Felicito sinceramente...

… todos os Sportinguistas que hoje conseguiram ir para a cama e adormecer.
Há muitos anos que vou levando “pancada” causada por esta tremideira crónica da equipa nos momentos cruciais e na sua falta de estatuto competitivo na Europa, mas confesso, esta foi uma das maiores desilusões que levo como adepto leonino.

Muito por causa da minha noite em branco, pude meditar no que representa uma época em que vamos deitar para o lixo um conjunto de jogos que redundaram na oportunidade de ganhar um título, que como alguém aqui disse, foi das coisas mais fáceis de conseguir dos últimos tempos. Lembro-me, com alguma tristeza, no título que tb perdemos no ano do Boabosta campeão onde, por culpa própria e tiros nos pés, perdemos a hipótese de juntar o título anterior ao que ganhámos no ano seguinte podendo ter sido tri-campeões nacionais.

Em resumo, uma época para o lixo. E tudo recomeçará em Julho, muito provavelmente com a disputa da eliminatória da CL, com mais um esforço suplementar, masi uma possibilidade de fracasso, mais um desnecessário desgaste competitivo que se repercutirá lá mais para o final da época. E a pergunta não deixa de me martelar o cérebro: Porquê, senhores, porquê? Porque temos de tornar sempre as coisas mais difíceis para nós? Que estranha atracção pela autoflagelação é esta por parte do Sporting?

Sempre nos faltou um não sei quê nos obriga a aceitar o fatalismo destes momentos decisivos como uma endémica falta de sorte, de protecção dos árbitros ou outra desculpa qq. Ao fim de tantos anos eu já não deixo que o meu “outro eu Sportinguista” me engane. Falta querer, arte e vontade de ganhar. O resto é treta!

Ontem foi por demais evidente, por muito que lhe queiram chamar “controlo” ou outro eufemismo qq, que não atacámos o jogo com decisão. Encolhemo-nos e fomos uma caricatura da equipa que fomos, a espaços, neste campeonato.

Depois de apregoar um sentimento de conquista que não lhe ia muito bem com o já visto dele nesta época, Pesudo quase nos fez crer que tinha aprendido a lição e que conhecia bem a equipa que treina. Recupero 4 momentos distintos dos seus últimos discursos:

“Quando se joga para o empate normalmente perde-se”.
“O Sporting não se adaptará a nenhum adversário. Serão os adversários a adaptarem-se ao jogo do Sporting”.
“Embora com alguns desequilíbrios, acredito que temos o melhor plantel da Superliga”.
“Temos uma equipa vocacionada (balanceada) para o ataque, por isso é normal haver desequilíbrios durante um jogo e que possamos sofrer 1 golo ou 2 num jogo. Temos é de estar convictos que marcaremos sempre mais um que o adversário”.

Ora, quem fala desta maneira e nos cria ilusões de que a teoria será posta em prática com factos, parece-me um erro de palmatória ter entrado no galinheiro com uma equipa ordenada para um pensamento prioritário: aguentar o empate.
Pesudo sabe, ou deveria saber, que as equipas que se podem dar ao luxo de possuir uma prática “cínica” de ganhar competições, forçando o resultado que mais lhe convém, assentam basicamente numa defesa sólida e com registos notáveis de (poucos) golos sofridos. Atributos que, qq um reconhece, o Sporting não possui. Tem uma das defesas mais batidas do campeonato, um gr que é uma verdadeira desgraça no jogo aéreo, laterais lentos e permissivos aos cruzamentos, enfim, um cocktail explosivo para quem pretendesse assentar a sua estratégia no que de pior tem em sua casa.
Houve quem dissesse aqui que se Pesudo tivesse arriscado uma equipa de ataque e perdesse o jogo, ninguém lhe perdoaria. Pois eu, se tivesse perdido com uma exibição igual à que fizémos no jogo para a Taça, teria ficado, como fiquei nesse jogo, com um travo muito menos amargo do que aquele com que fiquei. Não creio que haja comparação possível nas 2 situações, embora o resultado prático fosse exactamente o mesmo. Mas, como ele mesmo disse “Quem joga bem arrisca-se a ganhar mais vezes”. Então de que teve medo sr. Pesudo?
Assim, voltando a ser ele mesmo, o sr. treinador transmitiu à equipa, com o escalamento daquela formação, o medo atávico que lhe atravessa as entranhas nestes momentos. E, sabe-se, pq é dos livros, qualquer equipa “absorve” os estados de alma do seu líder. Como sempre digo nestas alturas, parafraseando o grande Luis de Camões, “um fraco rei faz fracas as fortes gentes”.

Oxalá haja uma pequena redenção na 4ª feira, porque a mágoa, essa, nada a vai retirar do meu peito. Doeu muito, ontem doeu muito, porra!
:cry:

Como eu te compreendo, Juba! Entregámos o campeonato hoje numa bandeja. Ridículo. Só um treinador sem experiência nem querer nem coragem podia meter a pata na poça desta maneira ingénua. E não me venham com o golo ilegal, pois o treinadpor devia prever que isso pudesse acontecer - e meter na equipa, a tempo, quem marcasse. Má gestão do plantel, hoje.

Saudações sportinguistas!

Dói, não pára de doer, e é uma dor insuportável. :cry: Quanto a quarta-feira, acha mesmo que Liedson e Cª vão deixar a pele em campo. Não por nós, reles adeptos, mas pelos seus empresários. :twisted:

Revejo-me nas tuas palavras.

Também eu tive uma insónia brutal esta noite. E lá estavam as buzinas de tempos a tempos a lembrarem-me o porquê dessa insónia.

É o que mais me dói neste Sporting é essa atracção pelo abismo. Temos medo de ser felizes, colocando-nos a jeito para a desgraça. Peseiro tinha tudo para nos guiar para fora dessas águas, mas acabou por ele mesmo absorver esse estado de espírito e acovardar-se. Terá também ele passado a noite em branco estando nesta altura com o maior dos arrependimentos, a pensar no que poderia ter feito e não fez? Espero bem que sim. Não suporto sentir o mesmo que ontem na quarta-feira.

Infelizmente tb não fui o único a não conseguir dormir :cry:
Tb revi algums jogos no meu pensamento ás 3h,ás 4h e ás 5h lembrei-me como vai ser a minha semana de trabalho :evil: :evil:

daaasssssss, não vimos o mesmo jogo ??? o Sporting jogou para o empate ??? dassss … eu vi um Sporting mal equilibrado, mas a jogar para ganhar. só não ganhámos porque faltou alguma sorte.

miguel, custa-me a crer que não tenhas visto a forma lenta como desenvolvíamos as nossas jogadas de ataque. Quantas jogadas de possível contra-ataque foram anuladas pelos nossos médios, em nome da célebre contenção ou pela simples razão de nunca conseguirmos estar em superioridade numérica?

Jogámos sem nenhum ponta-de-lança quando tínhamos jogadores disponíveis para aquela posição. Porquê? Porque queríamos muito jogar para a frente? Não me parece.

De certeza que tens visto os jogos do Sporting e terás consciência de que o nosso forte é ter a posse de bola. Ontem não se viu nada disso. Démos a iniciativa ao adversário, seguros - sabe-se lá porquê - de que dificilmente sofreríamos golos. Foi uma táctica completamente contra-natura, para não dizer suicida.

Ao acordar esta manhã e verificar o peso que se abate sobre a cabeça apenas posso vir aqui e escrever o seguinte:

quem após perder a hipótese de ser campeão e vencer a taça de portugal da forma que perdemos, e não vê quem são os responsáveis mais do que sportinguista é masoquista.

Gostava que alguém me explicasse como é que se pode entrar em jogo para o ganhar, quando não se faz alinhar à partida [u]um[/u], repito, [u]um[/u] único ponta de lança???

Só mesmo com um futebol muito rápido e directo que é coisa que o Sporting não pratica. :frowning:

Depois de apregoar um sentimento de conquista que não lhe ia muito bem com o já visto dele nesta época, Pesudo quase nos fez crer que tinha aprendido a lição e que conhecia bem a equipa que treina. Recupero 4 momentos distintos dos seus últimos discursos:

“Quando se joga para o empate normalmente perde-se”.
“O Sporting não se adaptará a nenhum adversário. Serão os adversários a adaptarem-se ao jogo do Sporting”.
“Embora com alguns desequilíbrios, acredito que temos o melhor plantel da Superliga”.
“Temos uma equipa vocacionada (balanceada) para o ataque, por isso é normal haver desequilíbrios durante um jogo e que possamos sofrer 1 golo ou 2 num jogo. Temos é de estar convictos que marcaremos sempre mais um que o adversário”.

Ora, quem fala desta maneira e nos cria ilusões de que a teoria será posta em prática com factos, parece-me um erro de palmatória ter entrado no galinheiro com uma equipa ordenada para um pensamento prioritário: aguentar o empate.
Pesudo sabe, ou deveria saber, que as equipas que se podem dar ao luxo de possuir uma prática “cínica” de ganhar competições, forçando o resultado que mais lhe convém, assentam basicamente numa defesa sólida e com registos notáveis de (poucos) golos sofridos. Atributos que, qq um reconhece, o Sporting não possui. Tem uma das defesas mais batidas do campeonato, um gr que é uma verdadeira desgraça no jogo aéreo, laterais lentos e permissivos aos cruzamentos, enfim, um cocktail explosivo para quem pretendesse assentar a sua estratégia no que de pior tem em sua casa.
Houve quem dissesse aqui que se Pesudo tivesse arriscado uma equipa de ataque e perdesse o jogo, ninguém lhe perdoaria. Pois eu, se tivesse perdido com uma exibição igual à que fizémos no jogo para a Taça, teria ficado, como fiquei nesse jogo, com um travo muito menos amargo do que aquele com que fiquei. Não creio que haja comparação possível nas 2 situações, embora o resultado prático fosse exactamente o mesmo. Mas, como ele mesmo disse “Quem joga bem arrisca-se a ganhar mais vezes”. Então de que teve medo sr. Pesudo?
Assim, voltando a ser ele mesmo, o sr. treinador transmitiu à equipa, com o escalamento daquela formação, o medo atávico que lhe atravessa as entranhas nestes momentos. E, sabe-se, pq é dos livros, qualquer equipa “absorve” os estados de alma do seu líder. Como sempre digo nestas alturas, parafraseando o grande Luis de Camões, “um fraco rei faz fracas as fortes gentes”.

Oxalá haja uma pequena redenção na 4ª feira, porque a mágoa, essa, nada a vai retirar do meu peito. Doeu muito, ontem doeu muito, porra!
:cry:

Também me revejo nas tuas palavras, creio que o sentimento é comum à maioria de nós. Foi difícil para mim adormecer na noite passada, mas pior que o choque que se tem na altura é o day-after. Hoje ao acordar, parecia que o “céu me tinha caído em cima da cabeça”, como diriam os gauleses. Estes dias de ressaca são terríveis.
Fizeste bem em recordar essas palavras de Peseiro…não é que eu já me tivesse esquecido delas. Mas o pensamento e a postura que elas transmitem revelam uma coisa importante: Peseiro não foi coerente. Os erros que tem cometido ao longo da época revelam incompetência, inexperiência, burrice ou um pouco de tudo, mas a forma como ele escalonou a equipa ontem revela, entre outros aspectos, incoerência. A equipa que joga para empatar acaba por perder disse ele… Concordo plenamente, até porque estou farta de assistir a filmes desses. Mas porque não se lembrou ele ontem disso?? Mal vi o 11 que a TV avançava fiquei com mal pressentimento e tristemente não me enganei. :frowning:

Gostava que alguém me explicasse como é que se pode entrar em jogo para o ganhar, quando não se faz alinhar à partida [b][u]um[/b][/u], repito, [b][u]um[/b][/u] único ponta de lança???

Tens toda a razão, mas ficou ontem bem demonstrado que o pesito não colocou a equipa em campo para ganhar o jogo, mas sim para jogar em contenção aguentando o empate. :x

Numa equipa em que qualquer jogador pode marcar a qualquer momento, não acredito que a presença de um verdadeiro pdl seja necessária ou/e suficiente : colocar o Sá Pinto mesmo atrás (à volta) do Douala podia dar muito mais consistência e animação ofensiva. Neste aspecto penso que o Peseiro não errou, pelo menos na teoria.

Ai se o Douala tivesse marcado quando se encontrou frente a frente com o GR…
Ai se o Roca tivesse ultrapassado o último adversário numa sequência excelente em que sobrevoou toda a defesa…
Ai se o livre do Roca tivesse ido um bocadinho mais à esquerda…
Ai se o o remate de Moutinho (acho que foi ele), que bateu na perna dum cabrão qualquer, não tivesse fugido para o lado exterior do poste …

E viva o Ricardo.

Nelsón, volta. :cry:

Miguel, estás-te a esquecer do volley do Viana com uma grande defesa do Quim. Se o Sporting fosse jogar com o Benfica como tenta jogar com o Beira-Mar, Académica, Penafiel, com os extremos rápidos que o Benfica tem, estávamos neste momento provavelmente humilhado por 3 ou 4 golos. A prova disso é que na 2ª parte, quando entraram os substitutos e fomos para cima deles (houve cerca de 20 minutos em que o Benfica quase não saiu do meio campo), houve dois contra-ataques rapídissimos do Benfica que só não deram golo porque o grande culpado (?!?!? foi falta ou não?) da noite cobriu muito bem a baliza e não deixou o Simulão marcar. É verdade que nesse minuto tivemos algumas oportunidades, mas as oportunidades mais críticas nesse período foram do Benfica (que aliás não teve mais nada.
Penso apenas que foi um jogo que correu mal. Já jogámos muito pior e ganhámos e já jogámos muito melhor e perdemos.

Esse foi outro que entrou em “beleza”, o vianetta… era só passes para o adversário, forma 2,3 soberbos.

Que boa merda é esse gajo.

Pessoalmente, como sempre tenho dito, estou cagando para a taça uefa. se ganharmos fico contente. mas nada me tira a desilução de termos perdido este campeonato e ser ganho pela pior equipa, dos 3 grandes, do pior futebol, piores aldrabices, favores, etc…
FODA-SE PAH!

Eu dormi perfeitamente. Depois do jogo estivemos a jogar um “snooker”, lagartos e lampiões, fomos comer uns bolos, vim para casa, deixei umas mensagens aqui e fui para a cama. Afinal de contas, isto é só um jogo.

Que tristeza de posts. Para variar, se o Sporting ganha, somos TODOS os maiores; mas se o Sporting perde, os OUTROS é que são culpados.

Amo o Sporting e respeito estes jogadores e esta equipa técnica da mesma forma que ontem antes do jogo.

Meu caro Juba eu compreendo-te.

Eu ja sofri muitas dores destas, anos, apos anos.

E uma dor profunda que em mim ja deve nao ter cura.

So nos sabemos como doi!!!

Nao ha palavras que expliquem esta dor imensa!

Que tristeza de posts. Para variar, se o Sporting ganha, somos TODOS os maiores; mas se o Sporting perde, os OUTROS é que são culpados.

Amo o Sporting e respeito estes jogadores e esta equipa técnica da mesma forma que ontem antes do jogo.

Poupa-nos ao discurso de catedra, se estas feliz no clube dos perdedores parabens…