Faleceu Clive Sinclair - Inventor do ZX Spectrum

Fonix, era mesmo!! :sweat_smile:

2 Curtiram

Estamos velhos.:sunglasses::sunglasses::sunglasses:

2 Curtiram

Não sou da geração que teve a honra e o prazer de jogar nestas maquinas, mas sou da geração que aprendeu e que teve a honra de jogar com a evolução decorrente destes dispositivos. Um muito obrigado e RIP.

Foram uns tempos que marcaram mesmo.

2 Curtiram

Quem quiser matar saudades de alguns jogos;

http://torinak.com/qaop/games

6 Curtiram

O meu primeiro jogo no Spectrum. E o Spitfire.

2 Curtiram

Eu sei que o tópico não tem a ver com isso, mas nos anos 70 e, principalmente, nos anos 80 do século passado fez-se… a melhor música de sempre!

:call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2::call_me_hand:t2:

2 Curtiram

Eu vou mais longe e digo de 1970 a 2000

3 Curtiram

Já agora, quando passarem pela zona centro, Cantanhede, podem sempre visitar o primeiro Museu do Mundo dedicado especificamente ao ZX Spectrum:

Meu jogo preferido, já agora, Paradise Café :smiley:

5 Curtiram

Arnaldoooooooooooo … lol

1 Curtiu

nãooooo tantas horas a dar murros no gravador para ler os jogos naãooooooooooooooo

BombJack era o meu jogo preferido também.
Velhinha loja Triudus na estação terminal do Rossio, acho que foi lá que comprei o meu Spectrum com o 1º dinheiro de trabalho.

1 Curtiu

O Sir Clive que me desculpe, mas eu comecei por aqui:

:smiley:

Claro que sem o icónico ZX Spectrum, nada daquilo teria acontecido.

Curiosamente, ainda esta semana salvei um Commodore Amiga 600 que a minha sogra ia colocar no lixo. :laughing:

1 Curtiu

Ainda eu e o meu irmão só tinhamos o 48k e já um grande amigo nosso estava a comprar este:

Já era top, só a “qualidade” das teclas era logo outra cena.
Passados uns tempos compranos nós o 128k+2 :grinning_face_with_smiling_eyes:

Bons tempos.

Wikipedia:

A máquina foi lançada no outono de 1983 e era a grande aposta da Timex para as vendas de Natal daquele ano. Os resultados, contudo, foram decepcionantes, mesmo levando-se em conta que o TS2068 era um equipamento muito superior ao TS2048 (este pouco mais que um Spectrum de 48 KiB melhorado). Poucos meses depois, na primavera de 1984, a Timex Computer Corporation encerrou suas atividades.

1 Curtiu

Caramba, e com essa foto percebi que até hoje menti sempre que falei que o 48k foi a primeira máquina que tive. Eu tive um desses, que depois deixou de funcionar e veio um 48k. E eu pensava que era a mesma coisa mas numa cor diferente.

Uns primos meus tinham um destes. Havia outro Timex, na altura, mas este tinha o aspecto mais refinado.

Fiquei a saber, há uns dias, que isto não era exactamente compatível com o ZX Spectrum e que era necessário um cartucho que fazia emulação. E eu, de facto, lembro-me dos meus primos mexerem nesse cartucho.

Aparentemente, havia software próprio para o modo Timex nativo, que corria a partir de cartuchos.

Eu tive um 128+2. O meu pai, ainda hoje, diz que foi a prenda que me deu que mais me prendeu a atenção. Eu lembro-me de ter ficado eufórico. Custou 40 contos e foi comprado na Triudus das Amoreiras.

Comprava jogos, em Sacavém, numa loja que vendia electrodomésticos e gás, perto da Junta de Freguesia (já não me lembra o nome). E ia à Portela de Sacavém, também, mas mais de vez em quando.

As lojas de informática tinham uma aura de magia. Creio que, quando saíram as primeiras consolas, o ambiente dessas lojas ainda mantinha esse ambiente atractivo e mágico.

Joguei muitos jogos, de que gostei, como é normal. Outros que comprei que eram uma valente merda. Mas o primeiro grande jogo de futebol management, para mim, foi o Tracksuit Manager. Ser seleccionador, com nomes reais de jogadores…que ■■■■ de emoção. Uma espécie de CM ou Fm antes do seu tempo.

2 Curtiram

Eu lembro-me vagamente de alguém ter um Timex na altura em q o ZX Spectrum era o computador da moda para os jogos, antes de aparecer o Amiga mas n sei se o Timex dava para jogar com as cassetes como o Spectrum.

Sei é q a dada altura mesmo já depois dos PC q n sei se era a epoca dos 286 ou 386 a parte gráfica do Amiga era bem melhor para os jogos.

Lembro-me em Almada de venderem uma data de jogos pirateados numa loja em q os donos daquilo gravavam dos originais ali na loja com uma aplicação no computador, tanto para Amiga ou PC mas uns anos mais tarde acho q foi tudo de cana ou fecharam-lhes a loja com multa bem pesada…

Não tive o Amiga. Mas, saudosista como sou, andei quase para comprar uma board recente para o AmigaOS. Sempre me encantei pela simplicidade e velocidade dos Amigas, por via do OS simples mas funcional.

Depois, deixei-me disso. O Amiga foi top, mas hoje seria um dinossauro. O que se fazia com 2 Mb de RAM…hoje é gigas e gigas…uma estupidez.

1 Curtiu

Ainda tenho o ZX novinho na caixa.

Está comigo desde 1986, 87.

1 Curtiu

Óbvio, mas lembro-me q ali entre 91 e 93 um gajo ficava maravilhado com aquilo para jogos, era melhor do q no PC.

Falaste aí há pouco da Triudus ainda me lembro qdo apareceram lá PC’s da Schneider, aquilo era carissimo, já n sei a q preço seria hoje convertido em Euros, mas era mesmo caro.

@Clapton_Green era o 48 e 128 K n era?

1 Curtiu