Estou mesmo feliz com o meu SCP!
Depois de tudo o que sofremos ao longo das últimas décadas.
Depois da enorme desilusão que foi a forma como o BdC teve que sair do SCP e a grave crise que surgiu no pós-alcochete. É verdadeiramente incrível a oportunidade que estamos a ter de ver o ressurgimento do nosso clube quando muitos disseram que podia ter sido o nosso fim.
A saúde de um clube vê-se através do sucesso desportivo (com privilégio para o futebol) e através da situação financeira.
Em termos desportivos, esta é uma das melhores épocas da história do clube, senão mesmo a melhor de sempre:
É difícil igual uma época com 2 títulos no futebol (um deles o mais importante de todos – o campeonato) e 2 títulos europeus em 2 modalidades nobres como o futsal e o hóquei.
As conquistas no futebol, especialmente o campeonato, foram verdadeiramente históricas, não só pelo tempo que tivemos que esperar para as saborear mas também pela forma como foram conquistadas. Mas as conquistas nas modalidades, essas foram mesmo verdadeiramente épicas.
Curiosamente, foram 2 vitórias de virada por 4-3 depois de estarmos a perder por 2-0.
Conseguir isto em 2 finais europeias é absolutamente incrível.
Conseguir isto no futsal contra um colosso como o Barcelona, isso vai diretamente para a história do nosso clube como um momento inesquecível, um dos momentos mais altos de sempre do nosso clube.
Finalmente, temos um Sporting competitivo!
O Sporting que nós queremos!
Agora segue-se o grande desafio de manter ou melhorar a nossa competitividade!
ISTO AGORA É TUDO!!!
Para isto ser possível, falta-nos ganhar um campeonato:
O campeonato das finanças!
Normalmente, é aqui que está a chave do sucesso desportivo.
E como todos sabemos, é no futebol que se joga a situação financeira de qualquer clube grande português.
Depois de tudo o que conseguimos, segue-se agora um momento absolutamente crucial para nós.
É aqui que se vai decidir tudo!
Analisando as contas do SCP, e assumindo que a Champions, na pior das hipóteses, vai representar uma receIta pouco superior a 30ME, precisamos de fazer o seguinte exercício:
1-
Fazer vendas a rondar os 75ME.
Penso que podemos conseguir este valor com a venda do Nuno Mendes e de outro jogador.
Com isto equilibramos o triénio (2019/2022), ou seja, não só equilibramos as contas desta época como a próxima também.
Aqui a alternativa é fazer vendas de apenas 55ME (o Nuno Mendes chegaria) e assumir que passamos a fase de grupos na champions. Estando no pote 1 não é assim tão impossível…
2-
Substituir as 2 saídas e reforçar a equipa para nos mantermos como sérios candidatos ao título.
É aqui que se vai decidir o futuro do SCP!
Podemos investir tranquilamente entre 30 e 40ME.
Se conseguirmos cumprir estes 2 passos absolutamente cruciais, o SCP estará recuperado desportiva e financeiramente.
Desportivamente, manteremos ou melhoraremos a nossa competitividade que este ano já está a dar cartas.
E financeiramente, equilibraremos já este e o próximo exercício (o que é um privlégio) e ficaremos ainda com um pipeline de vendas (Inácio, Porro, Palhinha, Nunes, Bragança, Gonçalves, Nuno Santos, Jovane, Tomás e compras…) que garante o nosso futuro por 4 ou 5 anos à vontade.
É isto que está em causa!
Não podemos falhar esta oportunidade ÚNICA!
O nosso futuro decide-se AQUI E AGORA!
Por favor, não falhemos isto!
QUERO UM SPORTING FORTE E SUSTENTÁVEL!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!