FAQ, Ajuda e Recomendações

o geneall.net só tem famílias nobres ou ascendência nobre, não é? Vais lá encontrar os fundadores do Sporting, mas poucos jogadores…

Não fazia ideia que o zerozero era fruto de contribuições voluntárias, pois é o site mais completo que eu conheço no que diz respeito a jogadores.

Se tiveres alguma dúvida apita que eu ajudo naquilo que poder, e já agora também poderias editar na nossa Wiki aquilo que descobrires para além do que já temos.

Se é não sabia. O Penafiel era Marquês, mas o Picão Caldeira que também encontrei lá que eu saiba não era nobre.

Contem com isso. E como o zerozero tem mais visibilidade que a nossa wiki, pode ser que os adeptos de outros clubes onde os nossos jogadores tenham jogado comecem a preencher as páginas deles por lá.

gente que não é nobre mas que tem ascendência nobre está lá também; por ex. imagina o 3º filho da 5ª filha da 8ª neta de um conde, não tem título nenhum mas está no geneall.

Já usava o GeneAll para encontrar muita personalidade relacionada com o Sporting e confirmar datas de nascimento e falecimento. Infelizmente alguns registos só são acessíveis em toda a sua extensão com subscricão paga.

Encontrei a página do Gastão Pinto Basto, da família que introduziu o futebol à sociedade lisboeta, e já estive a completar a página dele na wiki.
Felizmente nos primeiros anos de história do clube há vários jogadores de ascendência nobre.

Nº 213

Núcleo Sportinguista de Vialonga

Rua Manuel Inácio Braga
Parque Infantil do Cabo
2625 - 581 Vialonga
Tel: 219 522 149
Data de fundação: 01/07/2000

não sei se a intenção era dar esta informação! Se sim, obrigado. Mas por ex. aqui
http://dn.sapo.pt/especiais/interior.aspx?content_id=989190&especial=Sporting&seccao=DESPORTO
há uma lista (com alguns erros) dos núcleos todos, eu pessoalmente só faço uma página se tenho mais uma coisita qualquer, um mínimo de informação, por ex os estatutos , ou actividades, ou notícias de alguma festa de aniuversário do Núcleo com intervenção de algum dirigente do Sporting em que diga alguma coisa interessante.

Não sei se é de fazer esboços só com o nome do Núcleo e morada ou não, se calhar é.

Em qualquer dos casos, se tiveres mais informação sobre o Núcleo de Vialonga, por favor diz! :great:

O Núcleo foi formado com base no desenvolvimento e convívio Sportinguista na vila de Vialonga e arredores.
Tem como objectivo promover o Sporting Clube de Portugal e apostava forte na angariação de sócios (apostava, agora não sei porque sinceramente nem sei quem está à frente do núcleo), promovia viagens até Alvalade aos habitantes da vila para verem o Sporting ao vivo.

No jantar do 2º ou 3º ano (não tenho a certeza) do núcleo estiveram presentes Sá Pinto, Iordanov e Pedro Barbosa, se a memória não me atraiçoa foram apenas estes 3.

No entanto se conseguir mais alguma coisa imediatamente adicionarei aqui. :great:

OK, fiz um pequeno esboço; o que seria bom seria

1. Uma foto qualquer, por ex. do emblema do Núcleo, da sede, ou de qualquer material promocional do Núcleo

2. saber por ex os nomes dos fundadores

3. Saber o que faz hoje em dia!

4. saber se isso do Sá Pinto e Iordanov foi no 2º se no 3º aniversário…

Vou tentar saber tudo mais concretamente.

Assim que tiver algo de mais certo informarei. :great:

Para adicionarmos fotos na wiki, devemos enviar o ficheiro algures para o servidor da wiki ou podemos usar um link externo?

upload! Na barra do lado esquerdo tens Ferramentas > Carregar ficheiro

Depois, como meter numa página, o que eu faço é ir a uma onde já haja fotos e copiar, por ex. no https://www.wikisporting.com/index.php?title=2011-02-24 SPORTING-Rangers tens, quase no fim

|imagens =
[[Imagem:2011-02-24SPORTING-Rangers02.jpg|190px|thumb|left|Pedro Mendes marcou]]
[[Imagem:2011-02-24SPORTING-Rangers01.jpg|190px|thumb|left|Djálo também]]
[[Imagem:2011-02-24SPORTING-Rangers04.jpg|190px|thumb|left|João Pereira não marcou]]
[[Imagem:2011-02-24SPORTING-Rangers05.jpg|190px|thumb|left|Postiga também não]]
[[Imagem:2011-02-24SPORTING-Rangers03.jpg|190px|thumb|left|Desalento]]

Vê bem estes códigos, é simples de entender. Para meteres mais imagens, é só acrescentar. Para meter vídoes vai ao Ajuda, lá explica as diferentes maneiras consoante a fonte, ou podes ir a uma página que já tenha (as deste ano têm quase todos, mas é diferente se for youtube ou sapo ou outra coisa).

Se a página ainda não tiver nem fotos nem vídeos nem história do jogo, tens que meter no fim, antes do }} final, os "elementos adicionais, fica assim:

|historia =
|videos =
|imagens =

}}

e agora já podes meter as fotos, por ex. ficaria

|historia =
|videos =
|imagens =
[[Imagem:2011-02-24TorcidaVerde01.jpg|190px|thumb|left|Coreografia da Torcida Verde]]
}}

Obrigado Nuno.

Neste caso a foto ficou um pouco deslocada das outras… :frowning:
http://www.wikisporting.com/index.php?title=2009-08-18_Sporting_-_Fiorentina
Qual terá sido o erro?

aquilo é metido de forma automática, eu ainda não entendi como é que se faz para ficar melhor… tenho ideia que se pode resolver usando o gallery, vê Ajuda:Imagens | Wiki Sporting

Image:"Nome da imagem 1"|"Legenda" Image:"Nome da imagem 2"|"Legenda" ...

Não sei se este é o campo certo para fazer sugestões, mas propunha a criação de uma página para o Diogo Neves, actual atleta do nosso kickboxing que vem somando feitos internacionais. A secção só conta ainda com dois nomes, Fernando Fernandes e Pedro Kohl.

Peço desculpa por estar a desenterrar este tópico, mas penso que seja o mais apropriado.

Na página inicial da Wiki está um pequeno destaque a informar os leitores o que aconteceu neste dia e estão lá dois nascimentos.
Não sei como é feita essa ligação, mas por exemplo no record está lá a informação de que João Rocha tomou posse neste dia.
Seria possível colocar mais informação,outros acontecimentos, ou essa teria de ser colocada manualmente para todos os dias ?

Vejam isto como uma sugestão de quem pouco percebe da coisa e não como uma crítica. :stuck_out_tongue:

Todo e qualquer acontecimento tem de ser colocado manualmente, a Wiki nao consegue de outra forma “adivinhar” o que aconteceu em tempos idos. E sim, claro que é possível acrescentar acontecimentos.