Façam O Vosso 11 De Sonho!

Antes de mais, peço desculpa se algures pelo Forum houver um tópico igual :smiley:
Escolham os vossos 11’s de sonho com as vossas preferências, claro que ninguém vos leva sério se tiverem uma linha atacante com Dani, Porfirio e Dominguez por isso sejam criteriosos.
A minha equipa em 3-5-2:

GR - Oliver Kahn
DC - Alessandro Nesta
DC - Franco Baresi
DC - Paolo Maldini
MD - Philipp Lahm
MC - Andrea Pirlo
MC - Edgar Davids
ME - Roberto Carlos
10 - Michael Laudrup
PL - Ronaldo
PL - Romário

Menções Honrosas: Peter Schmeichel, Gianluigi Buffon, Fernando Hierro, Carles Puyol, Alessandro Costacurta, Fabio Cannavaro, Javier Zanetti, Cafu, Fernando Redondo, Pep Guardiola, Demetrio Albertini, Patrick Vieira, Xavi, Seedorf, Paul Scholes, Steven Gerrard, Schweinsteiger, Paul Gascoigne, David Silva, Andres Iniesta, Ryan Giggs, Luís Figo, Álvaro Recoba, Roberto Baggio, Kaká, Rivaldo, Zidane, Ronaldinho, Batistuta, Michael Owen, Samuel Eto’o, Ruud Van Nistelrooy, Lionel Messi & Cristiano Ronaldo.

Nota: Como disse as preferências são subjectivas… Ronaldinho é o jogador mais espectacular que já vi mas não posso colocar na minha equipa alguém que já estava em pré-reforma aos 30 anos. Ronaldo & Messi batem novos recordes a cada semana mas mesmo considerando o talento fora do comum de ambos o futebol actual vive uma das piores fases que me lembro, longe da competitividade brutal dos anos 90, por exemplo.

4-2-3-1

Schmeichel

Lahm
Baresi
Maldini
Cafu

Makélélé
Paulo Sousa

Figo
Zizou
CR7

Van Basten

1 Curtiu

Dassaev

Roberto Carlos- DL
Matthaus- DC
Baresi- DC
Cafu - DR

Zidane- MC
Hierro- DMC

Ronaldo ED
Messi EL
Maradona- 10
Ronaldo (Fenomeno)- PL

2 Curtiram

Buffon melhor guarda redes que vi jogar

Lahm melhor lateral da seleção alemã e do bayern

Canavarro , Maldini defesa italiana a melhor escola do mundo a defender.

Roberto Carlos pé canhão aquele golo na taça das confederações ficou na memória.

Patrick Vieira quem não se lembra do Arsenal ser campeão sem derrotas.

Xavi levou a Espanha ao colo e o Barcelona

Rivaldo que época no Corunha e aquele golo de bicicleta antes da grande área ficou me na memória.

Del Piero era só o meu jogador preferido na adolescência com os meus 15 anos.

Thienry Henrry o mítico Arsenal que desapareceu.

Ronaldo craque aquele golo ao Compostela fica na memória como o 5-4 ao atlético ficou gravado em vídeo jogos na mítica tvi.

Qualquer onze sem Peyroteo, Travassos, Vasques, Albano, Jesus Correia e Ronaldo não é onze de sonho… :wink:

6 Curtiram

Dasaev

Cafu
Roberto Carlos / Junior
Mozer
Rijkaard

Paulo Sousa (Redondo)
Iniesta
Zico

Figo
Ronaldo Nazário
Maradona

2 Curtiram

Não vou fazer o 11. Mas para mim e para muitos da minha geração o jogador que me fez sonhar mais foi o Balakov.

S.L.

5 Curtiram

Eu arrisco dizer que Rivaldo é o jogador mais subvalorizado da história do futebol, levou ao colo equipas do Barcelona que sem ele lutavam pra não descer, a FourFourTwo acha que ele não encaixa nos 100 melhores de sempre vá-se lá perceber isto :man_facepalming:

1 Curtiu

Tenho 41 anos, Balakov e Bruno Fernandes os melhores que jogaram no Sporting.

O meu melhor onze,
4-4-2

Schmeichel
Cafú
Baresi
Maldini
Roberto Carlos

Fernando Redondo
Iniesta
Figo
Zidane

Bergkamp
Ronaldo Fenómeno

2 Curtiram

Deixo o meu 11 do Sporting…

Schmeichel

Nélson / Porro / Carlos Xavier
Luisinho
Mathieu
Nuno Mendes

Figo
Paulo Sousa
Balakov
Futre

Cristiano Ronaldo
Jardel / Jordão / Manuel Fernandes

4 Curtiram

Zoff

Zanetti
Baresi
Desailly
RCarlos

Veron
Zidane
Xavi

Gullit
Baggio
HSánchez

1 Curtiu

O meu onze de sonho:

Ravelli

Zanetti
Vidic
Gamarra (uma pena ter passado pelos lamps)
Jarni

Davids
Kimmich
Balakov

CR7
Weah
Overmars

1 Curtiu

Ainda há coisa de um ano fiz esta brincadeira.

Aqui vai o 11 que fiz na altura:

1 Curtiu

Que vi jogar:

Neuer
Alves
Van Dijk
Maldini
Roberto Carlos
Busquets
Iniesta
Zidane
Messi
Cristiano
Henry

Hesitei entre Nesta e Van Dijk. A carreira do Van Dijk será inferior pelo pico mais tardio, mas as épocas dele no Liverpool são do melhor que já vi um central fazer. A construir um central num jogo de futebol era ele. É praticamente perfeito. Rápido, alto, forte, saída de bola, liderança, concentração, jogo aéreo (tanto ofensivo como defensivo), difícil de bater em 1 para 1, tanto joga em bloco baixo como alto.
Busquets não é para todos pelo estilo, mas adoro-o. O resto quase que se escolhe sozinho para as pessoas da minha geração. Já não apanhei bem o Fenómeno do Barcelona, daí colocar Henry.

1 Curtiu

Muito complicado e de certeza que me vou esquecer de alguém. Mas assim de cabeça são estes os meus preferidos e não necessariamente os melhores. Só coloco quem vi jogar:

Neuer; Lahm; Nesta; Sergio Ramos; Javier Zanetti; Xavi; Kaka; Robben; Muller; Figo; Messi.

Menções honrosas: Cristiano Ronaldo; Bergkamp; Iniesta; Gerrard; Lampard; Owen; Deco; Ronaldinho; Kimmich; Khedira; Fabregas; Puyol; Ballack; David Villa; Lucio…etc…

1 Curtiu

Bergkamp :heart_eyes::heart_eyes: o jogador mais apaixonante

1 Curtiu

O meu “onze” pode não ter os melhores jogadores de sempre para cada posição, porque tive em mente também a “química” que os jogadores poderiam trazer à equipe.
Escolhi jogadores que pude ver/ler o suficiente para o efeito (ex: nada de DiStefano, ou Puskas, ou Gento, ou Dassaev…)

GR - Peter Schmeichel (poderia ser o Khan) - quero um “dominador”, um “patrão” da defesa;
DE - Paolo Maldini (poderia ser o Roberto Carlos, mas quis alguém mais defensivo)
DC - Sérgio Ramos;
DC- Franco Baresi;
DD - Cafú;
MD- Lothar Mathaus;
MC - Zico;
MO - Messi (com meu pedido de desculpas a Maradona!)
EE- Cristiano Ronaldo;
ED- “O anjo das pernas tortas”
PL- Pelé

SL

Percebo toda a atração pelos craques do antigamente mas o futebol era tão fraco que até fere a vista de ver…

Ainda hoje mostraram no canal 11 golos de Eusébio e de Pelé em finais de grandes competições e a oposição dos defesas era simplesmente ridícula.

O futebol como o conhecemos hoje começou com cruif mas apenas no final da década de 80 se começou a ver isso de forma generalizada entre as grandes equipas/seleções.

Por isso o meu 11 começa a partir dessa década:

Peter Schmeichel
Roberto Carlos, Maldini, Baresi, zanetti
Rijkaard, zidane, Maradona
Messi, CR7, Ronaldo “fenômeno”

Como alternativas por posição:
kahn, neuer, Buffon

Maldini (incrível como entra nos melhores de sempre em 2 posições), Beckenbauer, Marcel Desailly, Cafu

Redondo, Xavi, Patrick Vieira,
Iniesta, Ronaldinho, Gullit, Figo,

Van Basten, Platini, Zico, bagio, Romário, Drogba…

Grandes craques que temos tido o prazer de ver jogar este desporto fantástico.

Concordo plenamente. Pelo que as comparações são sempre virtualmente impossíveis de realizar.
Verdade que para fazerem o que faziam também não tinham as tecnologias actuais, conhecimento e desenvolvimento, preparação e acompanhamento contínuo. Ok. Mas a nível defensivo então era deprimente. Até ao ano 2000, mais ano menos ano, as vitórias aconteciam quase sempre para a equipa que estava fisicamente mais bem preparada. Bola do GR era quase sempre chutão para a frente e corriam todos para o ataque, perdiam a bola, corriam todos para trás. Muita bola no pé, muito menos jogo colectivo.
Basta ver alguns jogos dos campeonatos de 90, 95, 97, escolham. O futebol era isso.

Curioso agora estar a pensar, isto quando começou devia ser “engraçado”. Se pensarmos como é que seriam os jogos na sua origem.

Não consigo conceber um 11 dos melhores jogadores. Há jogadores que nunca atingiram o topo e não deixavam de mexer connosco.

Houve muito “craque” espalhado pelo tempo, cada qual com as suas valências nas suas épocas.
Mas não consigo meter um jogador que jogou na época de 70 e comparar com um jogador da actualidade.

1-4-2-3-1
Neuer
Cafu/ Vidic/ Maldini/ Roberto Carlos
Lahm/ Patrick Vieira
Messi/ Cruijff/ Nedved
Cristiano

Treinador principal - Kirilenko47
Treinador adjunto: Alex Ferguson
Treinador adjunto-adjunto: José Mourinho

Para mim é isto! Não perdíamos!