Festival da Canção e Eurovisão

O público é que deu a vitória a Ucrânia.
O Top 5 dos votos do júri era Reino Unido, Suécia, Espanha, Ucrânia e nós em 5°.

3 Curtiram

Penso que tipicamente é mais ao contrário. O público é que vota quase sempre nas “Aureas e Carolinas Deslandes desta vida” porque são mais conhecidas. Ou então vota numas parolices quaisquer.

Foi o júri quem elegeu Salvador Sobral, o público votou noutra coisa qualquer. Nunca esquecer.

Noutra edição o público estava todo a votar em massa num Diogo Piçarra desta vida porque era mais conhecido e tinha as adolescentes a votar nele.

Ele acabou por desistir pressionado por suspeitas de plágio e o júri elegeu uma canção lindíssima de Júlio Resende, interpretada pela desconhecida Catarina Miranda (procurem). Mas o público acabou por dar a vitória a uma Cláudia Pascoal desta vida porque era conhecida - resultado: ficámos em último na eurovisão que se realizou cá!

Há muitos exemplos.
Parece-me muito importante haver um júri para balançar a votação do público, embora dependa muito das pessoas que o compõem.

Tem acontecido o inverso.
No ano passado por exemplo eles votaram em nós e nós não lhes demos nenhum ponto.

No entanto a nossa canção tinha qualidade e merecia pontos de Espanha. Tanto assim foi que 29 países votaram em nós. 29. E Espanha não.
No entanto também é verdade que os gostos espanhóis são um pouco diferentes.

Ontem no twitter alguém (não ibérico) dizia algo assim:
Ponham de lado os livros de história. Se querem compreender a diferença entre Portugal e Espanha oiçam as suas canções.

O apoio esmagador seria forçar os seus governantes a suspenderem toda e qualquer troca comercial com a Russia, nem que para isso tivessem de aquecer as suas casas a lenha no próximo inverno ou tivessem de pagar o dobro por outras fontes de energia.
Não concordo que se misturem estes temas com prestações artísticas. Nenhum compositor gostará de ganhar prémios por caridade. Mas ok, isto é a Eurovisão. :zipper_mouth_face:

Na Final da Eurovisao o Salvador Sobral ganhou tanto no júri como no público… e foi de goleada nos 2… acho que ainda é record…
No português sinceramente não me lembro…

Sim, eu estava a falar no festival Português. O público votou em “Nova glória”.
(Festival RTP da Canção 2017 – Wikipédia, a enciclopédia livre)

Quem é que disse ao @Bolha (ou à Bolha :face_with_raised_eyebrow:) que sabia cantar?
Fica-te pelos poemas escritos.

1 Curtiu

Já começou?

Para já, esta Bolha começou a cantar aos 45 segundos. Só por isso vai de vela.

O festival da canção é uma boa oportunidade de descobrir novos autores.

Ouvi ao de leve e gostei logo destas 2:

Som bem português

Som very english

As melhores pra mim são:

Esse “A Festa” tem vários ingredientes para ganhar.

Plus, a música em si, está preenchida e é catchy.

E só agora que prestei atenção á letra :laughing: é uma espécie de “Tourada” versão 2023, como uma sátira à própria Eurovisão…

Mimicat FTW!
Vai, minha miúda!

2 Curtiram

Acabei de ouvir todas e que marasmo! Que ganhe a única que consegui ouvir até ao fim.

1 Curtiu

Para mim a vencedora é a April Ivy. Nem precisa de cantar ahah

Ainda por cima deve de atuar com um látex colado ao corpo excepto no peito. Mas as músicas deste ano estão muito fracas.

https://twitter.com/trovarsi/status/1623096536312815616?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1623096536312815616|twgr^c52cc5da28ddec18c49cb8f5d83e3585d15c6988|twcon^s1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.nit.pt%2Fcultura%2Fmusica%2Fescandalo-no-festival-da-cancao-italiano-concorrente-destroi-o-cenario-em-direto%3Futm_medium%3DSocialutm_source%3DFacebookEchobox%3D1675940504

Muito antes desse já havia os The Who e o Jimi Hendrix…

Quantas linhas foram? FDX!! :sunglasses::joy:

Então para a Eurovisão, o espectáculo de cá (Suécia) tem sido mais fraquinho que noutros anos, mas no sábado apareceram os irmãos noruegueses :sweat_smile: (yah, concorreram ao festival sueco em vez do seu próprio país), o Marcus e Martinus, e já estão no topo das odds para a final (ainda estamos à espera da Loreen no próximo fds… vencedora há uns anos da Eurovisão):
https://twitter.com/peztopasta/status/1627075799961735168?s=20

Se bem que os noruegueses são bem mais famosos na Suécia do que no próprio país.

Um gajo com uma Maria sueca é obrigado a estar em cima do assunto; Sábados à noite é Melo & tacos.