Existem muitas questões relacionadas com o funcionamento da wiki e esperamos com este tópico esclarecer os foristas que se deparem com uma ou várias situações incómodas ou difíceis de resolver.
Como aceder à Wiki?
É simples, basta usar o link referido no início desta mensagem ou em alternativa clicar nos links gráficos que temos disponíveis, um deles no menu principal e o outro no canto superior direito do ecrã:
Como a Wiki tem um login automático, qualquer forista que esteja logado no fórum, estará logado na wiki de modo automático.
Como participar na redacção de textos da Wiki?
Se já fores membro registado (independentemente do estatuto) poderás editar a wiki praticamente toda. Estás autorizado a criar páginas, editar as existentes, carregar imagens ou outros ficheiros, ou seja, praticamente tudo o que é possível de fazer numa wiki. É só experimentar e não há o risco de “estragar” seja o que for, já que dá sempre para prever as alterações ou repor versões anteriores, seja ela qual for. Convém, no entanto, ter algum bom senso na hora de editar para não andar a alterar constantemente algo que outros escreveram. É para isso que serve este fórum.
Como me orientar pela Wiki?
Existem já várias páginas e links que ajudam a navegar na Wiki. A navegação é simples e a estrutura do estilo árvore. Ainda há muito por fazer e é natural que a estrutura fique mais complexa à medida que se vai avançando, mas é bastante intuitiva e a sensação de desorientação passa ao fim de alguns minutos. Aqui fica um esboço da estrutura inicial da wiki aquando do seu lançamento:
Quem gere a wiki (admins)?
A gestão da wiki é feita por um conjunto de Admins. Podes encontrar a lista no separador do Staff do menu principal. Tratam-se de foristas como vocês que aceitaram dedicar algum do seu tempo a conceptualizar a wiki e a monitorizar as alterações efectuadas. Não se quer com isto tentar controlar o que é escrito, mas sim ter pessoas que tenham noção do que são bons conteúdos, boas práticas de formatação dos artigos, com capacidade para dar apoio em relação à estrutura pensada da Wiki e a outras questões relacionadas com o funcionamento da wiki.
Tenho dúvidas sobre determinado conteúdo. Como posso discutir o assunto em vez de o publicar de imediato?
É para isso que existe esta secção no fórum. Quem já usou uma wiki sabe bem que existem as chamadas páginas de discussão na própria wiki. Queremos evitar isso e tentar que a discussão se dê aqui no fórum. Pensamos que, deste modo, a discussão acaba por ser mais profíqua e fácil de ser seguida por todos os foristas.
Estou com problemas a visualizar conteúdos e imagens que aparecem “esquisitas” na minha janela. Isso é normal?
Não, não é normal. Existem alguns problemas conhecidos, mas tudo deve aparecer como na imagem abaixo. Caso tal não suceda, certifica-te que estás a usar o Firefox como browser e não o Internet Explorer (que não respeita as regras básicas convencionadas da formatação) ou outro qualquer. Se mesmo assim tiveres dúvidas, basta colocá-las aos Admins da Wiki ou do Fórum SCP.