Fase Histórica e Decisiva na Vida do Sporting CP

Considero que o sucesso desportivo tem que ser visto a par do sucesso financeiro.
Em Portugal, um grande não cumpre a sua missão se não for competitivo.
Não valoriza ativos da mesma forma. Não consegue gerar receitas suficientes para atingir os seus objetivos. Dificilmente pode ganhar títulos assim.
Cada ano que um clube vive assim, é um ano perdido na sua história.
É um ano que não serve para nada!

É por esta razão que nunca fui contra o investimento.
Pelo contrário, eu fui, sou e serei sempre a favor do investimento, tem é que ser um investimento competente, coisa que raramente temos tido.
Nas poucas vezes que o tivemos como foi o caso do ano passado, isso notou-se logo e até fomos campeões o que também mostra que, independentemente de sermos normalmente o clube mais prejudicado, a maior parte da culpa do nosso insucesso é mesmo nossa.

Os exemplos do SLB e do FCP, salvo raras e inevitáveis exceções, não são maus exemplos, são bons exemplos. Caso contrário não tinham sido eles a ganhar os últimos 18 campeonatos através de uma política de investimento sem que a sua situação financeira ficasse muito pior que a nossa.

A questão toda, e volto a frisar e a repetir bem isto é a competência com que se faz esses investimentos e o grau de risco financeiro que se quer assumir, ou seja, qual a dimensão que cada clube decide arriscar de dependência em relação a receitas extraordinárias.
No nosso caso está situada à volta dos 60ME.
Nos rivais está acima desse valor.

Reduz-se este valor com uma aposta competente (mas não cega) também na formação.

O SCP este ano apanhou o comboio da competitividade, coisa que não era nada fácil e nada provável. Eu não acreditava!
Construiu um plantel capaz de ser campeão.
Apurou-se para a champions.
Dotou-se de ativos (jogadores vendáveis) capazes de lhe dar tranquilidade financeira para uns anos.

No fundo, subiu de vida.
Não pode agora voltar a perder o comboio.
Não pode!

É que já vi muitas vezes isto a acontecer…
CHEGA DISSO!!!

Bora lá vender para obtermos à volta de 70ME de receitas que é o que precisamos.
E cada contratação tem que ser estudada até ao milimetro!!! Isto é crítico! É decisivo!
O SCP vendendo 2 ativos e contratando 5 ativos úteis fica imparável!
É nisto que deve estar o fóco!
Não podemos falhar isto sob pena de voltarmos a ter que viver entre os caixotes do lixo…

PS:
E atenção que os rivais também têm os seus problemas…

1 Curtiu

Faltam 5 anos para o prazo das mesmas vencerem e depois desse prazo é de quem se chegar à frente. Deitas-te no dia 16 de dezembro de 2026 como associado do Sporting Clube de Portugal e no dia 17 passas a cliente num ápice, visto que é um clube muito apetecível.

No plano económico preocupar-me-ia muito com a questão das VMOCS. Além de ser importante reforçar a posição da Sporting SAD, até para atrair um grupo de investidores mais forte e coeso, não ter as ações tão dispersas por pequenos investidores, é vital salvaguardar a integridade da empresa e o seu futuro na mão do Sporting Clube de Portugal.

No futebol profissional, subiria o investimento até para fazer face ao investimento dos rivais. Dependendo do tipo de receitas que consegues gerar, é possível ter um orçamento na casa dos 70/80M e ter estabilidade financeira. O aumento até não seria muito acentuado, mas este aumento de 10/15M permitiria atingir estabilidade e construir um bom plantel, visto que o atual precisa de algumas alterações.
Reforçaria a posição da marca Sporting SAD com uma tentativa de recompra das instalações adjacentes ao estádio, visto que as mesmas, com uma boa requalificação, poderiam gerar uma receita interessante e serem independentes economicamente da empresa.

As restantes dívidas são para se gerir.

O sucesso financeiro não pode estar totalmente dependente do sucesso desportivo. Não é uma estratégia muito viável porque o sucesso desportivo, tendo em conta que existem 3 competidores assumidos, e dois lugares de acesso à prova milionária, é muito volátil. Uma SAD que volte a sua estratégia económica só e apenas para o sucesso desportivo acaba por sofrer perdas e danos colossais quando o mesmo não existe. O Porto e o Benfica seguem essa estratégia aos anos, principalmente o Porto e no atual momento estão numa situação financeira catastrófica, fruto de duas ou três épocas de fraco rendimento desportivo. Acabaram de fazer um empréstimo obrigacionista gigantesco porque vivem mesmo uma situação dramática.

No nosso caso, é preciso ter em conta que os valores das transações não são totalmente para a Instituição e os principais jogadores desta época, os mais vendáveis, como o caso do Pote, não possuis a totalidade dos direitos económicos do atleta, o que inviabiliza um grande encaixe financeiro.

Para fazeres os tais 70M só com transferências, na boa verdade tens de vender 100M de euros em jogadores, com as tais limitações das percentagens dos direitos económicos de alguns atletas, o que acaba por ser um valor pouco tangível.

#sigacaralho #omaior
… e (tudo) isto com um Clube dividido!

Aproveito este tópico para escrever que nem com Champions de futebol masculino de 11 o rato do Varandas terá sequer a minha consideração, quanto mais o apoio. Foi o 1º a dar a fuga. Apresentou-se a umas eleições que à data talvez só a sua entourage e quem o apoia na sombra queriam. Tenho memória e não esquecerei nunca o rato que foi o Varandas, entourage e os da sombra.

Sou “adepto” de uma terceira via. BdC tem demasiados anti-corpos, Varandas idem idem. Na minha humilde opinião a questão do “decisivo” seria terminar com esta guerra/guerrilha permanente. Engolir orgulhos, engolir sapos (eu faria a minha parte). Mas as clivagens são muitas, os ressabiamentos (a começar logo por mim, não estou aqui a atirar pedras) também.

Num mundo ideal, no meu mundo ideal, Varandas nem sequer se apresentava às próximas eleições. BdC seria reintegrado como sócio ainda com esta direção, sem qualquer AG.

Não tou a ver quem seria a 3ª via. Os supostos não são nada disso.

O que seria este Clube com (quase) tudo a remar para o mesmo lado c@ralho?

1 Curtiu

Olhando para o teu post continuo a pensar da mesmíssima maneira que no post original.
Continuo a achar que fazendo as receitas com vendas que referi estaremos bastante bem para a realidade nacional (até porque se não estou enganado a principal venda vai ser do Nuno Mendes cujo passe penso que temos a totalidade). E acima de tudo, continuo a achar que a politica certa é a de investimento pois só um clube competitivo pode alavancar as receitas para o nível que precisamos.

Crítico vai ser o nível de acerto que temos que ter com os investimentos em contratações.
Isto sim, preocupa-me que não falhe.
Relativamente às VMOC’s, sendo um problema, é um problema que certamente vai ser resolvido da mesma forma que sempre foi. Não acredito que nenhum banco tenha muito interesse em tornar-se acionista de referência.

Acredito (e quero mesmo acreditar) que temos condições para ficar bem.
Não me falhem é as contratações…

Tens razão na necessidade de unir o clube.
O Varandas se quer ter alguma hipótese disto tem que aproveitar este defeso para promover uma AG para reintegrar o BdC.
Era inteligente da parte dele se promovesse isto.
A injustiça que foi feita é evidente.
Até alguns sócios da linha atual e da linha croquete, de certa forma, já o reconheceram.

Depois, o futuro, logo se vê.
Na minha opinião, ainda vai demorar alguns anos até que o BdC possa ter hipóteses de voltar a ser presidente.

Um passo de cada vez.

1 Curtiu

Era uma jogada de mestre do varandas, provavelmente até ganharia alguns votos na fação do BdC, mas acho que o orgulho dele não o permite ter esse vislumbre.

Se venderes o Nuno Mendes por 60M, por exemplo, ficas logo sem 30% do valor da transferência para cumprir com obrigações bancárias e depois tens de acrescentar o valor dos impostos sobre a transação, bem como as comissões.

A política certa para manter uma empresa desportiva saudável é tentar blindar a mesma do sucesso e do insucesso desportivo. É normal que tanto um cenário ou outro permitam alavancar um SAD ou diminuir um pouco o seu poder, porque o sucesso permite a obtenção de receita extraordinária, mas a sua gestão tem de ser o mais estável possível para não variar bruscamente conforme o rendimento desportivo.

Que forma é que sempre foi resolvido? Tens até dezembro de 2026 para comprar e pelo meio ainda tens uma série de obrigações para cumprir com a possibilidade desse prazo. Nenhum banco quer ficar com aquilo porque estão proibidos de se voltarem a meter, pelo menos diretamente, numa empresa que está num mercado muito volátil e especulativo, daí a necessidade de despacharem as VMOCS a preço da uva mijona.

Quem bater a massa, seja a Sporting SAD, seja um investidor privado ou um consórcio, toma o controlo do clube e não há muito mais para acrescentar.

Neste momento é um problema gravíssimo porque tens 5 anos para juntar 50M, a tua conta poupança para esse efeito foi praticamente reduzida a pó e ainda por cima, tens capitais próprios negativos, com empréstimos obrigacionistas pelo meio e com um crédito de uma instituição financeira para pagar.

Pelo meio vais ter que comprar jogadores e investir nas infraestruturas.

Não está fácil, porque desta vez não vai dar para empurrar muito mais com a barriga.

1 Curtiu

Jamais fará isso, muito menos agora.
Seria reconhecer a “golpada” e que foi o principal beneficado.
Ele nem conseguiria dormir só de pensar que BdC poderia ir a Alvalade ou a uma AG.

Não ficas sem 30%.
Estarás a pagar dívida. A diminuir passivo.
Devíamos ter como objectivo fazê-lo mesmo que não estivesse contratualizado.
Mas se não o quiseres fazer podes sempre converter dívida (em obrigações ou outro instrumento afim).
A questão aqui é que esse dinheiro não evapora. Não vai para o lixo.

Comissões sim, são valor destruído…

Por outro lado, nenhum clube português está e nem estará nos próximos 10/20 anos financeiramente blindado do insucesso desportivo. E isto é se alguma vez vai estar no nosso tempo de vida…
A diferença de receitas entre as 2 situações (com receitas extraordinarias colossais na champions e na venda de jogadores) é demasiado brutal. Ponto.
Ter como objectivo essa blindagem é bonito mas é irrealista e portanto um bocado parvo porque não vais de todo conseguir.
Não na realidade nacional.
Isso é para os megaclubes de dimensão mundial.

O fócus terá sempre que estar no sítio certo que é em seres competente na tua área de negócio que é a gestão desportiva (sobretudo na vertente de scouting) para ter algum sucesso.
Se não tiveres bem clara esta prioridade vais sempre falhar.

Um clube não é uma empresa normal.
Tem esta especificidade.

O SCP já teve grande mestres na área das finanças e os resultados foram uma merda.
O problema não era os financeiros.
Nisso os croquetes eram mestres. Não é isto que eu lhes criticava.
O problema era a incompetência na gestão desportiva.

Em vez de contratares ouro por 10ME e venderes por 40ME, estavas a contratar entulho por 3ME para depois os ofereceres a pagar parte do ordenado. E é nesta diferença colossal de resultados (desportivos e financeiros) que está TUDO!

Repito:
É onde está TUDO!
O resto é pouco relevante perante isto.

Gerir um grande em Portugal é uma atividade de risco muito dependente da competência ao nível do scouting. Atualmente, não vejo a mínima hipótese de fugir a isto!

Se não quiseres jogar este jogo, ou seja, se não quiseres arriscar, és comido por falta de comparência. Não tens competitividade. Ficas nos caixotes de lixo.
Se arriscares e correr minimamente bem, ficas como o FCP e SLB.
Se correr muito bem, podes ficar ainda melhor.
Agora…
É verdade…
Se fores muito mau podes estar lixado e ter que parar…

Já nos aconteceu isto.

O SCOUTING, A COMPETÊNCIA A ESCOLHER JOGADORES É TUDO!!!

2 Curtiram

Ficas e vai variando conforme o valor da transferência. Até pode ser mais, dependendo dos valores.

Não vai para o lixo, mas também não é teu no sentido de o conseguires capitalizar novamente com a aquisição de um novo ativo ou de investir propriamente na empresa em si. Serve para aquilo, pronto, é o que é.

Os clubes no nosso tempo de vida vão todos falir, aliás, até ao final desta década verás alguns clubes razoáveis a desaparecer completamente do mapa por esse motivo.

Então o que é que andaste a fazer na última vigência em Alvalade? Em termos desportivos não ganhavas nada de relevante, mas em termos económicos respiravas uma boa saúde financeira e as projeções eram de estabilidade e de crescimento.

Se estes tipos tem capacidade de fazer algo similar no plano económico ou algum dos gestores atualmente vigentes nos ditos grandes o consegue? Isso tenho quase a certeza que não, visto que essa blindagem passa, maioritariamente, por não investir mais do que se realmente pode e, principalmente, não utilizar uma espécie de esquema ponzi para cobrir essa falta de capacidade de gestão.

Nunca teve e bastou uma década da mesma, após a ““profissionalização”” da gestão dos clubes com a criação das SAD´s, para a do Sporting Clube de Portugal abrir falência.

Concordo quase na totalidade, mas também é verdade, que um conjunto de fatores externos e alheios ao nosso controlo, foram-te sempre afastando em alturas decisivas das vitórias.

O Porto acabou de fazer o maior empréstimo obrigacionista da história do futebol português porque não consegue tapar os outros dois anteriores e tem ordenados em atraso. O Benfica vive numa gestão completamente desequilibrada que os levará de novo para o buraco, se eles não meterem mão naquilo.

Um plano desportivo que permita alavancar o plano financeiro é muito importante, totalmente de acordo, mas não podes basear este último só no primeiro porque nem sempre ganhas.

1 Curtiu

Acho que não concordamos em quase nada do que acho essencial e do que acho que devem ser a nossas prioridades e preocupações. :slight_smile:
Concordar que o nosso problema normalmente tem sido de gestão desportiva é normal.
Com isso todos concordam.

Estou seguro que encaixando 70/80ME em vendas este defeso e reinvestindo metade com competência ficaremos muito bem dentro do contexto do futebol português.
Aliás, concretizando isso ficaremos numa situação em que há muito tempo não estávamos em relação aos rivais. E isto é que é o que realisticamente interessa…

PS:
Reconheço porém que a tua argumentação está bem fundamentada e é respeitável.
Não é uma opinião que se deva desprezar. De todo.

Outra coisa que o SCP deve fazer nos próximos 2 ou 3 meses é lançar uma Campanha de Sócios agressiva!
Sejam criativos!
Usem referências do clube!
Usem os obreiros das últimas vitórias!
Mostrem o quão cool é fazer parte da família SPORTING!
Há de certeza absoluta muitos Sportinguistas que estão mais recetivos que nunca a tornar-se sócios. Eu vi-os aos milhares pelas ruas de Lisboa…

Precisamos de cavalgar a onda destas vitórias no Campeonato de futebol e nas Ligas Europeias no futsal e no hóquei. Parece-me um momento ideal para aumentar muito o nosso número de sócios.

E não nos esqueçamos que a força das nossas modalidades depende MUITO das quotizações.
Também não podemos perder esta oportunidade!

Volto a repetir:
O SCP terá nos próximos meses uma oportunidade única, uma oportunidade como já não tem há muito tempo para se posicionar numa situação desportiva e financeira como eu nunca vi em comparação com os rivais.
Só depende de boa gestão.
Só depende de cumprir o que estou a dizer neste tópico…

Vendas bem feitas, compras acertadas e campanha de sócios a aproveitar o momento.
Este é o mapa do tesouro do sucesso desportivo no futebol e nas modalidades aliado ao sucesso financeiro.
Não me lembro de uma oportunidade em que isto tenha sido tão possível de concretizar.

APROVEITEM ISTO!

Sem problema nenhum, estamos a trocar impressões e divergimos na estratégia para alcançar o mesmo fim, algo em que ambos concordámos.

Eu não acho que seja muito viável investir 40M em contratações, visto que o orçamento do departamento de futebol profissional, com todos os custos que acarreta, andará na ordem dos 70M. A própria estratégia que o treinador está a começar a passar para a próxima época, parece-me, na minha opinião, ir de encontro a essa realidade.

Temos obrigações delicadas porque a gestão da SAD tem sido, como já referi anteriormente, feia num modelo de roleta russa.

Verdade!

Gerir quando há dinheiro a rodos é muito fácil.

Sem dinheiro é que se vêem os verdadeiros gestores.

Tens a época hipotecada. Nem vais sentir o cheiro dos milhões da champions pois tens de alimentar o braguilha. E ainda se fala do esgaio… Somos Mais uma teta do Mendes!!!

Bonita história de ficção. E com final feliz e tudo. Claro que depois vem a realidade esfodilhar esse lindo conto. Visto e revisto. Já cansa andar neste guião batido.

Numa das gestões mais OPACAS que me lembro de ver no Sporting, com negócios a transpirar fedor por todos os poros, tomar estes textos e considerações como realizaveis para mim é mais uma prova caval que ou estamos perante propaganda desavergonhada com perante Alienação total da realidade.

Com todo o respeito, deixe-se estar na ignorância (desconhecimento) porque esta é de facto uma bênção. Também eu queria andar bêbado de felicidade como vejo tanta alminha por aí… Queria. Mas eu cá gosto mesmo é de saber com o que conto. 40s e alguns já dão para perceber que as fadinha ficam bem é no Canal Panda.

:face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth::face_with_hand_over_mouth:

Adoro.

E não saímos disto.
Continua-se a não perceber o papel dos bancos nisto. Depois, quando os queixos caírem todos, dizem-se surpresos.

Diz–me uma coisa:
Alguma vez analisaste um RC do SCP?
Ou, pelo menos, a evolução das demonstrações de resultados da SAD ano após ano.
É que se não o fizeste, para mim é perda de tempo estar a falar com alguém que, no fundo, me chamou de ignorante e depois não estudou o grau zero sobre a matéria para vir discorrer um conjunto de clichés apocalipticos que, confirmando-se os 2 pressupostos que referi, não vão claramente ocorrer. Para isso confesso que não tenho tempo e nem paciência.
Já não perco tempo a responder a qualquer um.
Estar-te a responder ainda é sinal de respeito.
Espero que o mereças.

É que uma coisa é um forista divergir nas opiniões mas perceber-se que sustenta com solidez as suas opiniões. Por exemplo, eu divirgo do forista @reaction mas respeitei muito a sua opinião porque foi bem sustentada. Vi claramente que é uma pessoa que já fez algum estudo sobre esta matéria.

Outra coisa foi o que tu fizeste.
Mas também é a tal coisa:
Achas que vai ser o caos e que a minha opinão é uma tanga?
Who the fuck cares?
Esta é a minha opinião.
Quem concorda, concorda.
Quem não concorda, não concorda. :wink:

1 Curtiu

Eu não aproveito nada, quem precisa de aproveitar é esta Direção.
Estou bem assim, não preciso de pagar quotas para continuar a ser Sportinguista.

Tudo isso que referiste já foi feito no anterior mandato e destruido por esta Direção, que em apenas 2 anos perdeu cerca 60/70 mil sócios. O resultado de expulsar, perseguir, insultar e humilhar sócios é esse.

A ideia que fica é que só recorrem à escumalha, quando precisam de dinheiro e se estão a afogar em prejuizo. Deram-nos o titulo, mas não chega. Pelo menos para mim.
Precisam de ser mais humildes, de reconhecer que erraram e estarem dispostos a unir o Sporting (mas a sério, não é só de slogan), dialogar com as claques, reintegrar BdC e acima
de tudo, serem transparentes com os sócios, porque o Sporting não é uma ditadura, nem é um clube social para os croquettes se pavonearem e meterem ao bolso.
Para isso, não contem comigo.

2 Curtiram

Só as respostas do @reaction indiciam um conhecimento dos números do scp muito superior do que os números avulsos que lanças-te.
Quanto a ler relatórios… Onde andam eles? O teu presidente ainda está há quase um ano que tinha obrigação de apresentar um RC de 2019/20 e um orçamento desta época que está a acabar em fins de Junho. Daqui a nada tens mais um RC desta época e orçamento para a próxima época a virem encavalitados. E tu, como sócio que imagino que sejas, vens aqui com a converseta de se leio ou não relatórios quando só apresentas conversa para encher. Muito bla bla e pouca coisa a espremer, pouco sumo. E para rematar, ainda chancelas como a solução milagrosa… “vão por mim e tal…”
Ficas a saber que não leio patranhas nenhumas que estes usurpadores apresentem pois não acredito numa única palavra saída da boca imunda desta gente. Porque ao contrario de alguns, não esqueço nem passo o pano a toda a vergonha que vem de 2018. Ponto. Por isso, não penses que me condicionas com as tuas insinuações pq o que mostraste saber de nros de relatorios, enfim…
Who cares??? A sério??? Agora estamos com conversas de secundária, é isso??? Hahahahahahaha
Enfim. Como disse, ou é propaganda desavergonhada ou ignorância. Como te pavoneaste com a sabedoria dos RC e tal, vou assumir que os leste, logo, não és ignorante, mas sim um propagandista desavergonhado.

A minha opinião não te interessa?
E…?

Pois aqui vai uma que ostento desde o início de toda esta fantochada que se tornou o SCP:

SEM MEMÓRIA NÃO HÁ FUTURO, SEM JUSTIÇA NÃO HÁ PAZ.

Podes andar aqui a discutir fantasias com números bonitinhos mandados ao ar e toda essa adivinhação. Tudo léria. No fim de contas, o clube continua partido como nunca. E mais depressa mando tudo às malvas do que perder tempo a discutir cenários em cima deste EMBUSTE.

E olha que o @courela, aí em cima, parece ter memória fresca. E não esquece. Sabes pq? Porque há coisas que não estão à venda e que não se atiram para atrás das costas.