Bem, como aqui há de tudo, desde biólogos até aeronautas, venho aqui propor que me ajudem a resolver um problema que me foi proposto. Já dei voltas e voltas, mas ainda ando no 10º ano e esta matéria nem no secundário é dada e nao estou a conseguir descobrir.
Bem, como o título já sugere, o problema tem a ver com o trabalho. Basicamente, o trabalho, numa força constante vai ser Forçadeslocamento, o que num gráfico equivale a calcular a área(comprimentolargura), num simples quadrilátero. Até aí tudo muito bem.
Depois, indo mais à frente, a força pode variar. Logo, o seu trabalho pode variar. Se a força varia no gráfico, é também fácil de calcular o trabalho, basta que para isso calculemos os diferentes polígonos(triangulos, rectangulos…).
A merda é quando a porra da força varia consoante o quadrado(s) do deslocamento :lol: . No meu caso específico, F=15d2 (leia-se, força é igual a 15 deslocamentos ao quadrado). Já verifiquei que o gráfico vai dar uma parábola. E agora? Calculo a área da dessa forma? Já vi que o calculo da área pode ser igualmente aplicado. Não sei é como. Procurei, procurei, e encontrei coisas como integrantes e derivadas, mas nao percebo patavina daquilo ???
Vou escrever o enunciado aqui(nao tem imagens, só texto, e é relativamente pequeno). Assim podem guiar-se melhor para saberem o que o exercício quer e quais os dados que são dados. Depois, se conseguirem, mandem a vossa tentativa de resolução com a respectiva explicação. O II é o tal das integrantes, o I é o fácil. Substitui o variação e deslocamento(variação pela letra grega do triangulo) por um simples d porque nao sei fazer o delta de variação. Aqui vai o enunciado:
[i]I-O motor de uma grua eleva um carregamento de tijolo de 100kg para uma obra, fazendo uma força vertical, constante, F=2kN
a) Representa num gráfico a função F=f(d), em que F é a intensidade da força feita pela grua e d o deslocamento efectuado na subida
b)Calcula o valor de energia acrescida para o sistema tijolo-Terra quando o tijolo, sujeito á força indicada, passa 20.3metros acima do solo
II-Responde ás duas perguntas anteriores, admitindo agora que a força não é constante mas é dada pela função F=15d2 (N) (Força é igual a 15 deslocamento ao quadrado, em newtons)[/i]
Boa sorte