Façam O Vosso 11 De Sonho!

Concordo. Mas neste tipo de exercícios eu costumo avaliar os jogadores de épocas diferentes atendendo ao seu “domínio” sobre a respectiva era.

A título de exemplo, NBA: para mim, Wilt Chamberlain é o GOAT. Pela sua absoluta dominância na sua era. Isto apesar de, hoje em dia, a posição do tradicional “poste” na NBA está algo em desuso e um jogador como o Stephen Curry provavelmente seria melhor que o Wilt, caso o Wilt jogasse actualmente.

Se calhar o melhor, para este tipo de exercícios, é de escolher “por eras”, do tipo: 11 de Sonho de jogadores após 2000. Ou coisa parecida…

SL

Lembro-me de ficar particularmente espantado com o Lilian Thuram, um muro autêntico, melhor defesa que já vi jogar. E depois o meio campo do arsenal, Patrick Vieira e Gilberto, a melhor dupla que também vi.
Ataque, 3 Ronaldos, não há volta a dar. Sendo que o fenómeno, não tivessem sido as lesões, era o melhor de sempre mas a larga distância, e outro, que tivesse outra cabeça, e não tivesse ido para o exílio da Rússia , Hulk. Era impossível pará-lo, só a tiro!

Ele e Henry… sem dúvidas os com mais classe

Ao longo de mais de uma dezena de anos do fórum já fiz diferentes 11 em diferentes tópicos. Agora é de sonho? Vale!

A minha interpretação de 11 de sonho é diferente de um 11 dos melhores e vou incluir apenas jogadores que vi jogar. Ah, e poderei não estar a ligar muito à formação de uma “equipa”.

GK - Peter Schemeichel
Libero - Franco Baresi
DC - Jürgen Kohler
DE - Paolo Maldini
DD - Javier Zaneti
MC- Matthias Sammer
MC - Clarence Seedorf
MC - Paul Scholes
A - Eric Cantona
A - Roberto Baggio
A - Marco Van Basten

O Maradona foi o maior de sempre e está acima de todos.

Vitor Damas, Luisinho, Oceano Cruz, Douglas, Carlos Xavier, Luís Figo, Dragan Stojković e CR7 no banco.

Edit: E onde coloco o Xavi, Redondo, Gullit e Bergkamp?

2 Curtiram

Redondo e Bergkamp :heart:

Xavi e Gullit :heart:

1 Curtiu

pelo que diz o meu velho, foi o melhor africano tecnicista que ja viu jogar.

1 Curtiu

Era intratável. Jogador monumental.

Essa opinião é partilhada pelo Jorge Costa

onze do Sporting idealizado por mim e com a ajuda do velhote ( jogadores que brilharam no Sporting e apenas enquanto jogadores do nosso clube )

Ivkovic ( pai )

Porro
Valckx ( pai )
Luisinho ( pai )
NMendes

Palhinha
Balakov/ JPinto ( pai )
MNunes/Pote
Figo/Futre ( pai )

Cristiano Ronaldo
Jardel ( pai ) o melhor cabeceador que o Sporting ou qualquer outra equipa viu jogar…

eu vii jogos completos dele ja depois de ter saído do Sporting pq o meu velho gravava tudo que era jogo do clube , e arrepiava ver o pessoal levantar-se sempre que a bola ia pelo alto em direçao ao Jardel

naturalmente que eles ( pai e avô ) dizem que os cinco violinos tinham lugar no onze de sonho

SUB:

• Buffon
  • Ferdinand
  • Zanetti
  • Xabi Alonso
  • Lampard
  • Kaká
  • Eto’o

Vou apostar num 11 que dá mais espectaculo com 4 lugares mais conservadores para dar equilibrio

GK Peter Schemeichel

DE Roberto Carlos
DC Costacurta
DC Maldini
DD Cafu

MC Matthaus
MC Messi
MC Maradona

AE Ronaldinho
AD Cristiano Ronaldo
A Ronaldo

Não podemos esquecer daquele eixo defensivo do Milão como tambem um dos melhores liberos de sempre. Claro que o Ronaldo (fenomeno) tem o seu lugar como ponta de lança. Eu podia por o Baresi como central ou libero, mas os outros sobressaiem. São todos jogadores que vi jogar nos anos 80 até a actualidade. Não é o meu melhor 11 de sempre, mas pelo menos é assim nos 80%. A frente está um tridente mitico de Ronaldos!

A malta que me perdoe porque sou mais novinho ehehe

Neuer
Dani Alves
Van Dijk
Puyol
Davies
Yaya Touré
Xavi
Iniesta
Messi
Ronaldo
Henry

Menção honrosa a Lahm, Pirlo, Busquets e Lewandowski

Melhor 11 de sempre para mim:
3-4-3 (losango)

• Lev Yashin
  • Beckenbauer, Baresi, Maldini
  • Vieira
  • Zidane, Gullit
  • Maradona
  • Cristiano, Messi
  • Ronaldo Nazario

(Aqui cabia também Cruyff, Pelé, Garrincha, Zico, Platini, Van Basten, Dino Zoff, Buffon, Ballack, Bobby Moore, Nesta, Cannavaro, Ramos, Desailly, Thuram, Staam, Schmeichel, etc…)

O 11 que mais me fez gostar de futebol:
4-4-2 (losango)

• Schmeichel
  • Zanetti, Nesta, Maldini, Roberto Carlos
  • Redondo (Adorava este gajo!!)
  • Zidane, Davids
  • Totti
  • Cristiano (Man Utd) e Fenómeno (Barça)

(Menção honrosa para os grandes Balakov, André Cruz e o Dennis Bergkamp também aqui)

1 Curtiu

Como é dificil comparar jogadores de eras diferentes, lembro-me de uma coisa que aconteceu. Num jogo FIFA contra o resto do Mundo para os 100 anos da FIFA em 2004. Perto do fim do jogo vemos que um velhote vai entrar, Sir Bobby Charlton, até o Zidane já no banco ficou surpreso e a rir. Até aí pouca gente fazia centros a medida durante o jogo, mas Sir Bobby ainda os metia todos no sitio certo quase desde da linha lateral! Claro que no principio ele escorregou um par de vezes por causa das chuteiras modernas que ele não estava habituado.

Outro pormenor, a primeira parte desse jogo foi com equipamentos do principio do seculo passado. Todos os jogadores e principalmente Zidane mal podiam correr pelo peso das camisolas totalmente encharcadas.

1 Curtiu

Ou provavelmente punhas um Pelé, um Eusébio ou um Gerd Muller a jogar hoje e marcavam o dobro. É a tua opinião e eu respeito-a mas tenho muita dificuldade em ver competitividade numa era onde Bayern e Juventus ganham 9 campeonatos seguidos, Benzema é candidato à bola de ouro e Pique é apelidado de Piquenbauer!
Passa-se a mesma coisa no boxe, já há quem diga que Pacquiao e Mayweather são os melhores de sempre (supostamente as eras antigas são demasiado primitivas) e eu coço-me por todos os lados :scream:

1 Curtiu

Não consigo fazer um onze porque em algumas posições não consigo decidir-me. Arrisco dizer que há uma única posição em que eu tenho um claro favorito que é na lateral-esquerda. O Roberto Carlos. De resto, existem tantos jogadores pelos quais tenho uma admiração fantástica e que tive o prazer de ver jogar. Gajos como o Kahn, o Schmeichel e o Neuer na baliza. Na lateral-direita o Cafú, o Lahm e o Zanetti. No centro da defesa o Cannavaro, o Maldini, o Nesta, o Stam, aos quais junto o Ferdinand, o Vidic e um gajo que é infelizmente esquecido mas que é para mim um dos melhores de sempre que é o Ricardo Carvalho! Um pouco mais abaixo sou gajo para colocar o Sérgio Ramos.

No meio campo o Makelele e o Patrick Vieira (craques). Igualmente concorrentes na posição, mas com um estilo de jogo diferente, o Pirlo. Também acho piada ao Gattuso (na equipa certa). O Essien (do Chelsea). O Gerrard, o Lampard e o Ballack. O Riquelme, o Zidane, o Xavi, o Iniesta, o Totti e (um dos meus jogadores favoritos de sempre) o Kaka. Nas alas gajos como o Figo e o Giggs nunca podem ficar esquecidos.

Na frente, o Bergkamp, o Drogba, o Eto’o, o Henry, o Ronaldo, o Raul, o Rivaldo, o Ronaldinho, o Shearer, o Shevchenko, o Van Nistelrooy e o Fernando Torres.

Há jogadores que para mim têm um lugar especial por conseguirem fazer o que fizeram em várias equipas diferentes! Outros que ficam marcados por terem feito grandes coisas num só clube e, depois, não terem conseguido replicar isso noutros clubes. Outros porque apesar de terem nível para muito mais, acabaram por ser jogadores de clubes que nunca tiveram oportunidade de chegar ao topo.

1 Curtiu

Que eu tenha visto:

Do Sporting:

Adan

Porro Coates Mathieu Nuno Mendes
William Palhinha
Nani Bruno Fernandes Pote
Liedson

Mais ou menos isto

Mundial:

Neuer 

Dani Alves Pepe Sérgio Ramos Marcelo