muito longe por exemplo do "portismo" do Jorge Costa ou Vitor Baia. Nunca tive ilusões. Não acho que se deva fechar as portas ao Figo como dirigente ... nem abri-las de portas escancaradas. Como jogador, como só deve ser viável daqui a 2 anitos ... acho que nem de graça!

Não compares. Baía saiu e falhou rotundamente no Barcelona, não lhe restando outra alternativa senão voltar ao FCP. Jorge Costa teve uma curta experiência lá fora e também não terá sido bem sucedido, não me lembrando de propostas que tenha tido para ir para grandes clubes. Isto para não falar no facto de qualquer um deles ser um jogador claramente inferior ao Figo.

Esse tal sportinguismo, portismo ou benfiquismo dos jogadores geralmente existe fruto das circunstâncias. Os próprios jogadores alimentam muitas vezes isso porque lhes dá jeito. Mesmo que sintam alguma frustração por não terem sido reconhecidos num campeonato superior ao nosso.

Eu continuo na minha de que um desafio como este de ir jogar num campeonato como o inglês é aliciante para qualquer jogador. Assim como um actor quererá representar nos melhores palcos, um jogador de futebol quererá o mesmo. Ainda a época passada vimos como foi achado o campeão cá do burgo. E veja-se a qualidade que tem o campeão português comparando com o campeão inglês. Faça-se um sem número de comparações entre os dois campeonatos e perceba-se que são dados a ter em conta na altura de tomar uma decisão deste género.

Figo optou por jogar ao mais alto nível. Nunca esperei que assim não fizesse.

No ano (ou no ano a seguir) em que o Figo saiu do Sporting, o Sergio Conceição tambem saiu. Ambos jogavam na mesma posição. O Figo rendeu cerca de 400 000 contos, o Sergio Conceição rendeu o triplo. A diferença foi que o Sergio Conceição aceitou renovar o contrato com o Porto (com melhoria substancial do contrato) e depois obviamente o seu preço ficou muito mais caro … o Figo fez tudo o que podia para que o Sporting recebesse o menos possivel (na altura estava chateado com o Cintra, por lhe não ter aumentado o salário quando subiu aos seniores).
Se este é o tipo de “sportinguismo”, então eu direi NÃO OBRIGADO!

Nota: Eu não condeno o Figo por agir assim, ele é que sabe o que é melhor para a vida dele, agora não aceito que o Sporting “deva alguma coisa” ao Figo.

A ideia que o Sporting deve alguma coisa ao Figo não tem lógica nem é verdadeira, aliás, penso que o contrário também se aplica! :arrow:

O que está em causa são algumas coisas básicas, o Figo é do Sporting???

Talvez!

Figo é profissional???

Parece-me que sim!

Figo podia vir para o Sporting este ano??

Perfeitamente!

É legítima a sua pretensão em jogar em Inglaterra???

Perfeitamente!

Chateado por não vir para o Sporting???

É claro que fico chateado!

Se não vem agora, como parece ser o caso, não virá mais porque daqui 2 anos quem não o quer sou eu e o resto dos sportinguistas, perde-se a oportunidade, paciência, prova-se que acima do Sporting, para o Figo, está o Liverpool e o dinheiro que lá vai ganhar, não que isso seja condenável, não é de todo, agora que Figo não é o Figo que muita gente pensava não é, sobretudo não é o Figo Sportinguista que eu pensava e o desejo de acabar carreira em Alvalade também não é/era real, enfim, acaba-se já a novela e isso é positivo! :arrow:

Boa sorte para o jogador em Inglaterra, tenho pena do homem não ser com S grande de Sportinguista, haverá outros! :arrow:

Como não tinha esperanças que ele viesse, apenas se confirmou aquilo que eu já previa. Não é por falta de Figo que deixaremos de ganhar campeonatos. :smiley:

Eu idem, nunca acreditei que o Figo retornasse ao Sporting enquanto jogador.
Acredito sim que um dia fará parte da direção do clube.

O Sporting não tem dinheiro para pagar ao Real Madird.
Figo não está livre, não tem o passe na mão.
Além de não termos dinheiro para pagar ao Real Madrid, acho que ele não quer vir como jogador porque ao primeiro jogo menos conseguido iam chamar-lhe de velho e que só veio para a reforma

Figo no Sporting numa altura destas só seria possível no quadro de uma mega-operação com um ou vários "sponsors" para o jogador que suportassem a parte de leão do seu ordenado. Coisa que não me lembro de ter acontecido em Portugal, e com a crise não é previsível que venha a acontecer num futuro próximo.

Essa operação foi montada, com o apoio do principal patrocinador do Figo. No dia 4 de Junho foi-me dada a informação, por via de uma fonte bem colocada noutro dos seus sponsors (não envolvido no negócio), de que o acordo com o jogador fora alcançado e o seu ingresso no Sporting estava certo.

Mais tarde, já perto do final do mês, foi-me dito, pela mesma via, que o Figo deveria ser apresentado no jantar do Centenário ou o mais tardar no dia 4. Foi neste sentido que interpretei as declarações de Ferreira da Silva segundo as quais o Sporting e o Figo iam encontrar-se num futuro próximo, embora fosse difícil enquanto jogador. Pensei que se estivesse a criar um anti-clímax para dar mais impacto à notícia, quando ela fosse divulgada.

Por outro lado, uma coisa que me soou estranha, admitindo que o jogador viria para o Sporting, foi a sua inclusão na comissão do Centenário. Não me parecia muito curial ver um jogador do plantel com uma função dessas.

Em razão do carácter altamente privilegiado da fonte que referi, tenho razões fortes para acreditar que a disposição do Figo para regressar era genuína, e que se o negócio falhou (se é que falhou, falta confirmar), terá sido por complicações com o Real.

Especulando um pouco, admito que o Figo tenha tido o sportinguismo suficiente para aceitar a redução salarial inerente ao regresso a Portugal, mas não para perdoar ao Real um ano de salários, fazendo com que os espanhóis exigissem pela sua saída uma verba que o Sporting ou o patrocinador não pudessem pagar. Just guessing… De qualquer forma, já encomendei “novidades”, e se as conseguir digo. Parece que neste assunto os rumores e as fontes anónimas não são problema… :roll:

No ano (ou no ano a seguir) em que o Figo saiu do Sporting, o Sergio Conceição tambem saiu. Ambos jogavam na mesma posição. O Figo rendeu cerca de 400 000 contos, o Sergio Conceição rendeu o triplo. A diferença foi que o Sergio Conceição aceitou renovar o contrato com o Porto (com melhoria substancial do contrato) e depois obviamente o seu preço ficou muito mais caro ... o Figo fez tudo o que podia para que o Sporting recebesse o menos possivel (na altura estava chateado com o Cintra, por lhe não ter aumentado o salário quando subiu aos seniores).
No primeiro ano do Figo no Barça o Conceição jogava no Felgueiras. Depois ainda esteve duas épocas no Porto antes de ir para a Lazio.

Quanto à renovação, parece-me uma forma um pouco ingénua de pôr o problema. O facto de um jogador renovar contrato significa que o clube comprador terá que pagar mais por ele- mas apenas se continuar interessado.

Se o Figo tivesse renovado com o Sporting, isso não significaria que ia para o Barça pelo triplo. Podia até significar que não iria para o Barça de todo, porque este se desinteressava, ou então que ia ganhando bastante menos, porque o investimento fora aplicado no pagamento ao Sporting.