Física(trabalho, força e deslocamento) - O desafio

Bem, como aqui há de tudo, desde biólogos até aeronautas, venho aqui propor que me ajudem a resolver um problema que me foi proposto. Já dei voltas e voltas, mas ainda ando no 10º ano e esta matéria nem no secundário é dada e nao estou a conseguir descobrir.

Bem, como o título já sugere, o problema tem a ver com o trabalho. Basicamente, o trabalho, numa força constante vai ser Forçadeslocamento, o que num gráfico equivale a calcular a área(comprimentolargura), num simples quadrilátero. Até aí tudo muito bem.

Depois, indo mais à frente, a força pode variar. Logo, o seu trabalho pode variar. Se a força varia no gráfico, é também fácil de calcular o trabalho, basta que para isso calculemos os diferentes polígonos(triangulos, rectangulos…).

A merda é quando a porra da força varia consoante o quadrado(s) do deslocamento :lol: . No meu caso específico, F=15d2 (leia-se, força é igual a 15 deslocamentos ao quadrado). Já verifiquei que o gráfico vai dar uma parábola. E agora? Calculo a área da dessa forma? Já vi que o calculo da área pode ser igualmente aplicado. Não sei é como. Procurei, procurei, e encontrei coisas como integrantes e derivadas, mas nao percebo patavina daquilo ???

Vou escrever o enunciado aqui(nao tem imagens, só texto, e é relativamente pequeno). Assim podem guiar-se melhor para saberem o que o exercício quer e quais os dados que são dados. Depois, se conseguirem, mandem a vossa tentativa de resolução com a respectiva explicação. O II é o tal das integrantes, o I é o fácil. Substitui o variação e deslocamento(variação pela letra grega do triangulo) por um simples d porque nao sei fazer o delta de variação. Aqui vai o enunciado:

[i]I-O motor de uma grua eleva um carregamento de tijolo de 100kg para uma obra, fazendo uma força vertical, constante, F=2kN
a) Representa num gráfico a função F=f(d), em que F é a intensidade da força feita pela grua e d o deslocamento efectuado na subida
b)Calcula o valor de energia acrescida para o sistema tijolo-Terra quando o tijolo, sujeito á força indicada, passa 20.3metros acima do solo

II-Responde ás duas perguntas anteriores, admitindo agora que a força não é constante mas é dada pela função F=15d2 (N) (Força é igual a 15 deslocamento ao quadrado, em newtons)[/i]
Boa sorte

Rapaz, precisas disto para quando?

É que eu amanhã vou ter teste de Física, mas depois posso tentar resolver…

Não te atrapalhes por causa disto :lol: Tem tempo :wink:

Pronto…

Se calhar vou é pedir lá ao crânio da minha turma… :lol:

Ou então à stôra… :rotfl:

Olha as coisas que se encontram no google quando inserimos a expressão “cáculo da área duma parábola”:

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/superior/calculo/integral/integral.htm

;D

Deves ter por aí a resposta! :rotfl: :rotfl:

Boa sorte… :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Integrais para um gajo de 15 anos? No meu tempo só dei isso quando cheguei à Universidade, então agora que a ministra quer passar tudo é que eles iam dar isso no 10º ano? ::slight_smile:

Eu tou no 11º e isto é bem complicado… :wall:

Integrais no 10º ano? Tou no primeiro ano de universidade mas que me lembro não dei integrais nenhumas no 10º ;D

E é isso. Esta matéria nao esta no programa. Isto e para uma coisa das olimpiadas da fisica que a stora nos deu para irmo pensando nestas merdas. Nada a ver com a escola.

E são obrigados a ir a essas olimpíadas?

Integrais é basico…se souberes o teorema de Barrow e souberes primitivar bem fazes isso com uma perna as costas

Diz à tua prof que se limite a dar aquilo que tens para aprender até ao 12º ano, que já te ocupará a cabeça…

Isso é muito relativo. Também poderás dizer: “programação para um miúdo da primária?”. E no entanto os chineses fazem-no. :slight_smile:

Eu também não dei integrais no secundário e não sei se actualmente se dá, mas não acho que seja um bicho de sete cabeças. O problema (neste caso e em muitos outros) é que os professores perdem mais tempo a abstrair aquela porra toda em vez de mostrar o interesse do conceito e a sua aplicabilidade e depois logicamente que os alunos não percebem o que estão para ali a fazer. Exercícios como este que o andrew apresentou são excelentes e demonstram como no ensino a física acaba por servir de muleta à matemática, mais do que o contrário, porque obriga o aluno a pensar no conceito de integral em vez de lhe impingir aquilo e dirigir o treino todo para exercícios do género “resolva a seguinte equação em função de…”, “simplifique a seguinte função…”, que foram as tretas com que andei anos e anos a levar para NADA.

Eu até compreendo a ideia, agora não vejo qual é a viabilidade dele estar a aprender integrais sem ainda ter dado derivadas… É mais fácil para ele começar por aí!

Quanto à programação na primária, isso não vale… Os chineses fazem tudo e portanto não deveriam contar! :wink:

Não concordo. O mais fácil é começar por algo que interesse à pessoa. Se o que lhe interessa é aprender integrais, e para aprofundar isso tiver que aprender derivadas, então aprendê-las-á. Se eu para descascar o pêssego como deve ser à Sónia Mamalhuda tiver que saber o trabalho a aplicar durante o acto, sendo a força variável ao longo do tempo, e se para saber isso tiver que saber a porra da área da parábola, aprenderei como calcular a área da parábola dê por onde der. Se não conseguir perceber esse conceito sem antes perceber o conceito de derivada, não há problema: vou atrás e vou aprender o que é a derivada. E assim sucessivamente.

De resto, pelo que li da primeira parte do post do andrew, ele já sabe o que é a derivada. Até podia nem saber que se chamava assim, mas graças ao exemplo prático e à necessidade de resolver o problema, chegou ao conceito, e isso, quanto a mim é o mais importante de tudo.

ja sabes a resposta?..

O Eng. Paulo também não está com muita vontade de ajudar… :twisted:

parece que ninguem está… :twisted:

e como andrew619 nunca mais disse nada é porque já deve saber…