Muito bom jogador, que deve de imediato ser excluído das nossas opções uma vez que é propriedade do braga.
A única hipótese era jogar com o tal contrato a expirar dentro de um ano (se é que ainda não renovou com eles), mas tendo em conta que o Battaglia estava na mesma situação e acabou por ficar relativamente “caro” e com um processo que se arrastou por algumas semanas, diria que em relação ao Fábio a coisa seria igual ou pior.
Mas não deixam de ser engraçados alguns dos argumentos utilizados para vetar o jogador. Neste momento se caísse de pára-quedas no nosso plantel, mesmo jogando com o pé contrário, era só indiscutível na extrema esquerda, posição de momento altamente carenciada. Não é consensual que nem Bryan nem Bruno César são neste momento opções para essa posição? É mentira que o Matheus (por muito potencial que tenha e tem) tem demonstrado estar ainda muito verde sendo o seu empréstimo esta temporada previsto por muitos? Podence não tem sido opção quase sempre como avançado? Iuri mesmo que venha a ficar no plantel deixou de ser um jogador que joga quase exclusivamente pela direita mesmos sendo esquerdino?
E em relação aos que temos “na formação” então é de rir. É que curiosamente até estamos a falar de uma das posições mais carenciadas nos escalões abaixo apesar do contra senso. Na B temos o Jovane e nos juniores o Elves. A menos que queiram esperar 2 ou 3 anos pelo Diogo Brás ou pelo Babacar Fati. Emprestados nessa posição que se tenham destacado = zero também.
Resumindo, jogador que devíamos ter aproveitado para incluir no negócio do Battaglia e que se calhar até tentámos, mas negociar com o braga já se sabe como é.
Não me acredito em nada do que dizem os jornais que seja referente a jogadores que segundo os mesmos interessam ao SPORTING, pois isso faz parte dos jornais que fazem isso todos as pré épocas, o filme é sempre o mesmo mudam é os nomes.
Em relação ao jogador acho um bom jogador e com capacidade para jogar quer no SPORTING quer em qualquer um dos granes em Portugal.
Tendo o Sporting Gelson na direita e sendo um jogador com capacidade para fazer 90x90, Iuri pode ser perfeitamente uma solução para a esquerda.
Tendo o Sporting Geraldes que diz JJ é para jogar como um ala fechado ou SA, está aqui mais uma opção para a esquerda. E direita.
Se e pelo Doumbia, o Sporting anda atrás de 1 avançado que possa ser alternativa para Dost E complemento e havendo Alan, Podence pode ser também perfeitamente opção para as 2 alas.
Lamento, não vejo em Fábio Martins uma mais valia relativamente ao referidos.
O Hernani no Guimarães mostrou muito mais esta época, e mesmo ele foi um falhanço rotundo em clubes como o Olympiacos e Porto(e tem muito mais futebol que o Martins).
Não basta uma réstia de talento para singrar num grande.
Dito isto, não tenho dificuldades em acreditar que seja um alvo do Sporting.Afinal o grosso das contratações feitas(embora não sejam muitos ainda) são jogadores da nossa liga.
Ainda assim acho um mau reforço (e certamente caro dado os contornos do negócio Battaglia).
Ps :Até o Heldon mostrou mais no Marítimo (até me lembro na cs desportiva de dizerem á boca cheia que era o melhor extremo extra grandes : ).O Wender também era outro que a cs andava com ele ao colo na altura.
Eu com essas opções verei sempre porque de todos esses nomes considero apenas Podence como uma opção válida para essa posição.
E em relação ao Iuri até estou protegido porque, tendo razão ou não, sempre referi a sua aparente dependência e respectiva previsibilidade em jogar na direita flectindo para o meio como o maior dos seus problemas. Acredito que possa render no meio como defendem muitos numa posição de SA no nosso sistema, mas isso está ainda para ser validado. Na esquerda é que acredito totalmente que fique muito limitado tendo em conta as suas características.
O Geraldes provavelmente podes pô-lo em qualquer posição do meio campo que ele é capaz apresentar rendimento, mas acredito que seja um caso em tudo similar ao do João Mário. Jogador de centro do terreno que pela sua qualidade é capaz de se adaptar a uma ala, mas preferencialmente pela direita.
Alan Ruiz considero uma utopia jogar numa ala pelo que também ficarei curioso caso Doumbia venha (e espero que sim) uma vez que são autenticamente dois galos para o mesmo poleiro.
Não estou a dizer que “precisamos” do Fábio Martins. É óbvio que qualquer um desses jogadores pode no mínimo ser opção para esse lugar (com excepção do Alan para mim) e existir uma perspectiva, maior ou menor, de que renda. Continuo é a achar que, à data, se o Fábio Martins estiver entre eles é a melhor opção para o lugar e dessa forma não faz muito sentido grande parte do desdém completamente despropositado.
Agora é mais fácil dizê-lo porque a imagem que temos do Héldon é a das duas épocas pouco impressionantes no Rio Ave, mas mesmo na época em que o contratámos em Janeiro o que o destacava em grande parte eram mesmo os golos que estava a marcar. Era, aliás, o melhor marcador extra-grandes quando veio para cá e em teoria era mesmo disso que estávamos a precisar dado que a fonte Montero já tinha secado e mais ninguém metia a bola na baliza. O Fábio não só tem números também engraçados como me parece ter muito mais qualidade no seu jogo. E não é sequer o típico extremo de equipa pequena pelo menos no perfil.
O Hernani se fosse dos nossos quadros era neste momento o dono do lado esquerdo do ataque por pouco que isso diga. E continuo a achar o Fábio um jogador mais evoluído e não tão unidimensional.
O Hernani tem 8 golos e 6 ast em 27 jogos, o Fábio tem 6 golos e 2 ast em 29 jogos.
O Heldon no ano em que veio tinha 10 golos e 3 ast. Este ano teve 5 ast.
O Fábio até pode ter melhores floreados e dar mais nas vistas em show off mas em efeitos práticos não tem números nenhuns.
Ressalvo, até nem o acho mau jogador mas é preciso aprender com o histórico da nossa liga, Marega, Licá, Hernani, Wender, Luis Filipe, Rafa, Heldon, Bebe…
O que não faltam são extremos que dão nas vistas nos pequenos mas depois vão para outro patamar e flopam.
Se vamos realmente apostar num extremo terá de ser numa real mais valia, num craque. Para encher chouriços já temos cá que chegue.
Acontece que eu fui das pessoas(houve mais) aqui no fórum que mais se insurgiu á contratação do Heldon (e não faltará gente aqui que o pode comprovar).
Claro que comentar depois dos acontecimentos se sucederem é fácil, é garantido que não se falha uma!
Tendo conhecimento de causa e acreditando nas minhas convicções eu pessoalmente não tenho problema algum em comentar em antemão( do que não sei simplesmente não falo ou comento, é uma regra simples que sigo).
Não tenho dificuldade em acreditar que o Fábio Martins seja um jogador referenciado, seguido ou mesmo inclusive que hipoteticamente esteja a ser negociado nesta altura( completaria aquilo que se tornaria um padrão nas contratações feitas esta época).
Pessoalmente acho uma má aposta, e olhando para a forma implacável com que o Salvador negociou o Battaglia certamente estamos na presença de um atleta que custaria alguns milhões ao Sporting (o Argentino só tinha um ano de contrato e saiu pelo preço que saiu).
Quanto ao resto, o tempo encarregar-se á de tecer a sua justiça.
Ps : Agora para mim uma coisa é mero facto, extra grandes o Hernani foi o melhor extremo e o Martins nem aos calcanhares lhe chegou.
Números descontextualizados significam nada. Caso contrário eu e tu podíamos ser scouts de top mundial. Ambos sabemos pegar em estatísticas e ver quais são os números maiores e os menores.
Fábio Martins tem o que é preciso, e mais qualquer coisa.
Mas se puder vir o do River Plate, por mim melhor. Quem não gostar desse…
O Fabio Martins é superior ao Hernani, é muito mais inteligente e nao repousa apenas na sua velocidade enquanto que o Hernani é o tipico corre para a frente e fé em deus, de vez em quando saca uma finta e tal e pronto. Bom para Guimaraes, flop no Porto pois nos grandes é preciso ser melhor taticamente, saber jogar por dentro, ser melhor nos passes etc…
Gosto do Fabio Martins e até acho que conseguia ser ala no nosso sistema mas gostava mesmo era de o ver adpatado a lateral direito. Este sim era um bom Coentrao.
Nao vejo necessidade contratar qualquer ala para esta época.
Se tudo se resumisse a números, não eram precisos Directores Desportivos e Scouters nos clubes, bastava criar-se uma base de dados e filtrar-se os números.
Que números teria o Gelson nas assistências por exemplo, se em vez jogar ao lado do Dost, tivesse o Castaignos a titular a época toda?
Pessoalmente, contaria com Iuri, Geraldes, Gelson e Podence para as alas.
Eventualmente com Iuri ou Podence para SA, que até é aí que JJ tem apostado no Daniel.
Sabendo-se da subutilização do Chico e dos constantes empréstimos de Iuri, só vejo com bons olhos que o seu espaço seja novamente tapado por jogadores de nível superior.
Não me parece de todo que seja o caso de Fábio Martins.
O “agora é mais fácil dizê-lo” nem era para ti, era para mim. Realçaste o rendimento do Héldon quando o fomos buscar para fazer um paralelo com o Fábio Martins e eu até desvalorizei um bocado o rendimento em si para realçar que foram muito importantes os números, os golos que estava a fazer na altura. Claro que agora faço-o com mais facilidade dado que o jogador claramente estagnou e está há 2 anos no Rio Ave sem se destacar por aí além.
E na altura claro que concordei com a sua vinda. Tínhamos um saco de caramelos para reforços depois de termo gasto menos de 4 M no Verão (nem sei se era suposto haver reforços nessa janela de transferências), e fomos buscar o maior goleador do campeonato à data fora dos 3 grandes numa fase em que o nosso maior problema era precisamente esse. O Montero já não marcava desde novembro, o Slimani ser titular ainda era uma utopia e extremos como o Capel e o Carrillo sempre foram muito pouco dados a marcar. Como bónus para animar a malta, ainda tivemos direito no último dia de mercado a…Shikabala.
No papel a coisa fez sentido, da mesma forma que agora, num negócio com moldes agradáveis que o braga não permitirá não desdenhava de todo o Fábio Martins. Se me derem a escolher entre ele e o Pity, acho que toda a gente percebe qual é a opção.
Sondagem por Fábio Martins
11:28 - 23-06-2017
A- A A+
Noticia o jornal A BOLA na edição impressa desta sexta-feira que o Sporting fez junto do SC Braga uma sondagem para perceber em que condições poderia no futuro avançar para a contratação de Fábio Martins.
Um contacto que significa apenas que o futebol do extremo bracarense que na época passada esteve emprestado ao Chaves agrada ao Sporting e principalmente a Jorge Jesus, mas ainda não significa que os leões equacionem para já avançar para a contratação do jogador.