FAQ, Ajuda e Recomendações

Existem muitas questões relacionadas com o funcionamento da wiki e esperamos com este tópico esclarecer os foristas que se deparem com uma ou várias situações incómodas ou difíceis de resolver.

Como aceder à Wiki?
É simples, basta usar o link referido no início desta mensagem ou em alternativa clicar nos links gráficos que temos disponíveis, um deles no menu principal e o outro no canto superior direito do ecrã:

Como a Wiki tem um login automático, qualquer forista que esteja logado no fórum, estará logado na wiki de modo automático.

Como participar na redacção de textos da Wiki?
Se já fores membro registado (independentemente do estatuto) poderás editar a wiki praticamente toda. Estás autorizado a criar páginas, editar as existentes, carregar imagens ou outros ficheiros, ou seja, praticamente tudo o que é possível de fazer numa wiki. É só experimentar e não há o risco de “estragar” seja o que for, já que dá sempre para prever as alterações ou repor versões anteriores, seja ela qual for. Convém, no entanto, ter algum bom senso na hora de editar para não andar a alterar constantemente algo que outros escreveram. É para isso que serve este fórum. :wink:

Como me orientar pela Wiki?
Existem já várias páginas e links que ajudam a navegar na Wiki. A navegação é simples e a estrutura do estilo árvore. Ainda há muito por fazer e é natural que a estrutura fique mais complexa à medida que se vai avançando, mas é bastante intuitiva e a sensação de desorientação passa ao fim de alguns minutos. Aqui fica um esboço da estrutura inicial da wiki aquando do seu lançamento:

Quem gere a wiki (admins)?
A gestão da wiki é feita por um conjunto de Admins. Podes encontrar a lista no separador do Staff do menu principal. Tratam-se de foristas como vocês que aceitaram dedicar algum do seu tempo a conceptualizar a wiki e a monitorizar as alterações efectuadas. Não se quer com isto tentar controlar o que é escrito, mas sim ter pessoas que tenham noção do que são bons conteúdos, boas práticas de formatação dos artigos, com capacidade para dar apoio em relação à estrutura pensada da Wiki e a outras questões relacionadas com o funcionamento da wiki.

Tenho dúvidas sobre determinado conteúdo. Como posso discutir o assunto em vez de o publicar de imediato?
É para isso que existe esta secção no fórum. Quem já usou uma wiki sabe bem que existem as chamadas páginas de discussão na própria wiki. Queremos evitar isso e tentar que a discussão se dê aqui no fórum. Pensamos que, deste modo, a discussão acaba por ser mais profíqua e fácil de ser seguida por todos os foristas.

Estou com problemas a visualizar conteúdos e imagens que aparecem “esquisitas” na minha janela. Isso é normal?
Não, não é normal. Existem alguns problemas conhecidos, mas tudo deve aparecer como na imagem abaixo. Caso tal não suceda, certifica-te que estás a usar o Firefox como browser e não o Internet Explorer (que não respeita as regras básicas convencionadas da formatação) ou outro qualquer. Se mesmo assim tiveres dúvidas, basta colocá-las aos Admins da Wiki ou do Fórum SCP.

Desde a época passada que tenho colocado os links dos golos de todos os jogos do Sporting num tópico do Media Center do Sporting.

Suponho que agora possa colocar os links para esses vídeos nas páginas dos respectivos jogos do Wiki, pode ser?

Sim. Podes colocar em lista (é só veres nas páginas de ajuda que o MRG fez como é que se fazem listas) ou então usar a extensão que faz embedd para o youtube. Procura pela página do Cantinho do Morais para veres um exemplo (basta carregar no editar para veres o código-tipo).

O nome da pagina e a forma como vai ser integrada na estrutura também são aspectos importantes, mas podem ser alterados a qualquer altura, pelo que o importante mesmo é colocar o conteúdo.

Agradecia a todos os que tivessem o Almanaque do SPORTING para aproveitarem este Wiki de forma a colocar resultados/jogadores/marcadores/equipas aqui neste novo espaço.

Assim que tiver novamente o livro em minha posse farei o mesmo.

Agradeço a todos os SPORTINGUISTAS pelo trabalho realizado! :clap:

Como se editam os nomes dos jogadores? Já vi uma gralha, o nome “Belajic” quando é claramente “Balajic”, tal como o to-mane refere e muito bem no restante texto sobre o jogador em causa.

Só percebi como se muda o texto sobre o jogador, mas não o nome em si.

Eu ofereço-me a ajudar…Principalmente sobre Rugby, devido a ser praticante…

GRANDE ideia este wiki… :clap: :clap: :clap: :clap:

Boa malha fransil. Obrigado.

Já agora, boa contribuição logo para começar. :great:

Apenas foram uns detalhes, mas obrigado…

Eu até agora o que encontrei é um grande texto contendo a história toda do rugby em Portugal, mas em que falava pouco do Sporting…

Continuarei a procurar…

Apenas uma palavra: ESPECTACULAR! :clap:

Muito obrigado a todos.

Muitos parabéns por esta iniciativa.
Óptimo trabalho.O Fórum ficou mais rico.

Excelente adição ao forum.

Os meus parabéns a todos os envolvidos.

ISto está excelente, parabéns aos envolvidos :wink:

Não sei o local mais indicado para esta sugestão, mas:

para completar o palmarés do Futebol, porque não adicionar lá as denominadas Taças “O Século” e mesmo o prestigiado Teresa Herrera? Ficava mais completo e impressionante.

Sobre a Taça “O Século”: http://www.pfutebol.com/forum/viewtopic.php?f=54&t=5665

Estás à vontade para completar tu mesmo.

Ok, já coloquei lá essas duas sob o “Competições Particulares”. Penso que há mais uma ou outra, quem s e lembrar de mais coloque lá. E pelo menos a curiosidade da Taça “O Século” pode ser completada com uma hiperligação/página própria.

O Sporting conquistou inúmeros troféus particulares, eu tenho estado a tomar nota dos mais relevantes para mais tarde acrescentar essa parte, mas se quiserem ir adiantando o serviço estão à vontade.

A propósito das Taças O Século, que tinham escapado à minha lista, lembrei-me também da Taça Império que assinalou a inauguração do Jamor e que para muitos foi uma espécie de Supertaça, já adicionei.

Entretanto emendei as datas da Taça o Século que se referem aos triénios 46/49 e 50/53

Não sei até que ponto pode ser útil, mas:

http://www.sporting.pt/Info/Biografias/biografias.asp

Não sei até que ponto posso estar enganado, mas acho que já existiam algumas biografias no site. Mas acho que agora sofreram uma renovação e colocaram mais biografias. Deve ser alguma dor de cotovelo :mrgreen:

Mas é uma boa ajuda para actualizar/adicionar alguma informação na Wiki.

Já estive a dar uma vista de olhos e efectivamente é como o MRG diz, já lá havia algumas biografias e recentemente acrescentaram outras.

Infelizmente não há muita informação nova porque na maior parte dos casos limitaram-se a copiar o que já há por aí resultando daí a repetição de erros, que revelam falta de cuidado e de conhecimentos.

Por exemplo diz-se que o Morais jogou a extremo esquerdo na Finalíssima da Taça das Taças devido à lesão do brasileiro Dé, que na verdade era Bé. Dé foi outro brasileiro que jogou no Sporting nos anos 70.

Bem pior é o caso de Juca onde se diz

Acabou a carreira de futebolista em 1958, devido a uma lesão que o afastou prematuramente dos relvados, aos 33 anos de idade.

E dois parágrafos abaixo

Como treinador, Juca ganhou o Campeonato Nacional de 61/62, tornando-se o mais jovem treinador a ser campeão, com 33 anos.

Ora Juca nasceu a 13 de Janeiro de 1929, e como diria o outro é fazer as contas. ^-^

Não sabia onde colocar esta sugestão, mas era boa ideia na página de cada artigo existir a possibilidade de enviar o mesmo por e-mail. É complicado de implementar? Acham que esta ideia não faz sentido?