Faça uma pergunta a Rogério Alves (com as respostas)

Sendo o Forum SCP um dos principais parceiros do Sporting Apoio, gostava de abrir esta iniciativa aos membros aqui do Forum.

[img width=630 height=354]http://mediaserver.rr.pt/newrr/rogerioalves1%5B1%5D799727fd_630x354.jpg[/img] No seguimento das entrevistas que temos vindo a fazer no Sporting Apoio, o nosso próximo entrevistado é Rogério Alves.

Coloquem a vossa questão nos comentários do site até ao final do dia de amanhã.

http://www.sportingapoio.com/noticias/faca-uma-pergunta-a-rogerio-alves/

As respostas do Rogério Alves serão também colocadas neste espaço.

Caro Rogério Alves,

Qual a sua opinião sobre a realização de uma auditoria externa e independente ás contas consolidadas de todo o grupo Sporting?

Saudações Leoninas.

Parabens ao Sporting Apoio pela iniciativa.

Reilagarto, penso que tens que colocar a questão no link que Mourao colocou e não aqui. :wink:

Deixaram agora lá no site a seguinte questão:

Caro Dr. Rogério Alves, qual a sua opinião acerca de uma eventual auditoria externa e independente realizada às contas consolidadas do Grupo Sporting? Sabendo que o Grupo tem mais de uma dezena de empresas e que apenas o Clube e a SAD são auditados, não pensa ser um passo necessário de dar para que exista transparência e para que os associados tenham conhecimento do estado do Universo Sporting? Desde já um obrigado e os meus parabéns por ter aceite este convite do Sporting Apoio.

Se não foi o mesmo membro que colocou aqui penso que a pergunta será a mesma.

Também não tenho conhecimento se foi o mesmo forista, mas pelo menos a base e intenção da pergunta é a mesma. :great:

Já agora, deixo aqui os meus parabéns pelo excelente trabalho realizado no site sportingapoio. :clap:

Obrigado! :wink:

Já lá deixei a minha pergunta… Depois não te esqueças de nos manter informados. :great:

Claro! Deixarei aqui as respostas do Rogério Alves!

Abraço

^-^ Nao reparei que era para deixar a pergunta lá e não aqui :mrgreen:
Dado que já alguem formulou a mesma questão , vou lá deixar outra.
:great:

SL

Já lá esta Nuno, fica aqui também:

Caro Dr. Rogério Alves gostaria de saber por si, o que falhou para que uma AG que foi marcada para se fazer a tal auditoria externa não tivesse acontecido? Como fui um dos signatários estou curioso para ouvir a sua versão, dado que foi consigo que o tal movimento falou directamente pois era na altura presidente da AG do Clube.

Já agora pergunto se mantem a ambição de um dia ser presidente do SPORTING?

Caro Rogério Alves,

Como Presidente da Mesa da Assembleia da SAD gostava que elucidasse os sócios Sportinguistas sobre o Project Finance. Numa Assembleia Geral do Clube uma proposta ÚNICA (englobando três propostas na sua totalidade) foi chumbada pelos sócios presentes. No entanto os dirigentes do Sporting Clube de Portugal consideraram, face ao resultado contrário às suas pretensões, que duas delas tinham sido aprovadas. Qual o seu entendimento sobre este assunto?

Outra questão que coloco é o motivo do adiamento do prazo de resolução deste dossier, visto que o anterior presidente, e mesmo o actual, referiu vezes sem conta que era fundamental a sua resolução (até para evitar que o Clube entrasse em incumprimento) e no entanto os prazos foram largamente adiados. Existe no horizonte a possibilidade de os sócios serem chamados, novamente, para decidir sobre a passagem de mais património do Clube para a SAD?

Saudações leoninas.

Só vi agora este tópico. A pergunta que surgiu lá e que é semelhante à do reilagarto foi feita por mim.

Penso que há conteúdo para uma entrevista interessante caso Rogério Alves responda às perguntas que lhe estão a ser feitas.

mais uma:

Sendo o Dr. Rogério Alges alguêm que já exerceu um cargo mediático e de enorme responsabilidade (Bastonário da ordem dos Advogados), detentor de um enorme poder de argumentação e excelente comunicador, tendo exercido recentemente de forma que considero muito positiva o cargo de presidente da mesa AG do SPORTING, estaria disponível e/ou interessado em ser um Candidato a Presidente da Liga de Clubes? Na minha opinião seria uma excelente escolha.

Deixei lá o seguinte comentário:

Enquanto leitor do SportingApoio quero começar por felicitar o Dr Rogério Alves pela sua disponibilidade para colaborar com o site.

A minha pergunta:

Quando me lembro do falecido Sir Bobby Robson e da forma como se serviu das qualidades de Mourinho ou André Villas Boas, e vice-versa, sei que é possível, também no mundo do futebol, formar estruturas e organizações assentes numa comunhão de competências com um único objectivo: Vencer sempre!

Gostaria, por isso, de lhe perguntar qual o propósito de um “Team Manager” e se, na sua opinião, não faz mais falta ao Sporting um verdadeiro Director Desportivo que transpire Futebol, conheça perfeitamente o Mercado de Jogadores e que, a nível técnico, esteja a par das mais avançadas Metodologias de Treino e capacitado para liderar um projecto com a grandiosidade da nossa Formação.

Obrigado

Ontem quando escrevi a minha pergunta para o Rogério Alves e a postei aqui no fórum não imaginava o que se iria passar nas 24h seguintes. :frowning:

Aproveitando o facto de ainda estar dentro do prazo, acrescentei uma pergunta a Rogério Alves.

Face aos tristes acontecimentos recentes, gostaria de deixar uma outra pergunta.

O Dr Rogério Alves vê em Salema Garção alguma competência para assumir o cargo de Director de Futebol do Sporting? E, caso a sua resposta seja afirmativa, poderá dar a sua opinião sobre quais as competências de Salema Garção para o cargo que os Sportinguistas não vêem?

Saudações Leoninas

Iremos colocar as respostas do Rogério Alves até 3ª feira. Obrigado

As respostas de Rogério Alves [url]http://www.sportingapoio.com/noticias/as-respostas-de-rogerio-alves/[/url] [img width=630 height=354]http://mediaserver.rr.pt/newrr/rogerioalves1%5B1%5D799727fd_630x354.jpg[/img] Caras e Caros Sportinguistas Acedi com entusiasmo ao convite do Nuno Mourão. Falar do Sporting é uma actividade muito habitual no meu quotidiano. Não me refiro a contactos oficiais ou a reuniões de trabalho, nomeadamente aquelas em que participo na qualidade de Presidente da Mesa da AG da nossa SAD ou de membro do Conselho Leonino. Refiro-me às inúmeras vezes que, ao longo do dia, sou abordado por sportinguistas. O Empregado do quiosque onde compro o jornal, o do restaurante onde almoço, o polícia de trânsito com quem me cruzo, o taxista, o piloto e o pessoal de bordo quando viajo, colegas e amigos a ritmo diário, pessoas que, com grande regularidade, me abordam espontaneamente, todos me perguntam pelo nosso Sporting, todos querem dar a sua opinião e amiúde, saber a minha. Responderei com muito gosto, mas também, como, decerto, compreenderão, com contenção e sentido das responsabilidades. Estamos entre Leões, mas falamos num veículo (este magnífico Portal) a que todos podem aceder. Devemos ser construtivos, ajudar a enriquecer o nosso clube, acentuar a sua democraticidade interna e a sua vitalidade ímpar, mas com os necessários cuidados para o não prejudicarmos, ainda que de forma involuntária, facultando aos adversários aquilo que lhes não devem ser permitido que saibam. O Portal é de apoio ao Sporting e é assim que o compreendo. A diversidade de opiniões é fonte de progresso, mas impõe-se exprimi-la de maneira fraterna e sem transmitir para o exterior qualquer sinal de antagonismo ou divisão, que devam ser tratados em família. Na vida procuramos corrigir aquilo que amamos, mas sem magoar ou causando a menor dor possível. Peço que leiam as minhas respostas a esta luz, à luz do amor enorme que tenho, desde que me lembro de existir, pelo nosso querido Sporting. Rogério Alves

Seguem-se as perguntas e respostas:

Pergunta de Luis Amorim:
Em 1º lugar gostaria de felicitar o Sporting e todos os seus dirigentes e funcionários, na sua pessoa, que contribuiram para que a Academia Sporting fosse certificada (Certificado de Qualidade, da responsabilidade da EIC (Empresa Internacional de Certificação e Reconhecimento do Modelo de Excelência, da European Foundation for Quality Management), sendo a 1ª da europa. Isto é inovação e excelência de um trabalho de equipa, e como Sportinguista enche-me de orgulho.
Quanto á questão, gostaria de saber a sua opinião sobre que modelo preconiza para o futebol profissional do clube (o anterior baseado na formação e com investimento mt reduzido em jogadores de fora, ou uma aposta a “meias” entre formação e forte investimento em jogadores de fora em qualidade, como preconizou C.Carvalhal? Agradeço a disponibilidade de trocar impressões com os Sportinguista que frequentam o site, e que querem contribuir para um clube cada vez melhor. Saudações Leoninas

Caro Luís Amorim
Sublinho a justíssima homenagem que deixa expressa à consagração da nossa Academia. Trata-se de um feito ímpar, algo de que todos nos devemos orgulhar. Quanto à sua pergunta respondo-lhe com aquilo que me parece resultar das evidências. Apesar da excelência da nossa formação, entendo que, para termos uma equipa de alto nível competitivo, teremos de investir em jogadores experientes, já com provas dadas e que incorporem na equipa a maturidade, a classe e a organização que são ingredientes necessários e que caldeiam bem com a elevada qualidade dos nossos jovens. A formação é essencial e os resultados são excelentes. Mas há um complemento que terá de resultar da aquisição de jogadores terceiros. Não vejo em parte alguma do mundo, que equipas forjadas, em exclusivo, na formação, alcancem níveis de competitividade elevados, isto, claro está, num patamar de exigência acentuada. Saudações Leoninas e um abraço.

Pergunta de MMS:
Caro Dr. Rogério Alves, qual a sua opinião acerca de uma eventual auditoria externa e independente realizada às contas consolidadas do Grupo Sporting? Sabendo que o Grupo tem mais de uma dezena de empresas e que apenas o Clube e a SAD são auditados, não pensa ser um passo necessário de dar para que exista transparência e para que os associados tenham conhecimento do estado do Universo Sporting?
Desde já um obrigado e os meus parabéns por ter aceite este convite do Sporting Apoio.

Caro MMS
Como bem refere as contas do clube bem como as da SAD são objecto de auditoria de há vários anos a esta parte. As do clube desde 1995 (de acordo com a informação de que disponho) e as da SAD desde a sua criação. Assim sendo, confesso que não vejo necessidade de fazer uma nova auditoria, que analise o que, pelo menos em grande medida, já foi objecto de procedimento semelhante. Contudo, sei que esta questão é muito sensível em alguns sectores do Sporting e gostaria de a ver fechada de uma vez por todas. Colocá-la-ia, porém e se me permite, de uma outra forma. Se houver algum ou alguns aspectos que, de acordo com a opinião dos sportinguistas, devam ser reavaliados ou esclarecidos, mesmo apesar das auditorias regulares e das aprovações às contas que, sucessivamente, foram feitas ao longo dos anos, então que sejam suscitados e esclarecidos. A reavaliação de tudo afigura-se-me algo injustificável, dispendiosa e repetitiva. Mas, repito, se algum ou alguns aspectos tiverem de ser esclarecidos a bem da pacificação do clube, então que sejam assinalados e, sobre eles, sejam prestadas as informações necessárias. Saudações Leoninas.

Pergunta do EKL:
Dr. Rogério Alves, enquanto presidente da mesa da assembleia geral da SAD, qual é na sua opinião o papel dos sócios do Sporting Clube de Portugal no futuro do clube? Perdendo o clube a maioria do capital na SAD (como pode vir a acontecer no futuro), os sócios não passaram a ser meros clientes da empresa? Obrigado pelos esclarecimentos! Saudações Leoninas!!!

Caro EKL
A SAD e o Sporting nunca poderão ser antagónicos. A SAD é uma via de concretizarmos os objectivos do Sporting. Uma vez escolhida essa via (como sabe, em Portugal e em muitos países da Europa está generalizada), temos de aprender a conviver com duas realidades jurídicas diversas. Uma associativa, que é o clube, e uma de índole comercial e societário, que é a SAD. As SAD têm regras próprias, cujo cumprimento é exigido aos responsáveis, sob pena de sanções muito pesadas. A Lei não permite sequer que os clubes tenham a maioria do capital, embora lhes assegure, em função do tipo privativo de acções) que possuem, um controle muito estreito daquilo que é vital controlar. É perfeitamente possível a convivência das duas entidades, mas cumpre reconhecer as particularidades do funcionamento da SAD. Uma será sempre só nossa (o clube). A outra está aberta a terceiros (os accionistas), devendo, em qualquer caso, ser sempre controlada pelo Clube, com ou sem maioria. É este o modelo pelo qual me bato e baterei. Compreendo o seu receio, mas creio que ele poderá ser desmentido pela adopção de um modelo adequado e que garanta o equilíbrio entre o cumprimentos das regras jurídicas, o respeito pelos investidores e pelo mercado e, acima de tudo, a garantia dos interesses do Sporting, que é a razão de ser da SAD. Temos de falar mais e mais abertamente sobre a coexistência entre estas duas entidades. A matéria é complexa e não caberia nesta resposta. Prometo fazê-lo brevemente, mas quero transmitir-lhe uma palavra de tranquilidade. Saudações Leoninas.

Pergunta do 1984:
Dr. Rogério Alves, gostaria de saber a sua opinião relativamente à postura recente do Presidento do Sporting Clube de Portugal, o Dr. José Eduardo Bettencourt quando este proferiu declarações ofensivas para com adeptos e sócios do Clube (utilizando para tal adjectivos como “terroristas” e “anormais”) prometendo também sanear e purgar do Clube os sócios criticos e todos aqueles que os apoiassem demonstrando assim um enorme deficit democrático, ou quando este tentou, na sequência da demissão de Paulo Bento, agredir um sócio do Sporting Clube de Portugal (situação testemunhada por outros sócios e documentada na Comunicação Social), entre outras declarações públicas reconhecidamente lamentáveis, nomeadamente quando se refere a sócios e adeptos do Clube a que Preside. Pergunto-lhe se na sua opinião, esta postura é digna de alguém com as responsabilidades de presidir ao Sporting Clube de Portugal? Obrigado e os melhores cumprimentos.

Caro 1984
Deixe-me dizer-lhe o que penso. O Dr. José Eduardo Bettencourt é um grande sportinguista, que ama profundamente o clube, e que o vive, sendo o seu Presidente, com uma intensidade própria de adepto. A sua ligação com os sportinguistas é muito forte. Uma das suas apostas tem sido, precisamente, a de fazer crescer a nossa família, fortalecendo os laços que nos unem. Creio que é isto que nos cumpre valorizar e é nisto que o deveremos ajudar, mesmo quando, aqui e ali, divergimos do que diz ou faz, de como o diz ou como o faz. Às vezes também discordo dele e não deixo de lho dizer. Mas procuro fazê-lo de forma discreta, construtiva e sem fornecer parangonas aos jornais e motivos de júbilo aos nossos adversários. As declarações a que se refere, foram proferidas num ambiente específico de enorme tensão, cujos contornos não conheço em detalhe e em reacção a algo que o Dr. Bettencourt considerou prefigurar uma ameaça reiterada à integridade do clube e à sua honra. Poderá ter sido demasiado agreste a intempestivo. Poderá ter sido excessivo? Admito. Mas, meu caro, às vezes, em situações limite, nem sempre se consegue manter a mesma candura. Foi uma excepção e um episódio que não fez história. Passou o tempo e veio a acalmia. O incidente está esquecido e não devermos reabrir esse tipo de feridas. Hoje as coisas serenaram e atrevo-me a pensar que estes picos de tensão dificilmente se repetiriam. Como eu próprio disse na altura, não se pretendeu expulsar ninguém e, ao que creio, ninguém foi expulso. Todos aprendemos com os excessos. E se o presidente de um clube deve fazer um esforço de contenção verbal, também quem se lhe dirige tem de saber respeitar o que foi eleito para dirigir o nosso clube, mesmo no quadro da paixão com que vivemos e falamos destas coisas. Creio poder afiançar-lhe uma coisa óbvia: que o nosso presidente tem grande respeito pelos sócios, sendo-lhe lícito reagir, porém, quando se sentir insultado, enxovalhado ou ameaçado. Cabe um pouco a todos nós garantir que isso nunca mais acontecerá. Basta contermos a discussão das nossas divergências num clima de educação e respeito mútuo, veiculando a opinião de forma civilizada e nos locais próprios.

Pergunta do Santarém:
Caro Dr. Rogério Alves, como interpreta o facto de algumas centenas de entusiastas Mouros Sportinguistas terem aplaudido um ‘recurso’ que vai reforçar os Visigodos ? (para usar uma terminologia tão do agrado do nosso Presidente). Será mais uma prova de como ’somos diferentes’ ? Ou uma atitude decorrente de uma inconsciente satelização, ainda não plenamente assumida ? (reconheço que esta questão é mais do foro psiquiátrico …) Saudações Leoninas !!

Meu Caro Santarém
Peço-lhe desculpa, mas não sei se consigo entender a questão. Caso se refira aos aplausos dirigidos ao Ruben Micael, creio que os mesmo se basearam num equívoco, ou seja, na convicção errada de que ele viria para o Sporting. Não vejo qualquer sintoma de satelitização, mas apenas uma expectativa gorada. Saudações Leoninas.

Pergunta do Paracelsus:
Pergunta: Acha que a sustentabilidade de um clube deve estar dependente “da bola que bate na trave em vez de entrar na baliza”?
Se a resposta for sim, então porque nunca colocou em causa a pertinência do projecto Roquette que visava exactamente o oposto, até porque o projecto falhou e causou prejuízos avolumados ao clube?
Se a resposta for não, então porque nunca colocou em causa a tendência dos anos recentes de constante venda de activos e património do clube a terceiros (uma forma de “liquidação” do projecto Roquette que deixa a sustentabilidade do Sporting cada vez mais dependente da bola que entra na baliza)?

Caro Paracelsus
Fui eleito PMAG em 2006. Antes nunca tinha tido qualquer função no Sporting, nem qualquer outra ligação que não a de ser sócio. O chamado projecto Roquette foi algo que cresceu e se desenvolveu em momento anterior. Não adianta tanto julgá-lo, mas sim extrair dele as lições necessárias para o futuro e, sobretudo, resolver os problemas do presente. Julgar o dito projecto, pressuporia recuperar as condições em que foi concebido, as alternativas que existiam e que hajam sido propostas e ponderadas, as previsões que eventualmente terão falhado, o que de bom e de mau dele resultou. Terá esta pesquisa alguma utilidade? Mas no fundo é um debate sempre em aberto, quando se divisa o futuro, a partir do que se fez no passado. A alienação de património afigurou-se como a solução preconizada para resolver um problema concreto e asfixiante: a redução do passivo e do serviço da dívida. Foi a alternativa que venceu e, por isso, foi levada por diante. Agora é o momento de reorganizarmos as sociedades do Grupo, reduzi-las ao mínimo possível, concentrar os serviços e conciliar os sistemas. A dispersão orgânica é nociva, multiplica custos e incompatibilidades. O clube deve estar concentrado nos seus elementos vitais (o futebol, através da SAD e as modalidades), não devendo dispersar deste trilho. O clube vive de sucessos desportivos, que trazem os adeptos, a força, a marca, os patrocínios, a garantia de futuro e o respeito de terceiros. E isto trará mais sucessos … Saudações Leoninas.

Pergunta do Filmeskeuvi:
Dr. Rogério Alves, gostaria de saber, quando foi a última vez que comprou um bilhete para ir assistir a um jogo em Alvalade.

Caro Filmeskeuvi
Sou sócio do Sporting há mais de 35 anos (nº . 7196). Tenho pena de o não ser há 48 anos, mas as condições da minha vida não mo permitiram. Tinha lugar cativo no saudoso estádio antigo e tenho Game Box no actual, sempre devidamente renovada. Por isso não pago bilhete. Como sabe, desde 2006 que as funções que desempenho me permitem aceder a um lugar na tribuna e outro de conselheiro leonino. Mantendo o meu lugar (Game Box), frequento-o, contido, muito raramente. Gosto de ir para lá de vez em quando, mas creio que devo corresponder, mesmo em matéria de representação do clube, às minhas obrigações. Saudações Leoninas.

Pergunta de Carlos10Almeida:
Caro Dr. Rogério Alves gostaria de saber por si, o que falhou para que uma AG que foi marcada para se fazer a tal auditoria externa não tivesse acontecido? Como fui um dos signatários estou curioso para ouvir a sua versão, dado que foi consigo que o tal movimento falou directamente pois era na altura presidente da AG do Clube.
Já agora pergunto se mantem a ambição de um dia ser presidente do SPORTING?

Caro Carlos Almeida
Primeira pergunta:
A assembleia geral a que alude esteve marcada e convocada, como seguramente recordará. Já após a publicação da convocatória os promotores pediram-me que a desse por sem efeito, alegando razões que estão expressas em correspondência trocada, o que, naturalmente, fiz. Permita-me que não revele aqui qual o exacto teor das razões invocadas, mas deixe-me dizer-lhe que se tratou de um processo muito civilizado e sereno e de igual modo, bastamente documentado. Caso seja sócio do Sporting e tenha interesse em conhecer as razões efectivas da tomada de posição dos promotores, poderá aceder-lhes, solicitando-o directamente ao meu sucessor, Dr. Dias Ferreira.
Segunda pergunta:
Se um dia estiverem reunidas condições subjectivas e objectivas para me candidatar e se, em consciência, entender dever fazê-lo, é uma hipótese que não excluo. Só isso. Se um dia viesse a ser presidente do Sporting, sentiria uma enorme honra, naturalmente. Mas deixe-me aproveitar para lhe dizer o seguinte: não podemos estar sempre em campanha eleitoral. Os órgãos sociais foram eleitos há cerca de 8 meses e têm pela frente um mandato com mais de três anos. Concordando ou discordando e sempre participando e sugerindo, devemos dar-lhes o máximo apoio, a bem da unidade e da força que dela resulta. Saudações Leoninas.

Pergunta do MRG:
Caro Rogério Alves,
Como Presidente da Mesa da Assembleia da SAD gostava que elucidasse os sócios Sportinguistas sobre o Project Finance. Numa Assembleia Geral do Clube uma proposta ÚNICA (englobando três propostas na sua totalidade) foi chumbada pelos sócios presentes. No entanto os dirigentes do Sporting Clube de Portugal consideraram, face ao resultado contrário às suas pretensões, que duas delas tinham sido aprovadas. Qual o seu entendimento sobre este assunto?
Outra questão que coloco é o motivo do adiamento do prazo de resolução deste dossier, visto que o anterior presidente, e mesmo o actual, referiu vezes sem conta que era fundamental a sua resolução (até para evitar que o Clube entrasse em incumprimento) e no entanto os prazos foram largamente adiados. Existe no horizonte a possibilidade de os sócios serem chamados, novamente, para decidir sobre a passagem de mais património do Clube para a SAD?
Saudações leoninas.

Caro MRG
Como poderá constatar da acta da AG a que alude (caso seja sócio como espero), operou-se a votação conjunta de várias propostas, não se unificaram aquelas numa só. Cada uma das propostas manteve a sua individualidade, mas foram votadas num mesmo acto. De acordo com a lei e relativamente a cada uma delas observaram-se as maiorias necessárias. Foram aprovadas as que não careciam de maioria qualificada e, que eu saiba, sem nenhuma impugnação da deliberação. Mais tarde, já neste mandato, voltou a deliberar-se sobre esta matéria, com o resultado que é público. Não lhe sei responder á segunda questão, dado que não estou envolvido neste processo, que diz respeito à direcção do clube e à administração da SAD. Porém, de acordo com a informação de que disponho, em breve serão revelados os traços essenciais da concretização desta reestruturação. Saudações Leoninas

Pergunta de nunolobito:
VIva Rogério
A Pergunta e SIMPLES,qual a posição do SCP numa eventual Integração das 3 CLAQUES do SCP NO SECTOR Sul do Estádio?
estará o Sporting DISPOSTO a fazer um esforço para isso?
Saudações LEONINAS
Nuno Lobito

Meu Caro Nuno Lobito
Creio que o Sporting não se pronunciou oficialmente sobre a matéria. Se quer a minha opinião e assim á primeira vista, a ideia parece-me boa. Creio que poderíamos obter sinergias e multiplicar energias. Irei ficar atento ao evoluir do debate.

Pergunta de Pedro Pinto:
As minhas perguntas ao Dr. Rogério Alves são as seguintes:
Nunca percebi bem a sua zanga com o Paulo Bento ou ele consigo, por isso as minhas perguntas podem ser um pouco consistentes mas cá vão.
Será que Paulo Bento tinha mesmo razão em dizer que há abutres no meio do Sporting e que só nos prejudicam?
E o porque do seu desaparecimento do meio publico Sportinguista, tem haver com a saída de Paulo Bento de Alvalade?
Saudações leoninas,
Pedro Pinto

Caro Pedro Pinto
Nunca tive qualquer conflito com o Paulo Bento, a quem, aliás, muitas vezes defendi. Por isso me surpreenderam completamente as declarações que proferiu a meu respeito, aliás muito vagas e sem qualquer concretização. Respondi o que entendi responder e dei o assunto por encerrado. Tenho algumas suspeitas sobre a verdadeira motivação de tudo isto, mas vou guardá-las para mim. Não quero contribuir para mais especulações e flagelações internas. Defendi, discretamente e internamente que a saída do Paulo Bento era essencial e inevitável, apesar dos méritos e qualidades que lhe devem ser tributadas e daquilo que fez pelo Sporting e que deve se reconhecido. A posição da equipa na classificação, o futebol praticado, a erosão junto da massa adepta, ameaçando consequência altamente danosas, ditaram o inevitável. Lamento que a saída se tenha processado nos moldes em que o foi, mas agora não se pode corrigir o passado. Não sei a que abutres se refere. Haverá coisas que correm mal, sendo missão de quem dirige combatê-las, corrigi-las e, na medida do possível, evitá-las. O resto são chavões.
Não me considero desaparecido do meio público Sportinguista. Nunca deixo de intervir quando o considero oportuno e sou frequentemente exortado pelos sportinguistas a fazê-lo. Vou, todavia, levar em conta a sua observação.

Pergunta de Bordi:
caro dr rogerio alves, a minha perg é a seguinte, o que me diz as opções do Carlos Carvalhal, opções essas o adrien a titular nao digo que ele nao venha a ser um grande jogador mas hoje em dia nao tem lugar no sporting, o veloso a extremo esq, o moutinho que se anda arrastar em campo e o matias no banco? ja agr faço lhe outra perg se me for premitido , se o contrato do moutinho diz que ele nao pode ir para o banco?

Caro Bordi
Nunca vi o contrato de qualquer jogador do Sporting, pois isso não cabe na minha esfera de actuação. Claro que se o tivesse visto, o que, garanto-lhe, não é o caso, não iria aqui divulgar quaisquer detalhes. Como adepto e observador de futebol há muitos anos, tenho, também, as minhas opiniões técnicas. Vejo que o Carlos Carvalhal tem muita esperança no Adrien e está a dar-lhe a possibilidade de ter rotinas e ritmo competitivo. Nem sempre as coisas saem bem, mas sei que são essas rotinas que aperfeiçoam e burilam os pontos fracos. Melhor do que ninguém o treinador conhecerá o racional das apostas que faz. A inclusão do Adrien liberta o Miguel Veloso para tarefas mais ofensivas, que tem desempenhado bem. Gosto muito do Matias, embora o sinta algo frágil em termos físicos. A escolha é sempre difícil e ainda bem que temos por onde escolher. Saudações Leoninas.

Pergunta de DiogoR:
Dr: Rogério Alves gostaria de saber o porquê de nao lançar miudos com talento da nossa academia para alguns sectores em que estamos carenciados e lançar alguns miudos para jogos teoricamente mais faceis como por exemplo de taça, visto que a nossa academia é conhecida por ser grandiosa em termo mundial, o porquê de nao lançar um miudo chamado Rabiu em quem se depositou muita esperança o meu apelo a que nao se deixe fugir este miudo que nao so para mim mas como para muitos sportinguistas teem a experança de que seja o proximo diamante a sair das portas da academia. Um abraço SL

Caro Diogo R
Acredito que o nosso treinador irá começar a lançar mais jovens promessas, quando entender que isso não afectará o ritmo competitivo da equipa e que, ao mesmo tempo, contribuirá para uma boa integração dos novos valores. Aí o Rabiu poderá ter a sua oportunidade. Vamos confiar no Carvalhal.

Pergunta de Carlos10Almeida:
Sendo o Dr. Rogério Alges alguêm que já exerceu um cargo mediático e de responsabilidade (Bastonário da ordem dos Advogados), detentor de um enorme poder de argumentação e excelente comunicador, tendo exercido recentemente de forma que considero muito positiva o cargo de presidente da mesa AG do SPORTING, estaria disponível e/ou interessado em ser Candidato a Presidente da Liga de Clubes? Na minha opinião seria uma excelente escolha.

Caro Carlos Almeida
Começo por lhe agradecer as suas gentis palavras. Quanto á hipótese que coloca, encaro-a como outros desafios que me foram surgindo na vida. Se a questão algum dia se colocasse, analisá-la-ia, veria as condições pessoais e objectivas e decidiria em conformidade. Saudações Leoninas

Pergunta do Gabriel Alves:
Enquanto leitor do SportingApoio quero começar por felicitar o Dr Rogério Alves pela sua disponibilidade para colaborar com o site.
A minha pergunta:
Quando me lembro do falecido Sir Bobby Robson e da forma como se serviu das qualidades de Mourinho ou André Villas Boas, e vice-versa, sei que é possível, também no mundo do futebol, formar estruturas e organizações assentes numa comunhão de competências com um único objectivo: Vencer sempre!
Gostaria, por isso, de lhe perguntar qual o propósito de um “Team Manager” e se, na sua opinião, não faz mais falta ao Sporting um verdadeiro Director Desportivo que transpire Futebol, conheça perfeitamente o Mercado de Jogadores e que, a nível técnico, esteja a par das mais avançadas Metodologias de Treino e capacitado para liderar um projecto com a grandiosidade da nossa Formação.
Obrigado

Caro Gabriel Alves
A discussão sobre esta matéria é eterna. Como saberá melhor do que eu, há mais do que um modelo de sucesso. E, muitas vezes, são as pessoas e a sua qualidade que garantem o sucesso do modelo. No caso actual do Sporting parece-me que deveria haver alguma centralização das matérias ligadas ao futebol na pessoa do presidente. Não rejeito a possibilidade de existir um director desportivo, com competências delegadas pelo presidente, mas, uma vez mais, se for uma mais valia efectiva, se acrescentar aos serviços de pesquisa e prospecção do clube, nomeadamente pelos contactos que tenha e pela capacidade de agir nos vários segmentos do mercado. Coisa diferente é a direcção do departamento de futebol numa vertente mais da sua gestão quotidiana. Para isso deverá haver sempre um director. O perfil que define é excelente. Aí o director desportivo seria a tal mais valia.

Pergunta de Pedro Davidson Guerreiro:
Caro dr. Rogério Alves, é um prazer poder colocar-lhe uma questão e como tal vai ser bem simples de responder.
Acha que o Sporting, como um todo, e não apenas a SAD é muito mal gerido. Quando digo mal gerido, falo tanto em termos operacionais, como em termos financeiros. Será que um bom director financeiro não conseguiria mais ou menos facilmente reduzir o encargo com juros através de outras fontes de financiamento, nem que fosse com a antecipação de receitas, como fez o nosso rival. Atenção que falo na antecipação de receitas não para contratações mas sim para reduzir a dívida e com isso reduzir custos financeiros que nos estrangulam.
Força Sporting!
Orgulhoso sócio do Sporting Clube de Portugal há 35 anos!
Leão d’Aveiro

Caro Pedro Davidson Guerreiro
Está a ser feito um trabalho interno de optimização de recursos e reorganização de serviços, implementando uma nova cultura de trabalho e interacção. Aumentar as receitas é uma prioridade também. Como o é saber geri-las num mercado instável, imprevisível, muito competitivo e mais empobrecido. Também é essencial reduzirmos custos inúteis e apostar na economia de escala e em bons critérios de gestão. Vamos aguardar os frutos destas alterações, sabendo-se que as coisas levam tempo a mudar de rumo e custam a concretizar. E mantenha sempre vivo e brilhante esse orgulho. Saudações Leoninas

Pergunta do Pedro:
Caro Dr. Rogério Alves
Seria possível alterar os nossos representantes nos programas desportivos,devido à má imagem que é transmitida pelos mesmos, visto que o Eduardo Barroso pouco percebe de bola, Dias Ferreira Idem Aspas?
Saudações
Obrigado

Caro Pedro
Isso não é da minha competência. Aceito e respeito a sua opinião, mas não a comento. Saudações Leoninas.

Pergunta de César:
Acha que o Sporting voltará um dia a ser Campeão Nacional de Futebol já que Campeão Europeu está mais que visto que não é para os nossos dentes?

Caro César
Claro que acho que o Sporting voltará a ser campeão nacional. Mas percebo a sua pergunta. Foi criado um condicionalismo à nossa volta, com muita batota à mistura, que nos procura empurrar para o terceiro lugar, ensanduichando-nos entre os outros dois rivais. O grande desafio que se coloca ao Sporting é o de não deixar que isso aconteça. Lutar com todas as forças e em todos os locais para impedir a sua terceirização, que conduziria à morte do clube que conhecemos. Também este assunto daria pano para mangas. Voltarei a ele um dia. A mobilização que se impõe é uma espécie de esforço patriótico que nos é pedido pelo clube, afirmando a sua enorme força e forçando os adversários, que nos querem esmagar, a recuarem. Este é um desígnio vital que não poderemos nunca perder de vista e que justifica muita unidade. Saudações Leoninas.

Pergunta do MSS:
Face aos tristes acontecimentos recentes, gostaria de deixar uma outra pergunta.
O Dr Rogério Alves vê em Salema Garção alguma competência para assumir o cargo de Director de Futebol do Sporting? E, caso a sua resposta seja afirmativa, poderá dar a sua opinião sobre quais as competências de Salema Garção para o cargo que os Sportinguistas não vêem?
Saudações Leoninas

Caro SMS
O Miguel Salema Garção foi nomeado interinamente, cfr. consta do comunicado divulgado, porque o nosso presidente entendeu que, no quadro actual, seria a melhor solução. Assiste-lhe o direito de discordar da opção tomada. Pela minha parte desejo ao novo director as maiores felicidades e um enorme sucesso, que serão creditados e bem do clube.

Pergunta do Joaquim:
Gostaria de saber porque é que os terrenos do Sporting foram vendidos a metade do preço de mercado e porque continuamos à espera duma auditoria independente que todos os presidentes que por lá passam se recusam a fazer. Obrigado

Caro Joaquim
Os compromissos assumidos pelo Sporting no que aos terrenos diz respeito são já bastante antigos. Não conheço a sua história, as motivações e as circunstâncias respectivas e não sei se poderemos dizer que foram alienados a metade do preço. Repescando uma resposta anterior, aí está um assunto que, do meu ponto de vista, poderia ser esclarecido aos sócios, apresentando-lhes os seus traços gerais e os vários passos do processo, agora que ele se encaminha do seu final. Da auditoria já falei e, as que foram feitas, também terão sido independentes. Mas repito. Se houver algo que deva ser esclarecido, que o seja. Saudações Leoninas.

O Sporting Apoio agradece a disponibilidade de Rogério Alves nestes esclarecimentos aos Sportinguistas.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Gosto muito destas iniciativas.
Parabéns ao Nuno Mourão que teve a ideia, ao Dr. Rogério Alves que aceitou e a todos que o questionaram com respeito e elevação.

Parabens pela iniciativa.Que venham outras deste tipo.

SL