Festival da Canção e Eurovisão

Não sei muito bem o que responder a isto.
Mas é alguma novidade que a Eurovisão é um show? Estás a criticar um programa televisivo por ele não ser aquilo que querias que fosse?

Desde que a Miss Piggy ganhou com aquele pedaço de poluição sonora, toda a tua dissertação sobre o investimento de tempo e de meios na criação de um show de qualidade sonora…

Já a única vez que Portugal ganha um Festival é-o com uma canção espectacular…para lidar com insónias. Dull, dull, dull…

Isto já para não falar na esmola que deram aos ucranianos no último evento.

Se recuarmos anos, o Johnny Logan, que venceu 2 edições… Zzzzzz… Zzzzzz… mas ganhou.

A Mimicat talvez não tenha o registo necessário para ganhar um Eurovisão (seja lá o que isso for de registo típico, porque a Loreen ganha 2 vezes com 2 canções a puxar para o disco sound), mas é uma canção catita que, concordando contigo, podia ser mais acutilante na tentativa de chegar ao “burlesque”. Não foi só a questão da coreografia, acho que há toques da canção que a puxam mais para uma coisa “bem disposta” e que a fazem descolar da intenção mais intimista e quente.

Também, o número de canções vencedoras cantadas em inglês é maioritário, e isso talvez queira dizer alguma coisa.

No fim, a qualidade das canções não é o único factor que determina o desfecho.

Acho que me entendeste mal… o investimento é feito para criar um show de qualidade… para o público, não necessariamente qualidade “sonora”. Porque o público não avalia só a qualidade do som.

Claro que não é só a qualidade das canções, mas tirando alguns exemplos raros, a verdade é que quem ganha ou fica no top 5 são quase sempre as melhores canções quando avalias os parâmetros todos associados (produção, performance artística, etc).

Faltou ir all in na apresentação com 5 strippers, uma delas trans. E uma música boa boa (mas isso depende sempre da sensibilidade acústica de casa um claro)

1 Curtiu

A minha preferida foi Israel.

Mas talvez mude de opinião se vir com o som ligado.

2 Curtiram

Tal e qual :joy::joy::joy::joy::joy:

1 Curtiu

Aconselho a da Polónia.

1 Curtiu

Também tinha qualidade, a música, não sei, sou honesto

1 Curtiu

Li alguns posts para trás e não vi ninguém a comentar o óbvio que é o plágio brutal da canção vencedora do Gayvisão. Vejam o the “winner takes it all” dos Abba e de outra música de uma gaja da Ucrânia.

1 Curtiu

Mas atenção que a música portuguesa merecia bem mais
Tanto lixo que ficou à nossa frente
Já se sabe que isto é tudo politiquices mas por favor…

Já ouvi o Winner Takes it All uma porradona de vezes (e antes disso centenas de vezes não fosse a minha preferida dos Abba)… e depois ouço o Tattoo… e acho que não têm nada a ver.

Acredito que possa ser plagiada, mas do Winner Takes it All é que não.

P.S.: Lembro-me da vez anterior em que os suecos ganharam com o Måns Zelmerlöw e aí até consigo ver semelhanças com uma do David Guetta, mas la está, mesmo aí eram apenas algumas semelhanças, algo que neste caso não vejo de todo.

Quando é que atua o feredico Floribella ???

1 Curtiu

Sim, gosto de ouvir música.

Shows a mim não me dizem muito.

Música vencedora em termos de música, nem é por aí além. Mas em termos de voz, aí sim é máquina e foi isso lhe deu vitória, juntamente com a coreografia…

Quando o homólogo Federico varandas o convidar

A maioria das músicas é so barulho e gritaria.
Uma das melhores músicas nos últimos anos foi a da França no ano passado.
Portugal merecia ter ficado melhor classificado. A classificação não reflete a qualidade das músicas.

1 Curtiu

Então e esta?

Essa é mais parecida. Mas não foi essa que apontaste. Tu escreveste “um plágio brutal” em relação ao Winner Takes It All.

É um exercício inconsequente. Por essa ordem de ideias, a música do Salvador também foi um plágio de dezenas de músicas brasileiras de bossa-nova. E seja que música que venha a aparecer de certeza que vai ter semelhanças com alguma anterior, dado que já foram produzidas milhões e milhões.

Vai ler o que eu escrevi: “e de outra gaja da Ucrânia”… a gaja é esta (não sabia o nome e tive que ir pesquisar ao Youtube). Mesmo a dos Abba tem sequências de acordes que são iguais, dito por pessoal aqui em casa ligado à área da música (que não é o meu caso, de todo).

Ah sim, tem uma parte de “though is hurting me…” já a meio no Winner Takes it All cuja sequência musical é igual ao inicial “i don’t wanna go…” do Tattoo…

Conclusão: é plágio brutal. LoL, só que não:
https://www.hitc.com/en-gb/2023/05/14/why-loreens-tattoo-sounds-familiar-to-another-famous-eurovision-winner/